Viajando de Ronda (Espanha) até Gibraltar (território britânico):
Atravessando a Serrania de Ronda.
No dia 18 de maio de 2019, saímos de Ronda após o café da manhã (desjejum) do Hotel Arunda I. Nosso destino era Gibraltar, Inglaterra.
Pensem em dois lugares tão diferentes e impactantes.
Era um sábado, ensolarado. Estávamos com um carro alugado e optamos por um caminho alternativo, pelas montanhas. Como não conhecemos a região, usamos o GPS para nos orientarmos.
O mais "complicado" foi sair de Ronda até a estrada desejada. Daí é só seguir em frente. Não tem erro.
Impossível não fazer um pequeno registro do caminho que seguimos.
Ronda possui uma rede de estradas montanhosas, que cortam a Cordilheira de Ronda ou Serrania de Ronda, passando por pequenas cidades e aldeias circundantes.
Muitas destas cidades, fazem parte dos Pueblos Blancos, na Espanha. Um tema muito apreciado por excursionistas. Estas excursões são conhecidas como Rota dos Pueblos Blancos.
Estas estradas são asfaltadas, bem conservadas e com vários pontos de parada e observação.
O caminho que escolhemos não é a única opção para chegar em Gibraltar. Existem outros que levam ao mesmo destino. Mas, queríamos um caminho menos convencional. Algo mais campestre e bucólico.
A região onde Ronda foi edificada é rodeada por serras e vales o que confere um visual muito diferente do que já vimos até o momento.
Nós seguimos pela estrada A-369 em direção à Gaucín.
Uma estrada calma e sinuosa, com lindas paisagens, cidades rurais e vários mirantes no percurso.
Esta estrada é apreciada pelos praticantes de trilhas mountain bike, por ser pouco movimentada e oferecer lindos cenários e pontos de descanso. Não paramos em todos os mirantes, isto iria atrasar muito a nossa viagem. Mas, se você tiver tempo disponível, não deixe de parar por alguns minutos e admirar o entorno, vale e as pequenas cidades.
De modo geral as cidades que fazem parte "dos Pueblos Blancos" muito pequenas, quase uma aldeia. E, possuem poucos atrativos. Pesquise na internet e veja os principais atrativos de cada uma e decida se compensa ou não entrar.
Se você tiver tempo, pare, descanse e aprecie as vistas. Algumas são espetaculares.
Os mirantes possuem bancos e área para pequenos lanches. Porém, não disponibilizam de quiosques de vendas. Então, leve sua própria água e lanche. Ou entre em alguma cidadezinha.
Para não atrasar nossa chegada em Gibraltar, resolvemos não entrar nas cidades, e nem parar em todos os mirantes.
Abaixo temos o Mirador de los Castañares (Mirante dos Castanheiros) que não resisti em parar e registrar.
Em um muro, um mural de azulejos pintados, apresenta o mapa da região com a localização do mirante. Cada mirante possui um mural semelhante com informações pertinentes a cada um deles.
A vista é maravilhosa e mereceu alguns minutos de nossa atenção. Esta área permite parar para descansar ou apenas admirar o entorno. Reparem na mesa que convida a uma pausa para um rápido lanche.
A vista é maravilhosa e mereceu alguns minutos de nossa atenção. Esta área permite parar para descansar ou apenas admirar o entorno. Reparem na mesa que convida a uma pausa para um rápido lanche.
Outro mural, também de azulejos pintados, explica os cuidados no plantio, manejo e colheita das castanhas.
Em cada mirante que você parar, irá encontrar murais como estes. Eles, além de mostrar a localização em que você se encontra, contam um pouco sobre a flora local.
O vale que observamos, a partir do mirante, é o vale do Genal. E, a pequena cidade que aparece no meio do vale é Benadalid. Um dos muitos exemplos de Pueblos brancos típicos das Serrania de Ronda. Um primitivo assentamento que remota dos celtas e romanos (?), fato não confirmado.
As casas caiadas de branco são típicas dos povos mouros que habitaram por muitos séculos esta região.
Observem abaixo, a construção secular na extremidade direita da cidade. É o Castillo de Benadalid (Castelo de Benadalid). Um antigo castelo árabe (Nasrid) com torres cilíndricas que teria sido construído entre os séculos XIII ou XIV. Durante a reconquista da região pelos cristãos espanhóis, o castelo sofreu algumas avarias. No século XVII, passou por reformas.
Esta estrada compensa, não apenas pelas pequenas aldeias brancas, mas também pela vegetação, as montanhas e lindos horizontes.
Na altura de Gaucín, mudamos de estrada de uma maneira bem suave, mas fiquem atentos às placas. Saímos da A-369 para a A-405, com destino à São Roque.
Após alguns quilômetros na A-405, avistamos um castelo no topo de uma montanha, cercado por um vale com várias casinhas brancas, típicas dos "pueblos brancos" espanhóis.O castelo é o Castillo de la Jimena, na cidade Jimena de la Frontera.
Continuamos na A-405, até a entrada para a cidade São Roque e de lá para a cidade La Linea de la Concepcion, que faz fronteira com Gibraltar.
Ficamos hospedados na cidade La Linea de la Concepcion, Espanha. Cidade espanhola que faz fronteira com Gibraltar.
Mas, esta é uma história para continuar na próxima postagem. Se quiser saber sobre nossa viagem à RONDA é só clicar AQUI. Para GIBRALTAR clique AQUI.
É bom saber 👉🏽: O fuso horário de Gibraltar em relação ao Brasil é de + 5 horas (horário de Brasília). 🕓
E vocês, já visitaram Ronda ou Gibraltar? Conhecem a Serrania de Ronda? Foram de carro?
Se sim, como foi a sua experiência?
Aguardem a próxima postagem ⇒ Gibraltar.
⇨ 😎Viajando e sempre aprendendo. Muitas informações da postagem, foram conseguidas in loco, nos folhetos informativos dos monumentos, na recepção do hotel ou através de pesquisas na internet ("Santo Google" 🙌). 😉Se gostaram, façam as malas e boa viagem. ✈🚌🚊🚗
Não deixem de curtir e compartilhar.
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios, ..., devaneios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:
FAÇAM A MALA e BOA VIAGEM!!!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus familiares, amigos e visitantes,
Teresa Cintra
Se vocês tiverem gostado desta viagem, não deixem de ver:
Gracias. Ronda es una ciudad impresionante, ubicada en la cima de un acantilado y rodeada de impresionantes vistas panorámicas.
ResponderExcluir