Translate

Menu

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

GARRAFAS COM DECUPAGEM E PINTURA

Mais um trabalho de reciclagem de garrafas. Porque RECICLAR É CHIC! RECICLAR É ESTAR CONECTADO COM O PLANETA!

O tema hoje é "Dia de Feira". 

Uma homenagem aos pequenos e grandes fazendeiros que trabalham a terra sem descanso, de domingo a domingo, garantindo o alimento em nossas mesas. 

MATERIAIS:
  • Forro para mesa de trabalho. Pode ser plástico, papelão, jornais. Dica: eu uso uma cortina velha.
  • Garrafa de vidro (de vinho, cerveja, azeite, suco ou outras)
  • Sabão, água, álcool e pano de limpeza.
  • Primer para vidro
  • Tinta PVA ou acrílica branca
  • Tinta PVA ou acrílica na cor desejada para o fundo do papel e correções no desenho. (azul, marrom, vermelho, amarelo, ...)
  • Cola branca extra forte (rótulo azul) para artesanatoSe preferir Termolina leitosa industrial ou caseira (receita AQUI)
  • Verniz vitral incolor ou outro de sua preferência
  • Guardanapos para decupagem 
  • Solvente (para o verniz vitral)
  • Pinceis planos de vários tamanhos
  • Bandeja para misturar as tintas
  • Recipiente para água e outro para o solvente do verniz
  • Caneta preta permanente ou tinta preta (PVA ou acrílica) para assinar o trabalho. Pode ser outra cor de sua preferência
PASSO-A-PASSO:

  1. Lave com água e sabão, retirando os rótulos das garrafas. Deixe secar emborcadas para baixo. Dica: alguns rótulos possuem uma cola bem aderente e pode ser necessário ficar de molho em água quente com sabão (ou detergente) para facilitar a sua retirada. Já outros rótulos saem melhor se estiverem secos.
  2. Limpe as garrafas com álcool para retirar vestígios de sujeira, cola ou gordura.
  3. Forre o local onde irá trabalhar.
  4. Passe duas demãos de primer para vidro nas garrafas, intercalando secagem entre elas.
    Deixe secar em área sem poeira por 12 a 24 horas.
  5. Passe uma ou duas demãos de tinta PVA branca nas garrafas, intercalando período de secagem entre elas. Deixe secar bem antes de passar para a próxima etapa. Dica: eu passei apenas uma demão. Não precisa ficar uma cobertura fechada, apenas o suficiente para diminuir a transparência da garrafa. Usei tinta PVA na cor branca. Mas, você pode usar tinta acrílica se preferir. Dica 2: A garrafa que iremos trabalhar nesta postagem é a terceira abaixo. Gosto de aproveitar o momento para adiantar garrafas que serão utilizadas em outros trabalhos. Enquanto uma seca, trabalho na outra. E, assim, administro meu tempo.
  6. Escolha o guardanapo a ser usado. Dica: eu usei o guardanapo abaixo, mas você pode usar o de sua preferência.
  7. Corte a parte do guardanapo que irá usar. Dica: Use um pincel molhado em água para "rasgar" o papel sem risco de danificar o desenho.
  8. Retire as películas sem o desenho. Neste momento iremos usar apenas a película com o desenho. Guarde as películas brancas para usar futuramente. Dica: passe um pouco de cola nos dedos polegar e indicador (quantidade apenas para melar), e pressione levemente uma das quinas do papel.
  9. Imobilize a garrafa para que não se movimente durante o processo de colagem. Como ela é redonda, tende a rodar durante o processo. Dica: eu usei uma caixa de ovos para acomodar minha garrafa. Você pode colocar dois lápis debaixo do forro da mesa, a uma distância que permita a acomodação da garrafa.
  10. Posicione o guardanapo na garrafa. Estude a melhor posição do desenho.
  11. Levante um dos lados do guardanapo, passe cola na garrafa e cole por etapas. Comece do meio para o lado. Dica: A cola branca fica transparente após a secagem.
  12. Com a cola úmida, coloque um plástico seco sobre o desenho colado. Passe um rolinho de espuma ou paninho sobre o plástico. Faça movimentos circulares pressionando levemente. Esta etapa é importante para minimizar rugas no guardanapo. Dica: alguns artesãos usam espátula plástica ou de silicone neste processo. Apenas tenha cuidado para não rasgar o papel.
  13. Como a garrafa não é plana espere secar antes de fazer a colagem na parte de trás. Isto irá evitar danificar a colagem que ainda está úmida.
  14. Com a parte colada seca, vire a garrafa para continuar a colar o desenho escolhido no trabalho, seguindo o passo-a-passo da primeira colagem. Revise o trabalho e veja se precisa de retoque. Dica: o desenho irá contornar toda a circunferência da garrafa, mas não deve sobrepor a parte já colada. Passe cola apenas até a emenda. 
  15. Observe o excedente do papel.
    Com certeza o desenho terá que ser corrigido, o que faremos mais adiante. No momento, corte o excedente do papel. Para facilitar o corte, use um pincel molhado em água ou rasgue o papel com cuidado. Não use tesoura, o corte reto fica muito aparente.
  16. Observe novamente o ponto de união do papel. Analise as correções necessárias. Providencie pinceis e tintas nas cores necessárias. Dica: Um dos cestos com batatas está incompleto e precisa ser completado. Também as pimentas precisam de correções.
  17. Primeiro vamos corrigir o cesto de batatas. Cores necessárias: branco, marrom e amarelo. Vá misturando aos poucos. Não se esqueça de sombrear. Dica: teste em um pedaço de papel e compare com o guardanapo para que a tonalidade fique bem próxima do original. Não carregue no pincel. 
  18. Agora, corrija as pimentas. Cores: branco e vermelho.  Complete o desenho das pimentas. Não esqueça o galho. Dica: como eu não tinha vermelho, usei um corante. Dica 2: Verifique se o seu desenho tem mais alguma coisa a ser corrigido e providencie a correção.
  19. Espere secar bem e passe uma camada de cola ou termolina leitosa sobre o guardanapo para impermeabilizar. Deixe em local arejado e sem poeira para secar bem antes de continuar o trabalho. Dica: Observe que o fundo do meu guardanapo não é exatamente branco é um marfim bem clarinho.
  20. Corte as películas brancas do guardanapo em pedaços médios e pequenos. Não use tesoura. Use as mãos.
  21. Cole os pedaços de guardanapo sem desenho, nas áreas da garrafa que não recebeu papel. Deixe secar bem. Dica: a finalidade é igualar a textura de toda a garrafa para que o trabalho fique uniforme.
  22. Pinte o papel com tinta PVA ou acrílica marfim para igualar com a cor do guardanapo. Use pincel ou esponja. Deixe secar bem. Dica: não gostei do resultado final. Resolvi alterar a cor do fundo. Veja no próximo item.
  23. Pinte o fundo dando nuances com as cores azul e branco. Faça pequenas nuvens. Não deixe muito uniforme. Vá dando pequenas batidinhas com o pincel ou esponja. No fundo do desenho tenha cuidado para não borrar e manchar o desenho.
    Nesta área, use um pincel pouco carregado de tinta. Deixe secar bem. Retoque a pintura se for preciso. Deixe secar novamente.
  24. Pinte o fundo da garrafa, usando com tinta marrom em tonalidade que combine com o desenho para parecer mais natural. Deixe secar.
  25. Assine o trabalho com pincel e tinta ou use caneta permanente na cor de sua preferência.
  26. Trabalhe a tampas da garrafa seguindo o estilo e cor usada na garrafa. Lave, seque, limpe com álcool se for preciso, passe prime, dê duas demãos de tinta branca (ou mais até cobrir as letras), cole guardanapo branco (para ficar com a mesma textura da garrafa) e pinte de azul como a garrafa. Sempre seguindo o tempo de secagem entre cada demão e etapa.
  27. Faça a revisão do gargalo. Pinte e/ou raspe com uma lixa ou estilete ou faquinha a ponta do gargalo, retirando qualquer vestígio de tinta ou cola na parte da rosca. Nesta garrafa, eu marquei com um estilete e usei uma lixa para tirar o excedente. Se a garrafa for apenas decorativa, o gargalo pode ser totalmente pintado. Dica: Garrafas que serão mantidas as tampas, nos casos de colocar líquidos, não devem estar com a rosca do gargalo pintada. Isto é importante para o caso de se utilizar a garrafa para guardar bebidas como, azeite, óleos, sucos, licor, que não podem entrar em contato direto com o artesanato feito. Nestes casos, toda a parte da rosca deve estar livre de tinta para facilitar o fechamento. Se o fechamento for por rolha, este não será o caso.
  28. Passe uma ou duas demãos de verniz vitral incolor na garrafa e tampa para impermeabilizar e proteger o trabalho. Pode ser usado outro tipo de verniz. Mas, lembre-se que, dependendo do verniz empregado, a garrafa será apenas decorativa. Caso você queira usar a garrafa para colocar bebidas (licor, água, suco, azeite, vinagre...,) ou colocar arranjos naturais com água, o ideal é usar verniz resistente à água e que possa ser lavado sem prejudicar o trabalho artesanal. Dica: o verniz vitral como toda tinta ou verniz que exige solvente, deve ser utilizado em área ventilada. Use máscara e luvas durante o seu manuseio.
  29. Lave todo material utilizado logo após o seu uso, principalmente os pinceis. Os pinceis usados para o primer, cola ou termolina leitosa devem ser lavados em água corrente. O pincel usado para o verniz vitral requer o uso de solvente ou aguarrás. Durante o uso destas substâncias tenha sempre um recipiente com água (para os que são diluídos em água) ou solvente (para os que são diluídos em solventes).
Trabalho finalizado.
Reciclagem;
Todo trabalho artesanal com colas, tintas e vernizes, necessitam de tempo para secagem entre uma etapa e outra. Para otimizar o seu tempo faça mais de uma garrafa por vez. Desta maneira, enquanto uma precisar secar (cola, primer, tinta, verniz), você pode trabalhar na outra. 
Espero que tenham gostado e se animem em fazer. Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder assim que puder.
Gostaram? Então ajudem na divulgação do blog. Curta e compartilhe. Vamos ajudar o meio ambiente reaproveitando e reciclando o que temos.
Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Beijocas a todos os amigos, familiares e visitantes.
    BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
    Obrigada pela visita!!! 
    Voltem sempre!!!










    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
    Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
    Um forte abraço!