Translate

Menu

sábado, 22 de agosto de 2020

GARRAFA COM DECOUPAGEM, PAPIETAGEM E PINTURA

Reciclando garrafas com técnicas mistas. Porque RECICLAR É CHIC! RECICLAR É ESTAR CONECTADO COM O PLANETA!

O tema hoje também é a produção agrícola, mas o cenário muda totalmente nesta garrafa. Os produtos agrícolas estão apoiados em uma construção rural. 

Reciclagem;

👉 Este trabalho segue bem parecido como o da última garrafa. Pelo menos até o término da colagem do guardanapo e da correção do desenho na emenda. A partir deste ponto iremos agregar a técnica de papietagem usando papelão. Esta técnica será empregada no telhado da chaminé (tampa da garrafa) e no telhado maior da construção rural.

MATERIAIS:

  • Forro para mesa de trabalho. Pode ser plástico, papelão, jornais. Dica: eu uso uma cortina velha.
  • Garrafa de vidro com tampa de rosca (de vinho, azeite, suco ou outra)
  • Sabão, água, álcool líquido e pano de limpeza.
  • Primer para vidro
  • Tinta PVA ou acrílica branca ou branco gelo
  • Tinta PVA ou acrílica na cor desejada para o fundo do papel e correções no desenho. (vermelho, azul, preto, marrom, amarelo, cerâmica, ...)
  • Cola branca extra forte (rótulo azul) para artesanato
  • Guardanapos para decupagem (guardar a parte branca)
  • Pedaço de saco plástico e pano de limpeza 
  • Papel cartão ou papelão ou caixa de papelão
  • Caneta, lápis, compasso
  • Tesoura, estilete
  • Lixa (lixa d'água, madeira ou unha. Use o que tiver)
  • Fita adesiva de crepe
  • Betume da Judeia 
  • Verniz vitral incolor ou outro de sua preferência
  • Aguarrás (para o betume e o verniz vitral)
  • Pinceis planos de vários tamanhos
  • Pincel fino
  • Recipiente para água e outro para o solvente do verniz
  • Bandejas de isopor ou plástico para misturar as tintas
  • Pedaço de esponja macia.
  • Caneta preta permanente ou tinta preta (PVA ou acrílica) para assinar o trabalho. Pode ser outra cor.
  • Secador de cabelos ou soprador artesanal (opcional)
PASSO-A-PASSO:

  1. Lave a garrafa com água e sabão, retirando os rótulos. Deixe secar emborcadas para baixo. Dica: caso o rótulo possua cola bem aderente e deixe de molho em água quente com sabão (ou detergente) para facilitar a sua retirada. Alguns rótulos saem melhor se estiverem secos.
  2. Limpe as garrafas com álcool para retirar vestígios de sujeira, cola ou gordura.
  3. Forre o local onde irá trabalhar. Dica: Eu uso uma velha cortina tipo blackout. Você pode usar plásticos grosso, cortina plástica de banheiro, jornais, papelão o que tiver à disposição.
  4. Passe duas demãos de primer para vidro na garrafa, intercalando secagem entre elas. Deixe secar por 12 a 24 horas. Dica: Você pode acelerar o processo com um secador de cabelos ou soprador para artesanato.
  5. Passe uma ou duas demãos de tinta PVA branca nas garrafas, intercalando período de secagem entre elas. Deixe secar bem antes de passar para a próxima etapa. Dica: eu passei apenas uma demão. Não precisa ficar uma cobertura fechada, apenas o suficiente para diminuir a transparência da garrafa. Usei tinta PVA na cor branca. Mas, você pode usar tinta acrílica se preferir. 
  6. Escolha o guardanapo a ser usado. Dica: abaixo, deixo a minha sugestão. Faz tempo que comprei este guardanapo e ainda não tinha usado.
  7. Rasgue a parte do guardanapo que irá usar. Dica: Use um pincel molhado em água para "rasgar" o papel sem risco de danificar o desenho. Não use tesoura.
  8. Retire as películas sem o desenho. Usaremos apenas a película com o desenho. Não jogue fora as películas brancas. Iremos usá-las mais à frente. Dica: mele os dedos polegar e indicador com cola. Agora é só pressionar levemente uma das quinas do papel e retirar as folhas brancas.
  9. Posicione o guardanapo na garrafa. Estude a melhor posição do desenho. A ideia é circular a garrafa com o guardanapo.
  10. Levante um dos lados do guardanapo, passe cola na parte central da garrafa. A colagem será do meio para o lado.
    Continue até terminar este lado. Dica: A cola branca fica transparente após a secagem.
  11. Com a cola úmida, cubra o guardanapo com um plástico e alise o desenho com um paninho ou a mão.  Faça movimentos circulares pressionando levemente. Esta etapa é importante para minimizar rugas no guardanapo. Dica: alguns artesãos usam espátula plástica ou de silicone neste processo. Cuidado para não rasgar o papel.
  12. Deixe secar antes de continuar a colagem na parte de trás. Isto irá evitar danificar a colagem que ainda está úmida. Dica: Use secador de cabelos ou soprador para artesanato e acelere o processo se assim o desejar.
  13. Cole a outra metade do guardanapo conforme o item 11. Cuidado para não sobrepor o desenho na junção da emenda. Corte a parte excedente do guardanapo com a mão ou use um pincel umedecido em água. Dica: Não use tesoura, o corte reto fica visível.
  14. Deixe secar bem.
  15. Observe o ponto de união do papel. Analise as correções necessárias. Providencie pinceis e tintas nas cores necessárias.
  16. Primeiro vamos corrigir as pimentas. Para isto iremos usar as cores vermelho e branco.
  17. Depois iremos suavizar a emenda com sombreamento em tom cinza. Complementando as folhagens e o vaso verde. Vejam as setas indicativas. Dica: teste em um pedaço de papel e compare com o guardanapo para que a tonalidade fique bem próxima do original. Não carregue no pincel. 
  18. Deixe secar bem e passe uma camada de cola sobre o guardanapo para impermeabilizar. 
  19. Deixe em local arejado e sem poeira para secar bem antes de continuar o trabalho.
  20. Hora de completar a garrafa com papel para igualar a textura. Vamos usar as películas brancas do guardanapo. Rasgue com as mãos em pedaços médios e pequenos. Não use tesoura.
  21. Cole os pedaços de guardanapo sem desenho, nas áreas da garrafa que não recebeu papel. Deixe secar bem.
  22. Pinte o papel com tinta PVA branco gelo ou cinza claro para igualar com a cor do guardanapo. Use pincel ou esponja. Deixe secar bem. 
  23. Achei que ficou muito claro. Então, eu acrescentei um pouco de preto ao branco gelo até chegar no tom desejado. Faça o teste em um papel e espere secar. Dica: A cor clareia ao secar.
  24. Com um pincel fino e a tinta um pouco mais escurecida, faça os traços imitando a madeira da construção até o início do gargalo. Apenas o corpo da garrafa será pintado. Faça os sombreamentos necessários. Deixe secar e observe o resultado. Corrija o que for necessário. Escureça o que estiver claro e/ou clareie o que estiver bem escuro. procure fazer as tábuas de madeira o mais próximo possível do original. Dica: a partir deste ponto a garrafa começa a seguir etapas diferentes da última garrafa postada.
  25. A partir deste momento começaremos a preparar o telhado da construção rural. Corte em papelão ou papel cartão um círculo com a medida da circunferência superior do corpo da garrafa. No centro deste círculo, corte um círculo menor com a medida da circunferência da base do gargalo. Depois corte este círculo em quatro partes iguais. Dica: isto é importante para poder colar na base inclinada do gargalo da garrafa. Dica 2: Eu usei uma embalagem de papelão. Esta é uma boa oportunidade de reciclar caixas de papelão. Use um papelão fino e maleável.
  26. Cole as partes do círculo contornando a base do gargalo da garrafa.
  27. Corte uma tira de papelão com a altura do gargalo da garrafa. O comprimento deve ser suficiente para contornar o mesmo.
  28. Passe cola na tira de papelão e cole no gargalo da garrafa. Dica: Não se preocupe com as imperfeições. Isto será corrigido mais adiante, pelas etapas subsequentes. Dica 2: Não cole o papelão na área da rosca da garrafa. Irei manter a opção de poder usar a garrafa para colocar bebidas, se assim for desejado.
  29. Corte pequenos retângulos no mesmo cartão. Serão os tijolinhos do gargalo. Meus tijolinhos possuem 1,5 cm de comprimento e 0,8 cm de largura. Valores que podem variar de acordo com sua garrafa. Dica: Para facilitar a pintura posterior eu sugiro que você use uma embalagem de papelão em cor clara, como a que estou usando. Dica 2: Para facilitar a fixação na garrafa, curve estes "tijolinhos" usando o cabo do pincel ou caneta.
  30. Use cola branca extra forte para colar os tijolinhos carreira por carreira, alternando a posição da carreira seguinte. Veja na foto abaixo. Dica: O meu gargalo é curto e só comportou duas carreiras de "tijolinhos". Faça quantas carreiras forem necessárias de acordo com a sua garrafa.
  31. Reforce a estrutura do telhado com outra camada de papelão. Corte um círculo um pouco maior que o primeiro. Use um pirex ou tampa de lata ou compasso. Corte este círculo em quatro partes como anteriormente. Meça na garrafa e tire o excedente, mas deixe um pouco maior que o anterior para formar o beiral do telhado. 
  32. Dica: neste círculo eu optei em usar o lado interno da caixa para fora. A cor marrom do papelão é próxima da cor do telhado. Além disto o lado com estampa e escritos necessitaria de várias camadas de tinta para uma cobertura plena. Como a parte com estampa das caixas normalmente é muito lisa, usei um pedaço de lixa para arranhar o papel e facilitar a "pega" da cola. 
  33. Use cola branca extra forte para colar as partes na base do gargalo, sobrepondo uma na outra até contornar a garrafa. 
  34. Deixe secar bem. Enquanto isto, vire a garrafa de cabeça para baixo e observe a angulação formada do papelão recentemente colado com a parede da garrafa. Para evitar que esta parte fique frágil e seja fácil de amassar, precisamos preencher parte deste espaço. 
  35. Corte tiras compridas com a película branca do guardanapo. Aquelas sem a estampa que guardamos para uso posterior. Umedeça parte da película com cola branca e enrole formando um rolotê (cordão). 
  36. Passe cola na angulação formada pelo telhado e preencha-o com o rolotê ainda úmido. Com um pincel, pressione bem o rolotê para encaixar perfeitamente. Corte o excedente ou complemente conforme for o caso. Empape o rolotê com cola branca e deixe secar bem. Dica: Se achar complicado. Rasgue pedaços da película branca de guardanapo e misture com cola branca levemente diluída. Faça uma massa e use para preencher o espaço.
  37. Prepare as telhas do seu telhado. Corte tiras longas em papelão de embalagem com 2 cm de largura. Depois, corte no sentido do comprimento a cada 1 cm. Você terá várias "telhas" retangulares com 2 cm x 1 cm de tamanho.
  38. Comece colando as telhas da borda para cima, usando a cola branca extra forte. Observe a maneira correta da colagem, na sequência de fotos abaixo. 
    - A primeira fileira servirá de referência para as demais. Cole as telhas uma ao lado da outra, formando uma pequena abertura na parte que fica fora da garrafa. Procure deixar apenas uma pequena parte além do beiral do telhado, algo em torno de 0,5 cm.
    - Coloque a segunda fileira de telhas, de maneira a cobrir parte da abertura da anterior. Esta segunda camada não deve estar exatamente sobre a anterior. O número de telhas deve ser igual a fileira anterior, para isto a parte superior deve ficar parcialmente sobreposta uma à outra.
    - Cole a terceira fileira de telhas, alternando novamente a posição das mesmas.
  39. Finalize com uma quarta fileira de telhas. Nesta última fileira, as telhas estarão sobrepostas e, terminará próxima à parede de tijolinhos da chaminé.
  40. Espere secar bem. Passe uma camada de cola para impermeabilizar o telhado. Deixe secar.
    reciclagem
  41. Momento de analisar a finalização do gargalo e tampa. Pare, analise e decida. A maioria dos artesãos elimina a possibilidade de usar a garrafa como garrafa, fechando a tampa de maneira permanente. Desta forma, a garrafa se torna peça decorativa e nada mais. Quem acompanha minhas postagens e trabalhos com garrafas, sabe que gosto de manter a opção do uso original da garrafa. A de colocar bebidas ou líquidos em seu interior se assim o quiser. Então, procurei uma alternativa que atendesse este quesito. Uma alternativa seria trabalhar a tampa com pintura para simular o término de uma chaminé. Mas, eu decidi fazer um pequeno telhado para finalizar a chaminé da construção. É o que explicarei a seguir.
  42. Vamos trabalhar a tampa da garrafa:
    Para isto irei precisar de um cone que sirva de telhado para colar em minha tampa. Corte dois círculos com diâmetros diferentes para decidir qual utilizar. Usei embalagem de papelão e cortei um círculo com 7 cm de diâmetro e outro com 9. E, eu fiz um corte reto até o centro de cada círculo.
  43. Faça um cone com os círculos, usando a tampa da garrafa como base. O cone deve cobrir a lateral da tampa, mas não deve ultrapassá-la. Escolha o melhor resultado. Para a minha garrafa, escolhi o círculo com 7 cm de diâmetro (3,5 cm de raio). Feche o cone com fita adesiva, para que ele não se desfaça. Dica: Guarde o outro círculo para outra ocasião.
  44. Tire o cone da garrafa e prenda as bordas com fita crepe.
  45. Em um pequeno pote coloque cola branca e adicione pedaços de papel branco. Misture bem com um palito, pincel velho ou os dedos. Se preciso, coloque um pouco de água, o mínimo possível. A finalidade é preparar uma espécie de massa de papel, tipo papel machê, para preencher o cone e torná-lo mais firme e compacto. Faça pequenas porções por vez. Dica: eu usei parte da película branca de guardanapos. Dica 2: a água irá atrasar a secagem da massa. 
  46. Coloque a "pasta de papel" dentro do cone de papelão. Vá colocando aos poucos e pressionando para ficar bem compacto. Espere secar entre uma camada de massa de papel e outra. Caso contrário irá demorar muito para secar. Deixe espaço suficiente para encaixar a tampa. Não precisa alisar, pois não ficará aparente. Dica: Se quiser use massa plástica, durepoxi ou outra massa de secagem fria.
    Quando estiver bem seco e firme, passe cola branca e acrescente a tampa da garrafa. Aperte para firmar bem.
    Faça um rolotê com a película branca do guardanapo, como já feito anteriormente. Cole ao redor da tampa, preenchendo o espaço vazio. Passe cola na superfície e espere secar bem.
    Quando o cone estiver bem seco, passe cola em todo o papelão até a borda da tampa. Cole pedaços de película branca de guardanapo ou outro papel branco fino. Alise para ficar bem uniforme. Use um saco plástico para facilitar no alisamento. Deixe secar bem.
    👉Dica importante: Este processo leva muito tempo de secagem e deve ser obedecido para que o trabalho não venha a mofar no futuro. Serão 48 a 72 horas de secagem. Se o tempo estiver úmido pode levar mais tempo. Você pode encurtar o tempo com secador de cabelos ou soprador. Mas, nunca pule a secagem.
  47. Rasgue pedaços de película branca de guardanapo. Passe cola no telhado da casa e cole os pedaços de papel. Use um pincel velho para isto.
    Não esqueça do beiral do telhado. Não se preocupe com as sobras, elas serão cortadas após a secagem do papel.
    Coloque um saco plástico por cima do telhado e alise com um pano para aderir bem e diminuir as rugas. Deixe secar. 
  48. Com uma tesourinha de ponta, corte as sobras do papel na área do beiral do telhado, entre uma telha e outra. Com a ponta da tesourinha ou de um palito de dente ou palito de churrasco, pressione as bordas de cada telha para realçar bem. Não é para cortar, mas marcar e realçar cada telha.
  49. Para dar o acabamento entre o telhado e a parede de tijolinhos, eu usei um cordão de barbante. Mas, pode ser usado um rolotê de papel ou massa plástica fria. Cole com cola branca e espere secar. Eles serão pintados mais adiante. 
  50. Observe com atenção os dois telhados. O telhado da chaminé pode ficar como está ou como o telhado da construção, com telhas. Eu resolvi colocar telhas.
  51. Risque e corte, em um pedaço de papelão, pequenos retângulos para fazer as telhas da chaminé.
    Use um cabo de pincel ou uma caneta para curvar e moldar as telhas no sentido longitudinal. Isto irá facilitar a colagem no telhado da chaminé.
  52. Comece a colar as telhas no telhado da chaminé pela base, deixando 0,5 cm além da borda. Siga o mesmo processo feito com o telhado maior. A diferença será a última fileira de telhas.
    Como o telhado termina pontiagudo as telhas da última fileira devem ter o formado triangular para facilitar o encaixe e não ficar volumoso.
  53. Reforce o beiral do telhado. Corte as telhas que sobraram ao meio e cole como mostra a figura abaixo. 
    Depois, corte pedaços curvos para colar na parte inferior do beiral, unindo os pedaços anteriormente colados. Finalize com uma generosa camada de cola branca extra forte. Deixe secar bem. Dica: Faça os pedaços curvos com círculo, do item 42, que não foi usado.
  54. Passe cola em todo telhado da chaminé, incluindo a borda interna do beiral. Rasgue e cole pedaços de película branca de guardanapo ou outro papel fino. Cubra com plástico e alise para ficar uniformizar. Use a ponta de uma tesourinha (ou palito) para marcar e realçar as telhas. Dica: eu achei mais fácil marcar as beiradas de cada telha com o plástico e o papel ainda úmido. O plástico evita de rasgar o papel e a umidade facilita a acomodação do papel. 
  55. Deixe secar bem e corte as sobras de papel entre as telhas no beiral do telhadinho.
  56. Faça o acabamento do beiral do telhado maior da construção. Siga os mesmos passos realizados no telhado da chaminé. Passe cola ao final e deixe secar bem.
  57. Vamos seguir para a pintura dos telhados e da chaminé. Para isto é importante que todas as colagens estejam bem secas. 
  58. Passe uma ou duas demãos de tinta branco gelo nos tijolinhos da chaminé e nos cordões que a delimitam. Deixe secar ou use o secador de cabelos.
    Realce os tijolinhos com tinta cinza mais escuro, como se fosse o rejunte. Faça sombras para que a pintura fique com o mesmo padrão da pintura feita no corpo da garrafa. OBS: Eu não tirei nenhuma foto desta pintura durante sua execução. Então, estou colocando uma de outro momento, para mostrar a pintura pronta.
  59. Pinte o telhado da chaminé com a tinta cor de cerâmica ou outro tom do seu agrado. Dica: Como eu usei a parte escura da embalagem de papelão para os telhados e a sua cor será escura, não achei necessário pintar de branco antes. Mas, se você usou a parte desenhada e escrita da embalagem, sugiro que dê duas a três demãos de tinta branca para cobrir totalmente as imagens.
  60. Antes da tinta secar, use um pedaço de pano ou esponja, para retirar o excesso de tinta e deixar com aspecto envelhecido. Deixe secar. Dica: Eu ia usar a esponja, mas ela estava tão limpinha que resolvi usar o meu velho paninho de limpeza que uso em meus artesanatos. De qualquer forma este será o seu último trabalho. Convenhamos, eu tenho que substituí-lo urgentemente. 😂😂😂😂
  61. Repita o procedimento com a borda interna do beiral do telhadinho da chaminé.
  62. Pinte o telhado maior com a mesma cor e do mesmo modo. Ao passar o pano para tirar o excesso da tinta, tenha cuidado para não manchar a parte cinza. Dica: Para evitar lambança e melar toda a garrafa, você pode cobrir a parte que não será pintada com plástico ou fita crepe. Isto irá diminuir ou eliminar a necessidade de reparar a pintura das paredes da garrafa.
  63. Coloque a tampa na garrafa e observe o resultado.
    Eu ainda não me dei por satisfeita. Os telhados não estavam como eu queria. Eu queria que as bordas das telhas tivessem mais sombreamento e destaque. Uma opção é tintar cada telha com várias tonalidades de marrom até conseguir o resultado final. Haja trabalho. Descartei esta alternativa, mas se você tiver paciência, o resultado fica muito bom.
  64. Resolvi usar betume da Judéia diluído com um pouco de aguarrás.
  65. Resolvi começar com o telhado da chaminé. Dica: O betume mancha. Portanto, muito cuidado para não melar partes que não serão pintadas com o mesmo. Se você nunca o utilizou, faça um teste em outro objeto ou um pedaço de madeira com papel colado. 
  66. Em um pote, coloque um pouco de betume e aguarrás. Misture com um pincel e aplique uma camada em uma parte do telhadinho da chaminé. Use a esponja ou o pano de limpeza para tirar o excesso do betume. Repita o processo em outra parte do telhadinho até cobrir totalmente sua superfície. Não se esqueça do beiral. Deixe secar bem. Dica: as junções das telhas ficam mais escuras, realçando o trabalho. Mas, o betume é muito escuro. Se quiser mais claro, dilua um pouco mais. A aguarrás acelera a secagem, então seja rápido.  
  67. Repita o processo com o telhado maior. Deixe secar bem. Dica: Redobre os cuidados para evitar manchar as demais partes da garrafa. Mais uma vez eu não usei o plástico e a fita crepe para isolar o trabalho. Sugiro que vocês o façam.
  68. Depois de secar, observe o resultado. Eu gostei do resultado final do telhado. As bordas das telhas ficaram realçadas. O betume deu um bonito aspecto envelhecido ao telhado, típico de uma construção antiga. Não senti necessidade de retoques. 
    Mas, ocorreram algumas manchas na parte da pintura da chaminé. Poderia ter sido pior, o betume realmente "suja" o trabalho. Todo cuidado é pouco.
  69. Faça os reparos necessários na pintura das paredes. Não esquecendo das junções e beiral do telhado maior com as paredes da construção. Espere secar bem. 
  70. Pinte o fundo da garrafa, com tinta marrom em tonalidade que combine com o desenho para parecer mais natural. Deixe secar. Assine o trabalho com pincel e tinta ou use caneta permanente na cor de sua preferência.
  71. Finalize a garrafa, pintando grama ao redor da base da garrafa (opcional). Use tonalidades diferentes de verde e marrom. Não precisa ficar muito definido. Apenas algumas pinceladas.
  72. Envernize o trabalho para aumentar a sua durabilidade e facilitar a limpeza. Como eu desejo manter a função original da garrafa, optei pelo verniz vitral incolor. Por ser à base de solvente é mais resistente às lavagens. Deixe secar bem em ambiente seco, arejado e sem poeiras. Dica: Nenhum verniz deve ser secado ao sol. Também não é recomendado o uso de secador de cabelo, pois o trabalho pode ficar peguento. 
  73. Lave todo material utilizado logo após o seu uso, principalmente os pinceis. Os pinceis usados para o primer, cola ou termolina leitosa devem ser lavados em água corrente. O pincel usado para o verniz vitral requer o uso de solvente ou aguarrás. Durante o uso destas substâncias tenha sempre um recipiente com água (para os que são diluídos em água) ou solvente (para os que são diluídos em solventes).
Trabalho finalizado. 
👉 Dicas e lembretes importantes:

Limpeza e conservação de sua garrafa decorada:
Espero que tenham gostado e se animem em fazer. Vamos ajudar o meio ambiente reaproveitando e reciclando o que temos.
Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder assim que puder.
Gostaram? Então ajudem na divulgação do blog. Curta e compartilhe. 👍✉
Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Beijocas a todos os amigos, familiares e visitantes.
    BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
    Obrigada pela visita!!! 
    Voltem sempre!!!

    Outros trabalhos do Blog:












    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
    Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
    Um forte abraço!