Na atual conjuntura da pandemia por coronavírus, ficar em casa pode ser uma excelente oportunidade de tentar novas técnicas de artesanato.
Faz tempo que comprei a tinta 150° da acrilex e ainda não tinha experimentado. E, levei outro tanto de tempo para postar o trabalho. Não sei como o tempo tem ficado tão curto, se estamos cumprindo o isolamento social à risca. Pelo menos aqui em casa. Acho que é a maratona de limpeza após cada compra (supermercado, farmácia, frutaria). Um tanto neurótica com a limpeza. Mas, faz parte, né? 😷
Esta postagem talvez não seja uma novidade vocês. Mas, foi a primeira vez que a usei.
Além de ser a minha primeira vez com esta tinta, eu resolvi complicar um pouco mais. Adicionei uma colagem de guardanapo para decoupagem no processo. 🤞
Esta tinta requer um longo tempo de secagem entre as demãos, então eu trabalhei as duas garrafas simultaneamente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:- garrafas de vidro transparente
- álcool líquido e pano de limpeza
- guardanapo para decoupagem
- tesoura
- tinta vitro 150° transparente
- tinta vitro 150° para a garrafa com tema de laranja: cores amarelo ouro, amarelo ocre, laranja e vermelho escarlate
- tinta vitro 150° para a garrafa com tema de limão: cores verde folha, verde musgo, amarelo ouro e preto
- pincel de cerda macia
- recipiente com água
- recipiente ou isopor para mistura de cores, se necessário
- barbante ou cordão de cor que combine com o guardanapo e cor da garrafa.
PASSO-A-PASSO (PAP):
- Lave a garrafa em água corrente e sabão, retirando o rótulo e todo o vestígio da cola. Dica: Algumas garrafas precisam ficar de molho para soltar o rótulo. Outras o rótulo sai melhor se estiver seco.
- Seque a garrafa e limpe-a com um paninho embebido em álcool para retirar vestígios de gorduras, cola ou sujeiras que dificultarão a aderência do trabalho.
- Escolha o guardanapo para o trabalho. Eu escolhi um com tema de limões e outro com laranjas. O tema de morangos deixei para um futuro trabalho.
- Meça e corte o guardanapo no tamanho desejado.
- Retire as películas brancas do guardanapo. Só usaremos a película com a imagem. Dica: guarde as películas brancas para outros trabalhos.
- Para colar o guardanapo na garrafa iremos utilizar a tinta vitro 150° incolor.
- Posicione o guardanapo na garrafa. Comece a colar pelo centro, para evitar que o papel fique torto.
- Segure o guardanapo com uma mão. Com a outra mão levante o guardanapo. Passe a tinta vitro 150° transparente em uma parte da garrafa. Esta tinta perde a aderência muito rápido, então vá colando por etapa até contornar toda a garrafa.
- A medida que for colando, coloque um plástico sobre a garrafa e passe um rolinho de espuma ou paninho sobre o plástico. Faça movimentos circulares com uma leve pressão. Dica: Esta etapa é importante para minimizar rugas no guardanapo. Mas, não empregue muita pressão ou irá rasgar o papel.
- Espere 24 horas antes de seguir para a próxima etapa. Dica: Limpe o pincel com água após cada uso.
- Passe uma camada da tinta vitral 150° transparente sobre toda a superfície do guardanapo.
- Deixe secar por 24 horas.
- Pinte a parte da garrafa que não recebeu a decoupagem de acordo com o tema, usando um pincel macio para não marcar. Para o tema de laranjas: use a cor laranja.Para o tema de limões: use a cor verde folha. Dica: A tinta pode ser aplicada com esponja macia.
- Espere 24 horas para secar bem e dê outra demão de tinta.
- Como a garrafa que escolhi, tinha algumas depressões na superfície, optei por pintá-las com as cores amarelo ouro, amarelo ocre, laranja e vermelho, na garrafa laranja. Na garrafa verde, usei tons de verde. Como eu só tinha dois tons de verde, fiz algumas misturas utilizando amarelo e preto para criar novos tons. Se não for o caso de sua garrafa, pule este ponto.
- Com um pincel fino preencha cada depressão da garrafa alternando as cores escolhidas. Deixe secar por 24 horas.
- Após o tempo de secagem, veja a necessidade de mais uma camada de tinta.
- Finalize a garrafa com barbante, cordão ou linha grossa. Eu escolhi uma coloração neutra. As garrafas já estavam bem coloridas. Dica: eu dei outra camada de tinta verde na segunda garrafa, estava muito "apagadinha".
- Com a tinta vitro 150° incolor, cole o cordão nas garrafas. Passe a tinta na garrafa, posicione o cordão e vá colando aos poucos. Comece e termine pela emenda do papel.Dica: Eu optei em colar o cordão nas margens do papel e no gargalo.
- Espere secar por 24 horas.
- Passe uma demão generosa de tinta vitro 150° incolor, sobre o cordão para que fique totalmente impregnado. Apenas tenha o cuidado para que não escorra. Deixe secar por 24 horas.
- Antes de queimar a tinta, observe o trabalho atentamente e faça as correções necessárias. Dica: O guardanapo abraça a garrafa e eu não gostei da emenda formada.
- Minimize a emenda, pintando com as tintas vitro 150°. Procure não fugir do tema ou do leque de cores do guardanapo. Se for preciso, misture as cores entre si até atingir resultado satisfatório.A ideia é disfarçar o máximo possível a emenda. Pode ser necessário "completar" algum fruto ou desenho. Não esqueça da luz e sombras na pintura, para um maior realismo. Bom siga o desenho do guardanapo. Dica: Muita paciência e calma. Cada etapa de pintura deve ser intercalada com secagem, o que torna o trabalho longo e cansativo.
- Deixe secar por 24 horas antes de providenciar a queima. Leia o rótulo da tinta para tirar qualquer dúvida sobre o processo.
- Com o forno desligado, posicione as garrafas deitadas sobre a grade do forno. Não precisam ficar em pé. (No início, confesso, eu estava cética).
- Ligue o forno a 150°C e deixe por 30 minutos.
- Após o tempo de cocção (30 minutos), desligue o forno. Mas, não retire as garrafas.
- Espere as garrafas esfriem completamente antes de serem retiradas.
PREPARE AS TAMPAS:
Apesar da tampa ser de metal, sua parte interna possui uma peça de plástico que não resiste ao calor e não podem ser levadas ao forno. De qualquer forma, a tinta não é própria para metal. Então, a finalização precisou ser diferente.
- cola branca extraforte
- água
- recipiente
- cordão usado nas garrafas
- pincel
- verniz vitral para acabamento
- solvente para o verniz vitral.
PASSO-A-PASSO (PAP):
- Use cola branca extraforte para colar o cordão em toda superfície externa da tampa. Dilua a cola com um pouco de água se for preciso. Dica: eu prefiro começar pelo centro da tampa.
- Ao finalizar, corte o cordão e deixe secar.
- Passe uma camada de cola sobre o trabalho finalizado. Deixe secar bem.
- Observe o resultado final e verifique a necessidade de correção ou não.
- Passe o verniz vitral incolor sobre a tampa para impermeabilizá-la. Use um pincel macio. Se for preciso dilua um pouco o verniz com o solvente.
- Após o uso, limpe o pincel com solvente e o lave.
LIMPEZA E LAVAGEM DAS GARRAFAS APÓS FINALIZAÇÃO DO TRABALHO:
O uso da tinta vitro 150°, permite a lavagem das peças o que possibilita o seu uso sem prejuízo da pintura. De qualquer maneira, não se esqueça que este é um trabalho artesanal e requer cuidados:
- Não deixe de molho e nem empilhada com outros objetos.
- Nunca use objetos pontudos, afiados ou abrasivos para limpar qualquer sujidade das garrafas.
- Com uma esponja macia e detergente de prato (neutro), ensaboe as garrafas.
- Se for preciso lavar internamente, use uma escova própria para garrafas.
- Enxague em água corrente.
- Seque com uma toalha limpa
- Coloque a garrafa emborcada em local seguro sobre uma toalha para escorrer a água do interior.
Considerações sobre a técnica e a tinta vitral 150°:
👉 A tinta tem um tempo de secagem entre as demãos de 24 horas, no mínimo. Se este tempo não for seguido, a primeira camada descasca com o mais leve movimento do pincel. Isto torna o tempo de execução do trabalho muito longo. Dica: Para evitar períodos de ociosidade, faça várias garrafas ao mesmo tempo. Assim, quando estiver esperando a secagem de um trabalho, estará fazendo outro.
👉 A colagem do papel com a tinta vitral 150° é possível. Mas, como perde a aderência muito rápido, requer rapidez e agilidade para ir colando parte por parte, sem rasgar o papel. Se passar a tinta em grande parte da garrafa, o papel não irá aderir. Fato que aumenta o risco do papel rasgar. Talvez com pequenos desenhos funcione melhor.
👉 Como eu colei o papel direto na garrafa, sem nenhuma pintura prévia, achei que o desenho ficou "apagado", perdendo um pouco do seu desenho original. Dica: pinte a parte que irá receber o papel com duas demãos da tinta vitral 150° branca ou outra cor clara que não brigue com o seu guardanapo. Deixe secar em cada demão por 24 horas. É preciso estar bem seco para iniciar a colagem do papel.
👉 Por perder a aderência muito rápido, a colagem com a tinta vitral 150° transparente não fica perfeita. Dá para perceber que o papel não umedece de maneira igual. Dica: Em uma próxima vez, eu irei colar com cola branca e finalizar com a tinta vitral 150°. Acho que o resultado ficará melhor. Será que a cola irá aguentar o processo de queima? Só testando.
- A grande vantagem da tinta é sua baixa toxidade, ser diluída em água e permitir limpeza, o que torna a peça usável e não apenas decorativa.
E vocês? O que acharam da técnica de hoje? Já fizeram algum trabalho com esta tinta? Se sim, como foi a experiência?
Eu vou ficar aguardando os comentários e fotos dos trabalhos de vocês.
Espero que tenham gostado. Se sim, curtam e compartilhem.
Espero que tenham gostado. Se sim, curtam e compartilhem.
Beijocas a todos meus familiares, amigos e visitantes. 💋💋💋
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Para quem se animar:
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Para quem se animar:
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Obrigada pela visita!!!
T.Cintra
Não deixem de ver os trabalhos com garrafas abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!