No último domingo, dia 19 de dezembro, terminou a 21ª Fenearte de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O tema escolhido para este ano foi "É festa no Reino da Arte". Uma merecida homenagem ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuana e seu Movimento Armorial.
O Movimento Armorial é uma expressão artística erudita criada a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.O arquiteto Carlos Augusto Lira, responsável pela cenografia da feira, utilizou figuras iconográficas, elementos e símbolos que remetem à estética armorial.
Fui no último dia, no fechar das portas. Pulei as longas filas para comprar o ingresso, pois comprei pelo site da fenearte. Todos de máscaras com o cartão da vacinação em mãos ou no celular. Para aqueles que esqueceram o documento, os organizadores providenciaram uma espaço para pesquisar, através do CPF, a confirmação da vacinação. Aí, foi só fotografar a tela com o próprio celular.
Se você não foi, não se entristeça. O ano que vem, provavelmente terá mais uma versão.
As formas, tamanhos, materiais e cores são diversificados de acordo com a visão e habilidade do artesão.
Curioso alguns trabalhos em movelaria. Como as escrivaninhas/luminárias e a réplica de um banco desenhado pelo arquiteto espanhol Gaudi.
Como sou apaixonada por leituras diversas, foi um prazer encontrar uma livraria entre as diversas stands da feira. 😍
A maioria dos trabalhos é de Pernambuco. Os outros estados brasileiros também foram bem representados.
Não poderia faltar as bebidas e guloseimas artesanais. Bombons, vinhos, licores, queijos e biscoitos artesanais. Delícias para apreciar in loco ou levar pra casa.Roupas e adereços também recebem destaque especial na mega exposição.
No andar superior do Centro de Convenções, ficam as oficinas gratuitas. Que já estavam fechadas quando subimos.
Também no andar superior, foi instalado a exposição fotográfica intitulada como "O Caminho do Artesanato de Pernambuco". As fotos são de autoria de Fred Jordão e o projeto expográfico de Carla Gama e Mariana Sampaio.
Fora da exposição, há uma área reservada decorada utilizando artesanatos diversos. É o Espaço Janete Costa, arquiteta pernambucana que sempre valorizou a cultura e o artesanato regional. Neste ano o espaço foi idealizado pelas arquitetas Bete Paes e Roberta Borsoi. Todas as peças estavam disponíveis para a compra.
Fui, vi e amei! 😍
(As fotos aqui postadas são de minha autoria, tiradas com a permissão dos expositores. Caso alguém se sinta prejudicado ou queira seu nome vinculado ao trabalho de sua autoria, é só postar um comentário abaixo.)
Se gostou, não deixe de curtir e compartilhar.
BOA SORTE e BOM PASSEIO!!!
Veja outras publicações no blog com tema similar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!