CORTINA COM TECIDO BLACKOUT (corta-luz)
Persianas são práticas e facilitam a limpeza.
Já as cortinas são bem mais elegantes e dão um ar acolhedor ao ambiente.
Se você for comprar prontas ou mandar fazer o custo é bem parecido. Irá variar de acordo com o modelo e material escolhido.
Hoje em dia tem persianas com tecido, vinil, poliéster e madeira (natural ou sintética) que fazem bonito em qualquer lugar, mas o preço é mais salgado do que as tradicionais de PVC. Isto sem falar em texturas e cores. Quando aos mecanismos de abertura e fechamento pode ser por bastão, cordão ou automatizadas por painel fixo na parede, controle remoto ou computador. Particularmente, eu ainda não vi, no Brasil, os modelos automatizados.
As cortinas de tecido também possuem uma vasta opção de tecidos (vaporosos ou encorpados) coloridos ou neutros, estampados ou lisos, com ou sem textura. Tudo irá depender do objetivo da cortina. Decorar, diminuir ou controlar a claridade do ambiente, manter a privacidade do espaço, ocultar áreas sem portas. Sempre levando em conta o espaço onde será colocada: Sala de visita? Biblioteca? Quarto? Cozinha? Banheiro? Também a maneira de fixação deve ser escolhida de acordo com o seu gosto pessoal e a área e objetivo a ser atingido. Pode ser varão, trilho suisso, trilho max. Os varões podem ser de madeira, ferro, aço cromado, plástico, cabo de aço. Este último usado para substituir portas de armários debaixo da pia da cozinha ou banheiro. Os trilhos podem ser simples, duplos ou triplos.
Quando você entra em uma loja especializada em cortinas fica meio perdida entre tantas opções. O importante é não agir por impulso. Pesquise muito antes de decidir. Tire fotos com o celular do lugar onde a cortina será colocada e veja se a escolha do tecido e tipo da cortina combina com o local. Principalmente, evite colocar cortinas que no futuro possam cansar e enjoar. Cores fortes e estampas chamativas bonitas à primeira vista, podem pesar o ambiente e enjoar com o tempo. Normalmente, as cortinas ou persianas possuem uma longa duração quando bem conservadas. Pense nisto na hora de fazer a escolha. É melhor uma cortina neutra e usar objetos decorativos (fáceis de serem substituídos) coloridos, do que o contrário.
Depois de por na balança as várias opções no mercado, eu decidi fazer a minha própria cortina de tecido para um pequeno apartamento de um quarto. Na realidade fiz duas. Uma para o quarto e outra para a sala de estar.
Para a sala fiz a opção de um tecido sem blackout. Prometo fazer outra postagem com a mesma. Aguardem.
No quarto, onde a claridade deve ser bloqueada ao máximo, eu optei por um tecido com blackout. Não gosto daquele blackout com cara de plástico. Escolhi um tecido de cor neutra e discreta.
É esta cortina que irei detalhar hoje. Espero que possa ajudar esclarecendo algumas dúvidas.
Eu fiz duas bandas de cortinas que seriam abertas no meio. Cada banda correndo para o canto direito ou esquerdo. O tecido que escolhi foi o blackout da döhler.
Na hora de compra o deslizante, peça ao vendedor para poder testá-lo em um pedaço de trilho. Toda loja tem amostras pequenas de trilho. Observe o acabamento do deslizante. Evite os que apresentam rebarbas e forem irregulares.
Parece besteira, mas eu comprei deslizantes que simplesmente não entraram no meu trilho e os que entraram não corriam com facilidade. Eu tive que comprar outros. Vejam a diferença de um deslizante para o outro:
MATERIAIS:
- tecido com blackout
- trilho max simples
- deslizante para trilho max
- gancho para trilho max
- terminal para trilho max
- linha de costura
- agulha de costura
- alfinete de costura
- tesoura de costura
- régua, fita métrica e lápis
- máquina de costura
- entretela com 8 cm de largura
PASSO-A-PASSO:
- Meça o ambiente onde a cortina será colocada. Não fique restrita apenas ao tamanho da janela. Para um melhor controle da claridade e um efeito mais bonito, ultrapasse a medida da janela.
- Providencie todo o material necessário.
- Tenha em mente como quer sua cortina, todos os cálculos partirão desta medida. Eu fiz duas bandas de cortinas que seriam abertas no meio. Cada banda correndo para o canto direito ou esquerdo. O tecido que escolhi foi o blackout da döhler.
a-) Para calcular o tecido tenha em vista que a cortina com o blackout não precisa ser tão franzida como uma cortina de voal. Além do mais, a minha cortina ficaria sobre um móvel e eu não queria tomar todo o tampo com o tecido. Meça todo o espaço em que a cortina estará inserida e não apenas a janela. Para um melhor controle da claridade é necessário que a cortina não fique limitada à janela. É preciso, ainda, acrescentar uma folga no tecido para que não fique muito esticado quando a cortina estiver fechada. Além, é claro, das bainhas laterais, superior e inferior. No caso de minha cortina eu medi a altura a partir da viga até o tampo do móvel e para a largura considerei toda a extensão da parede. Acrescente no valor da altura a bainha superior e inferior. Na largura do tecido acrescente as bainhas laterais e uma folga no tecido, no mínimo de 60 cm (30 para cada banda). Com estas medidas você irá saber se precisará de uma, duas ou mais alturas. Como o tecido que eu escolhi tinha 150 cm de largura, precisei comprar duas alturas. Uma altura para cada banda da cortina.
- Instale ou contrate alguém para instalar o trilho escolhido. Dica: Este trilho é para ser fixado no teto, bandô de gesso/madeira. Como na parede da janela do quarto, acima da mesma tem uma viga larga e abaixo da janela um móvel fixo na parede, eu resolvi fixar o trilho nesta viga. Importante medir a largura disponível para escolher o trilho adequado (simples, duplo ou triplo). Como minha cortina iria ter apenas uma camada de tecido, eu usei um trilho simples. Sua aplicação em viga requer uma furadeira de alto impacto, que meu marido não tem. Então, compramos o trilho e contratamos uma pessoa para fazer a instalação. Os deslizantes devem ser colocados no trilho no momento da instalação.
- Corte o tecido. Adicione 10 cm na largura (para as bainhas laterais), 06 cm no comprimento para a barra superior e 10 cm no comprimento para a barra inferior. Reserve. Dica: Antes de cortar veja como irá posicionar o tecido na janela. O meu tecido tem listras e resolvi deixá-las na vertical.
- Posicione o tecido na mesa com o direito para baixo e o avesso para cima.
- Para que fique bem reto, marque as medidas em toda a extensão do tecido. Risque com um lápis todas as marcações. Faça isto nas duas bandas da cortina.
- Comece pela bainha superior. Coloque a entretela na marcação, deixando os 2 cm da borda livre. Fixe com alfinete de costura.
- Dobre 2 cm na barra superior do tecido para o avesso e fixe com alfinete.
- Passe na máquina para fixar esta dobra. Use ponto reto. Reserve.
- Vá para a bainha inferior. Dobre 5 cm do tecido em toda sua extensão. Fixe com alfinete e dobre novamente. Você terá uma bainha dupla de 5 cm.
Passe costura reta à máquina.
- Faça as bainhas laterais. Dobre 2,5 cm de cada lado e depois dobre novamente. Fixe com alfinete e passe na máquina. Use ponto reto. Dica: Como no meu tecido, a borda (auréola) não foi cortada e tinha coloração e textura igual ao resto do pano, eu dobrei apenas uma vez. Caso você resolva cortar a borda do tecido, siga a orientação da dobra dupla.
- Volte à bainha superior. Dobre a borda sobre si. Use a entretela como medida.
- Fixe com alfinete e passe costura reta na máquina.
- Passe a cortina com ferro de passar em temperatura média.
- Meça a largura da cortina terminada e divida por 8, marcando com um lápis.
- Prenda com uma agulha de costura e linha os ganchos na bainha superior pelo avesso. É importante que ao costurar o tecido do lado direito da cortina não seja enlaçado. Dica: Como o meu trilho fica aparente e não tem bandô eu costurei os ganchos afastados da borda. Desta forma os ganchos e os deslizantes não ficam aparentes.
- Encaixe os ganchos nos deslizantes já instalados no trilho.
- Coloque o terminal próximo ao canto em que a cortina ficará fixa.
- Serviço concluído.
Difícil não foi, mas requer alguns cuidados e atenção com alguns detalhes.
Colocando tudo na balança, gostei da experiência e já estou me preparando para fazer a cortina da sala.
creio que a minha seja do mesmo tecido , nao sei porque foi minha irma quem comprou, como ela e'meia chucra em certa coisas deixo por conta . eu quem fiz tbem listada do mesmo jeito que vc fez em algumas partes .
ResponderExcluirOlá, José Carlos.
ExcluirEste tecido é ótimo para quarto, deixa bem escurinho.
Se vc quiser envie as fotos de sua cortina para o email thecintra@gmail.com que colocarei em uma atualização da postagem.
Um abraço e obrigada pela visita.
Adorei tudo. Ja to animada para fazer uma cortina
ResponderExcluirJusto o que procurava sobre cortina. Obrigada!
ResponderExcluirOlá, espero ter tirado suas dúvidas.
ResponderExcluirUm abraço.
Volte sempre.
Teresa Cintra
Justo o que eu procurava sobre cortina de tecido e papel de parede bh
ResponderExcluir