Hoje quero mostrar a vocês como fazer uma bandeja de mármore ou granito, praticamente sem gastar nada. Na verdade, a única coisa que comprei foi a cola. Mesmo assim, usei esta cola em outros trabalhos. Então, pode-se dizer que o gasto foi quase "ZERO".
Em uma visita à uma marmoraria para encomendar uma prateleira de granito, vi alguns pedaços de granito junto ao entulho de lixo. O que me chamou a atenção é que se tratava de pedaços cortados uniformemente e polido em um dos lados. A forma era bem variada. Tinha pedaço quadrado, retangular, oval e redondo. Grandes, médios e pequenos. Ao questionar sobre o mesmo, fui informada que era a parte retirada das encomendas de balcão para pia de cozinha, banheiro ou tanque. A parte onde seria colado a cuba era recortada, tendo a própria cuba escolhida como referência para o corte. Apenas uma pequena parte era reaproveitada para trabalhos menores. A maioria era descartada.
Sério?
A pessoa compra o mármore ou granito por metro linear. A parte que é retirada, para adaptar a cuba, está incluída no preço final do produto e vira lixo. 😐 ?????
Nestas horas, vem um milhão de ideias para reaproveitar estes recortes de pedra. A vontade era encher o carro com todas elas. Mas, por um motivo de "pudor" não tive coragem de fazer isto. Para alívio de meu marido que vislumbrando o que viria a seguir, perguntou: Onde você irá guardar estas pedras? Terá que desfazer da maioria das garrafas. (Sim, eu adoro juntar garrafas de vidro). 😇😇
Então, de forma contida, pedi permissão ao dono da marmoraria para pegar uma única pedra. O que me arrependi assim que cheguei em casa. Ainda volto naquela marmoraria e pego outras tampas de balcão com formados e tamanhos diversos.
Além de não cobrar pela peça, eles deram uma lixadinha na lateral da pedra. Um dos lados já era polido e não precisou. O lado não polido não é visível e não achei necessário polir.
Vamos deixar de enrolação e ver o que fiz com a pedra. Não foi nada de extraordinário ou trabalhoso. Apenas coloquei pés no tampo para poder usar sem arranhar a superfície onde ficaria e facilitar o seu manuseio, higienização do espaço, mudança de função, deslocamento para outro lugar, ...
Você pode pôr o pezinho de sua preferência. Eu escolhi rolhas de garrafas de vinho. Sim, elas aquentam o peso e são fáceis de conseguir e cortar. E, não arranham a superfície de sua mesa ou balcão.
👉 Sugiro que você escolha pés que possam ser colados.Pés que precisam fixar com parafuso, necessitam de furar a pedra. O que pode causar quebra durante o processo.
Depois de pronta, use a sua bandeja como quiser. Se sujar é só lavar em água corrente com detergente e secar.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- pedaço de granito ou mármore polido em um dos lados e na lateral;
- 3 rolhas de cortiça (vinho) do mesmo tamanho;
- caneta e régua;
- Estilete ou faca bem afiada;
- Cola universal para artesanato.
PASSO-A-PASSO (PAP):
- Limpe a pedra. Se for preciso lave com água e sabão. Enxague e seque bem.
- Escolha 3 rolhas de cortiça de tamanhos iguais. Dica: O ideal é que elas não tenham nenhum defeito ou falhas. Então separe um número maior e selecione as melhores. Eu eliminei as amassadas.
- Com a régua, mexa as rolhas e marque com caneta o meio. Para que o corte seja homogêneo é importante riscar contornando toda a rolha.
- Use o estilete para cortar as rolhas.
- Verifique se ficaram todas do mesmo tamanho e altura.
- Vire a pedra com o lado não polido para cima.
- Posicione as rolhas sobre a superfície da pedra e veja a melhor distribuição. Dica: Como a minha pedra era grande, para dar melhor estabilidade, eu coloquei seis pés. Se a sua pedra for menor 4 pés bastam.
- Marque o posicionamento das rolhas. Use caneta ou lápis. As quatro rolhas das extremidades, coloquei a uma distância de 3,5 cm da borda. As duas rolhas do meio, aumentei esta distância para 5 cm da borda.
- Passe cola universal para artesanato na face da rolha que foi feito o corte. A que usei foi a da foto abaixo. Mas, existem outras marcar no comércio Dica: de for usar outro tipo de cola, se certifique que serve para pedra e cortiça.
- Cole a rolha no lugar marcado e aperte. Repita o processo com todas as rolhas.
- Para melhor fixar as rolhas, vire a pedra de mármore sobre uma superfície reta e deixe o tempo necessário para a fixação e secagem da cola. Não precisa colocar peso sobre a pedra, pois o próprio peso da mesma já faz pressão o suficiente para aderir os pezinhos. Dica: Sempre leia e siga as recomendações do fabricante da cola.
Esta bandeja fica excelente na cozinha e tem várias utilidades:
- Organizar as garrafas de óleo/azeite e temperos;
- Organizar o cantinho do café/chá;
- Usar como descanso para panelas grandes, como aquela panelona de feijoada ou arroz do encontro de amigos e familiares (pós quarentena);
- Usar como bandeja de frios (queijos, presuntos, ...) ou outras guloseimas.
- As menores, podem servir como suporte para itens do banheiro.
- Como tábua de corte para carnes de modo geral.
- Como apoio de churrasqueira elétrica para interiores. Na foto abaixo, a pedra foi colocada sobre um aparador na varanda do apartamento. E, sobre ela, foi posicionada a churrasqueira. Como o meu aparador é de madeira, o calor da churrasqueira poderia danificá-lo. A função da pedra era de proteção da madeira e melhor acomodação da churrasqueira.
Dica extra:
Um pequeno bônus para quem viu a postagem até aqui.
Use as rolhas como pezinho para outros trabalhos. Como caixas, bandejas ou vasos.
Abaixo, um cachepô de madeira que não tinha pés. Então, eu fiz o mesmo que demonstrei acima e colei rolhas cortadas ao meio para fazer os pezinhos. Acho que ficaram mais charmosos e se for usar em móveis de madeira não irá arranhar.
Se gostaram, façam e compartilhe a ideia. Vamos ajudar o meio ambiente reaproveitando e reciclando o que temos.
Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Beijocas a todos os amigos, familiares e visitantes.
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Obrigada pela visita!!!
Voltem sempre!!!
Eu gosto do artesanato como recurso de inovação, reaproveitamento e reciclagem. Aos poucos vamos criando novas decorações com baixo custo. Sempre unindo o útil ao agradável.
Para quem se animar, deixo alguns de meus trabalhos para embelezar nossa casa:
Adorei a idéia da bandeja, muito útil.Esses dias me fez falta uma pedra na cozinha.Troquei a cozinha e a bancada agora é de madeira .Semana passada resolvi fazer um crocante de nozes para um bolo e sai como louca buscando um móvel com pedra pela casa. Tive que espalhar o melado em uma folha de papel de forno e no móvel do hall de entrada...rsrs...
ResponderExcluirVou já providenciar já uma bandeja dessas.Besitos e tenha um bom fim de semana.
Bom dia, Michelle.
ResponderExcluirFico contente que tenha gostado da ideia da bandeja. Realmente, é muito útil no nosso dia a dia. Depois nos diga como ficou sua bandeja.
Um forte abraço e volte sempre.
T.Cintra
Reaproveitamento é tudo!!! Vou fazer tb… parabéns!!!
ResponderExcluirOlá! Amo reaproveitamento e reciclagem.
ExcluirVc fez a bandeja? Como ficou?
Não deixe de visitar o blog em busca de novas reciclagens.
Um forte abraço e volte sempre.
T.Cintra