Nada melhor que uma deliciosa sobremesa para encerrar uma refeição. Não importa se após o almoço ou jantar, a verdade é que ninguém resiste a um pedaço de torta. E, se for finalizada com doce caseiro de frutas, feito por você mesma, aí o sucesso é absoluto.
Esta receita de hoje tem uma base de massa de biscoito, recheio de cream cheese e cobertura de geleia e doce em calda de laranja caseiro.
👉 Esta torta foi servida após o almoço, em uma época que não havia a pandemia. Entre uma coisa e outra, guardei as fotos e a receita. Só agora tive tempo de postar. Acho uma sugestão simpática para as festas de final de ano. Você pode fazer uma versão reduzida, apenas para os moradores de sua residência. Não deixe de ver as outras receitas de tortas doces do blog.
Tanto a geleia como o doce em calda, você pode encontrar a receita no blog. O modo de preparo é praticamente o mesmo, com pequenas modificações.
Ou se preferir use daquelas de supermercado. Mas, oriento que prove um pouco antes de empregar. Eu já comprei geleia de laranja pronta e não gostei. Achei muito amarga. Prefiro a caseira que você retira todo amargo da casca.
A receita para a geleia de laranja, você encontra AQUI.
Para a receita do doce de laranja em calda, clique AQUI.
INGREDIENTES:
Para uma forma de fundo removível de 20 cm.
Massa de biscoito:
- 175 g de biscoito maisena
- 75 g de manteiga sem sal
- 2 c/sopa de mel de glicose de milho (Karo) ou mel de abelha ou geleia de laranja
- 300 g de cream cheese da marca de sua preferência
- 200 g de queijo em pasta da marca de sua preferência
- 50 g de açúcar refinado ou cristal (ideal que seja refinado)
- ¹/2 c/chá de essência de baunilha
- raspa de um limão
- suco de um limão
- 150 ml de creme tipo chantilly bem gelado (no mínimo 12 horas em geladeira). Dica: Use o chantilly de sua preferência. Pode ser o creme de leite fresco. O importante é estar bem gelado.
Cobertura: A geleia e doce de laranja deve ser empregado gelado. Então se for fazer a receita caseira, o faça com antecedência.
MODO DE PREPARO:
👉 O ideal é preparar a torta (massa e recheio) com bastante antecedência, algo como 6 a 8 horas ou de véspera. Conserve em geladeira. A cobertura deve ser aplicada pouco antes de servir, para que a massa de biscoito não absorva a umidade da calda do doce. Sendo necessário retornar à geladeira para terminar de firmar. Deixe para desenformar a torta imediatamente antes de servir.
Massa de biscoito: Diferente de outras receitas que postei no blog, esta massa de biscoito não é assada.
- Triture o biscoito maisena e reserve. Use o mixer ou o liquidificador. Particularmente eu prefiro o liquidificador. Dica: pode ser usado o biscoito maria ou biscoito de leite.
- Em uma vasilha de inox ou vidro, coloque a manteiga e a glicose de milho. Dica: eu usei geleia de laranja caseira.
- Leve a vasilha ao banho-maria, até a manteiga derreter. Desligue o fogo e misture até ficar homogêneo.
- Junte o biscoito triturado à mistura. Misture bem, inicialmente com a colher e depois com as pontas dos dedos. A massa fica úmida, unida ao apertar, mas quebradiça.
- Despeje na forma de fundo removível (20 cm de diâmetro). Não precisa untar. Dica: Quando eu faço torta para casa eu não tiro o fundo da forma ao servir, para evitar de quebrar. Se você optar em servir a torta sem o fundo da forma, eu sugiro que você coloque papel manteiga no fundo para facilitar a remoção. Modele a massa pressionando-a contra o fundo e ²/3 das laterais da forma. Use as mãos, punho ou dorso de uma colher. Procure deixar as bordas laterais o mais homogêneo que for possível. Esta massa não será assada.
- Cubra a forma com uma tampa ou papel alumínio ou filme plástico culinário.
- Leve à geladeira para gelar, enquanto prepara o creme de queijos. Dica: Não é no congelador.
Recheio - Creme de queijos:
- Em uma vasilha coloque o cream cheese e o queijo cremoso.
- Acrescente a essência de baunilha.
- Adicione o açúcar.Dica: Como o meu açúcar era cristal e não refinado. Misturei primeiro ao queijo cremoso, para que dissolvesse bem. Depois, fui incorporando o cream cheese à mistura. Você pode liquidificar o açúcar cristal para que fique mais fino.
- Misture bem até ficar homogêneo.
- Junte a raspa de limão.
- Despeje o suco de limão ao creme e torne a misturar. Reserve. Dica: Ao misturar o limão, a textura do creme fica alterada, isto é normal.
- À parte, na batedeira, bata o creme para chantilly gelado em velocidade média até formar picos suaves.
- Junte o chantilly batido ao creme de limão. Misture bem até ficar homogêneo.Dica: Como eu usei o creme p/ chantilly de caixinha que vem com 200 ml, eu resolvi bater tudo. Depois, pesei a parte solicitada na receita e guardei a sobra em um vidro com tampa. Se você não tiver balança, basta dividir o creme batido em 4 porções iguais. Use 3 porções (Se cada porção equivale 50 gramas, 3 porções equivalem 150 gramas).
- Retire a forma com a massa de biscoito da geladeira.
- Despeje o creme de queijos sobre a massa de biscoito. Procure nivelar a superfície com o dorso de uma colher ou espátula.Procure não ultrapassar a borda da massa de biscoitos.
- Tampe a forma e retorne à geladeira para gelar e firmar antes de acrescentar a cobertura. No mínimo 3 a 5 horas. Quanto mais tempo ficar em refrigeração mais firme ficará o recheio. Dica: Veja a observação no início do preparo.
Cobertura: A geleia, assim como o doce, deve estar gelada. Nunca empregue a geleia ou o doce quente.
- Retire a forma da geladeira pouco antes de servir, 1 a 2 horas ou menos. Nunca mais do que isto. Dica: Deixar para cobrir a torta com a geleia e doce em calda antes de servir, irá evitar que a massa absorva a parte líquida da cobertura e venha a amolecer. Lembre-se a massa não é assada.
- Espalhe a geleia de laranja sobre a torta. Use uma colherinha pequena e espalhe pequenas porções sobre a superfície da torta. Depois com o dorso da própria colher, espalhe com delicadeza sobre toda superfície. Dica: Não precisa ser uma camada grossa, ou irá escorrer.
- Distribua o doce de laranja sobre a geleia de maneira harmônica.
- A quantidade de geleia e doce depende do gosto de cada um. Eu prefiro colocar um pouco menos e deixar o pote de doce na mesa para quem quiser mais.
- Tampe a forma e retorne à geladeira até o momento de servir, para terminar de firmar. Mais ou menos 1 a 2 horas. Isto irá manter o doce e geleia com uma consistência mais firme.
- Retire a torta da geladeira imediatamente antes de servir. Solte a lateral da forma com cuidado para não quebrar a massa. Se for necessário use uma faquinha pequena e de ponta fina para auxiliar no processo.
- Passe para uma travessa, bandeja ou prato de vidro ou outro material.
- Sirva imediatamente.
Tendo sido servida no almoço, não foi possível apagar as luzes para que alguém pegasse o último pedaço. 😂😂😂 Então, sobrou um pedaço da torta que ficou esquecida na geladeira, devidamente coberta, por 3 dias. A apresentação ficou um pouco sofrível após 3 dias na geladeira. Vejam a foto abaixo.
Resolvi arriscar e comer. A textura e o sabor do recheio estavam preservados. A geleia e a calda do doce, escorreram e encharcaram a massa de biscoito que amoleceu. Apesar da cobertura ter ficado um pouco seca, o sabor da laranja continuava presente.
Mas, no geral, continuava deliciosa. Comi até o último pedaço. 😋😋😋
👉Variação:
Para obter outros sabores, basta mudar a geleia ou usar compotas de frutas com outros sabores. Sugestão: Geleia de uva, geleia de morangos, geleia de maracujá, geleia de frutas vermelhas, ...
Espero que tenham gostado da receita de hoje.
Se gostaram façam e compartilhem. Se vocês fizerem esta receita, me enviem as fotos. Vou colocá-las na atualização do link.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Se gostou não deixe de ver as outras receitas de tortas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!