Laranja ponkan ou poncã ou laranja vermelha é um tipo de tangerina. Fruta cítrica de sabor adocicado, coloração alaranjada intensa e a casca "frouxa" fácil de descascar com as mãos.
E foi esta laranja que usei para fazer a geleia que irei postar hoje. Você pode usar a casca de outras laranjas, tendo o cuidado de tirar bem o amargo da casca. Mas, a coloração da ponkan deixa a geleia com uma cor maravilhosa.
Considerações iniciais:⇒ Se for usar uma quantidade maior de cascas, aumente os demais ingredientes proporcionalmente.⇒ A quantidade do açúcar irá variar se você prefere a sua geleia pouco ou muito doce. Eu particularmente prefiro com pouco açúcar para não ficar enjoativa.⇒ O molho das cascas para tirar o "amargor" é essencial para o sucesso da receita. Algumas pessoas preferem ferver as cascas por três ou quatro vezes, sempre trocando a água. Mas, eu prefiro do jeito tradicional que leva de dois a três dias. Acho que o amargo sai com resultado mais satisfatório.⇒ As cascas devem ser pesadas secas. Portanto, antes do molho em água.⇒ Obs: se for usar laranja da terra ou outra de casca "dura", tem que "ralar" levemente a casca. As laranjas com casca macias não precisam ser raladas.
Animados para aprender a receita de hoje? Então vamos ao que interessa: os ingredientes e modo de preparo.
- 200 g de casca de laranja ponkan ou mexerica;
- 1 laranja ponkan ou mexerica inteira (sem casca e sementes).
- açúcar a gosto (100 g se preferir menos doce e 150 g se quiser mais doce);
- suco de meio limão;
- 4 a 5 cravos da índia. Dica: eu costumo colocar um pouco mais. Isto vai do gosto e paladar de cada um;
- água o suficiente.
MODO DE PREPARO:
- Pese as cascas.
- Lave as cascas. Dica: Não precisa ralar a casca se estiver usando laranjas ponkan.
- Coloque as cascas da laranja (ponkan ou mexerica) em uma vasilha ou pote. Cubra totalmente com água. Deixe de molho por 2 a 3 dias. Troque a água a cada 8 horas. Dica: para que as cascas não fiquem boiando, coloque um pequeno pires sobre as mesmas. Isto irá ajudá-las a afundar.
- No final do segundo ou terceiro dia, escorra as cascas. Dica: Prove um pedacinho para ter certeza de não estar amargo.
- Passe as cascas em água corrente para tirar a água amarga. Escorra bem. Reserve. Dica: até este ponto a receita é igual à receita de "casca de laranja cristalizadas", já postada neste blog.
- Descasque a laranja inteira (apenas os gomos). Dica: Não use a casca sem que tenha passado na água para tirar o amargor.
- Pique os gomos da laranja e retire as sementes e "fiapos".
- Coloque as cascas e a laranja picadinha no copo do liquidificador.
- Bata no liquidificador com um pouco de água. Para facilitar, bata pequenas porções por vez.Dica: Não bata muito para ficar alguns pedacinhos. Use a tecla pulsar.
- Coloque as cascas trituradas em uma panela. Complete com mais água se achar necessário.
- Acrescente o açúcar. Dica: eu sei 100 g de açúcar para 200 g de casca.
- Leve ao fogo até ferver.
- Acrescente os cravos e o suco de limão.
- Diminua o fogo para brando e deixe cozinhar. Dica: Se durante o processo precisar de acrescentar água, ela deve estar bem quente.
- Retire a espuma que se forma na superfície com uma colher ou escumadeira.
- Não precisa mexer constantemente, apenas de vez em quando. Deixe a calda secar e engrossar um pouco. O ponto é quando a casca muda o aspecto. Não chega a ficar transparente, mas o branco da parte interna fica diferente. Dica: A geleia deve ficar grossa sem secar muito. Quando esfria ela engrossa mais.
- Passe para vidros lavados, esterilizados e aquecidos. Primeiro distribua os cravos nos potes de maneira equilibrada. Dica: Se sua bancada for fria (mármore ou granito), forre-a com um paninho para evitar choque térmico e a quebra do pote de vidro.Despois despeje a geleia "quente" nos potes. Encha até o gargalo, mas sem chegar na borda.
- Tampe e deixe de cabeça para baixo até esfriar totalmente.
- Rotule se achar necessário.
- Para aumentar a durabilidade é preciso pasteurizar. Se você não optar em pasteurizar, conserve sua geleia em geladeira.
- Após abrir o pote pasteurizado é preciso manter em geladeira.
O uso da geleia é bem diversificado:
- Rechear bolos, cupcakes, tortas, cheesecake.
- Como cobertura para sorvetes e cremes.
- Para adoçar e saborizar iogurtes naturais.
- Passar em pães, torradas, bolachas ou biscoitos.
- Sobre salada de frutas, panquecas e crepes doces.
- Incrementar pavês, gelatinas e outras sobremesas.
- Algumas geleias podem ser acrescidas de pimenta e serem usadas sobre assados de aves, carnes e peixes. Acho que a geleia de laranja iria conferir um sabor adocicado nos pratos salgados. Arrisque e tente.
- Que tal uma salada agridoce? É só acrescentar um pouco de geleia sobre a mesma.
Espero que vocês tenham apreciado a receita de hoje. Se gostaram, curtam, compartilhem e, principalmente, façam.
👉 Se vocês fizerem não deixem de me enviar as fotos. Vou colocá-las na atualização do link.📧
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser de artes, guloseima ou companhia (viagens, passeios, pensamento, dicas, ...,).😚💋
Casca de laranja cristalizada
Geleia de amoras
Geleia de caqui e acerola
Geleia de jabuticaba
Geleia de morango
Obrigada pela visita, voltem sempre!
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus familiares, amigos e visitantes,
Teresa Cintra
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!