Translate

Menu

domingo, 9 de janeiro de 2022

TIRINHAS DE CASCAS DE LARANJA CRISTALIZADAS

O que você faz com a casca da laranja? 
Faz adubo? Aromatizante para a casa? Ou, simplesmente joga fora?
Que tal fazer casquinhas de laranja cristalizadas? Uma ideia deliciosa e delicada para depois das principais refeições. 😋😋😋
Durante minha infância, em Minas Gerais, vi minha mãe preparando deliciosas laranjas em calda. Para isto, ela utilizava um tipo de laranja especial, conhecida por lá como "laranja da terra". De casca bem grossa, gomos secos e ácidos, não prestava para comer ou fazer suco. Seu uso era exclusivo para fazer doces em calda.  
Por muito tempo imaginei que este tipo de doce só era possível com aquela espécie de laranja e feito daquele jeito. Mero engano. 
Com o tempo, descobri que qualquer casca de laranja e limão, desde que bem grossas, se prestam ao doce. E, não apenas o doce em calda, mas geleias e tiras de casca cristalizadas.
Hoje irei postar como preparar esta doçura que concentra o sabor da laranja e encanta o paladar: Tirinhas de cascas de laranja cristalizadas.
Na receita de hoje irei utilizar a laranja ponkan, por ter a casca grossa e ao mesmo tempo macia. 👉 Não é preciso ralar a casca da ponkan como no caso da "laranja da terra" que tem a casca muito dura.
ATENÇÃO: Tempo chuvoso e muito úmido dificulta a cristalização e endurecimento das casquinhas. Para quem pretende fazer para revenda, vale pesquisar sobre desumidificadores para frutas. 
INGREDIENTES:
Para o tirar o amargo das cascas
  • água em quantidade suficiente
  • vasilha de plástico ou vidro grande o suficiente
Para preparar o doce com as cascas:
  • Cascas de 5 laranjas Ponkan ou outra laranja com casca grossa
  • 1 xíc/chá de água
  • ¹/2 xíc/chá de açúcar cristal
  • 4 a 5 cravos da índia (opcional)
  • Panela ou frigideira funda
Para cristalizar as cascas:
  • doce pronto e ainda quente
  • açúcar cristal (não pode ser refinado) em grande quantidade
  • bandeja ou tabuleiro grande
  • tapete de silicone ou papel manteiga 
MODO DE PREPARO:
Para o tirar o amargo das cascas: Este processo leva de 2 a 3 dias
  1. Escolha 5 laranjas maduras e saudáveis.
  2. Descasque as laranjas com cuidado procurando deixar a casca o mais inteira possível. Dica: use os gomos como sobremesa, preparo de bolo, em de salada de frutas ou suco.
  3. Coloque as cascas em uma vasilha funda e cubra com água.
  4. Cubra as cascas com um pires ou pratinho, para que as cascas afundem na água. Este pires ou pratinho deve ser menor que  a boca da vasilha.
  5. Troque a água três vez ao dia, durante 2 a 3 dias. Tipo, a cada oito horas. Ou, pela manhã, à tarde e antes de dormir. Adapte o horário ao seu ritmo de vida.
  6. No segundo dia (48 horas de molho com trocas de água três vezes ao dia), corte um pedacinho da casca e prove. Se ainda estiver amarga, deixe mais um dia. Se não amargar, passe para a etapa seguinte, o preparo do doce.
👉 Algumas pessoas substituem este processo com fervura das cascas por 5 minutos, trocando a água e repetindo o processo por mais duas vezes. Eu já fiz isto, mas achei que permaneceu um resquício do amargo. Então, sempre opto pelo processo tradicional e antigo das trocas de águas.  
Para preparar o doce com as cascas:
  1. Escorra as cascas de laranja. Não precisa secar.
  2. Em uma tábua para frutas, corte as cascas em longas tiras. Nem muito grossas e nem muito finas.
    Dica: eu achei mais fácil cortar as tiras pelo lado interno das cascas, a parte mais mole, por assim dizer.
  3. Passe as cascas para uma panela ou frigideira funda. Eu preferi a frigideira.
  4. Espalhe o açúcar por cima.
  5. Adicione a água.
  6. Deixe alguns segundos até o açúcar ficar "molhado".
  7. Ligue o fogo brando e deixe cozinhar lentamente. Meça de vez em quando, para que o cozimento seja uniforme. Não precisa mexer constantemente.
  8. Ao formar uma calda fina, acrescente os cravos da índia. Lembre-se que é opcional, mas eu gosto do sabor agregado.
  9. Deixe cozinhar em fogo brando até ficar com a calda mais grossa e a parte branca da casca algo transparente. Dica: A calda não deve engrossar muito. Se for preciso acrescentar um pouco de água durante o processo, use água quente, nunca fria.
  10. Com o auxílio de uma escumadeira, passe as cascas para uma peneira apoiada em uma vasilha. Deixe escorrer o excesso da calda na vasilha.
  11. Inicie, imediatamente, o processo de cristalização das cascas.
👉 Guarde a calda residual da frigideira e da vasilha que recebeu a peneira com as cascas. Use esta calda para molhar bolos, preparar doces e geleias.
Para cristalizar as cascas:
  1. Em uma travessa, coloque uma camada grossa de açúcar cristal.
  2. Sobre o açúcar cristal, espalhe as tiras de laranja cozidas. 

    Dica: Eu não sei vocês, mas eu sou meio que agoniada. Esperar os três dias de molho já foi uma tortura. Virei a peneira todinha sobre o açúcar. O ideal é ir colocando aos poucos e ir envolvendo as tirinhas no açúcar. 
  3. Retire os cravos da índia.
  4. Espalhe mais açúcar sobre as tiras.
  5. Com as mãos envolva as tiras no açúcar.
  6. Prepare um ou mais tabuleiros ou assadeiras com papel manteiga ou tapetinho de silicone. Dica: Eu optei pelo tapete de silicone.
  7. Arrume as tirinhas nos tabuleiros ou assadeiras. Não sobreponha uma tira na outra, devem ser arrumadas lado a lado o mais esticadas possível.
  8. Procure deixar as tirinhas um pouco afastadas umas das outras. Eu as deixei muito próximas e durante o processo de cristalização, tive que realocá-las. Elas estavam grudando umas nas outras.
    Então, nada de economizar utensílios. Use quantas assadeiras forem necessárias.
    Com muita calma fui desgrudando as tirinhas e arrumando em outros tabuleiros.
    No final usei duas formas. Uma retangular grande e uma redonda. 
    Vejam como as tirinhas estão bem separadas. Embora não estivessem meladas, ainda não estavam secas o suficiente e precisaram ficar mais um pouco de tempo secando.
  9. Deixe as assadeiras em local arejado, seco, sem poeira, sem calor e sem sol direto, para ocorrer a cristalização e secagem. Dependendo da umidade relativa do ar, isto pode demorar 2 a 3 dias. Dica: Como o ar condicionado desumidifica o ar, você pode colocar as bandejas em local refrigerado. Mas, nunca em geladeira ou no forno ligado.
    O ideal é deixar sem cobrir. Mas, minha "neurose", da época de enfermeira, me fez cobrir com pano de prato. Fato que contribuiu para demorar um pouco mais para secar e cristalizar.
  10. Enfim, o processo foi finalizado. Como a cidade em que moro, Recife, tem uma elevada taxa de umidade relativo do ar, esta etapa demorou 3 dias. Você sabe que deu certo quando a tirinha fica seca e firme.
  11. Coloque as tirinhas em vidros limpos e esterilizados. Tampe bem.
Espero que vocês tenham apreciado a receita de hoje. Se gostaram, curtam, compartilhem e, principalmente, façam.

Variedade: Substitua as cascas de laranja ponkan por cascas de limão siciliano. Siga o mesmo processo. Fica uma delícia. 😋😋😋😋

👉 Se vocês fizerem a receita, não deixem de me enviar as fotos e o que acharam. Vou colocá-las na atualização do link.📧 Se quiserem ser nominados na atualização, não esqueçam de colocar como querem ser identificados, nome próprio ou um apelido.

Beijocas e até a próxima postagem que pode ser de artes, guloseima ou companhia (viagens, passeios, pensamento, dicas, ...,).😚💋
Obrigada pela visita, voltem sempre!
***********************************************************************************************************

ATUALIZAÇÃO 24/JUN/2021

Na cidade onde moro, nesta época do ano, chove muito e a umidade do ar fica bem elevada, mais do que já é, se comparada com outras regiões do país. Contrariando todas as recomendações de não fazer as tirinhas em lugares muito úmidos, eu resolvi tentar. 😏😇
Usei cascas de 4 laranjas ponkan (aquela mexerica grandona e de casca grossa e macia).
Fiz o processo como postei acima. Molho por 2 dias (provei e não estava amarga, não precisando do terceiro dia de molho), cozimento em água e açúcar (desta vez não usei os cravos), envolvimento no açúcar cristal e secagem sobre papel manteiga por 2 a 3 dias. 
Mas, no dia seguinte do início da secagem sobre o papel manteiga (um pouco menos de 24 horas depois de passar no açúcar), estava melado. Tudo muito melado. 😨😩 
Parecia que as tirinhas tinham sido passadas em uma calda. O açúcar tinha derretido não pelo calor, mas pela umidade excessiva do ar. Algo já esperado. E agora? Volto para panela e faço doce de laranja? Bato tudo no liquidificador ou mixer e faço geleia? Jogo tudo fora e esqueço o assunto, como se nada tivesse ocorrido? 😕😯😶
Não! Não segui nenhuma destas sugestões. Como sou teimosa, insisti nas tirinhas de laranja.
Coloquei açúcar cristal em uma vasilha e passei as tirinhas novamente no açúcar, uma a uma. Antes, delicadamente, procurei tirar o máximo do "melado" para que o novo açúcar grudasse sem voltar a melar. Reorganizei cada tirinha em um novo tabuleiro com novo papel manteiga. Deixei secar em uma área da casa arejada e sem calor ou sol. Para tanto, foi necessário fazer um rodízio pela casa. No período da manhã deixei na minha sala de visita. No período da tarde, na minha varanda, onde o  sol só bate pela manhã. E, à noite, ficou no quarto de minha filha que, mesmo neste tempo, só dorme com o ar condicionado ligado. O ar condicionado diminui a umidade do ambiente, então ... resolvi arriscar. Meu Deus, pedi pra minha formiguinha tomar conta do doce. 🐜🐜🐜 Realmente, estou arriscando. 😂😂
Com um pouco mais de 24 horas, depois de repassadas no açúcar, as tirinhas já estavam firmes, cristalizadas e deliciosas. Prontas para serem embaladas e degustadas. Resolvi deixar mais 12 horas antes de embalar, apenas para garantir.
Valeu todo o aperreio e estresse. 😋😋😋 
👉O açúcar que sobrou na travessa da repassagem das tirinhas juntei com o melado que escorri das mesmas e guardei em um pote com tampa. Ficou úmido, mas serve para adoçar sucos, café, chá ou usar em bolos.  
Se não tivesse dado certo iria usar para fazer geleia ou doce em calda. Na cozinha, tudo pode ser feito. Basta um pouco de imaginação, determinação e ousadia. Mas, não se esqueça que alguns princípios básicos precisam ser seguidos. Frutas cristalizadas não combina com calor excessivo, sol, forno e nem com umidade do ambiente ou materiais. A não ser que vocês tenham um desumidificador. Mas, isto só compensa se for por questões comerciais.
Fica a dica: Tenha paciência ou assuma o risco, isto é com vocês. 
Fiquem em paz e harmonia. No final tudo dá certo de uma maneira ou outra. 😇😇😇
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus familiares, amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!