Albufeira, é uma cidade litorânea do distrito de Faro, na região do Agrave, no sul de Portugal.
Possui uma ampla costa banhada pelo Oceano Atlântico, com várias e diversificadas praias. Esta antiga vila de pescadores é, nos dias atuais, um grande polo turístico de lazer diurno com uma movimentada vida noturna (bares, restaurantes, discotecas, pubs).
O que torna a região propícia ao turismo, além de suas praias, é o clima agradável mesmo no inverno. O sol é uma presença constante em mais de 300 dias do ano e a temperatura oscila dos 12°C em janeiro (inverno europeu) e 30°C em agosto (verão europeu) temperatura que fica mais agradável com a constante brisa marítima. Além das belezas naturais e clima, não podemos de deixar de mencionar a qualidade de vida, excelente infraestrutura urbana e turística, segurança e facilidade de acesso.
Viajando de Sevilha (Espanha) para Albufeira (Portugal)
Saímos de Sevilha após o café da manhã com destino à cidade de Albufeira. Viajamos de carro alugado.
Atravessamos a fronteira da Espanha para Portugal, cruzando o rio Guadiana, pela Puente Internacional del Guadiana, construída em 1991. Uma magnífica obra de engenharia ligando os dois países.
Chegamos em Portugal, região do Algarve. Foram 231 km em uma estrada bem pavimentada, com pouco movimento.
Aproximadamente, foram 2h30min de viagem, sem intercorrências.
Lembrando que este relato é de uma viagem realizada em maio/2019. Bem antes da pandemia que se alastrou em 2020 por todos os continentes do planeta.
Hospedagem:
Por ser uma cidade muito procurada pelo turismo praieiro, a cidade possui várias opções de hotelaria. Escolhemos, através da Internet, o Hotel Alfagar Cerro Malpique (★★★). Localizado perto do centro da cidade e da praia, com estabelecimentos comerciais e pequenos mercados nas proximidades. Estacionamento disponível para os hóspedes. Excelente localização, custo e benefício.
Mais do que um hotel, um apart-hotel com amplo quarto com varanda e vista para o mar, banheiro privativo, sala de estar com televisão, pequena cozinha equipada e área para refeições.Ficaremos um único dia antes de seguir para Lisboa. Mas, será uma imersão voltada para o relaxamento e descanso, do que propriamente exploração dos pontos históricos e culturais.
Este hotel fica em uma área mais alta. Para comodidade dos hóspedes, existe um pequeno caminho pedonal que leva para a praia central mais próxima.
Parece perto, e é. Mas, não se engane. As ruas são bem irregulares com muitas curvas e bifurcações, um verdadeiro emaranhado. Se você não conhece a região pode terminar longe do ponto desejado. Sugiro o uso do GPS ou google Maps para orientar seu deslocamento até o ponto desejado.
Esta região ficou sob domínio árabe por muito tempo, lá no passado, quando dominavam a Península Ibérica. Inclusive o nome Albufeira, tem origem árabe (Al-buhera) e significa "castelo do mar". Poético.
Passado que pode ser observado na atual arquitetura urbanística, com as construções brancas entrecortadas com vegetação.
Bora, deixar de conversa e vamos explorar os encantos e delícias desta pitoresca cidade.Centro Antigo ou Centro histórico
Seguimos para o Centro Antigo ou Old Town Square, considerada a zona nobre de Albufeira. Área onde ficam as construções mais antigas da cidade, com suas fachadas preservadas.
Aqui, você encontra vários restaurantes e bares diurnos com grande variedade de cardápios locais e internacionais.
A vida noturna não deixa a desejar, sendo bem animada e agitada, principalmente entre os meses de alta estação da região que vai de março a outubro. O centro histórico da cidade é formado por praças, ruas e ruelas pedonais. Algumas ruas, recebem trabalhos em mosaicos de pedras portuguesas.
Nas lojas das ruas do centro, você encontra um pouco de tudo. Roupas, bijuterias, jóias, acessórios, artesanato local, vinhos, cafeterias, bares, ..., tudo a preços convidativos.
No início, eu fiquei um pouco desconfortável em estar circulando nas lojas com roupas de banho. Mas, não fomos os únicos. As pessoas não pareciam se importar, fossem elas turistas ou comerciantes. Terminei relaxando e curtindo o passeio. Afinal, Albufeira é uma região praieira e turista é sempre turista. 😎
No início, eu fiquei um pouco desconfortável em estar circulando nas lojas com roupas de banho. Mas, não fomos os únicos. As pessoas não pareciam se importar, fossem elas turistas ou comerciantes. Terminei relaxando e curtindo o passeio. Afinal, Albufeira é uma região praieira e turista é sempre turista. 😎
Miradouro do Túnel e Praia do Peneco
Miradouro do Túnel com a Praia do Peneco ao fundo.
O miradouro recebe este nome por ser acessado por um curto túnel escavado na rocha, que passa por baixo do Hotel Sol e Mar. O acesso também pode ser feito pela praia.
A Praia do Peneco também é conhecida popularmente como a Praia do túnel.
Como se fosse um imenso anfiteatro, a cidade fica localizada em posição mais elevada que as areias da praia e o mar.
Se você estiver na praia e não quer "sujar" os pés com areia, use os caminhos de madeira. Amei. 😉😎 (Não, não sou eu na foto).Os toldos, cadeiras e espreguiçadeiras são disponíveis para aluguel.
Dia claro e ensolarado, céu e mar azul, larga faixa de areia fina. O que mais poderíamos querer?
Se a sede ou fome apertar, existem bons restaurantes e bares na redondeza. Elevador do Peneco
Para facilitar o acesso da praia ao topo da encosta do penhasco e vice-versa, um imponente elevador elétrico foi construído. Conhecido como Elevador do Peneco com 28 metros de altura, aproximadamente. É público e gratuito.
A costa do município de Albufeira é banhada pelo Oceano Atlântico, formando 30 Km de praias diversificadas. Veremos apenas as praias centrais.
Do alto, você tem uma boa visão da orla marítima central da cidade. Dá a sensação de ser uma única e comprida praia. Mas, são várias praias, uma ao lado da outra.
Na orla da praia, existem vários hotéis, restaurantes e bares.
Na área mais larga da areia, fica a Praia do Peneco. Ao lado da Praia do Peneco, fica a Praia dos Pescadores. O "traço" negro distante que parece estar invadindo o mar é um píer de madeira. Após este píer, fica a Praia do Inatel, seguida pela Praia dos Alemães, Praia do Brasão e, na ponta, o Leixão dos Alhos.
A Praia do Inatel recebe este nome como referência ao Inatel Albufeira Praia Hotel. As demais praias (dos Alemães e do Brasão) é difícil saber onde começa e termina. Parece uma única praia, sem distinção.
Já o Leixão dos Alhos é uma formação bem acidentada com uma plataforma de cimento, onde é possível fazer pesca de anzol.
Bem curiosa é a formação rochosa no meio da Praia do Peneco, apelidado de Peneco Rock. No início, eu pensei que era resultado de escavações humanas, para formar uma faixa larga de praia. Mas, depois de pesquisar, descobri que não houve interferência humana em sua formação. A grande rocha de arenito foi formada pela força da natureza. Movimentos das mares e ventos marítimos, causaram erosão na rocha de arenito da costa litorânea e resultaram neste monumento geológico natural.
Esta região é circundada por falésias, cujo topo é "empoleirado" por antigas construções na maioria brancas.
A construção circular, nas areias da praia Peneco, é o Roca Beach Bar & Restaurante.
A construção circular, nas areias da praia Peneco, é o Roca Beach Bar & Restaurante.
Próximo a este ponto, um caminho sinuoso, um misto de rampa e escadas, leva até a parte alta da cidade. Interessante os caminhos de tábuas na areia da praia.
Ao lado do elevador, há uma pequena praça/mirante com bancos e parapeito em vidro, permitindo a apreciação da praia e mar.Neste ponto, temos um ângulo diferente da praia e do caminho sinuoso que leva à praia.
Dia ensolarado com mar azul-turquesa é um convite ao mergulho. 🌞
👉Aqui deixo o meu alerta: a água é gelada. Não sei na alta temporada do verão local, mas para quem está acostumado com as águas do nordeste brasileiro, é um banho de água fria. Pensem num susto. 😂
Deck de observação / Gat Park
Praticamente ao lado da plataforma do Elevador Penedo, no lado contrário às praias que vimos, há outro ponto de observação, conhecido como Deck de Observação do Gat Park.
Resolvemos caminhar até lá. Como o terreno é muito irregular e inóspito, tivemos que contornar por fora.
Dizem que aqui vivem vários gatos de rua, daí o nome tão peculiar. Estes gatos são cuidados e alimentados por uma associação de proteção aos bichanos, os "Amigos dos Gatos de Algarve". 🐱🐾 Que fofo!
Parque dos gatos? 😏😉 Não vimos nenhum gato, talvez pelo horário e o sol muito quente. Mas, a vista, ..., é maravilhosa. 😍
Se quiser ver os gatos, vá ao deck de manhãzinha ou no pôr-do-sol.
A localização do deck fica no alto de ponta rochosa de arenito que avança sobre o mar, sem praia de areia no seu entorno.
Porto/Doca de PescaNas fotos abaixo, observem os dois pontões que avançam para o mar, como se fossem dois longos braços. São os pontões que protegem o Porto/Doca de Pesca e a Praia Baleeira.
Na metade do século XIX, a economia de Albufeira cresceu com as atividades piscatórias. No início do séc. XX, se destacou pela exportação de peixe e de frutos secos. Entretanto, entre 1930 a 1950, esta atividade entrou em falência e foi reduzida a subsistência de poucos pescadores que persistem na pesca até os dias atuais.
Na metade do século XIX, a economia de Albufeira cresceu com as atividades piscatórias. No início do séc. XX, se destacou pela exportação de peixe e de frutos secos. Entretanto, entre 1930 a 1950, esta atividade entrou em falência e foi reduzida a subsistência de poucos pescadores que persistem na pesca até os dias atuais.
Apenas nos primeiros anos da década de 1960, Albufeira despertou como fenômeno turístico internacional, com crescimento da indústria hoteleira, restaurantes e desportos aquáticos.
Da antiga tradição de pesca, resta o Porto/Doca de Pesca que preserva alguns barcos de pesca artesanal e mantém viva a antiga tradição piscatória. De lá, é possível a contratação de passeios marítimos pela costa e às grutas marinhas do município de Albufeira.
Além do Porto, continuando pela orla, mais praias.
Restaurante Grill 54
Albufeira é uma antiga vila de pescadores que mantém a tradição nos restaurantes locais.
Entre tantos restaurantes, escolhemos o Restaurante Grill 54, especializado em cozinha Mediterrânea e Portuguesa, com grande variedade de peixes e mariscos frescos.
Localizado na parte alta da praia, próximo aos mirantes que visitamos. Ambiente agradável e refrigerado, com linda vista da praia, cerveja gelada, boa comida, bom preço. Um bom lugar para almoçar.
Nossa opção: Cerveja Estrela + sardinhas (entrada) + Robalo grelhado na brasa com batata e salada. Confesso que não gostei das sardinhas, forte sabor de maresia. Pedimos por ser um prato típico português, segundo nos falaram. Mas, o robalo estava maravilhoso e rapidamente esquecemos a decepção pelas sardinhas.
Próximo ao restaurante fica a Igreja de São Sebastião. Edifício do início do século XVIII, com uma única nave, na Praça Miguel Bombarda. Possui um portal principal com decoração barroca e um portal lateral manuelino.
No seu interior, destaque para a cúpula e o retábulo em madeira, único na região, com imagens dos séculos XVII e XVIII. Conta ainda, com uma imagem da Senhora da Piedade mutilada. Nesta igreja funciona o Museu de Arte Sacra de Albufeira. Infelizmente, estava fechada e não visitamos.Abaixo a vista do portal principal talhado em estilo barroco.Momentos agradáveis sempre passam rápido e o tempo parece voar. Após algumas horas relaxando e circulando na praia, mais uma refeição.
Jantamos no Restaurante Bravo, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, também conhecido como Praça Jardins.
Frango Piri-Piri, cerveja sagres + vinho rosé.
Frango grelhado com batatas fritas e salada. Piri-Piri é a pimenta utilizada no molho picante que acompanha o prato. O que aparece separado em um pequeno pote de vidro. 😋
Não é muito grande, mas tem um pouco de tudo. Supermercado, lojas diversas, restaurantes, cafeterias e um amplo estacionamento. Próximo do centro turístico e do nosso hotel.
Frango grelhado com batatas fritas e salada. Piri-Piri é a pimenta utilizada no molho picante que acompanha o prato. O que aparece separado em um pequeno pote de vidro. 😋
Ao final do dia, voltamos ao hotel.
Entre os encantos do caminho, um pé carregado de frutas. No Brasil, esta fruta é conhecida como ameixa amarela ou nêspera japonesa. Quando criança, eu e minhas irmãs sempre nos deliciávamos com a fruta colhida em um pé na horta de nossa casa paterna. Bateu nostalgia e saudade de um tempo que não volta mais.
Pedi permissão para colher alguns frutos. Acharam curioso e autorizaram. Tive a impressão que desconheciam que o fruto era comestível. Não resisti e colhi vários frutos. Hummmm, delícia. A polpa é carnuda e suculenta, com sabor de infância. Nem muito doce, nem muito ácida. 😋😋😋
Depois de um bom banho e relaxar alguns minutos enquanto degustava as pequenas frutas, resolvemos fazer um passeio de carro pela cidade. Apenas circular sem destino certo. Muitos pontos turísticos, tipo museus, galerias e igrejas estavam fechados. Terminamos em um Shopping Center, o Albufeira Shopping, na rua do Município.
Retornamos ao hotel e relaxamos na área da piscina, aproveitando as últimas horas de sol.
A área da piscina serve como um mirante exclusivo dos hóspedes do hotel.
Onde desfrutamos da vista e dos últimos momentos de sol.
Impossível não reparar nas curiosas chaminés que despontam dos telhados. Herança árabe?
A área da piscina serve como um mirante exclusivo dos hóspedes do hotel.
Onde desfrutamos da vista e dos últimos momentos de sol.
Olhando atentamente, você descobre algumas curiosidades que não tivemos tempo de visitar in loco.Miradouro do Pau da Bandeira
As vistas da cidade e do mar são maravilhosas.
Na orla da piscina do hotel, não fomos os únicos a desfrutar das belas vistas da cidade. Tivemos uma companhia inesperada e inusitada. Chegou sem convite e se instalou sem o menor constrangimento.
O que não vimos ou visitamos:
- Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira
- Torre do relógio (antiga torre muçulmana)
- Igreja de Sant'Ana
- Capela da Misericórdia (antiga mesquita árabe)
- Igreja Matriz de Albufeira
- Interior da Igreja de São Sebastião e Museu de Arte Sacra
- Marina de Albufeira
- Mirante do Pau Bandeira (principal mirante da cidade)
- Galeria de Arte do pintor Samora Barros
- Outras praias do município de Albufeira: Praia do Galé; Praia Manoel Lourenço; Praia da Balbina; Praia do Evaristo; Praia do Castelo; Praia da maré das Porcas; Praia da Fraternidade; Praia da Coelha; Praia da Ponta Grande; Praia Secreta; Praia da Ponta Pequena; Praia do Ninho da Andorinha; Praia dos Piratas; Praia de São Rafael; Praia da Vigia; Praia dos Arrifes; Praia dos Aveiros; Praia dos Paradinhas; Praia da Oura; Praia da Santa Eulália; Praia da Balaia; Praia Maria Luisa; Praia Olhos D'água; Praia da Falésia (Praia do Barranco).
Eu simplesmente amei Albufeira. Uma cidade muito acolhedora e agradável. Ideal para um final de semana à dois ou com amigos e familiares.
Animados? Então traçam o roteiro da viagem, comprem as passagens e façam as malas.
Bjs e até a próxima viagem!!!
⇨ 😎Viajando e sempre aprendendo. As informações, foram conseguidas in loco, nos folhetos informativos dos monumentos, na recepção do hotel, em conversas com a população local ou através de pesquisas na internet ("Santo Google" 🙌). 😉 Se gostaram, façam as malas e boa viagem. ✈🚌🚊🚗 Mas, antes confirmem como estão as regras com relação à pandemia, necessidade de passaporte de vacinação, uso de máscaras e outros cuidados exigidos, além da liberação dos pontos turísticos. 😷😷😷
Não deixem de curtir e compartilhar.
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios, ..., devaneios)!!! 💋💋💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!