Translate

Menu

quinta-feira, 11 de abril de 2019

BARCELONA, Espanha

Barcelona, é a segunda cidade mais populosa e a mais visitada da Espanha, sendo a capital da comunidade autônoma da Catalunya, no Reino de Espanha.
Uma cidade do período romano que cresceu econômica e culturalmente, graças ao seu ponto estratégico ligado ao mar Mediterrâneo.
Paseo Colon; escultura La Gamba ou Gambrinus; Port Vell;
Em maio de 2018, viajei com meu marido para Barcelona. Já havíamos conhecido Madrid em junho de 2017, cidade que simplesmente amei.
Paseo Colon; escultura La Gamba ou Gambrinus; Port Vell

Qual não foi minha surpresa com Barcelona, eu simplesmente fiquei encantada com a cidade, suas construções e seu povo gentil e hospitaleiro.
Paseo Colon; Port Vell

Não falamos espanhol ou catalão, mas sempre fomos bem atendidos. Os barceloneses parecem ter um apreço com os turistas, e ao perceberem nossa dificuldade de compreensão do idioma, passavam a falar com mais calma e nunca negavam uma orientação. Nossa, que povo hospitaleiro.

De 15 dias de viagem (maio 2018), ficamos 8 dias em Barcelona. E, não foi possível ver tudo. Não tem jeito, teremos que voltar em Barcelona em outra oportunidade.
Para que a postagem não ficasse muito longa e cansativa, eu resolvi dividi-la em partes.
Foram 7 partes, uma para cada dia. Exceção da primeira e última parte. A primeira, engloba nossa viagem no dia 01 de maio e nossa chegada em Barcelona dia 02 de maio de 2018. Mas, como viajamos às 22h, resolvi considerar como um dia. A última parte, diz respeito ao dia 14 e 15 de maio (retorno ao Brasil).
Sagrada Família; Gaudi
Os dias que restaram foram usufruídos em um maravilhoso cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo, no navio da companhia italiana Costa Crociere, o Costa Fascinosa. Sobre esta excursão também fiz uma postagem especial.
Barcelona é maravilhosamente deslumbrante e única. Se você conhece Barcelona sabe do que estou falando. Mas, se não conhece, coloque-a na lista de viagens futuras. Você não ficará desapontado.
Parc Guell
Abaixo deixo o link de acesso e a relação dos lugares visitados de cada postagem, para você ver mais fotos ou saber mais sobre cada uma localidade.
BARCELONA, Espanha - Primeira parte
Paseo Colon; escultura La Gamba ou Gambrinus; Port Vell
Rota de viagem: Recife (Brasil)  Madrid (Espanha) → Barcelona (Espanha), pela AE (AirEuropa). 
Pontos visitados: Paseo Colon - Puente Rojo - escultura La Gamba ou Gambrinus - Port Vell - Museu de História da Cataluna - L'Aquàrium - Maremagnum Compex - Autoridade Histórica do Almirante - escultura La Parella - Mirador de Colón

BARCELONA, Espanha - Segunda parte
Av. La Rambla; Plaça de Catalunya; Catedral de Barcelona; Bairro Gótico; Palau de La Musica Catalã; La Cure Gourmande; Plaza de Sant Miquel; Iglesia de San Jaime; Plaza Real; Tapas Royale
Pontos visitados: Av. La Rambla - Plaça de Catalunya - Catedral de Barcelona - Bairro Gótico - Palau de La Musica Catalã - La Cure Gourmande - Plaza de Sant Miquel - Iglesia de San Jaime - Plaza Real - Tapas Royale
Segunda parte sobre Barcelona. Segundo dia nesta encantadora cidade catalã. 
http://teresacintra.blogspot.com/2018/09/barcelona-espanha-segunda-parte.html

BARCELONA, Espanha - Terceira parte
Palau Guell; Gaudi
Pontos visitados: Palau Güell
Nesta postagem iremos conhecer o Palau Güell, o primeiro grande trabalho de Antoni Gaudí. Emblemático exemplar do Modernismo Catalão (Art Nouveau), foi declarado patrimônio Mundial da Unesco em 1984.

BARCELONA, Espanha - Quarta parte
Mercat de Sant Caterina; Museu Picasso; Palau Dalmases; Basílica de Santa Maria del Mar; Catedral del Mar
Pontos visitados: Mercat de Sant Caterina - Museu Picasso - Palau Dalmases - Basílica de Santa Maria del Mar ou Catedral del Mar
Um pouco mais de Barcelona, cidade catalã que é puro modernismo mesclado com prédios medievais. Nesta postagem vamos visitar o Mercat de Sant Caterina, o Museu Picasso, o Palau Dalmases e a maravilhosa Basílica de Santa Maria del Mar ou Catedral del Mar, cuja história virou livro e depois série da Netflix.

BARCELONA, Espanha - Quinta parte
Palau de la Generalitat; Casa do Ajuntament de Barcelona; Capella D’em Marcús; do El Born; Centre de Cultura i memória; Arc del Triumpho; Parc de la Ciutadela; Praia de Barceloneta
Este foi nosso quinto dia nesta encantadora cidade, rica em história, arte e com uma arquitetura ímpar e única.
Pontos visitados: Juntos iremos conhecer um pouco do Palau de la Generalitat (sede do governo da Catalunha), da Casa do Ajuntament de Barcelona (prefeitura da cidade), da Capella D’em Marcús, do El Born - Centre de Cultura i memória, do Arc del Triumpho, do Parc de la Ciutadela, da Praia de Barceloneta e outras edificações.

BARCELONA, Espanha - Sexta parte
Hospital de Sant Creu i Sant Pau; Praça Gaudi; Sagrada Família; Parque Montjuic; Castelo Montjuic; El Poble Espanyol; Museu Nacional d'Art da Catalunya; MNAC; Plaça d'Espanya; Centro Comercial Arenas de Barcelona
Pontos visitados: Hospital de Sant Creu i Sant Pau – Praça Gaudi – Sagrada Família – Parque Montjuic – Castelo Montjuic - El Poble Espanyol - Museu Nacional d'Art da Catalunya (MNAC) - Plaça d'Espanya - Centro Comercial Arenas de Barcelona
Continuando nosso passeio por Barcelona, Espanha. Esta é a sexta parte de nossa viagem. Nosso sexto dia em Barcelona, cidade que é puro modernismo, sem esquecer o passado.

BARCELONA, Espanha - Sétima parte
passeig de Grácia; Casa Batló; Casa Milá; Casa Amatler; Casa Lleó Morera
Pontos visitados: Park Guell (Casa Museu Gaudí) – Passeig de Grácia (Casa Batló, Casa Milá, Casa Amatler, Casa Lleó Morera), e outras maravilhas de Barcelona.
Esta é a sétima e última parte sobre Barcelona. Uma maravilhosa viagem feita, em maio de 2018, na companhia de meu marido.
Quanto mais tempo passamos nesta cidade, mais ficamos encantados. 😍

https://teresacintra.blogspot.com/2018/12/barcelona-espanha-setima-parte.html


CRUZEIRO PELO MEDITERRÂNEO - CIDADES DO SOL
Costa Fascinosa; cruzeiro mediterrâneo; Crociere
O navio escolhido foi o Costa Fascinosa, pela companhia italiana Costa Crociere.
Para o meu primeiro cruzeiro, eu só tenho elogios. Fiquei encantada, deslumbrada e maravilhada. Foi tudo de bom, tanto que resolvi compartilhar minha experiência com vocês.
Se gostaram não deixem de curtir e compartilhar.
Costa Fascinosa; cruzeiro mediterrâneo

Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios)!!! 💋💋💋
https://teresacintra.blogspot.com/2019/02/cruzeiro-pelo-mediterraneo-cidades-do.html


Estas férias foram maravilhosas. Amei cada dia e experiência, tanto em Barcelona como no cruzeiro. 
Com relação ao cruzeiro, eu sei que não tenho muito como comparar, este foi o meu primeiro cruzeiro, mas ultrapassou todas as minhas expectativas. Eu e meu marido só temos elogios.

----=-=

Aqui abro um pequeno espaço para desabafo pessoal com relação ao voo escolhido da companhia de aviação AirEuropa (AE): 
Optamos pelo voo direto do Recife até Madri e de lá para Barcelona pela AE (AirEuropa). Não teríamos que ir para São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador. Isto iria diminuir o tempo de voo e nos pareceu bem promissor e menos cansativo.Viagem de ida:  Recife (Brasil)  Madrid (Espanha) → Barcelona (Espanha).
Viagem de ida: A minha única preocupação com a viagem, era uma hérnia de disco (L5/S1) sintomática, que descobri poucos meses antes de viajar. Com a viagem marcada, passagem paga, hotéis reservados, seguro viagem, medicação ajustada pelo médico, indicação de infiltração que só seria realizada no dia 18 de junho (após a viagem), colocamos os prós e contras na balança e, mantivemos o nosso planejamento inicial. Seguimos viagem para Barcelona, Espanha. O fato foi comunicado ao médico que indicou a infiltração e, este, não contraindicou a viagem.
Na mala, além da bagagem prevista, uma "pequena" bolsa com um misto de medicações. Na bolsa de mão, as receitas médicas, alguns medicamentos de horário pré-estabelecido e outros para alguma urgência. Vá que a mala se extravie.
Enfim, chegou o momento do embarque, a hora da verdade.
Pensem no misto de felicidade e apreensão juntos. Nesta hora não havia mais o que fazer. O que tinha que vir, viria ou não. 
Às 22 horas do primeiro dia de maio, embarcamos no Aeroporto dos Guararapes (Recife) com destino ao Aeroporto Barajas (Madrid), pela pela companhia de aviação AirEuropa (AE).
E lá vamos nós: Recife (Brasil)  Madrid (Espanha). De lá, depois de passar pela Alfândega, seguiríamos para Barcelona em um voo doméstico.
Escolhemos este horário, pensando em dormir a maior parte do tempo. Não consegui. Pensem em um voo cansativo e desconfortável. Não dormi nada, nem na primeira perna e nem na segunda.
A poltrona do avião, não se ajustava ao meu corpo e, para completar, minha hérnia de disco se revoltou e resolveu fazer serão. Sempre que o sinal luminoso do cinto de segurança era apagado, eu levantava e caminhava entre os corredores, alongava a coluna e voltava a andar. Alongar e andar, sempre diminuía minhas dores. O problema era o sono, que ficava cada vez maior. Mesmo com a manta e um pequeno travesseiro, distribuído aos passageiros, não consegui fechar os olhos.
Você pode estar achando que o meu desconforto era apenas pela minha hérnia de disco, mas não. Naturalmente, que o meu incômodo era maior e mais localizado se comparado com os demais passageiros. Mas, eu não fui a única com queixas. Muitos passageiros reclamaram do desconforto das poltronas e seguiram o meu exemplo. Levantaram de seus assentos e começaram a se alongar e andar.
 
A poltrona da AE, era estreita, com pouco espaço para as pernas, inclinação mínima do encosto e não se ajustava ao meu corpo. Com 1,60 m de altura e 53 a 54 quilos, eu não tenho pernas longas e nem sou gorda. E mesmo assim, eu me senti sem espaço e mal acomodada. Coitadinhos dos mais altos ou obesos. Não vão caber na poltrona.
Atenção, minhas críticas não são voltadas à tripulação do voo. Os (as) comissários (as) foram sempre muito gentis e atenciosos. Não no estilo servil, tipo babá. Somos todos adultos e as crianças presentes estavam com seus pais. Mas, no estilo profissional e respeitoso. O serviço de bordo, no jantar, além de uma pequena salada, pão e sobremesa, ofereceu duas opções de prato quente. Escolhi o frango, estava bom, mas nada espetacular. Meu marido escolheu a massa e não gostou. Acho que depende do gosto e da expectativa de cada um.  Resumindo o serviço é padrão. O voo em si, foi muito tranquilo, sem turbulências ou mau tempo. Sorte minha que pude ficar sem cinto de segurança e andar pelo corredor a maior parte do tempo.
Viagem de retorno: 15 MAI 18: Barcelona (Espanha) → Madrid (Espanha) → Recife (Brasil).
Retorno pela mesma companhia aérea da vinda, AirEuropa (AE). Agora é que sofro. Definitivamente, as poltronas são “mega” desconfortáveis. Sofri no retorno, tanto como na ida. Ui, ui, ui, ...
Eu fico me perguntando, e se eu tivesse escolhido outra companhia aérea teria sido melhor? Não sei, mas viagem internacional sem espaço entre as cadeiras, ..., fala sério.
Durante minha estada em Barcelona e cruzeiro:
Apesar da minha hérnia dical ter incomodado em alguns momentos, com a medicação prescrita, não foi nada que tenha impedido os passeios ou nossas caminhadas. Eu consegui aproveitar todos os momentos e amei Barcelona e o cruzeiro pelo Costa Fascinosa! Eu cheguei a esquecer inclusive os incômodos da viagem de avião.
Por incrível que possa parecer, a minha dor diminuía caminhando, sem correria, com calma e apreciando a cidade. Já subir ou descer escadas não era nada agradável.
De modo que, a maior parte dos passeios fizemos a pé ou de metrô.

A maioria das estações de metrô, em Barcelona, possui acessibilidade para cadeirantes, idosos e outros com problemas para subir ou descer escadas (como eu). O mapa abaixo, mostra quais estações que são ou não acessíveis. Aliás, para quem não quer alugar carro, saiba que a rede de metrô cobre toda cidade de Barcelona. Além de outras alternativas de transportes como ônibus, bicicletas. Estacionamento para carros pode ser bem confuso e difícil de achar, principalmente se você não conhece a cidade.
Barcelona nos deixou com vontade de retornar. Muitas coisas não foram vistas, outras merecem replay.
Viajando e sempre aprendendo. Muitas informações da postagem, foram conseguidas in loco, nos folhetos informativos dos monumentos ou através de pesquisas na internet (Santo Google 🙌). 😉
Se gostaram não deixem de curtir e compartilhar.

Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:  
                        BOA VIAGEM!!!!!
Se vocês tiverem gostado desta viagem, não deixem de ver




BATALHA, Portugal





LEIRIA, Portugal














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!