Translate

Menu

domingo, 23 de setembro de 2018

BARCELONA, Espanha - Primeira parte

Rota de viagem: Recife (Brasil)  Barcelona (Espanha)  

Paseo Colon - Puente Rojo - escultura La Gamba ou Gambrinus - Port Vell - Museu de História da Cataluna - L'Aquàrium - Maremagnum Compex - Autoridade Histórica do Almirante - escultura La Parella - Mirador de Colón
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Port Vell;

Barcelona, é a segunda cidade mais populosa e visitada da Espanha. Uma cidade deslumbrante e única. Quem já foi à Barcelona sabe do que estou falando. 
O sentimento catalão presente em cada esquina, a diversidade de estilos arquitetônicos e acabamentos, a quantidade de esculturas espalhadas, a presença eterna de Gaudí pela cidade, tudo torna Barcelona inesquecível e difícil de ser copiada. 
Esta badaladíssima cidade europeia, é considerada a capital da comunidade autônoma da Catalunha no Reino de Espanha.
Desde sua fundação, na época dos romanos, Barcelona está estreitamente ligada ao mar Mediterrâneo, econômica e culturalmente.
Acreditem, Barcelona é uma grande cidade com muitas opções de passeios maravilhosos. Dos 15 dias de viagem (maio 2018), ficamos 7 dias em Barcelona e não deu para ver nem a metade. Procuramos selecionar pontos de nosso interesse e, espero que vocês gostem. 
Para facilitar e a postagem não ficar muito longa e desestimulante, eu irei postar por partes. Serão 7 partes, uma para cada dia. 
Como saímos do Brasil no dia 01 de maio 2018, às 22 h, a primeira parte irá englobar este dia. 
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha;
01 MAI 18 / 02 MAI 18 - Viagem até Barcelona
Vamos começar pelo princípio, nossa saída do Brasil com destino à Barcelona.
Optamos pelo voo direto do Recife até Madri e de lá para Barcelona pela AE (AirEuropa). Não teríamos que ir para São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador. Isto iria diminuir o tempo de voo o que nos pareceu bem promissor e menos cansativo.
Nossa rota: Recife (Brasil)  Madrid (Espanha) → Barcelona (Espanha).
Às 22h do primeiro dia de maio, embarcamos no Recife, com destino para Madrid, pela companhia de aviação AirEuropa (AE). De lá, depois de passar pela Alfândega, seguiríamos para Barcelona em um voo doméstico.
Escolhemos este horário, pensando em dormir a maior parte do tempo.
Aqui abro um pequeno espaço para desabafo pessoal: 
A minha única preocupação com a viagem, era uma hérnia de disco (L5/S1) sintomática, que descobri poucos meses antes de viajar. Com a viagem marcada, passagem paga, hotéis reservados, seguro viagem, medicação ajustada pelo médico, indicação de infiltração que só seria realizada no dia 18 de junho, colocamos os prós e contras na balança e, mantivemos o nosso planejamento inicial, seguimos viagem para Barcelona, Espanha. O fato foi comunicado ao médico que indicou a infiltração e, não contraindicou a viagem.
Na mala, além da bagagem prevista, uma "pequena" bolsa com várias medicações. Na bolsa de mão, as receitas médicas, alguns medicamentos de horário pré-estabelecido e outros para alguma urgência. Vá que a mala se extravie. 
Enfim, chegou o momento do embarque, a hora da verdade.
Pensem no misto de felicidade e apreensão juntos. Nesta hora não havia mais o que fazer. O que tinha que vir, viria ou não.
Às 22 horas do dia 01 de maio, embarcamos no Aeroporto dos Guararapes (Recife) com destino ao Aeroporto Barajas (Madrid), pela companhia de aviação AirEuropa (AE).

E lá vamos nós: Recife (Brasil)  Madrid (Espanha).
Escolhemos este horário, pensando em dormir a maior parte do tempo. Não consegui. Pensem em um voo cansativo e desconfortável. Não dormi nada, nem na primeira perna e nem na segunda.
A poltrona do avião, não se ajustava ao meu corpo e, para completar, minha hérnia de disco se revoltou e resolveu fazer serão. Sempre que o sinal luminoso do cinto de segurança era apagado, eu levantava e caminhava entre os corredores, alongava a coluna e voltava a andar. Alongar e andar, sempre diminuía minhas dores. O problema era o sono, que ficava cada vez maior. Mesmo com a manta e um pequeno travesseiro, distribuído aos passageiros, não consegui fechar os olhos.
Você pode estar achando que o meu desconforto era apenas pela minha hérnia de disco, mas não. Naturalmente, que o meu incômodo era maior e mais localizado se comparado com os demais passageiros. Mas, eu não fui a única com queixas. Muitos passageiros reclamaram do desconforto das poltronas e seguiram o meu exemplo. Levantaram de seus assentos e começaram a se alongar e andar.

A poltrona da AE era estreita, com pouco espaço para as pernas, inclinação mínima do encosto e não se ajustava ao meu corpo. Com 1,60 m de altura, eu não tenho pernas longas e me senti sem espaço. Coitadinhos dos mais altos neste voo. 
⇰ Atenção, minhas críticas não são voltadas à tripulação do voo. Os (as) comissários foram sempre muito gentis e atenciosos. Não no estilo servil, tipo babá. Somos todos adultos e as crianças presentes estavam com seus pais. Mais no estilo profissional e respeitoso. O serviço de bordo, no jantar, além de uma pequena salada, pão e sobremesa, ofereceu duas opções de prato quente. Escolhi o frango, estava bom, mas nada espetacular. Meu marido escolheu a massa e não gostou. Acho que depende do gosto e da expectativa de cada um.  Resumindo o serviço é padrão. O voo em si, também foi muito tranquilo, sem turbulências ou mau tempo. Sorte minha que pude ficar sem cinto de segurança a maior parte do tempo.
Chegamos em Madri às 11h do dia 02 de junho (hora local). O fuso horário de Recife/Brasil e Madrid/Espanha são de 5 horas a mais dependendo da região.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Aeroporto Madri
Nosso próximo voo, com destino à Barcelona, estava previsto para as 15h10'. Como não foi preciso pegar a bagagem, que seguiu seu destino até o final, fui caminhar. Resolvi esticar as pernas, tendo o cuidado de permanecer dentro da área restrita para aqueles que chegaram de voos internacionais e continuarão a viagem. Não queria passar pela alfândega novamente.
Entre as diversas opções que o Aeroporto Barajas em Madri oferece, figura com destaque os 100 Montaditos. Uma famosa rede espanhola de comidas rápidas, conhecidas por Tapas.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Aeroporto Madri; 100 Monataditos
No Aeroporto de Madri, eu encontrei o local que meus filhos adorariam lanchar: Burger King.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Aeroporto Madri
Atenção, permaneçam atentos às telas com o número do voo, horário e portão de embarque. É comum a troca de última hora. Estava tão incomodada com minha hérnia que não me lembro se houve alguma mudança em nosso horário ou portão. Normalmente, eu anoto para posteriormente postar. Felizmente, meu marido estava atento. Mas, não anotou qualquer alteração. 
Enfim, embarcamos com destino à Barcelona.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Aeroporto Madri
Madrid (Espanha) → Barcelona (Espanha).
Ufa, chegamos em Barcelona. Pelo menos o voo foi curto. Durou um pouco mais de uma hora. Parem o avião que quero descer.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha;
E, ainda tem o retorno no final da viagem, que será pela mesma companhia. Nunca mais viajo nesta empresa. Aff, primeira e última vez!!! "Fiquei quebrada!" 😭😰😱
Saímos do Aeroporto direto para o hotel que reservamos pela internet: Hotel Barcelona House, na Carrer dels Escudellers. Um hotel simples, mas com a vantagem da localização próxima a vários pontos turísticos e estações de metrô.
02 MAI 18 - Port Vell 
Depois do check in na recepção do hotel, seguimos para o quarto. Eu precisava de um banho e uma rápida descansada. 
Como o sol na Europa, nesta época do ano, demora para se pôr, às 19 h resolvemos explorar alguns pontos próximos ao hotel e jantar nas imediações.
Munidos de um mapa e orientações da recepcionista do hotel, seguimos à pé para Port Vell. E, seguindo por um emaranhado de ruazinha, chegamos ao Paseo Colon. Uma avenida na beira do cais, com calçadas largas que convidam ao passeio.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon
A vontade é de registrar tudo, cada prédio histórico, escultura, museu e paisagem. Mas, não dá pra visitar e nomear cada um deles. Então, irei me focar em alguns. Ok?
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon
Sério que isto é uma ponte? Sim, é uma ponte bem diferente, conhecida como "Puente Rojo". Uma passarela pedonal (só para pedestres) que lembra um imenso lava-jato. Humm, interessante. Fiquei curiosa em passar por ela, mas vá que o "lava jato" funcionasse. Estava muito frio para um banho e não vi ninguém arriscar. kkkkkkkkkkkk. Seguimos em frente.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Puente Rojo
No Paseo Colón, uma simpática e gigantesca lagosta risonha. Uma escultura denominada "La Gamba" ou "Gambrinus", obra do artista espanhol Javier Errando Mariscal, projetada para os jogos Olímpicos de 1992. Atualmente, é uma mascote do local, com o qual todos querem uma foto de recordação. Não quebramos a tradição. 😎    
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Gambrinus; La Gamba
Para chegar ao destino final, além do mapa, várias placas indicam o caminho a ser seguido. É só ficar atento.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon
E, após uma caminhada no melhor estilo de turistas sem horário para cumprir, chegamos ao Port Vell. Velho? Só no nome. O lugar foi repaginado e transformado para os jogos Olímpicos de 1992.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell
Pensem em um cais maravilhoso, com vários barcos, iates e outras embarcações marítimas ancorados. Um lindo lugar para relaxar e passear sem pressa. 
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell
E, com o sol começando a se despedir, é de tirar o fôlego. Espetacular!!!! Eu tenho a impressão que irei usar esta palavra, "espetacular", muitas vezes.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell
No Palau de Mar, um antigo armazém do porto reformado, na Plaça de Pau Vila, fica o Museu de História da Cataluna. A entrada é paga, mas a cada primeiro domingo do mês é gratuita. Abre de terça a sábado das 10h às 19h. Portanto, já estava fechado. De qualquer forma, eu não visito museus na correria. Gosto de apreciar com calma e tranquilidade.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; Museu da História da Catalunha;
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; Museu da História da Catalunha;
Saímos do Paseo de Colon e seguimos pela Moll d'Espanya, ainda no Port Vell. Onde encontramos L'Aquàrium. Um aquário Construído em 1995, com um grande túnel subaquático e a recriação dos ecossistemas mediterrâneos. Pelo adiantar da hora, em torno das 20h, não foi possível entrar. Barcelona tem tantas atrações, que não retornamos em outro dia. Mas, se você está viajando com crianças, esta é uma atração que não deve ser ignorada.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; L'Aquàrium;
Continuando nossa caminhada pela Moll d'Espanya
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell;
À poucos metros do Aquário, um shopping. Trata-se do Maremagnum Compex, um grande centro comercial e de entretenimento em Port Vell. 
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; Maremagnum Compex
O mais difícil no passeio é controlar o número de clicks do celular. Tudo parece merecer um registro. Não consigo resistir. kkkkkkkkkkkkkkk.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell;
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell;
Continuando pela Moll d'Espanya, chegamos na Rambla de Mar que nos conduziu, de volta, ao Paseo de Colon. Eu não poderia deixar de mencionar o antigo prédio em reforma abaixo, onde fica a Autoridade Portuária de Barcelona, a Autoridade Histórica do Almirante. Construído em 1907, inicialmente foi uma estação marítima.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; Autoridade Portuária de Barcelona; Autoridade Histórica do Almirante
No alto do prédio, a figura central representa a cidade de Barcelona, a da direita é uma alegoria da navegação, e, acredito que a da esquerda é uma referência ao comércio.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; Autoridade Portuária de Barcelona; Autoridade Histórica do Almirante
A escultura estilizada, denominada La Parella (o Casal), feita em bronze com pátina verde, do escultor e pintor chileno Lautaro Diaz Silva, 2002, parece admirar o Porto e o Mar a sua frente.
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; La Parella; Lautaro Diaz Silva
No cruzamento do Paseo Colon com a famosa Av. La Rambla, um monumento em homenagem ao navegador e descobridor Cristóvão Colombo, finaliza o nosso passeio.  O Mirador de Colón, com 60 metros de altura, foi inaugurado em 1888. Jantamos, e retornamos ao Hotel pela Av. La Rambla. 
Espanha; sem guia; Europa; Barcelona; Catalunha; Paseo Colon; Porto Vell; Mirador Colón
Este foi apenas o nosso primeiro contato com Barcelona. 
Como eu escrevi no início, para a postagem não fique muito longa e cansativa, eu resolvi dividi-la em partes. Uma parte para cada dia. Exceção da primeira e última parte. A primeira, engloba nossa viagem no dia 01 de maio e nossa chegada em Barcelona dia 02 de maio de 2018. Mas, como viajamos às 22 h, resolvi considerar como um dia. A última parte, diz respeito ao dia 14 e 15 de maio (retorno ao Brasil).
Tentarei colocar uma parte por semana. A medida que for postando, farei a atualização com o link para a parte subsequente.
⇨ Viajando e sempre aprendendo. Muitas informações da postagem, foram conseguidas in loco, nos folhetos informativos dos monumentos ou através de pesquisas na internet (Santo Google 🙌). 😉 
Aguardem a próxima postagem sobre Barcelona com novas atrações turísticas.
Se gostaram não deixem de curtir e compartilhar. 
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:  
                        BOA VIAGEM!!!!!
Se vocês tiverem gostado desta viagem, não deixem de ver:



BARCELONA: Av. La Rambla, Plaça de Catalunya, Catedral de Barcelona, Bairro Gótico, Palau de La Musica Catalã, La Cure Gourmande, Plaza de Sant Miquel, Iglesia de San Jaime, Plaza Real, Tapas Royale

BARCELONA: Palau Güell

BARCELONA: Mercat de Sant Caterina, Museu Picasso, Palau Dalmases, Basílica de Santa Maria del Mar ou Catedral del Mar

BARCELONA: Palau de la Generalitat , da Casa do Ajuntament de Barcelona, Capella D’em Marcús, El Born - Centre de Cultura i memória, Arc del Triumpho, Parc de la Ciutadela, Praia de Barceloneta 





BARCELONA: Hospital de Sant Creu i Sant Pau, Praça Gaudi, Sagrada Família, Parque Montjuic, Castelo Montjuic, El Poble Espanyol, Museu Nacional d'Art da Catalunya, Plaça d'Espanya, Centro Comercial Arenas de Barcelona




BATALHA, Portugal





LEIRIA, Portugal





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!