Translate

Menu

sábado, 11 de abril de 2020

PANDEMIA CORONAVÍRUS - Rotinas no dia-a-dia

Estamos vivendo um momento único em nossas vidas, pontuado com muitas dúvidas, frustrações e sem previsão de término. 
Temos que fazer a nossa parte dentro deste quadro. E, o isolamento social não é mais uma questão de opção. É uma questão de necessidade e obrigação. 
Muitos estão sofrendo com a virose e, principalmente, com as consequências impostas pela mesma. Sejam elas econômicas, trabalhistas, emocionais, familiares, entre outras. 
Cada indivíduo carrega seus próprios anseios, inquietações e temores. Este é um momento único de reflexão e engajamento. 
A melhor forma de enfrentarmos este terrível inimigo é nos isolarmos. Só assim iremos vencer. Juntos, cada qual em seu lar. Cada qual fazendo o melhor de si para um objetivo maior. 
O primeiro passo é saber quem faz parte do grupo de risco. O risco é agravado para aquele que se enquadra em dois ou mais grupo abaixo.
Grupos de risco:
  • Idosos;
  • Fumantes;
  • Diabéticos;
  • Asmáticos; 
  • Hipertensos;
  • Imunodeprimidos (pacientes em tratamento de câncer, SIDA e outras patologias que diminuam a imunidade).
  • Gestantes (ainda não existe estudo definindo os reais riscos para o feto).
Mas, como ficam nossas necessidades e atividades do cotidiano?
- Compras: 🍉🍌🍏🍞
Saídas apenas para ir ao supermercado, frutarias e farmácias. Ou outras situações emergenciais que veremos mais adiante na presente publicação. 
  1. Programe suas saídas. Faça uma lista de compras para evitar saídas frequentes. Veja onde ir. Alguns supermercados e mercados estão com horários especiais para os idosos. Outros permitem o acesso de um número restrito de clientes. Procure um perto de sua casa.
  2. Use máscaras, sempre. A recomendação atual é usar máscara em todas saídas, mesmo que você não apresente sintomatologia viral. Você pode ter o vírus e estar assintomático. 😷 Máscaras de proteção, devem impedir a proliferação do vírus nos dois sentidos. De você para as outras pessoas. E, dos demais para você. Desta forma, não utilize máscaras que não forneçam boa proteção. O ideal são máscaras hospitalares, que estão em falta e devem ser direcionadas aos profissionais de saúde. Então o que usar? Algumas máscaras, vendidas em casas de construção, fornecem barreiras contra poeiras e aerossóis e podem ser utilizadas. Máscaras caseiras com tecido de algodão, devem ser duplas. O algodãozinho é fino e precisa ser reforçado com outra camada de tecido ou ser impermeabilizada. Outra opção são máscaras caseiras feitas com TNT grosso. TNT = tecido não tecido. Material é muito usado em toalhas para festas infantis, forros internos para almofadas e muitas outras finalidades. Lembrando que estas máscaras não possuem filtro e não devem ser escolha para os profissionais que lidam diretamente com pacientes suspeito ou sabidamente com coronavírus. Para estes casos é necessário a máscara N95.
  3. Use roupa e sapatos que possam ser lavados e limpos sem maiores complicações. Reserve um lugar para que os sapatos de "sair" sejam deixados ao chegar em casa. De preferência no hall de entrada ou na área de serviço. Desta maneira não precisará higienizá-los a cada saída. Oriente todos em sua casa para procederem de igual maneira.
  4. Escolha uma bolsa de material sintético que possa ser higienizada ao chegar em casa. Lavar ou passar álcool em bolsas de couro, tecido ou crochê pode manchar ou danificá-las. Se você não tem nenhuma outra, deixei-a arejando por várias horas antes de guardá-las. Ou saia sem bolsa. Afinal, você está de máscara, então não precisa de batom. As saídas são rápidas, então não precisa retocar base, rímel, ... O mesmo vale para o perfume. Pente ou escova? Faça um rabo de cavalo ou prenda o cabelo de outra forma. O momento é de praticidade e simplificação é a regra geral. 
  5. Não utilize acessórios, limpá-los a cada saída pode ser trabalhoso e, dependendo do material, danoso. Acessórios = bijuterias, anéis, aliança, relógio, ...  Este é o momento de curtir um visual despojado e limpo.
  6. Mantenha distância de 2 a 3 metros das outras pessoas. Em alguns pontos comerciais isto tem sido impossível. Não se encabule, reclame (com educação).
  7. Dê preferência aos pontos comerciais perto de sua casa. Os pequenos mercados são os que mais sofrem o impacto financeiro. Ajude-os, compre lá.  
  8. Ao chegar aos pontos comerciais, verifique se os carrinhos estão sendo limpos com álcool-gel. Use álcool-gel nas mãos sempre que estiverem disponíveis. Na dúvida, carregue no bolso ou na bolsa um pequeno frasco com álcool-gel e alguns lenços de papel. Lembrete: álcool-gel a 70%.
  9. Evite tocar ou encostar em corrimões, maçanetas, mesas, paredes, sem necessidade. 
  10. Caso não queira ou não possa sair, verifique na internet ou com amigos (por telefone ou rede social) se na sua cidade existem entregas à domicílio. Escolha um de confiança. 
  11. O pagamento deve ser de preferência por cartão ou débito em conta. 
- Chegando em casa após cada saída necessária, execute os cuidados abaixo:
  1. Tire o sapato na porta de casa. Se do lado de fora não tem como deixar o seu sapato, estipule um espaço dentro de casa para os sapatos que serão usados na rua. Escolha um par confortável que possa ser higienizado se for preciso, como no caso de não ter um local para deixar os sapatos, fora ou dentro de casa. Nunca ande com os sapatos, usados do lado de fora, dentro de sua casa.
  2. Evite tocar na maçaneta da porta ou tocar em qualquer superfície de sua casa antes de fazer a desinfecção adequada. Caso tenha tocado na maçaneta é importante limpá-la com álcool gel a 70%. OBS: Sem neura. Se você ou outra pessoa de sua casa, não saíram, não é preciso ficar limpando portas e maçanetas o tempo todo.
  3. Higiene as mãos com água corrente e sabão ou álcool a 70%. Não precisa usar os dois métodos. É um ou o outro. O importante é a técnica e o cuidado de abranger toda a mão (pontas dos dedos, dedos, entre dedos, palma, dorso da mão e pulso).
  4. Descarte a máscara "descartável" de uso único. Tire-a pelo elástico, evite tocar na parte da frente, que supostamente está contaminada. Lixo não reciclável, lixo contaminado.
  5. Se a máscara não for descartável, coloque-a em balde ou bacia com água e sabão por 20 a 30 minutos. Escorra a água e lave normalmente. Deixe secando em local arejado. Se tiver sol, melhor.
  6. Tire a roupa, coloque-a em balde com água e sabão em quantidade adequada. A roupa usada nas saídas não deve ser lavada junto com as demais roupas da casa. As roupas externas, nunca devem voltar ao armário ou serem misturadas com as demais roupas da casa. Dica: Ainda não há definição do tempo em que o vírus permanece nas roupas e tecidos. De acordo com alguns estudos, conforme o tecido, o vírus pode sobreviver de 72 a 96 horas (3 a 4 dias). Mas, estes estudos ainda são iniciais. Muita coisa pode mudar. Então, o ideal é lavá-la, principalmente porque você vai demorar para sair novamente e não vai ficar com a roupa usada, pendurada na entrada de sua casa, esperando para sair de novo. Fica a dica, higiene acima de tudo.
  7. Tome banho completo, mesmo que já o tenha tomado antes de sair. 
  8. Acessórios que tenham sido usados na saída devem ser higienizados com álcool a 70% ou álcool etílico a 70%. O mesmo vale para óculos de sol, óculos de grau. 
  9. Higienize bolsas de compras (aquelas reaproveitáveis), bolsas pessoais e carteiras, conforme o tipo e material. Se tecido, lave-as com água e sabão, deixando 20 a 30 minutos de molho. Se for de plástico ou couro, use produtos adequados à limpeza. As bolsas plásticas do mercado devem ser eliminadas.
  10. Providencie a higienização das compras. Veja como fazer logo abaixo. 
Super dica: Higienize as mãos com água e sabão ou álcool a 70%, após cada procedimento realizado com materiais, roupas, sapatos, máscaras que vieram do exterior de sua casa, mercadorias. Melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Se você está em casa e tem água canalizada corrente e sabão, esta é a melhor opção para as mãos e corpo. Deixe o álcool gel para objetos que não podem ser molhados e para quando estiver fora de casa.

Cuidados com as compras:
As sacolas dos mercados devem ser eliminadas.
As embalagens das compras devem ser higienizadas. 
Mas, há casos em que isto não é possível. Embalagens de papel ou aquelas que não são herméticas devem ser eliminadas e o alimento transferido para potes ou outro saco.
O processo é bem trabalhoso, mas necessário.
  1. Caixas tetrapak (sucos, leite, creme de leite, ...), embalagens de vidro, plástico (molho de tomate, mostarda, cerveja, ...), potes de iogurtes, latas (ervilhas, milho, leite condensado) e outras embalagens herméticas, podem ser lavadas com água corrente e detergente. Enxaguar, secar e guardar. Ou, se preferir, usar pano embebido em álcool etílico a 70%. Acho a segunda opção mais prática.
  2. Caixas e sacos com cereais, biscoitos e farináceos não podem ser molhados por questões óbvias. Corre o risco, se a embalagem não for hermética, de virar papa. Use um pano embebido em álcool etílico a 70%. Não use o álcool gel, ou a embalagem vai ficar "melecada". 
  3. Frutas, legumes e verduras devem ser higienizados com água e soluções desinfetantes. Primeiro lave-as em água corrente para retirar toda sujidade visível. Use uma escovinha se for preciso. Depois, coloque-as na solução desinfetante preparada e deixe por 15 minutos. É importante que o líquido cubra totalmente o alimento. Finalize enxaguando para tirar o excesso do produto. Escorra a água, seque com pano limpo ou papel toalha. Guarde embalado em sacos limpos ou recipientes, conforme seu costume. 
    Soluções desinfetantes para frutas, legumes e verduras: 1- Hipoclorito de sódio a 2% ou 2,5% de concentração. Para cada litro de água, acrescente uma colher de sopa de água sanitária.
    2- Bicarbonato de sódio. Para cada litro de água, acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
    3- Ou use produtos vendidos nos supermercados para a higienização de frutas e similares. Use o produto conforme indicado na embalagem.
  4. Retire os frios e carnes (queijos, presuntos, linguiças, bacon, carnes frescas ...) da embalagem do supermercado, caso esta não seja hermética. Coloque-os em recipientes de vidro ou plástico com tampa. Se a embalagem dos frios for hermética, limpe-as como já ensinado acima.  pano embebido em álcool etílico a 70%. Não use o álcool gel, ou a embalagem vai ficar "melecada".
  5. Após o procedimento, armazene as embalagens de acordo com sua finalidade e características. 
- Documentos necessários nas pequenas saídas:
  1. Saia apenas com o mínimo necessário. Evite levar qualquer documento ou objeto desnecessário.
  2. Se for dirigir basta a carteira de motorista e o cartão do banco, que cabem em um bolso ou pequena bolsa. No máximo leve o cartão do plano de saúde junto. Nunca se sabe, né?
  3. Se não for dirigir, documento oficial com foto, cartão do banco e cartão do plano de saúde.
- Celular x Covid-19:
O celular como qualquer superfície pode ser contaminado com o Covid-19, além de outros tantos microrganismos. 
Sempre que você precisar sair neste período de isolamento social, deixe o celular em casa. Acredite, você irá sobreviver se ficar longe dele por alguns minutos ou até mesmo por poucas horas. Aproveite e deixe-o carregando e/ou atualizando.
Se for impossível deixá-lo, higienize as mãos após o manusear. Não o empreste a outras pessoas.
Celulares, computadores, tabletes e outros eletrônicos NÃO podem ser limpos com álcool-gel, água sanitária ou outras substâncias similares. 
O que usar?
A limpeza deve ser feita com álcool isopropílico com concentração de 70%. Normalmente, é vendido em lojas de eletrônicos. 
Segundo a Samsung, o álcool etílico líquido a 70% pode ser utilizado. Mas, nunca use o álcool em gel.
E jamais, jogue-o ou borrife-o diretamente sobre aparelhos eletrônicos.
Como fazer a higienização do celular e outros eletrônicos?
  1. Desligue o eletrônico. Nunca limpe com o aparelho ligado.
  2. Retire todos os cabos e acessórios. Capas, cabos, carregadores, fones, conexões.
  3. Use lenços de papel que não solte fiapos ou pano de microfibras umedecidos com a solução. Não é para encharcar o tecido. Nunca jogue ou borrife a solução direto no aparelho. Pano de microfibras é aquele que usamos para limpar os óculos ou câmeras fotográficas. Aliás, este processo pode usado nos óculos e câmeras fotográficas.
  4. Higienize a capinha do celular antes de recolocá-la. As de plástico, silicone, ou outro material similar, lave-as com água e sabão. Outros materiais, tipo couro, use produtos apropriados. Deixe secar antes de recolocar.
  5. Deixe o aparelho em lugar arejado para evaporar totalmente o álcool, antes de religá-lo. 
- Caixas eletrônicas x dinheiro físico:
Notas de dinheiro podem alojar vários tipos de microrganismos, inclusive o coronavírus. Então evite usá-lo. Mas, tem casos que é necessário. Então como proceder?
Se precisar tirar dinheiro nos diversos caixas eletrônicos, proceda da seguinte forma:
  1. Leve o cartão de crédito/débito fora da carteira em um bolso seguro é fácil de pegar. Ou em uma pequena bolsa que possa ser limpa posteriormente.
  2. Use máscara.
  3. Mantenha distância mínima de dois metros com os demais clientes.
  4. Siga os procedimentos normais.
  5. Passe álcool-gel a 70% nas mãos.
  6. Recolha o dinheiro com um saco plástico, tipo saco de cozinha, que você deve ter no bolso ou bolsa. Tire o saco do bolso ou bolsa, envolva uma das mãos no saco, como se fosse uma luva. Pegue o dinheiro e vire o saco sobre o mesmo, cobrindo o dinheiro ao mesmo tempo de libera a mão. Feche o saco e ponha-o na bolsa ou bolso. Mantenha o dinheiro dentro do saco até o seu uso.
  7. Higienize o seu cartão de crédito/débito e suas mãos com álcool-gel a 70%.
  8. Sempre que precisar manusear o dinheiro, lave bem as mãos com água corrente e sabão. Na impossibilidade de lavar as mãos use o álcool-gel a 70%. 
Obs: Eu já vi pessoas postando lavagem de dinheiro. Literalmente, usaram água e sabão. Não acho que precisa de tanto, mas cada qual com suas neuras e realidades. Não tenho a intenção de criticar ninguém. De repente, estas pessoas é que estão certas. Só o tempo dirá.

- Atividades e exercícios físicos:
Atividades ao ar livre possui duas correntes contrárias. De um lado os que condenam totalmente, do outro aqueles que apoiam se forem observados alguns cuidados.

Se você não tinha o hábito de se exercitar fora de casa, caminhar ou correr, este é não é o momento de começar. Aquiete-se. 
  1. Se você praticava exercícios antes, faça-os em casa. 
  2. As academias estão fechadas. Ambientes fechados e com compartilhamento de equipamentos favorecem a disseminação de microrganismos, entre eles o Covid-19.
  3. Salas de ginásticas do prédio apenas com o aval do condomínio. É necessário a higienização do recinto e equipamentos após cada uso. Além de você (e os demais) estar suado e tocando nos objetos e equipamentos, sua respiração (inspiração e expiração) está mais acelerada. Em caso da sala de ginástica estar liberada, é preciso que cada apartamento utilize um horário diferente dos demais para evitar aglomeração ou contaminação cruzada. O que não é difícil de ocorrer, visto as salas serem pequenas. Elementos do mesmo apartamento, podem usar a sala ao mesmo tempo. Afinal eles já estão vivendo juntos dentro do mesmo apartamento. Evite usar o ar condicionado durante a atividade física nesta sala. O ideal é que as janelas e portas estejam abertas para arejar o ambiente e renovar o ar. Avise ao funcionário do prédio, encarregado pelo ambiente, imediatamente após o uso da sala, para que seja feita a limpeza do ambiente. Se o condomínio não tiver estrutura (mão-de-obra, EPI para o funcionário e materiais de limpeza adequados), a sala não deve ser liberada enquanto durar a quarentena (isolamento social).
  4. Para os idosos e aqueles com problemas crônicos de saúde, a recomendação é que não saiam de casa. Nem para se exercitarem. Para os demais, alguns lugares estão liberados. Isto varia de cidade a cidade.
  5. Antes de sair, pesquise em sua cidade quais as áreas que estão liberadas. Faça o alongamento necessário, em casa. Os aparelhos e barras das praças e parques não devem ser utilizados.
  6. Esportes coletivos que impõe proximidade e contato físico não devem ser feitos. Ex: futebol, basquete, vôlei, ... Pura questão de bom senso.
  7. Se for caminhar ou correr nas praças ou ruas, escolha um horário com menor número de pessoas e mantenha distância. Aqui também vale a distância mínima de 2 metros. Use máscaras até chegar ao local escolhido e para voltar para casa. Aqui vale todo o cuidado com a máscara. O correto é usar uma para ir e outra para voltar. Eu sei, é desagradável e trabalhoso. Mas, a virose é pior. 
  8. Evite usar bebedouros, barras de alongamentos, equipamentos e aparelhos de ginásticas das praças e parques.
  9. Leve sua garrafinha com água, uma pequena toalhinha para secar o suor, pequeno frasco de álcool a 70% e uma ou duas sacolas plásticas dobradas para descartar a máscara da ida. Não empreste e nem peça emprestado nem item. 
- Medicamentos que não devem ser utilizados:
Pessoas com sintomas que sugerem coronavírus e que a suspeita ainda não foi confirmada ou eliminada, não devem fazer uso de dipirona (analgésico e antitérmico) e/ou ibuprofeno e cortisona (anti-inflamatório). Há muitas controvérsias a respeito da restrição ao uso da dipirona, ibuprofeno e cortisona. Os estudos ainda são muito recentes e sem comprovação com embasamento científico. Na dúvida, se você está com suspeita de coronavírus, procure outro medicamento com a mesma função.
Leia a bula antes de ingerir qualquer medicação. O nome comercial dos medicamentos, nem sempre traz o nome genérico. Além disto, existem muitos medicamentos compostos. Isto é, possuem dois ou mais fármacos na fórmula.
-Considerações gerais para qualquer situação:
  1. Higienização constante das mãos antes e após atividades como compras, cozinhar, ir ao banheiro, espirar, ...
  2. Higienização oral ao acordar, após cada refeição e ao dormir. O vírus entra pela cavidade oral. Mantenha sua saúde oral. A maioria dos consultórios de odontologia estão fechados. 
  3. Higienização corporal diária e sempre que necessário.
  4. Boa alimentação diária. Cuidado com os excessos de guloseimas e carboidratos. Boa alimentação não é quantidade e sim qualidade.
  5. Hidratação constante. É preciso tomar água várias vezes ao dia.
  6. Se você possui alguma doença pré-existente, mantenha os cuidados e medicamentos já orientados pelo seu médico. Não interrompa nenhum tratamento. Se precisar comprar remédios e não puder sair, a maioria das farmácias entregam a domicílio.
  7. Fique em casa. Não faça visitas. Não passeie. Você está sem trabalhar por estar de quarentena, em isolamento social. Não está de férias e nem de licença. Respeite aqueles que são obrigados a sair de casa pela profissão escolhida (equipe de saúde, bombeiros, socorristas, lixeiros, caminhoneiros, motoristas de ambulâncias, motoristas de entrega rápida, funcionários de farmácias, mercados, frutarias e tantos outros). 
  8. Se você faz parte do grupo de risco, não saia. Exceção para os agravamentos de condições pré-existentes que requeiram pronta resolução. Acione a ambulância do SAMU ou plano de saúde se for o caso.
  9. Se estiver com tosse, coriza ou febre baixa, permaneça em casa. Não saia nem para fazer compras. Fique em repouso, mantenha boa alimentação e ingesta hídrica.
  10. Procure assistência médica se a febre subir acima de 39°C e estiver com dificuldade respiratória.
  11. Mantenha repouso, boa alimentação e hidratação neste momento. 
  12. Nas saídas necessárias, evite os banheiros públicos. Eles são os maiores receptáculos de tudo que é microrganismos. Use o banheiro de sua casa antes de cada saída.
Tenham paciência e persistência. Passeios, encontros, festas, confraternizações, abraços e beijos, trabalhos presenciais, ..., tudo isto retornará. 

Fiquem em paz, na certeza de dias melhores.
Curtam, compartilhem e divulguem.
Mil bjs e uma ótima reflexão para todos.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, JUNTOS VENCEREMOS!!!

BOM DIA E BOAS AÇÕES!!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                 Teresa Cintra

Um comentário:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!