Translate

Menu

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

CRUZEIRO PELO MEDITERRÂNEO - CIDADES DO SOL

NAVIO COSTA FASCINOSA

COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;
No dia 04 de maio de 2018, na cidade de Barcelona, saímos do hotel às 12 horas. Seguimos para o ponto do ônibus T3 - Port Bus (azul), próximo à estátua de Colon. Nosso transporte para o Porto turístico. 
Nosso destino, um cruzeiro no mar mediterrâneo, oito dias e sete noites, pela companhia italiana Costa Cruzeiro (Costa Crociere), no Navio Costa Fascinosa
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Meu primeiro cruzeiro!!! Pensem numa expectativa e emoção. 

Eu sempre tive desejo de realizar uma viagem em um cruzeiro. Já tive oportunidade de passeios rápidos em embarcações náuticas de vários tamanhos, em rios ou mar. Mas, nunca em transatlântico.
Vocês não imaginam minha felicidade e alegria.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;
A companhia Costa Cruzeiro é considerada a número um neste tipo de turismo na Europa e é a líder mundial na construção de embarcações deste porte.
Com 290 metros de comprimento, 35,5 metros de largura, pesando 114.500 toneladas, 13 plataformas (pontes ou andares), o Costa Fascinosa pode acolher 3.800 hóspedes em 1508 cabines, além de 1.110 tripulantes.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;

Embarque no Costa Fascinosa:

Como iríamos visitar outras cidades fora da Espanha, o embarque no navio, seguiu as normas de embarque internacional. Portanto, passaporte na mão e pronta para o check in. Conferência de documentos, bagagem de mão, RX, e todo o resto pertinente à alfândega. As malas foram entregues na alfândega do Porto Turístico, de onde foram etiquetadas para depois serem despachadas direto para nossa cabine, no início da noite. 
Meu conselho é chegar o mais cedo possível. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;
Dentro no navio, fomos encaminhados para a recepção, o L'Hospitality Service Desk. Nova identificação, registro, entrega do Cartão do Costa (Carta Costa) e orientações gerais. Para nossa felicidade, uma das recepcionistas era brasileira. Tão bom encontrar alguém que fala nossa língua.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;

Cartão Costa (Carta Costa):

O cartão serve como chave para a cabine, cartão de crédito nas dependências do navio e para facilitar o desembarque e embarque em cada parada durante o cruzeiro. 
Como cartão de crédito ele é usado para os consumos que não estiverem inclusos na passagem e compras avulsas nas diversas lojas do navio. Apenas no interior do navio.
Para funcionar como cartão de crédito é necessário fazer um depósito no mesmo. Este depósito pode ser em dinheiro ou no cartão de crédito pessoal. O valor pode ser atualizado no decorrer da estadia no navio. 
No último dia, é necessário ir ao L'Hospitality Service Desk e fechar a conta. Caso esteja positiva, eles fazem a restituição monetária devida. 
Se você for estrangeiro (como nós) e optar em fazer o depósito no cartão costa pelo seu cartão de crédito pessoal, lembre-se que irá pagar pelo serviço internacional em euros. Nós preferimos colocar em espécie e fomos encaminhados à sala de cartas.

Acomodações:

Após todos os trâmites de apresentação, registro, orientações gerais e com o cartão em mãos, fomos direto para a cabine, no deck Marlene (8).
Ficamos na Cabine (camarote) 8449. Uma acolhedora cabine interna. No interior uma cama de casal, que pode virar duas de solteiro, um pequeno closet, TV, frigobar, cofre, armário, penteadeira, secador de cabelo e banheiro privativo em um espaço de 13 m².
Por ser uma cabine interna, não havia janelas para o mar. Mas, como só usamos a cabine para dormir e tomar banho, não sentimos falta.
Nossa dormida no navio foi tranquila, não sentimos o balançar do mar. Com exceção da última noite, em que sentimos o navio no ritmo das ondas do mar. Mas, nada muito intenso, não chegando a atrapalhar a dormida.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;
Sobre a cama, o Diario di Bordo (diário de bordo), com todas as programações para o dia. Não deixe de ler e escolher a programação que melhor se adéqua a você. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;
A cada dia você receberá um novo diário atualizado, sempre entregue na véspera, à noite, para que você possa se programar com antecedência.
Apenas no primeiro dia ele é deixado no interior da cabine. Nos demais dias é deixado do lado de fora, ao lado da porta, em local específico para o mesmo.
Consulte sempre o diário de bordo para se preparar para a programação do dia ou desembarque no porto que estiver atracado, se for o caso. Existem atividades diferentes para cada dia. É preciso ficar atento.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;

Treinamento obrigatório de Emergência:

Na parte interna da porta da cabine, o mapa com a nossa localização e algumas informações básicas que merecem atenção.
Mas, não se preocupe, todos fomos convocados para uma reunião informativa obrigatória às 16 horas no Teatro Bel Ami, ponte 3. Após a reunião, participamos de uma atividade, também obrigatória, sobre segurança a bordo e procedimentos em caso de emergência. Esta reunião sempre ocorre antes do navio zarpar.
Até a reunião e após a mesma, seu tempo é livre para circular pelo navio e usufruir dos diversos serviços a bordo. Mas, primeiro nós fomos almoçar. A fome já estava incomodando. 
Após o almoço, aproveitamos o início da tarde para circular pelo navio. É preciso ficar atento com relação ao horário da reunião, para não ser convocado em outro momento o que pode atrapalhar futuras atividades.
Após a reunião das 16 horas, ficamos novamente livres para usufruir de todas as facilidades e serviços disponíveis do navio, sem estresse.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;

Zarpando ou atracando:

Ver o navio zarpando (partir) ou atracando (ancorar) é sempre uma atividade prazerosa. Um momento que merece alguns minutos de nossa atenção. Principalmente no primeiro dia. Embora, o encanto continua em cada porto.
No primeiro dia, nós resolvemos aguardar a partida, prevista às 17 horas local, no deck da piscina traseira, a popa do navio. O dia estava nublado com temperatura variando de 19°C e 22°C. Para alguns uma temperatura bem agradável. Para o meu gosto, eu diria que o ideal para um leve agasalho. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;
Uma última olhada em Barcelona. Lá ao longe podemos avistar a praia de Barceloneta. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa;
Hora de levantar âncora e seguir viagem.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; 
A partida do navio foi um momento de despedida para alguns. Para nós foi um até breve. Retornaríamos à Barcelona ao final da excursão, onde ficaríamos mais alguns dias. 
Foi neste momento que percebemos a grandiosidade do porto de Barcelona. 
Além do porto comercial, o porto turístico é muito bem representado com várias companhias marítimas. Como o navio de cruzeiro Aida Perla, da AIDA Cruises, entre outros.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
E lá vamos nós. Zarpamos para o nosso próximo destino: Marselha.
Procuramos escolher um local diferente a cada dia, tanto para assistir o navio zarpar ou atracar (ancorar). O que sempre nos rendeu lindas fotos de recordação.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Nossa vontade era de registrar cada momento, pois todos foram especiais e únicos. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;


COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;

Conheça o Costa Fascinosa:

Este navio construído no ano de 2012, é o décimo sexto navio em serviço com a Costa Crociere, com 17 plataformas, sendo 13 para uso dos hóspedes.
No início você se sente um pouco perdida. O navio é imenso. Impossível conhecer tudo em um único dia. Então vamos por parte.
Capitão do navio Costa Fascinosa, é Pasquale Arena.
O navio Costa Fascinosa tem o cinema como tema central na sua decoração. Vários ambientes foram decorados e batizados com o nome de alguns filmes.
Cada uma das plataformas (ponte ou deck) recebe o nome de um personagem na ópera (Irma, Rigoletto, Gradisca, Gilda, Ainda, Tancredi, Zivago, Marlene, Carmen, Turandot, Tosca, Butterfly, Dorothy etc.). Nós ficamos na plataforma 8, conhecida pelo nome Marlene.

Piscinas e jacuzzis:

No total o navio possui 4 piscinas de tamanhos e formados diferentes, uma com teto retrátil, além de 5 hidromassagem jacuzzis. 
Na parte traseira do navio (popa da embarcação), fica uma de suas piscinas, com várias espreguiçadeiras. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Neste espaço, denominado como Lido Via Col Vento, em homenagem ao filme “E o Vento Levou”, fica a piscina "La piscina delle perle" (A piscina de pérolas). Onde, no seu entorno, seis esculturas femininas com generosas formas, atraem os olhares. De 2012, este conjunto de esculturas em bronze, é de autoria do escultor italiano de Trento, Bruno Lucchi (1951). Maiores informações sobre o escultor vejam aqui (http://www.brunolucchi.com/en/).
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Bruno Lucchi; La piscina delle perle;
No deque Dell'Ondina Lido, na área central do navio, com dois andares, teto retrátil, duas grandes jacuzzis e um gigantesco telão que permanece ligado de dia e de noite com música, filmes e entretenimento, fica a maior piscina. A piscina central, chamada de Blue Moon.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Lido Blue Moon;
O Lido Blue Moon tem o apoio de um bar, e alguns balcões de buffet, anexos ao restaurante Tulipano Nero. O teto retrátil, na piscina central, permite o uso da área independente do tempo.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Nas áreas externas do navio, próximo às piscinas e Jacuzzis, o que não faltam são espreguiçadeiras.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
O toboágua com dois andares, na ponte 14, termina em outra piscina, denominada de Incantesimo, em homenagem a uma dramática série italiana. Esta é a menor piscina do navio. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;


COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Nas áreas das piscinas, durante o dia, ocorrem diversas atividades com o intuito de animar e entreter os passageiros. Como aulas de danças, gincanas, aulas de ginástica aeróbica e outras brincadeiras. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
No SPA Samara, uma exclusiva piscina com água do mar, a piscina de Talassoterapia, está disponível apenas a alguns hóspedes exclusivos.

Espaço infanto/juvenil

Crianças a bordo? Sem problemas. 
O Costa possui áreas e várias atividades apenas para os pequenos. Como é o caso da área tematizada Lido Squok, que é uma área a céu aberto com uma pequena e rasa piscina infantil, uma simpática réplica de um navio pirata e uma torre de castelo medieval. Até eu entrei no clima. kkkkkkkk. Mas, foi apenas pose pra foto, eu e minha criança interior.
Lido Squok; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Mas, no "Encontro com a Peppa Pig", eu não fui. rsrsrsrsrsrs.

Atrio Amarcord:

Circulando pelo interior do navio, ficamos impressionados com o tamanho da embarcação e com a beleza exuberante de alguns setores. A área interna é simplesmente fabulosa, espetacular. 
Como o hall central do Atrio Amarcord, onde em seu primeiro nível fica um lounge bar, um pequeno palco e pista de dança, além do balcão de serviços ao cliente, posto de turismo e elevadores panorâmicos. O nome é uma referência ao filme de 1973 do cineasta e diretor italiano Federico Fellini que leva o nome de Amarcord.
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
O átrio liga 9 andares do navio, um espaço com vários espelhos que amplificam o ambiente, enriquecido com falsos diamantes que mudam de cor em vários momentos, criando efeitos surpreendentes. O acesso pode ser feito por escadas ou pelos elevadores panorâmicos.
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Um excelente ponto para relaxar, conversar e curtir um drinque ao som de uma suave música. Em horários pré-estabelecidos, algumas atividades lúdicas.
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
A amplitude do espaço, o jogo de cores, os vidros e reflexos e a alegria circulante, não podem ser captadas em foto. É preciso estar lá para sentir e vivenciar o momento. Ou simplesmente observar de camarote. Um luxo!
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;

Lojas:

Contornado o átrio, várias lojas de marca se espalham. Alguns preços estavam bem convidativos. Mas, as lojas, assim como o cassino, só funcionam com o navio estiver em movimento. 
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
Eventualmente ocorrem promoções relâmpagos de alguns artigos que são expostos em tendas no hall do Atrio Amarcord.
Atrio Amarcord; COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;

Cassino: "Casino The Millionaire" e "Clube Cavallo Bianco"

Não curto jogos de azar. Mas, para quem gosta, a área só funciona com o navio em movimento e apenas para maiores de 18 anos.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Casino the Millionaire;
Mesmo não gostando, passamos algumas vezes pelo cassino, apenas para ver o movimento. O ambiente é bem sortido de máquinas caça-níquéis e muitas mesas de jogo. Muitas luzes, muitas pessoas arriscando aqui e acolá na sorte e outro tanto de pessoas apenas circulando e matando a curiosidade.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Casino the Millionaire;

Golf Club:

Onde fica o simulador de golfe virtual com 18 buracos, que pode ser alugado por 4 horas. O preço depende do número de jogadores. 
Não sabem jogar? Lição de golfe estão disponíveis com preços variados de acordo com o tempo (30 minutos a 2 horas) e número de pessoas
Em qualquer caso, o número de jogadores pode variar de 1 a 4 pessoas.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; simulador de golf;
 Não jogamos golfe, mas registramos nossa presença no ambiente.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; simulador de golf;

Samara SPA & Venus Beauty:

O complexo Samsara, inclui o Spa (ponte 11), e algumas áreas exclusivas para hóspedes das cabines Samsara, como a piscina de Talassoterapia. Uma piscina com água do mar tratada, que proporciona banhos terapêuticos pelas propriedades dos sais e outros componentes da água marinha.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; SPA Samara
Além das áreas exclusivas, o Samsara atende aos demais hóspedes do navio, para massagens, tratamentos faciais de rejuvenescimento, tratamentos corporais, serviços de salão (corte e pintura de cabelo, manicure e pedicure), entre outros serviços. Tudo em um lindo espaço e mediante pagamento.
Gratuito neste espaço, diversas palestras e seminários e sorteios de serviços (horários a serem consultados no diário de bordo).
Anexo ao SPA, fica a academia do navio.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; SPA Samara

Quadra poliesportiva: 

Localizada atrás da chaminé, fica um campo multiesportivo, o Campo da Gioco. No momento não tinha nenhuma atividade esportiva, e não fotografei a área. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;

Outras comodidades e espaços disponíveis: 

Simulador de Grand Prix, sala de videogame, cinema 4D, saunas, 13 bares, boate Etoile, internet, biblioteca e uma pista de jogging ao ar livre, ... 

Atividades e curiosidades no interior do navio:

Estátuas Vivas:

Descubra as estátuas vivas, nas dependências do navio. Uma forma de arte muito comum nas ruas das cidades europeias transportada para este navio que mais parece uma cidade flutuante. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;

Maquete do Costa Fascinosa:

COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; maquete

No Grand Bar fica uma imensa maquete do Fascinosa, bem detalhada, e fabricada pelo próprio estaleiro que o construiu, o italiano Fincantieri. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; maquete

Laboratório e oficinas de manualidades:

Interessante os laboratórios e oficinas de manualidades. Pena que não tinha todos os dias. Sempre pela manhã no Balcón do deck 10.
- Flores de papel (aprenda a fazer):
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;
- Esculturas em frutas e legumes (demonstração):
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere;

Espetáculos e shows:

Teatro Bel Ami: Teatro com 3 andares, acesso pelas pontes 3, 4 e 5. 
A apresentação noturna é apresentada em dois turnos, para que todos possam assistir ao espetáculo. Escolha o horário que não coincide com o seu jantar (La Cena) impresso em seu cartão Costa. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Às 20 horas de cada dia, assistimos ao show da programação do cruzeiro. 
Cada noite um espetáculo diferente, podendo ser musical, malabarismo, show de mágica e ilusionismo, dança, ...
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Na primeira noite assistimos ao espetáculo Silver Power Variety Show, no Teatro Bel Ami.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
 O balé do grupo russo Starlight.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
 Espetacular a acrobacia intitulada "hand balance duo".
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Na segunda noite, o espetáculo "Sapori D'Italia", com Mary y Simone, e o tenor Luigi Milazzo
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Espetáculo que contou com a participação especial dos bailarinos da produção russa Starlight.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Na terceira noite, após a apresentação da Direção de Hotelaria e dos Oficiais de bordo, foi a vez do espetáculo "The music in me", com Talia Alexis
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Na quarta noite, foi a vez do mundo da magia com o ilusionista Vituco, no espetáculo "Illusions Magic Show". Infelizmente, não consegui nenhuma foto boa. Ficamos sentados longe do palco e terminei optando em apenas assistir ao show.
Na quinta noite, o espetáculo: "Rádio", nos levou ao mundo da música pop e do rock, com os bailarinos e cantores da produção russa Starlight.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Na penúltima noite, a apresentação dos finalistas do "The voice of the sea" em horário único às 20:30 horas. Um show de talentos a bordo do navio, inspirado no programa televisivo The Voice. Durante dois dias de karaokê, oito candidatos são selecionados. Quem tiver interesse de participar, é só ver no Diário de Bordo, os dias, horário e local do Karaokê e se inscrever.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;
Nossa última noite foi abrilhantada com o tenor Luigi Milazzo, no espetáculo "A voice in love". 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Teatro Bel Ami;

Refeições e restaurantes:

O navio conta com cinco restaurantes e 13 bares. Mas, nem todos o consumo é livre. Informe-se antes. No jantar, mesmo no restaurante incluso, as bebidas são pagas à parte.
A cozinha do cruzeiro fica na plataforma 3, mas seu acesso não é permitido aos hóspedes. Fato que entendo perfeitamente. Afinal são 3800 hóspedes, fora a tripulação. Seria uma verdadeira loucura.
Café-da-manhã e almoço:
Durante nossa estadia, no navio, acordávamos bem-dispostos, tomávamos café no Restaurante Tulipano Nero, localizado na ponte 9, mesmo restaurante em que almoçávamos. Uma opção mais informal, que dispensa horários rígidos. 
Trata-se de um variado sistema self-service da cozinha italiana com várias opções de escolha em vários balcões e ilhas de buffet
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Tulipano Nero;
Mas, apesar de ser próximo a piscina da popa, não pode entrar com roupas de banho e nem sem camisas.
Pelas largas janelas do restaurante, podemos manter o olhar sobre os diversos portos em que paramos ou admirar a imensidão do mar.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Tulipano Nero;
Jantar (La Cena): 
Para o jantar à la carte, tendo os serviços inclusos na passagem, os passageiros são distribuídos nos restaurantes Otto e Mezzo (ponte 3 e 4, área central do navio) e Gattopardo (ponte 3 e 4, na popa do navio), cada um com dois andares. Ambos com o mesmo cardápio e decoração semelhante. Além da posição das escadarias e do tamanho do restaurante, o maior diferencial entre os dois é a vista panorâmica para a popa. Vista que brinda o restaurante Gattopardo pela sua localização, mas que o Otto e Mezzo não tem. Não que isto faça diferença no período noturno. Mas, ...
Para os que preferirem um menu exclusivo e não incluso (isto é, pagar por fora), as opções são Restaurante Club Fascinosa (ponte 11), Pizzeria Pummid'Oro (ponte 10) e Burger d'Autore (ponte 10). 
Caso você não quiser nenhum destes restaurantes, pode comer no mesmo lugar do almoço, o Restaurante Tulipano Nero, onde é servido um buffet livre.
Nós jantamos às 21:30 horas, seguindo a distribuição de horário do próprio cruzeiro. Para evitar superlotação dos restaurantes o horário do jantar é pré-estabelecido de acordo com a posição de sua cabine e vem inscrito no verso do cartão do navio (Carta Costa). 
Estávamos agendados para o segundo turno do jantar no Restaurante Gattopardo, menu de Emilia Romana. Ah, as bebidas não estão inclusas. Não esqueça o seu cartão Costa. Nas dependências do navio não são aceitos dinheiro em espécie ou cartão de crédito pessoal.
Na entrada do Restaurante Gattopardo, pela ponte 3, uma linda peça de arte intitulada "Le jeu de la vie" (o jogo da vida), trabalho em aço da escultora Luisa Valentini, de 2012.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo; Le Jeu de la Vie; Luisa Valentini;
No jantar sempre um cardápio diferente para escolha, com opções de entrada, saladas, sopas, prato principal e sobremesas. Bebidas não inclusas.
Em alguns dias, um espetáculo à parte. Como na segunda noite, em que fomos brindados com a apresentação de um tenor, seguido por um grupo de garçons em uma coreografia ensaiada que terminou por puxar os convidados para uma grande roda de dança. Magistral!!!
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;
Os italianos sabem como animar um ambiente. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;
Pensem em uma alegria e descontração envolvente. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;
Jantar de Gala ao 70º aniversário do Costa:
Nossa última noite no navio foi coroada com um jantar de Gala, com menu especial e muita animação em homenagem aos 70 anos de existência do Costa Crociere.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;
O capitão da embarcação, junto com seus oficiais e tripulação, agradeceu a todos os que estavam presentes e desejou um feliz término da excursão. Um discurso rápido e caloroso.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;
Ao final da refeição todos os presentes foram agraciados com uma taça de espumante para um brinde coletivo ao aniversariante do dia, o Costa, cortesia do Capitão Pasquale Arena. Até eu, que estava em tratamento medicamentoso de hérnia discal, não resisti e tomei uma taça. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Restaurante Gattopardo;

Pistas de dança, Festas temáticas, e outros entretenimentos noturnos:

Era após o jantar que começava a vida noturna no navio. Uma vida que pulsava com uma vibração única e constante.
São vários pontos a serem descobertos e muitos ambientes com música e área para dançar, ou apenas sentar, conversar e bebericar.
São tantos espaços para relaxar e curtir que fica difícil escolher. Eu sugiro ir com calma e sentir cada espaço. Não tente desfrutar tudo em um único dia. Mais uma vez, enfatizo a necessidade de consultar o Diário de Bordo do dia.
Alguns lugares a serem visitados em seu tour noturno pelo navio:
Grand Bar Topkapi, Hall central do Atrio Amarcord (ponte 3), Salón Chéri (ponte 5), Disco Babylon (infanto-juvenil, ponte 4), Piano Bar Blue Velvet (ponte 5), Salón Angelo Azzurro (ponte 5), Bagdad Café (ponte 5)
Grand Bar Topkapi, na ponte 5, foi o nosso local preferido. 
O nome Topkapi, significa "porta de canhão" e é o mesmo do Palácio Topkapi, de Istambul, na Turquia, que serviu de lar a vários sultões do império Otomano. Entretanto, a homenagem não é ao palácio em questão.  Mas, ao filme norte-americano de 1964, que leva o mesmo nome e conta a história de um assalto ao museu local para roubar uma adaga cravejada de joias.  
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Gran Bar Topkapi

Festas temáticas:

Toda noite uma festa temática diferente para animar os foliões noturnos, sempre após às 23 horas.
No início da noite com poucas pessoas. Aos poucos o fluxo vai aumentando até não sobrar mais espaço.
Instrutores de dança se prontificavam em ensinar alguns passos, estimulando a participação da maioria.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Gran Bar Topkapi
Em nossa primeira noite no navio, no palco do Grand Bar Topkapibanda Dee Dee Smith, fazia os primeiros aquecimentos (Rojo vs Nero) para às 23:45 horas, dar início à Fiesta Latina. A primeira festa do nosso itinerário.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Gran Bar Topkapi
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Gran Bar Topkapi;
Foram 8 dias de viagem, sendo 7 noites. O importante é se programar e curtir cada momento, respeitando o seu próprio estilo e ritmo.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Gran Bar Topkapi
Na nossa penúltima noite no navio, aconteceu a esperada e descontraída La Notte Bianca (A noite branca). 
Esta festa aconteceu na área da piscina central, na ponte 9, abaixo das estrelas.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; La Notte Bianca;
Uma superfesta com a participação da equipe de animação do navio e os bailarinos da produção russa Starlighat, ao som do DJ Furia.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; La Notte Bianca;
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; La Notte Bianca;
Mas, foi na última noite que aconteceu a maior festa do percurso: "La notte in maschera". A festa de máscaras ou noite de máscaras, inspirado no carnaval de Veneza.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; La Notte in maschera;
Esta festa teve duas frentes de animação:
- Oficial y caballero: No Grand Bar Topkapi, início às 23:15 h. Baile de Gala com oficiais do navio.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; europa; Costa Crociere; Gran Bar Topkapi
- Disco 90: No Atrio Amarcord (hall central), início às 23:45 h, ao som de músicas dos anos 90. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; La Notte in maschera; Atrio Amarcord;
Festa com música dos anos 90 e com a participação da equipe de animação do navio e música do DJ Furia
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; La Notte in maschera; Atrio Amarcord;
Começamos a festa no Grand Bar e terminamos no átrio, onde o som e animação estavam super contagiantes. Eu até esqueci minha hérnia discal. Hérnia? Que hérnia? Não sei se foi o espumante do jantar ou a animação do DJ. kkkkkkkkkkkkkkk. Fechamos nosso cruzeiro com chave de ouro.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; La Notte in maschera; Atrio Amarcord;
Até os elevadores panorâmicos se transformaram em palco para alguns foliões mais ousados e animados. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; La Notte in maschera; Atrio Amarcord;

Itinerário e excursões facultativas:

A vida em um cruzeiro não é apenas mar, mar e mar ou navio, navio ou navio. O cruzeiro oferece uma variedade de excursões facultativas para quem quiser conhecer as cidades em cada porto do itinerário.
Abaixo, nosso itinerário:
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
"Você pode descer em cada cidade livremente ou optar por um dos pacotes turísticos oferecidos pelo navio. Como o tempo em cada parada é curto, nós optamos por um pacote de 5 excursões, sendo uma em cada cidade. Para o mesmo pagamos 149,00 euros/pessoa. Um bom preço se considerar o custo e benefício.
É importante fazer a reserva das excursões assim que estiver no navio (ou antes quando comprar a viagem para o cruzeiro) para não correr o risco das vagas serem todas preenchidas. Caso você prefira permanecer no navio, consulte a programação no diário de bordo. Não tem como ficar ocioso."
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
O ponto e horário da reunião de cada excursão, podem variar, então fique atento ao diário de bordo. Se perder o horário, você perde o passeio. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
Lá você irá receber orientações sobre a excursão e um adesivo com cor e numeração correspondente à excursão escolhida e ao ônibus turístico. 
👉 Importante estar de posse do Cartão Costa, documento de identificação com foto (passaporte para estrangeiros) e bilhete da excursão (se for o caso). O cartão Costa é obrigatório para o desembarque e reembarque. 
Lembrando que o Cartão Costa só serve como cartão de crédito dentro do navio. Para consumo na cidade você irá precisar de um cartão de crédito internacional ou euros em espécie. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
Se você for desembarcar em qualquer porto, mas optou em não fazer excursão pelo Costa, fique antenada com o horário de saída do navio. Procure retornar pelo menos meia hora antes de zarpar. O navio não espera por ninguém. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
👉Não irei entrar em detalhes sobre cada porto e cidade que visitamos, para não alongar muito a postagem. Isto ficará para outra oportunidade. Abaixo, irei relacionar os lugares e postar algumas fotos, apenas como ilustração. (Eu juro que postei apenas algumas fotozinhas. O problema foi selecionar apenas algumas. Sempre termino exagerando, me desculpem. kkkkkkkkkkk).
05 de maio 2018: Marselha, França
Nosso primeiro destino foi Marselha (Marseille), na França.
Chegamos em Marselha em torno das 9 horas de uma manhã parcialmente nublada. A temperatura oscilava entre 16°C e 17°C.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Marselha
Nossa excursão escolhida foi "Vista panorâmica de Marselha e Shopping El Centro".
Depois que desembarcamos, seguimos para a plataforma dos ônibus turísticos onde encontramos nosso guia. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Marselha
Situada à beira do Mediterrâneo, cercada por montanhas, com sol praticamente o ano todo, além de vários museus, restaurantes e cafés. A cidade é um mimo com várias atrações. 
Mas, Marselha fica em uma região, considerada a terceira área com maior número de roubos, atrás de Paris e da região de Seine-Saint-Denis. Então, cuidado com os pertences e atenção nas áreas com grandes aglomerações.     
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Marselha
Retornarmos ao navio antes das 16 horas. 
Apesar dos alertas sobre segurança e roubos, não vimos nenhum movimento neste sentido. Talvez o problema maior seja no período noturno. 
Às 17 horas, zarpamos para a cidade de Savona, na Itália.

06 mai 2018: Savona, Itália.
Chegada em Savona às 08:30 horas, com o tempo parcialmente nublado e temperatura oscilando entre 17°C e 23°C. Optamos pela excursão Finalborgo y Noli.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Savona;
No caminho para o nosso destino, uma construção chamou nossa atenção. Trata-se da "Fortezza del Priamar", um forte de 1542. Confesso que fiquei curiosa em conhecer, mas não paramos, seguimos nossa programação.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Savona
Mesmo não conhecendo Savona, optamos pela excursão para Finalborgo e Noli, duas joias italianas da época medieval. Escolhemos este destino, pois acreditamos que é mais fácil visitar Savona em uma próxima viagem do que Finalborgo e Noli. Além do mais, como a cidade de Savona é maior, o tempo seria muito curto para visitar tudo o que queríamos. Não sei as demais opções, mas amei nossa escolha e cada cantinho visitado. 
Zarpamos de Savona às 16:30h com destino ao próximo porto, Nápoles.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Savona
07 mai 2018: Nápoles, Itália.
Neste dia nosso destino foi Nápoles, onde o navio atracou às 13 horas do dia 7 de maio e ficou ancorado até às 20 horas. 
A excursão que escolhemos foi: "Nápoles, uma cidade que merece a pena descobrir".
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Nápoles;
O tempo em Nápoles estava nublado, mas firme. A temperatura oscilou entre 18° C e 23°C, agradável para caminhar.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Nápoles;
Nápoles foi fundada por um grupo de colonos gregos em torno de 600 a.C.  Após o domínio pelos romanos, a cidade foi transformada em lugar de veraneio da aristocracia romana.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Nápoles;
Teríamos amado passar uma ou duas noites em Nápoles. A cidade é um encanto e tem muito a oferecer aos turistas. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Nápoles;
08 maio 2018: Catânia, Itália.
Mais uma encantadora cidade italiana a ser descoberta: Catânia. A excursão que escolhemos foi "Catânia, cidade barroca".
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Catania; Catânia;
Chegamos ao porto de Catânia por volta das 13 horas e zarpamos às 20 horas. O tempo estava limpo com a temperatura oscilando entre 18 e 24° C. Neste dia, o sol deu o ar de sua graça.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Catania; Catânia;
Catânia foi fundada em torno do século VIII a. C. Uma cidade com muita história para contar e muito a ser explorado.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Catania; Catânia;
09 maio 2018: La Valletta, Malta.
A última cidade da excursão não poderia ser mais preciosa e encantadora, La Valletta. Nossa excursão: "Recorrido por la Valetta.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;
Chegamos ao porto de Malta por volta das 08 horas e zarpamos às 14:30 horas. O tempo estava nublado e a temperatura oscilando entre 19 e 23° C. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;
La Valletta é a capital da República de Malta, cujo território ocupa as Ilhas Maltesas. La Valletta fica na ilha principal.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;
 Foi a cidade mais florida e quente de nossa viagem. Amei cada cantinho.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;


COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;
Pena que tivemos pouco tempo para esta preciosidade, retornamos ao navio às 14 horas. Nem acredito que conseguimos ver tanta coisa em tão pouco tempo.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Malta; La Valletta;
Após o jantar, todos foram convidados para a Festa de Branco.

10 maio 2018: Em navegação.
Dia de curtir o navio de maneira integral. Circular, participar de atividades programadas, ficar de bobeira.
Viajar pelo mediterrâneo é bem tranquilo, praticamente não senti o balançar do navio nas ondas do mar. Mas, neste dia deu pra sentir, principalmente no final da tarde e noite. Mas, nada que incomodou.
Jantar de Gala pelos 70 anos do Costa e, logo depois, a esperada Festa de Máscaras. Atividades que já postei.

11 maio 2018: Chegada em Barcelona às 10 horas.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Barcelona;


COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Barcelona;


COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Barcelona;


COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol; Barcelona;
Últimas considerações:
Se você for do tipo madrugador, não deixe de assistir pelo menos um amanhecer. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
Mas, se esta opção não se adequar ao seu ritmo, não perca o pôr-do-sol. É belíssimo. Particularmente, apesar do amanhecer me encantar, é o pôr-do-sol que me arrebate. E, o pôr-do-sol no mar, é divino.
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
Não deixe de levar uma linda recordação com você. É só passar no Photo Shop (ponte 4) e escolher uma ou mais fotos. Momentos especiais precisam ser eternizados. 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
Bem mais do que um imenso navio, o Costa Fascinosa, é uma minicidade flutuante. Um lugar com muitas atrações e diversão, boa comida, ambientes espaçosos, luxuosos, mágicos e deslumbrantes, perfeito para férias de casais, famílias ou grupos de amigos.
Estas férias foram maravilhosas. Sei que não tenho muito como comparar, este foi o meu primeiro cruzeiro, mas ultrapassou minhas expectativas.
Passamos 7 noites em Barcelona e 7 no cruzeiro. 
Eu amei cada momento, cada atração vivenciada. 
Mesmo nos momentos mais simples, eu me senti única e especial. 
Parabenizo toda tripulação do navio e equipe de animação pela dedicação, zelo e simpatia. Só não se animou, quem não quis.
Dizem que a primeira impressão é a que fica. Para o meu primeiro cruzeiro, eu só tenho elogios. Fiquei deslumbrada.
Nossa viagem foi mágica, do tipo conto de fadas na terceira idade. E tenho certeza que os mais novos que circulavam pelo navio também sentiram a magia.
E, por que não? Magia e encantamento tem idade? 
COSTA FASCINOSA; cruzeiro mediterrâneo; Europa; Costa Crociere; excursão Cidades do Sol;
⇨ Viajando e sempre aprendendo. Muitas informações da postagem, foram conseguidas in loco, nos folhetos informativos dos monumentos ou através de pesquisas na internet (Santo Google 🙏). 😉 
Se gostaram não deixem de curtir e compartilhar. 
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:  
                        BOA VIAGEM!!!!!
Se vocês tiverem gostado desta viagem, não deixem de ver



Noli, Itália

FINALBORGO, Itália


BARCELONA : Paseo Colon, La Gamba ou Gambrinus, Port Vell, Museu de História da Cataluna, L'Aquàrium, Maremagnum Compex, Autoridade Histórica do Almirante, Mirador de Colón 




BARCELONA: Av. La Rambla, Plaça de Catalunya, Catedral de Barcelona, Bairro Gótico, Palau de La Musica Catalã, La Cure Gourmande, Plaza de Sant Miquel, Iglesia de San Jaime, Plaza Real, Tapas Royale

BARCELONA: Palau Güell


BARCELONA: Mercat de Sant Caterina, Museu Picasso, Palau Dalmases, Basílica de Santa Maria del Mar ou Catedral del Mar


BARCELONA: Palau de la Generalitat , da Casa do Ajuntament de Barcelona, Capella D’em Marcús, El Born - Centre de Cultura i memória, Arc del Triumpho, Parc de la Ciutadela, Praia de Barceloneta







BARCELONA: Hospital de Sant Creu i Sant Pau, Praça Gaudi, Sagrada Família, Parque Montjuic, Castelo Montjuic, El Poble Espanyol, Museu Nacional d'Art da Catalunya, Plaça d'Espanya, Centro Comercial Arenas de Barcelona







BARCELONA: Park Guell (Casa Museu Gaudí) – Passeig de Grácia (Casa Batló, Casa Milá, Casa Amatler, Casa Casa Lleó Morera)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!