Translate

Menu

domingo, 13 de outubro de 2019

RECUPERANDO BOLSA DE COURO SINTÉTICO

E, novamente, eis que me aparece outra bolsa descascando. Nem venham me dizer para guardá-la em saco de tecido ou TNT, que não funciona. Com o tempo todo  couro sintético descasca, não importa a marca. 
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; lixo ao luxo

A durabilidade é muito pequena se comparada ao couro natural, mas se você quiser seguir a linha "eco" é melhor aprender algumas alternativas para recuperar a sua bolsa. (Embora a produção de couro sintético também seja poluente. Mas, isto é outra história).
É possível recuperar? É, sim. Naturalmente que não fica como o couro. Mas, fica bem legal e você ainda pode mudar a cor da bolsa.
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; lixo ao luxo
A técnica não é complicada e o material necessário sai bem mais barato do que comprar outra bolsa. Mas, é bem trabalhoso, lento e requer muita paciência. Cada etapa deve ser realizada integralmente, antes de passar para a próxima.
Então, a pergunta mais importante antes de começar este trabalho é saber se vale a pena realizá-lo. 
Eu sempre sou favorável ao reaproveitamento e reciclagem. Não apenas pelo fator econômico, mas pelo respeito ao meio ambiente. Somos "treinados" para o consumo e compramos mais do que precisamos e descartamos com facilidade para comprarmos mais e mais e mais... É uma bola de neve descendo ladeira abaixo.
MATERIAIS:
  • Bolsa de couro sintético danificada
  • escova de unha e escova grossa para jeans
  • pinça ou faca pequena com  ponta
  • palito de dente
  • 2 pote de tinta para tecido na cor de sua preferência. Eu optei por cerâmica. Para ser a cor de base
  • 1 pote de tinta para tecido na cor de cobre. Para dar um pouco de brilho e luminosidade.
  • pinceis macios, finos e largos
  • vasilha com água
  • paninho de limpeza
  • Verniz vitral e solvente 
  • Lixa grossa e fina (220 para madeira e 400 lixa d'água)
  • agulha e linha de costura (para eventuais reparos se for necessário)
As cores que eu escolhi podem ser alteradas de acordo com o gosto pessoal de cada um.
PASSO-A-PASSO (PAP):
  1. Esvazie a bolsa e analise o estado geral. Veja se não está rasgada. Verifique o forro interno e os fechos. Precisam de reparo? Quais?
    Dica: Se a bolsa apresentar qualquer defeito que acabei de enumerar irá precisar mais do que pintura. Será preciso trocar a parte rasgada, forro interno ou fechos. Não foi o caso de minha bolsa que estava bem em relação a estes itens. 
  2. Retire a alça da bolsa se não estiver costurada na mesma. 
  3. Sobre uma mesa, escove a parte danificada da bolsa e alças com a escova para lavar jeans. Faça movimentos firmes, mas sem muita pressão para não danificar o tecido do fundo ou as costuras. Realize movimentos circulares, para cima e para baixo, da esquerda para a direita e vice-versa.
  4. A medida que for retirando a parte danificada, limpe a superfície até que a superfície do couro sintético saia totalmente, deixando apenas o tecido de fundo. Use a escova de unha (mais fina e macia) para retirar todo pó do tecido.
  5. Com uma pinça ou a ponta de uma faca, retire o material entre as costuras e passe a escova de unha para retirar todo o material descascado. Vale qualquer objeto com ponta que facilite o trabalho. Apenas tome cuidado para não cortar os pontos da costura. Na foto abaixo, eu utilizei um cortador de casas. 
    Dica: É importante que não fique nenhuma parte do couro sintético, senão ele irá descascar novamente no futuro.
  6. Após limpar totalmente a bolsa e passar a escova fina para tirar todo  o pó, analise a bolsa e veja a necessidade de reparos. Se preciso, use cola para jeans ou cola permanente para tecido para pequenos reparos. Use um palito de dente ou pincel para aplicar a cola e aperte bem com os dedos ou uma pinça e deixe secar antes de seguir para o próximo passo. 
  7. Forre uma mesa com plástico ou papel e separe o material para começar a pintura. Dica: A cor original de minha bolsa era preta, mas ao retirar o "couro sintético" ficou com um tom escuro de cinza (grafite). Embora eu tenha encontrado um tom de cinza bem semelhante, eu escolhi mudar a cor para cerâmica finalizada com cobre. Já tenho outra bolsa preta, então preferi mudar. Escolha a cor de sua preferência. Pode ser vermelho, preto, marrom, azul, ... Eu usei apenas dois potes pequenos de tinta para tecido, na cor base (cerâmica).
    A quantidade irá depender do tamanho da área a ser pintada, e se a cor de fundo é mais escura ou mais clara do que a cor escolhida. Sempre que pintamos um fundo escuro com uma cor mais clara, iremos precisar de mais camadas de tinta, até cobri-la totalmente.
    Ou 
    pintar o fundo com uma ou mais demão de branco e só então aplicar a cor escolhida. A pintura foi finalizada com tinta na cor cobre.
  8. Se for o caso, encha a bolsa com plásticos ou jornal amassado. Dica: embora não seja essencial, esta etapa deixa a bolsa em pé, o que facilita na hora de pintar certas áreas e aguardar a secagem.
  9. Teste a coescolhida em uma parte da bolsa que não seja muito visível, para ver o efeito e se a cor é a que eu pretendia. Eu fiz o teste em uma parte da alça. Dê duas demãos, intercaladas com secagem. Veja se o resultado lhe agrada. 
  10. Comece a pintar a bolsa com a tinta para tecido sem diluir. Não queremos que a tinta fique muito diluída para não encharcar e manchar o forro interno. A água é apenas para lavar o pincel no término da pintura ou, no caso de usar uma tinta já usada e que "engrossou", diluí-la levemente.
    Use um pincel macio e a tinta sobre toda a área. O tamanho do pincel vai de acordo com a habilidade e disponibilidade do momento. Você pode usar inclusive uma pequena trincha. Comece com uma área por vez. Dica: Importante saber que o tecido de fundo do couro sintético nem sempre tem a mesma composição. Isto irá depender do fabricante e da técnica utilizada.
  11. Perto do fecho-ecler, tenha cuidado para não ultrapassar o limite do "couro". Eu mantive a cor original do fecho.
  12. Pinte um lado, depois o outro e por fim o fundo externo da bolsa. Espere secar bem entre cada demão de tinta. Dica: Ao secar a primeira demão de tinta, você tem a impressão que o tecido sugou totalmente a tinta e que a cor não se fixou.
    Nesta hora você fica em dúvida se deve ou não continuar. Parece que o trabalho está totalmente perdido. A sensação é que não está dando certo. Mas, não entre em desespero. Persista. A primeira camada serve para preparar o fundo e impermeabilizar o tecido. 
  13. Após a segunda demão observe o resultado e verifique a necessidade ou não de uma terceira demão. 
  14. Ao secar a parte externa da bolsa, pinte a parte próxima ao fecho-ecler na abertura da bolsa. Para isto, eu a dobrei para fora e usei alfinetes de costura para fixá-la e evitar pintar o forro interno. Aqui também vão duas demãos de tinta com secagem intercalada.
  15. Na terceira demão eu usei a tinta cobre. Eu tinha a certeza que a necessidade de cobrir algumas áreas, seria alcançada com a nova cor. Novamente, testei primeiro na alça.
    Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
  16. Passe uma camada de verniz vitral depois, que toda a área pintada estiver totalmente seca.
  17. Antes de passar para outra área, espere o verniz vitral secar para evitar manchar a bolsaUse um pincel macio nesta operação. 
  18. Lixe a área envernizada com uma lixa grossa inicialmente e depois use uma lixa mais fina. Pode ser usado lixa de madeira ou ferro. Eu usei um pedaço de duas lixas que tinha em casa. Veja abaixo. Corte um pequeno quadrado e guarde o restante para um próximo trabalho.
    É importante lixar suavemente com movimentos circulares, apenas a parte do verniz deixando a superfície suave, sem comprometer a pintura anterior. Se por acaso você for além do verniz, será necessário reparar a pintura. 
    Dica: A pintura e o verniz, deixa o tecido bem áspero e grosseiro. Para "amaciar" o tecido ao toque, será necessário lixar toda a área envernizada, antes de aplicar a segunda demão de verniz.
  19. Após lixar, limpe toda a área com uma escova macia e um paninho de limpeza, retirando o pó formado. 
  20. Passe a mão sobre a superfície da bolsa e sinta se alguma área precisa ser novamente lixada. É importante retirar toda a sensação de aspereza ao toque. Dica: Ao lixar, algumas áreas ficam um pouco desgastadas, tanto um aspecto antigo à bolsa. Algumas pessoas gostam deste efeito, outras não. Decida se irá parar por aqui ou vai continuar. 
  21. Passe uma segunda demão de verniz vitral em toda a área que foi pintada e lixada. Espere secar uma área antes de envernizar a seguinte, a fim de evitar borrar o trabalho já realizado. Dica: O verniz vitral seca relativamente rápido. Evite ficar passando o pincel na área envernizada antes que seque totalmente. 
  22. Limpe as fivelas que irão sustentar a alça, retirando todo o resíduo de tinta e verniz. Faça o mesmo com o fecho-ecler, botões, presilhas e qualquer parte metálica de sua bolsa.
  23. Recoloque a alça na bolsa. Ou substitua por outra alça, que pode ser de couro, tecido, corrente de aço, macramê, ..., use sua imaginação e crie uma alça diferente. Porque não?
    Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
  24. Prontinho, sua bolsa está novinha. Pronta para ser reutilizada. 
    Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
Vejam novamente o Antes e o Depois. O que acharam? Nem dá pra acreditar que é a mesma bolsa. 
É normal que a textura, ao toque, fique diferente. Mas, para amenizar não deixe de lixar com carinho entre as demãos de verniz. Eu usei duas demãos de verniz. Se for preciso, use três.
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; lixo ao luxo

Espero que vocês tenham gostado da reciclagem/reaproveitamento de hoje. 
Vocês já recuperaram alguma bolsa? Vamos trocar figurinhas? Enviem para o meu email o antes e depois de sua bolsa que irei postar em meu blog. ✉✉✉
Quem fizer, ou já tiver feito esta técnica, não deixe de curtir e compartilhar. 
Por hoje é só.  
Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder assim que puder.📝📪
Aguardo a opinião e sugestões de vocês para próximos trabalhos.
Beijocas a todos meus familiares, amigos e visitantes. 💋💋💋
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Para quem se animar: 
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Vejam alguns trabalhos de transformação em objetos salvos do lixo:

RECUPERANDO BOLSA COM DETALHE EM COURO SINTÉTICO









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!