Translate

Menu

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

POTE PARA GELEIA

Mais um trabalhinho bem simples e rápido de fazer, mas que deixa um lindo visual em sua cozinha.
Estes potes podem ser feitos para uso próprio, presentear ou vender. 
reciclagem de pote; decorando tampas;


Eu aproveitei pequenos potes para conservar geleias. Você pode fazer o mesmo trabalho em potes de vários tamanhos e finalidades. Neste caso use um guardanapo que combine com a finalidade do pote. O tema pode ser frutas, doces, biscoitos, macarrão, temperos, ...
Materiais necessários:
  • Pote de vidro com tampa
  • Primer para metal 
  • Tinta acrílica ou látex branco (para o fundo da pintura)
  • Tinta acrílica ou látex na cor que predomina o guardanapo
  • Guardanapo para decupagem
  • Cola branca extraforte (PVA) ou termolina leitosa
  • Pinceis
  • Pote com água (para lavar os pinceis)
  • Paninho de limpeza
  • lixa fina para finalização do trabalho
  • Verniz vitral incolor
  • Solvente para o verniz vitral
  • Tesoura para papel
  • Impermeável ou jornal (para forrar a mesa de trabalho)
Para o bônus no final da postagem:
  • Tinta acrílica ou látex verde em várias tonalidades.
Passo-a-passo (PAP):
  1. Separe o vidro, retire rótulo, lave-o e seque-o. Faça o mesmo com a tampa. Dica: Para otimizar o trabalho, sempre faço vários trabalhos ao mesmo tempo, mesmo que em alguma etapa, o acabamento final seja diferenciado.
  2. Forre sua bancada de trabalho.
  3. Passe duas demãos de primer para metal sobre as tampas, intercalando secagem entre elas. Espere secar bem. ⏳ Dica: a quarta tampa abaixo, será um pequeno bônus no final desta postagem. Irei manter a pintura original da borda. Só irei pintar o centro da tampa.
  4. Passe duas demãos de tinta branca sobre as tampas, intercalando secagem entre elas. Espere secar bem. ⏳ Dica: Não importa o acabamento final, se colagem, pintura ou desenho. Até aqui, estas 4 etapas são comuns a todas elas. 
  5. Deixe secar, antes de seguir para o próximo passo. Dica: Reserve a tampa com as bordas com pintura industrial. A partir deste momento, eu irei trabalhar apenas nas tampas sem o desenho industrial.
  6. Selecione o guardanapo de sua preferência e corte um pedaço um pouco maior que o necessário. Dica: Para um melhor efeito, procure escolher uma parte do guardanapo em que a imagem fique inteira. Além da circunferência da tampa, acrescente a altura de sua lateral e um pouco mais para servir como margem de segurança. 
  7. Passe cola branca ou termolina leitosa sobre a tampa. Coloque a figura em cima o mais esticado possível e com o lado direito do desenho voltado para cima. Tenha cuidado para não rasgar ou enrugar muito. Impossível colar um guardanapo sem criar rugas e bolhas. Não se estresse caso isto ocorra. 
  8. Sobre o guardanapo recém-colocados e com a cola ou termolina ainda úmida coloque um pedaço de plástico e passe um rolinho de espuma (ou trouxinha de pano) sobre o mesmo com cuidado. Faça movimentos circulares de dentro para fora, firmes e com leve pressão, mas sem muita força. Retire o plástico com cuidado para evitar repuxar o guardanapo. Dica: Esta etapa minimiza as rugas e bolhas no papel, além de garantir que o guardanapo fique bem colado.
  9. Deixe secar bem em local arejado sem poeira. Dica: esta etapa pode ser agilizada com secador de cabelo ou soprador.
  10. Corte o excedente do papel deixando a borda da tampa livre.
  11. Para um melhor acabamento, pinte a borda das tampas com a cor predominante do guardanapo. Não pinte o interior da tampa, apenas o exterior. Deixe secar bem.
  12. Passe uma a duas demãos de cola ou termolina leitosa sobre todo o guardanapo intercalando secagem para impermeabilizá-lo. Deixe secar bem. Dica: Ao secar a cola fica transparente.
  13. Verifique como ficou o trabalho antes de passar o verniz. Limpe a tinta que tiver escorrido para o interior da tampa. Use uma lixa ou um estilete para limpar o excesso se for o caso, com cuidado para não danificar o trabalho. Passe um pano seco para tirar qualquer poeira.
  14. Com as tampas bem secas, passe duas demãos de verniz cristal sobre as tampas para e impermeabilizar a colagem e pintura. Externamente. Dica: Não passe o verniz na parte interna da tampa. O verniz vitral precisa de solvente para diluir (se for preciso) e limpar os pinceis. 
  15. Antes de aplicar a segunda demão do verniz lixe a tampa e passe um paninho para retirar o pó formado com a lixa. Dica: Ao lixar não empregue muita força para não arrancar o guardanapo. Faça movimentos circulares. A intenção é minimizar as rugas do papel que tenham permanecido. Caso sua tampa não apresente rugas, pule esta etapa. 
  16. Deixe secar sobre uma bancada, em local arejado, mas sem poeiras.
    reciclagem de pote; decorando tampas;
  17. Decore o seu pote conforme o seu gosto. Depois de colocar a geleia, eu usei um cordão de sisal para decorar o pote. nas pontas coloquei contas de madeira. Acho que ficou charmoso.
    reciclagem de pote; decorando tampas;
    reciclagem de pote; decorando tampas;
Um pequeno bônus extra para vocês: Pintura texturizada em tampa.
reciclagem de pote; decorando tampas;
  1. Na tampa reservada, aquela com as bordas com pintura industrial, pinte o centro com o primer (duas camadas intercaladas com secagem).
  2. Pinte o centro com a tinta branca (duas camadas intercaladas com secagem). 
  3. Com um pincel e uma tinta verde de sua preferência, faça um fundo na parte pintada de branco. Deixe secar.
  4. Prepare vários tons de verde a partir da tinta usada no fundo. Para isto misture um pouco de preto, azul, amarelo ou branco em pequenas porções da tinta original. Ou empregue tons já existentes. 
  5. Trabalhe o centro da tampa com várias tonalidades de verde, dando pinceladas aleatórias como se fosse uma vegetação fechada. O efeito final fica texturizado. Dica: Se você tiver habilidade em desenho e pintura, uma ideia é completar o desenho da tampa a partir das frutas já existentes. Não é o meu caso. Mas, deixo a dica.
    reciclagem de pote; decorando tampas;
  6. Deixe secar bem e impermeabilize a pintura com duas camadas de verniz vitral, intercalando secagem entre elas. 
    reciclagem de pote; decorando tampas;
  7. Use o vidro a seu gosto.
    reciclagem de pote; decorando tampas;
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
  • Como todo o trabalho fica do lado de fora, você pode usar seu pote para colocar geleia, temperos caseiros, temperos secos, confeitos e molhos. 
  • Mas, tenha em mente que este é um trabalho artesanal e não industrial. Evite usar abrasivos na sua higienização. Não lave em lava louças e nem coloque seu pote no micro-ondas ou outro tipo de forno. A tampa com o trabalho não deve ficar de molho ou ser fervida. 
Limpe adequadamente os potes e tampas: 
reciclagem de pote; decorando tampas;


  • Como o vidro (em si) não foi trabalhado, ele poderá ser fervido se for o caso. A tampa não!!! 
  • No caso de usar para geleia ou molhos, para longa duração, após lavar com água corrente e detergente neutro, enxague bem e seque. Coloque um pouco de aguardente ou vodca no vidro, tampe e chacoalhe bem. Escorra o líquido e deixe o pote e tampa virados sobre um pano limpo até evaporar. Use em seguida.

Eu vou ficar aguardando os trabalhos de vocês.
Espero que tenham gostado. Se sim, curtam e compartilhem.
Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas). 😊💋💋💋
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!