Translate

Menu

quinta-feira, 19 de março de 2015

TERMOLINA CASEIRA

A Termolina Leitosa é um líquido branco leitoso, mas ao secar fica transparente e não deixa manchas no trabalho.
Para os que amam fazer artesanato a Termolina Leitosa é um impermeabilizante de materiais porosos que não pode faltar em nossa relação de itens necessários. 

Sua aplicação é bem ampla e vasta, vejam alguns exemplos: 
- Impermeabilizar papel, tecidos (algodão) e isopor;
- Engomar e endurecer peças de tapeçaria, crochê e bordados;
- Encorpar e evitar o desfiamento de costuras, patchwork, bordados vazados;
- Impermeabilizar bolsas de tecidos;
- Fazer decoupagem com tecido, papel ou guardanapo, substituindo a cola branca;
- Impermeabilizar papeis de decoupagem que receberão vitrificação a frio, vernizes ou laca como acabamento. O uso da termolina caseira neste caso evita manchar o papel.

Por ser atóxica e solúvel em água é uma boa escolha, além de ser facilmente removida dos pinceis e da bancada de trabalho.

Existem várias marcas no mercado com um preço bem reduzido se considerar a relação custo x benefícios. Tenho certeza que as principais marcas já são bem conhecidas por vocês, não importa se aprendiz (como eu) ou artesão consagrado. 
Mas, que tal preparar a sua própria termolina leitosa? 
Pesquisando na internet encontrei uma receita caseira que testei pessoalmente e comprovei sua eficácia. Deu certo e a fórmula é bem simples e fácil de preparar.
impermeabilização tecido, artesanato
A medida a ser usada pode ser xícara (chá ou café), colher, copo, dependendo da quantidade desejada.
Se você precisar de uma quantidade grande use a xícara ou copo. Neste caso coloque duas xícaras de cola + 1 xícara de água + 1/2 xícara de álcool. Pode ser xícara de chá ou café. Mas, use a mesma xícara para todos os ingredientes. O mesmo vale para o copo ou colher.
Use sempre cola branca extra forte, aquela do rótulo azul muito usada em artesanato. Tem várias marcas boas no mercado. 
Dicas e cuidados importantes, a saber, sobre a termolina:
► A termolina caseira não leva conservantes e não pode ser guardada. Faça apenas a quantidade necessária para o uso imediato. O que sobrar deverá ser jogado fora.
► O tecido que receberá a termolina deve ser de algodão, estar sem goma e bem seco. Normalmente ao ser comprado o tecido vem engomado. Molhe-o para retirar totalmente a goma (não use sabão) e pendure no varal para secar bem antes de ser empregado.
► Se você for recortar o tecido para depois colar sobre alguma superfície, passe primeiro a termolina antes de cortá-lo. É importante passar pelo menos duas demãos de cada lado do tecido, com intervalo de secagem entre elas.
► Ao usar a termolina sobre pintura em tecidos, espere a pintura secar bem antes da aplicação.
► Por ser solúvel em água e consequentemente não resistir a lavagens sucessivas, alguns cuidados devem ser seguidos para melhor conservação do trabalho com termolina:
  • Peças artesanais a base de vidro, madeira e isopor, depois que a termolina estiver bem seca, devem ser protegidas com verniz incolor, goma laca ou vidro líquido.
  • A secagem da termolina em tecido leva de 2 a 4 horas para poder dar continuidade ao trabalho. Entretanto, a secagem total e fixação da termolina no tecido requer um tempo bem maior: 72 horas (3 dias). A primeira lavagem, após conclusão do trabalho, deve obedecer este tempo rigorosamente.
  • Trabalhos de crochê, bordados, tapeçarias e outros que não puderem ser protegidos com verniz, você deve aplicar a termolina novamente sempre que o mesmo ficar maleável ou for lavado sucessivamente. O ideal é uma nova aplicação a cada 3 lavagens.
► Limpeza: Lembrando que todo trabalho artesanal deve ser tratado como tal. Ao contrário dos trabalhos industrializados sua conservação e durabilidade dependem muito da maneira como cuidamos dos mesmos. A limpeza deve ser feita com pano úmido ou uma esponja macia. Nunca utiliza palha de aço para limpar o trabalho.
Caso precise lavar o material, como no caso de vidros (pratos, copos, travessas), tecidos e linhas (panos de pratos, roupas, bolsas, chapéus) e outros, use água corrente em temperatura ambiente (nunca quente) e detergente ou sabão neutro. Não deixe o trabalho de molho. Jamais coloque o seu trabalho em uma máquina lava-louças.

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pela visita, Josélia.
      Gosto de dicas e técnicas que venham a facilitar o nosso dia-a-dia.
      Bjs.

      Excluir
    2. Obrigada a Vc,TCintra, legal. Adorei!

      Excluir
  2. Bom dia, Gostei muito da receita. Posso impermeabilizar uma tapeçaria que já está numa moldura? Que tipo de pincel usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Respondendo a sua pergunta, a termolina pode sim ser usada para impermeabilizar tecidos, bordados, barbantes e tapeçaria.
      Use um pincel chato macio, passando-o suavemente sobre a peça.
      O ideal seria tirar a tapeçaria da moldura para que a impermeabilização fosse feita dos dois lados (frente e verso) intercalando secagem entre elas.
      Faça primeiro um teste em uma pequena ponta no avesso (ou em um trabalho menor) e veja se o resultado te agrada.
      Se for uma peça muito grande (tipo do tamanho de uma parede) e valiosa, talvez fosse o caso de verificar com uma firma especializada.
      Depois nos diga como ficou a tapeçaria.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, Analu.
      Fico contente que tenha gostado e servido.
      Volte sempre para ver novas ideias.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Adorei as dicas, mas porque não pode ser o álcool gel pra fazer a termolina, você sabe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vania.
      Esta é a receita que aprendi e emprego em meus trabalhos.
      Acho que a contraindicação seja pela consistência do álcool que deve dificultar a aplicação da termolina e, talvez, criando grumos.
      Nunca tentei com o álcool gel. Então, não posso afirmar com certeza. Se você tentar, me diga o resultado final.
      Um abraço e sucesso nos trabalhos

      Excluir
  5. Posso usar para impermeabilizar um tecido de cadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Allanmau.
      A termolina leitosa impermeabiliza tecidos de preferência de algodão, mas endurece o tecido tirando sua flexibilidade. Acho que, dependendo da cadeira, ficaria desconfortável.
      O mais indicado para estofados em cadeira ou sofá é usar um impermeabilizante em spray.
      Eu já postei sobre este tema quando impermeabilizei o estofado de minhas cadeiras estilo medalhão. O título é: IMPERMEABILIZANDO ESTOFADO EM CASA.
      Maiores detalhes no link: http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/08/impermeabilizacao-de-estofado.html
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte em seus trabalhos e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Olá boa tarde!!!
    Posso usar para impermeabilizar e endurecer trabalhos feito com juta????
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, Larissa.
      Normalmente, a termolina é indicada para tecidos de algodão e a juta é fibra têxtil vegetal.
      Nunca impermeabilizei juta, então não sei como iria ser o resultado. É provável que endureça e impermeabilize mas, certeza só testando em um pequeno pedaço.
      Corte um pedaço e aplique a termolina, espere secar e veja se ficou como gostaria. Ao passar a termolina, a juta irá escurecer como ocorre quando é molhada com água. Mas, ao secar volta a cor original?
      Ficou endurecida o suficiente?
      Espere 72 horas da aplicação e molhe o retalho. Observe se ocorreu a impermeabilização.
      Se no final do teste com a juta, você concluir que atinge o seu objetivo. Então, mãos-à-obra.
      Não deixe de nos contar o resultado de sua pesquisa.
      Bjs e um ótimo final-de-semana.

      Excluir
  7. Oi Teresa! Estou fazendo garrafas de vidro decoradas com barbante, nao consegui tirar essas duvidas...se vc puder me ajudar! comprei goma laca, ela serve para impermeabilizar e envernizar? devo passar o que em cima do barbante para que a cola branca nao saia e que a garrada possa ser molhada (pingos dagua). devo passar termolina entao e depois goma laca? obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ag.
      Há um tempo atrás eu fiz algumas garrafas com linha e impermeabilizei para uma maior duração. Lá eu descrevi com detalhe como fiz. Dê uma olhadinha em GARRAFAS DECORADAS COM LINHA ou LÃ ou BARBANTE. O link é http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/10/garrafa-reciclada-vii.html
      Sucesso nos trabalhos e obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Olá, Teresa! Eu pintei um desenho numa jaqueta jeans, queria saber se a termodinâmica pode ser aplicada nesse tecido. Queria saber também se a termodinâmica sai na água depois de seca, porque pretendo lavar essa jaqueta e não quero que saia. Muito obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel.
      Não entendi. Termodinâmica é uma parte da física que usa calor para gerar energia.
      A postagem acima é sobre termolina, que não utiliza fonte de calor.
      Acredito que deve ter sido um erro de digitalização.
      Sendo assim..., a termolina a princípio serve para qualquer tecido de algodão, sem goma e sem elastano. Dê uma lida nas observações e dicas no final da postagem.
      Antes de aplicar a termolina faça um teste em uma área do tecido que não fique aparente. Como no caso do avesso. Espere secar e lave naturalmente (sempre à mão).
      Lembre-se que a termolina meio que endurece o tecido, tirando a sua flexibilidade natural. Se a área for muito grande pode ficar desconfortável. Em alguns tecidos a termolina pode escurecer um pouco a sua cor original. No teste observe se isto ocorreu e se é do seu interesse.
      Você precisa esperar a tinta secar totalmente. E, depois de aplicar a termolina, esperar que esta seque por pelo menos 72 horas antes da primeira lavagem.
      Com relação a durabilidade: a termolina sai com as lavagens sucessivas e deve ser reaplicada após cada terceira lavagem. Não use escovas de cerdas para a lavem e nem coloque a jaqueta na máquina.
      Normalmente este recurso é para artesanatos ou peças que não precisem de lavagens constantes.
      Em tecido é importante usar tinta apropriada para tecido, neste caso não há necessidade de impermeabilizar com termolina.

      Excluir
    2. Gabriel, espero ter respondido suas dúvidas.
      Um abraço.
      Obrigada pela visita.
      TCintra

      Excluir
  9. Gostei muito da explicação, foi bem detalhada, vou tentar.

    ResponderExcluir
  10. Posso passar o tecido com ferro depois que passei a termolina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Normalmente eu uso a termolina em artesanatos que não são passados a ferro.
      Eu sugiro que coloque uma tecido fino sobre o tecido com termolina e use o ferro em temperatura de baixa para média. Comece com a baixa e vá aumentando aos poucos até a temperatura média. Teste em uma ponta primeiro e veja o resultado. Se ter certo, passe todo o trabalho.
      Não deixe de postar o resultado do teste. Com certeza você não é o único com esta dúvida.
      Um abraço e sucesso em seus trabalhos.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  11. Boa noite passei termina em meus guardanapos de boca até a metade mas ficou duro é manchou o que faço para tirar a mancha é do ficar maleável.

    ResponderExcluir
  12. Alessandra, a finalidade da termolina é impermeabilizar, proteger e endurecer alguns trabalhos. Veja as indicações no texto.
    Guardanapos de tecido para refeições (guardanapos de boca), não devem ser impermeabilizados e nem endurecidos. Senão, perderão a capacidade de absorção e não servirão como guardanapos.
    Como a termolina é solúvel em água, para retirá-la lave bem os guardanapos, deixando-os de molho por algum tempo. Repita o processo até sair toda a termolina.
    Com relação à mancha, depende do que a ocasionou. Foi molho de tomate, vinho tinto, óleo, mostarda, batom, ... Cada um tem uma técnica específica.
    Alguns tecidos podem sofrem alteração de coloração ao serem molhados ou receberem alguma substância. Se a mancha foi ocasionada pela termolina, pelo fato de ter sido aplicada apenas na metade do guardanapo, a lavagem até a eliminação de toda termolina será suficiente.
    Ter e usar guardanapos de tecido, é algo que dá muito trabalho e, vez ou outra, requer substituição.
    Se for para alguma ocasião especial, eu sugiro os guardanapos de papel coloridos ou com lindas estampas. Até os melhores restaurantes estão eliminando os guardanapos de tecido, e, quando o usam, preferem os brancos.
    Espero ter respondido e ajudado.
    Um abraço e obrigada pela visita.
    Teresa Cristina

    ResponderExcluir
  13. Posso usar termolina leitosa em guipi? Naquelas barras de blusa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei como responder não sei o que e guipi e de que material é feito. O melhor seria testar em um pedaço pequeno que não comprometa a peça. Lembre-se que a termolina leitosa deixa a peça impermeável e sem elasticidade. Como este produto é diluído com água, sua lavagem constante irá removê-lo, sendo necessário reaplicação.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e obrigada pela visita.
      Volte sempre.
      TCintra

      Excluir
  14. Faço patch apliquê caseio a mão e para finalizar o trabalho faço uma mistura de 1 tampa de termolina para 2 de água e passo por cima do caseiado fiz isso no meu último trabalho em uma toalha azul claro mas dá para ver direitinho a marca da termolina na toalha ficou um sombreado como faço para retirar este sombreado ?Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá, desculpe a demora para responder.
    Como eu não faço patch apliquê, tive que pesquisar para responder.
    Pelo que vi, em vários sites, a termolina é aplicada apenas na borda do aplique para não desfiar. Isto antes de fazer o caseado. Ela não deve ser aplicada em todo aplique. Também não se aplica a termolina no tecido que irá receber o aplique.
    Faça sempre um teste em um pedaço do tecido para ver o resultado final. Em certos tecidos a termolina altera a cor. O ideal é usar tecidos 100% algodão.
    Abaixo, deixo os links sobre a técnica, um deles com vídeo para melhor entendimento.
    - https://www.dicasdemulher.com.br/patch-aplique/
    - https://drikaartesanato.com/patch-aplique-passo-a-passo/
    Com relação a retirar a termolina aplicada, a única solução que conheço é lavando por várias vezes. A cada lavada a termolina vai saindo do tecido.
    Espero ter ajudado.
    Um forte abraço e obrigada pela visita.
    T.Cintra.

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!