Então o jeito é fazer os próprios ovos. Além de bem mais barato, tem um gosto especial do tipo "Eu que fiz". Amo isto. E fica uma delícia. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Nesta Páscoa o que está em moda são os ovos de chocolate de colher.
São metade de um ovo de páscoa, que tem sua casca recheada com alguma delícia. As cascas de chocolate podem ser compradas prontas ou feitas em casa.
As opções de recheio são inúmeras. Doce de leite, ganache de chocolate, brigadeiros diversos, beijinho, romeu e julieta, napolitano, maracujá, limão, amendoim, coco e muitos outros. Eu escolhi o sabor napolitano.
O importante é escolher um recheio que não seja muito perecível. O uso de frutas frescas pode comprometer o resultado final e diminui em muito o tempo de validade do ovo.
A decoração e finalização do ovo vai de acordo com a criatividade e gosto pessoal de cada um. Irá depender também da finalidade do ovo, se para consumo próprio ou para venda.
Se for para vender é preciso ir acompanhado de uma colher e estar em uma embalagem própria para este tipo de ovo, ou o recheio irá derramar. Caso você não encontre embalagens próprias, pode colocar uma fina camada de chocolate sobre o recheio e enfeitar esta camada antes de envolver em papel celofane.
INGREDIENTES:
- Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas de leite comum (usar a lata do leite condensado como medida)
- 2 c/sopa de amido de milho
- 1c/sopa de essência de baunilha
- 1c/sopa de manteiga ou margarina
- 4 gemas peneiradas (para retirar sua película)
- 2 c/sopa de cereal matinal sabor morango Nesquick ou MID (ou duas caixinhas de gelatina sabor morango). Eu usei o MID.
- Chocolate meio amargo em barra derretido (100g)
- Chocolate branco em barra derretido (200g)
- Outros ingredientes:
- Cascas de ovos de chocolate prontas ou 300g de chocolate ao leite fracionado (ou outro de sua preferência) para fazer as cascas.
- Opcional: cerejas, morangos, amêndoas, confeitos.
- Papel para embrulhar e colheres descartáveis (se for presentear ou vender)
- Prepare o recheio:
- Dissolva o amido de milho em parte do leite. Reserve.
- Em uma panela coloque o leite condensado, o restante do leite, a manteiga, a baunilha e as gemas desmanchadas. Misture e leve ao fogo brando.
- Acrescente o amido de milho, assim que a mistura aquecer um pouco, mexendo sem parar para não empelotar e nem queimar.
- Cozinhar, sempre mexendo a mistura, até engrossar o creme.
- Apague o fogo e distribua o creme em 3 vasilhas.
- Na primeira vasilha acrescente o chocolate em barra derretido e misture até ficar homogêneo.
- Na segunda vasilha acrescente o pó com sabor de morango e 100g de chocolate branco derretido, misture até homogenizar.
- Acrescente 100g de chocolate branco derretido na terceira vasilha e mexa bem.
- Deixe os recheios esfriarem sem tampar fora da geladeira, nunca no congelador ou freezer.
- Depois que esfriarem, tampe e leve as vasilhas à geladeira para endurecer.
Está pronto os recheios sabor chocolate, morango e baunilha.
- Prepare as cascas de chocolate conforme sua preferência:
- Eu usei chocolate ao leite porque já tinha feito o recheio de chocolate meio amargo. Mas você pode usar o meio amargo ou até mesmo o branco.
- Corte o chocolate pedaços iguais e leve ao microondas por 30 segundos. Retire, mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos. Mexa novamente. Repita esta operação até que o chocolate esteja totalmente derretido.
- Eu preferi usar o chocolate fracionado por dispensar a temperagem. Mas, se você não gosta do fracionado, este é o momento de fazer a temperagem.
- Coloque o chocolate em formas próprias para ovos de páscoa, escorrendo o excesso.
- Vire de cabeça para baixo sobre papel manteiga ou alumínio
- Repita o nº 4 e 5 até que a casquinha fique em uma espessura adequada. (+ 3 camadas de chocolate). Se ficar muito fina irá se quebrar ao ser manuseada.
- Montagem do ovo de colher napolitano:
- Coloque cada recheio em um saco de confeitar separado. Lembre-se de nunca usar recheios quentes ou mornos, senão irá derreter a casca de chocolate e todo o trabalho estará perdido.
- Preencha as cascas de chocolate distribuindo os 3 sabores em seu interior.
- Decore a gosto. Como os meus ovos foram para consumo próprio, decorei com o próprio recheio usando o bico pitanga.
- Se for usar frutas como morango, framboesas ou cerejas na decoração, só as coloque próximo da hora da degustação. Não se esqueça que além de perecíveis, os morangos saltam muito suco.
Para não sair do tradicional ovo de páscoa, fiz um fechado com recheio de bombom. Este não fiz nenhuma decoração, pois ele já tem um desenho em relevo. Eu poderia ter colorido antes de colocar o chocolate na forma, mas não o fiz. Fica para o próximo ano. De qualquer forma não vou usar celofane para embalar este ovo e sim papel alumínio, pois é o que tenho.
Os outros, os ovos de colher, não irei embalá-los. Serão servidos na própria bandeja.
Os outros, os ovos de colher, não irei embalá-los. Serão servidos na própria bandeja.
Agora é esperar pelo almoço de domingo de páscoa para poder saborear esta delícia. Hummm, não vejo a hora. kkkkkkk.
Quem quiser inspiração para ovos mais elaborados, olhem o link que fiz em homenagem a Marta Ballina: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/01/pascoa-ovo-de-chocolate.html
Quem quiser inspiração para ovos mais elaborados, olhem o link que fiz em homenagem a Marta Ballina: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/01/pascoa-ovo-de-chocolate.html
Beijão e um forte abraço aos meus amigos e seguidores.
DICA: Este ovo deve ser conservado em geladeira, pois o creme pode azedar. Deixar fora da geladeira uma hora antes de consumir, para que o chocolate não fique muito duro.
ATUALIZAÇÃO DA POSTAGEM EM 21 DE ABRIL:
Enfim, ontem, domingo de Páscoa, foi possível degustar esta delícia. Eu resolvi postar as fotos do ovo cortado para que vocês verem como o recheio ficou consistente porém macio.
Enfim, ontem, domingo de Páscoa, foi possível degustar esta delícia. Eu resolvi postar as fotos do ovo cortado para que vocês verem como o recheio ficou consistente porém macio.
BOM APETITE E BOA PÁSCOA A TODOS!!!!!!
Veja outras receitas de ovo de páscoa no blog:
Até quantos dias dura esse recheio napolitano?
ResponderExcluirOlá amiga (o),
ExcluirOvos de chocolate caseiro tem uma durabilidade menor que os industrializados. Sendo que nos recheados este tempo é ainda menor de acordo com os ingredientes utilizados. Gemas, leite integral, creme de leite, coco (nunca o fresco) e outros recheios, somados a manipulação em cozinha doméstica reduzem em muito o tempo de sua durabilidade a partir do momento em que o chocolate é aberto e o recheio é preparado. A manipulação adequada com panelas e utensílios limpos e sem contaminação interverem diretamente no resultado final do produto. Nunca pique o chocolate em tábuas destinadas a corte de carnes ou verduras cruas. Limpe bem a bancada onde irá trabalhar.
Use sempre ingredientes de boa qualidade e dentro do prazo de validade.
Ovos sem recheio podem durar 1 mês, quando bem embalado. Já os recheados de 5 a 7 dias. Se você for usar frutas frescas ou desidratadas ou geleias caseiras este tempo será menor.
Naturalmente, que quando mais recente e com menos dias de confecção mais cremoso e melhor é o sabor.
Estes ovos que eu fiz duraram 3 dias, mas não é que tenham estragado. Eles não duraram porque foram rapidamente consumidos. Eu os fiz no dia 19 e foram consumidos no dia 21, exatos 3 dias. Infelizmente, não guardei nenhum para fazer este tipo de teste. Entretanto, as sobras dos recheios ficaram na geladeira por aproximadamente 1 semana sem alterar o sabor.
Conforme eu coloquei acima, este ovo napolitano deve ser conservado em geladeira, pois o creme pode azedar. Tire da geladeira uma hora antes de consumir, para que o chocolate não fique muito duro.
Espero ter ajudado.
Um abraço e obrigada pela visita.
TCintra
Bom entardecer, obrigada desde já por tudo que tem postado e pelas dicas maravilhosas,,,amei este blog, praicamente fui guiada pelo Espírito Santo, estou a procura de coisas novas e eis que deparo com esta maravilha, seja muito tu e tua casa abençoados, obrigada por compartilhar. Petronilia Maria - VR
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirObrigada pelas palavras carinhosas e de incentivo.
Sinto-me realizada em ajudar.
Um abraço e volte sempre.
Obrigada por compartilhar essa deliciosa receita conosco. Um grande beijo.
ResponderExcluirVivi
Obrigada, Vivi.
ExcluirFico feliz que tenha gostado.
Bjs.
adorei a diga... e parabéns ficou muito lindo, obrigada por dividir a sua receita.
ResponderExcluirCristiane, que bom que tenha gostado.
ExcluirObrigada pela visita, volte sempre.
Bjs.
Olá ovos de colher com brigadeiro podem ficar fora da geladeira?
ResponderExcluirGrata
Olá, Paula.
ExcluirA conservação em geladeira ou fora dela, irá depender do recheio empregado.
Se você utilizar brigadeiro ou outro doce que dispense a refrigeração, sim o seu ovo poderá ficar fora da geladeira.
Mas, se o seu recheio leva gema de ovo, leite integral, creme de leite, coco ralado, chantilly e frutas frescas a refrigeração é obrigatória. Ovos caseiros não levam conservantes. Neste caso retire o ovo da geladeira uma hora antes de servir.
Espero ter ajudado.
Boa sorte em seus trabalhos e volte sempre.
Teresa Cintra