Translate

Menu

quinta-feira, 18 de março de 2021

OVO BOLO ou BOLO OVO

A maioria das pessoas ama chocolate. Chocolate branco, chocolate ao leite, chocolate meio amargo, chocolate com amêndoas, ... São tantas variantes.
A Páscoa é a época que mais se consome este ingrediente. Normalmente, em forma de ovo em tamanhos e preços variados. 
A cada ano surgem novidades sobre o mesmo tema que se somam aos já existentes. Ovo tradicional, ovo maciço, ovo de colher, ovo com casca recheada, ovo de pote, ovo temático, ovo texturizado, ovo estampado e ovo bolo. E, outros que nem me lembro.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;

Hoje, eu irei postar uma receita que fiz de Ovo Bolo. Ou será Bolo Ovo? Bom, isto não importa, eu prefiro Ovo Bolo.
Mas, afinal o que é Ovo Bolo?
É uma combinação de ovo de páscoa com bolo e recheio a gosto. O nome pode soar estranho, mas o sabor é maravilhoso. Na realidade é um bolo bombom em formato de ovo.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
Esta apresentação de ovo foi lançada no ano passado ou no anterior, não tenho certeza. Mas, é um tipo de ovo ideal para ser servido após o almoço de páscoa ou no lanche da tarde. Afinal, é ovo de chocolate. Mas, também é bolo recheado com cobertura de chocolate. Agrada crianças e adultos com uma fina ou generosa fatia.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;

Você pode fazer a receita de bolo de sua preferência e variar o recheio para criar novos sabores e sensações.
Em homenagem às chocólatras (inclusive eu), irei fazer com chocolate meio amargo, bolo de chocolate e doce de leite. 
Para não ficar muito enjoativo por conta do doce de leite, optei em fazer o bolo com chocolate em pó a 50%. Pode ser usado o cacau puro, mas neste caso diminua a quantidade ou ficará muito amargo. Não use achocolatado para não ficar doce.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
👉Atenção: Nunca use o recheio quente ou morno ou irá derreter a casca de chocolate. Então, prepare primeiro o bolo e deixe esfriar totalmente. Se for fazer o seu próprio doce de leite, ele também deverá ser feito com antecedência para dar tempo de esfriar.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
INGREDIENTES e MATERIAIS: 
- Bolo de chocolate de microondas:
Use a sua receita favorita ou faça a receita abaixo. Uma fácil e rápida receita de microondas que dispensa batedeira. 
  • 2 ovos
  • 8 c/sopa de leite
  • 8 c/sopa de açúcar
  • 6 c/sopa de óleo
  • 8 c/sopa de farinha de trigo peneirada
  • 4 c/sopa de chocolate com 50% de cacau (para cacau a 100% use apenas 2 c/sopa)
  • 1 c/sobremesa de fermento químico
- Cascas dos ovos:
  • 500 g de chocolate meio amargo fracionado ou nobre. Dica: Não use o hidrogenado (jamais).
  • Forma de silicone ou de acetado para ovos de chocolate. Dica: no comércio existem vários tamanhos. Do pequeno ao grande. Escolha um tamanho entre médio a grande.
👉 Eu optei pela forma de silicone com três partes encaixáveis. Apenas a parte que fica no centro é de maleável (silicone), as outra duas são rígidas. Veja a foto abaixo.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;

Leia as orientações sobre o modo de uso e os cuidados necessários com a forma antes de usá-la.

- Recheio:
  • Doce de leite caseiro ou industrial, quantidade a gosto. Eu usei doce de leite comprado pronto, desta forma não haverá modo de preparo para o mesmo.
MODO DE PREPARO:
- Prepare o bolo:
  1. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de silicone caso seja a primeira vez que for utilizá-la. Se já tiver utilizado a forma em outra ocasião, não precisa untar. Dica: Se for fazer o bolo no forno convencional a gás ou elétrico, pode usar forma de bolo inglês de alumínio ou inox. Neste caso unte e polvilhe com farinha de trigo. Lembre-se que este tipo de forma não vai ao microondas.
  2. Em uma tigela coloque os ovos (quebre-os um a um, verificando o aspecto antes de colocar na tigela).
  3. Junte o leite, o açúcar e o óleo. Meça ligeiramente com uma colher ou batedor de inox (fouet). Reserve.
  4. Em outra tigela peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento químico. Misture.
  5. Coloque a metade da mistura seca sobre a misture de ovos. Misture com a colher ou fouet.
  6. Despeje o restante da mistura seca na tigela de ovos. Volte a misturar até ficar uma mistura homogênea. Caso tenha formado muitas bolhas, dê batidinhas com a tigela no balcão sobre um pano de prato. Dica: dividir a mistura seca em duas porções, facilita o processo de homogeneização sem criar grumos.
  7. Retire o prato do microondas do aparelho e posicione a forma de silicone sobre o mesmo. Despeje a massa na forma de silicone. Volte o prato do microondas para o aparelho mantendo a forma de silicone sobre o mesmo.
  8. Leve ao forno microondas em potência alta por três minutos. Abra o forno e faça o teste do palito. Se estiver mole, deixe mais dez segundos. Dica: meu bolo ficou pronto com os 3 minutos. Tenha cuidado com o tempo do microondas para não desidratar e queimar o bolo. Quando passa o ponto do chocolate, amarga. Lembre-se que o bolo de chocolate fica levemente umedecido, sem estar cru ou mole. Dica para o forno convencional: pré-aqueça o forno a 180° C, coloque a forma e deixe por 20 a 30 minutos. Faça o teste do palito.
  9. Deixe esfriar antes de desenformar.
  10. Corte o bolo em fatias com aproximadamente 1 a 1,5 cm de largura. Reserve
- Prepare a casca do ovo: 
Inicie a confecção dos ovos apenas quando o bolo e recheio estiverem prontos e frios (ou gelados). Isto irá impedir que o chocolate derreta durante a montagem.
  1. Pique o chocolate meio amargo em pequenos pedaços. Coloque em uma vasilha de vidro ou inox (não use plástico, alumínio ou cobre). Reserve.
  2. Em uma panela coloque água e leve ao fogo. Quando começar a formar borbulhas desligue o fogo.
  3. Coloque a vasilha com o chocolate sobre a panela com a água aquecida. Dica: Minha vasilha era um pouco menor que a panela, o que não é o ideal. A vasilha deve ficar encaixada na panela para impedir o escape do vapor. No final acabou dando certo. 
  4. Deixe o chocolate por 2 minutos sem mexer.
  5. Comece a mexer o chocolate de baixo para cima com o auxílio de uma colher, até o derretimento total do chocolate. 
  6. Temperagem: Se for o caso siga as orientações do fabricante. Para uma temperagem perfeita um termômetro pode ajudar. Dica: Eu optei pelo chocolate fracionado que dispensa o processo de temperagem. E, sendo a região que moro muito quente, é algo que requer certa prática. Mas, se você optou por chocolate nobre, terá de fazer este processo ou o chocolate não irá solidificar. Siga as orientações do fabricante.
  7. Separe as partes da forma. Coloque o chocolate derretido na parte externa (rígida) da forma até a medida indicada.
    Bata levemente o fundo da forma no balcão da cozinha para uniformizar e desmanchar possíveis bolhas de ar. Em seguida, encaixe as outras duas partes restantes, uma sobre a outra, deixando na parte convexa o silicone. Finalize a operação colocando sobre o chocolate com pressão o suficiente para encaixar tudo como um "sanduíche". A parte de silicone fica no meio, em contato com o chocolate. 
    Dica: Para formas de acetado, veja o modo de fazer AQUI.
  8. Leve à geladeira por 10 minutos, com a forma emborcada para baixo, até o chocolate soltar da forma (cristalização terminal). Você vai saber quando o molde ficar esbranquiçado e opaco. Dica: no total o ovo nunca deve passar de 20 minutos na geladeira. Então fique atenta.
    páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
  9. Tire a parte interna da forma e com cuidado retire a parte de silicone.
    páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
  10. Com uma tesoura de uso culinário ou uma faca de ponta fina, corte as arestas do contorno dos ovos. Seja rápida e evite manusear muito os ovos neste momento. O calor das mãos amolece o chocolate. 
  11. Bata, delicadamente, a forma emborcada sobre um papel manteiga ou tapete de silicone para soltar o chocolate. Mas, não o retire a última parte da forma. 
  12. Deixe os ovos descansarem sobre o papel manteiga ou o tapete de silicone cobertos com o molde, em local fresco. O tempo de descanso serve para a secagem final dos ovos e dura de 10 a 24 horas. Dica: ao ser retirado da geladeira o ovo transpira pela mudança de temperatura e, se estiverem cobertos com o molde, as gotículas d'água ficarão sobre a forma e não sobre os ovos.
  13. Após o tempo de secagem, rechear e/ou embalar os ovos em vasilhas forradas com papel manteiga, intercalando as camadas com mais papel manteiga, até o momento em que irá usá-los. Vede bem a embalagem. 
- Montagem do Ovo bolo:
Dica: Use luvas para manipular os ovos prontos, ou irá deixar a impressão de  seus dedos. Isto é importante se você for vendê-los. Para evitar a casca quebrasse ao rechear, eu preferi mantê-la dentro da forma externa até finalizar o processo.
  1. Coloque o doce de leite em uma vasilha e mexa com uma colher ou garfo para ficar o mais liso possível. 
    Com o auxílio de uma colher de sobremesa, espalhe o doce de leite dentro do ovo, formando uma fina camada.
  2. Distribua as fatias do bolo de chocolate sobre o doce de leite, até preencher toda a extensão.
    Corte as fatias para adaptar ao formado do bolo.
  3. Como o meu bolo estava levemente úmido, eu optei em não usar calda. Se o seu bolo estiver seco, use um pouco de calda rala para umedecê-lo.
  4. Passe nova camada de doce de leite sobre o bolo de chocolate.
  5. Coloque outra camada de fatias de bolo e repita toda operação até nivelar o recheio com a borda da casca de chocolate. Finalize com uma camada de doce de leite. Dica: Como eu servi o ovo emborcado, deixei o fundo sem chocolate. Se você preferir deixá-lo com a base para cima, faça um acabamento mais trabalhado com o doce de leite ou com uma fina camada de chocolate. Você também pode polvilhar chocolate em pó, confeitos de chocolate ou o que sua imaginação permitir.
  6. Coloque o ovo recheado emborcado em uma bandeja ou prato em que será servido. 
    Ou embrulhe individualmente cada metade com papel chumbo (próprio para ovos de chocolate). Dica: Como eu fiz para consumo próprio de minha família não embrulhei. 
    páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
  7. Se quiser, decore o ovo a gosto. Principalmente, se for vender ou presentear. Minha sugestão é decorar a borda do ovo com próprio recheio do bolo. No caso deste ovo, doce de leite. Para isto use um saco de confeitar com o bico de sua preferência. Caso você não tenha experiência em confeitar, use o bico pitanga. Depois, providencie uma linda embalagem forrada com papel manteiga e celofane.
Agora é só esperar o momento para se deliciar com uma bela fatia de Ovo Bolo.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
Vejam como as camadas formam um lindo traçado em arco. Você pode usar um recheio de cor contrastante para realçar o efeito. 
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;
Não deixem de fazer esta receita. Vocês irão amar e encantar seus familiares e amigos.
páscoa; sobremesa; chocolate; bolo microondas;

páscoa; sobremesa; chocolate; bolo, culinária
👉 Caso você faça para presentear ou vender, siga todas as recomendações e adote medidas sanitárias preventivas com relação ao coronavírus e outros antígenos. Procure orientações sobre o assunto. Intensifique a lavagem das mãos, utensílios e bancada de trabalho. Manipule apenas produtos de qualidade em boas condições de uso e dentro da validade. Use luvas e máscaras durante todo o processo, as troque sempre que for necessário. Embale e lacre os produtos finalizados, rotulando cada um com as informações padrão (dia de confecção, durabilidade, ingredientes usados, conservação,  riscos de alergias, ...). Nunca manipule alimentos caso esteja com alguma patologia ou sintomatologia viral, bacteriana ou fúngica, que possa contaminar o produto durante sua confecção ou manipulação.  
A bem da verdade, estes cuidados devem ser seguidos inclusive se a finalidade for o núcleo familiar. Mas como a quantidade para presentear ou vender costuma ser maior do que a quantidade para consumo próprio, os riscos também são maiores. Toda atenção deve ser redobrada.
Se gostaram, façam, curtam e compartilhem.
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios, ..., devaneios)!!! 
💋💋💋
Obrigada pela visita. Voltem sempre!!! 😊😉😘
BOM APETITE E BOA PÁSCOA A TODOS!!!!!!
Não deixem de ver as outras receitas de ovo de páscoa no blog:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!