"Queridos amigos (as), familiares e visitantes, Páscoa é sinônimo de amor, fraternidade, doação e renascimento.Vamos celebrar a páscoa com muita alegria, paz e esperanças de um mundo melhor.Uma páscoa abençoada para todos meus amigos e visitantes." TCintra
Faça como a dona coelho e crie seus próprios ovos da páscoa.
Se você tiver crianças e adolescentes, não se esqueça de incluí-los na brincadeira. Melhor do que comer os ovos, será a diversão em prepará-los (só pra depois comê-los. rsrsrsrsrsrs).
INGREDIENTES:
- PARA AS CASCAS DOS OVOS:
- 500g de chocolate meio amargo fracionado (ou nobre, não use o hidrogenado) para fazer as cascas.
- 100g de chocolate branco fracionado ou nobre (não use hidrogenado) para a decoração dos ovos pequenos.
- Forma de acetado para ovos de chocolate (no comércio existem vários tamanhos. Do mini ao maxi escolha o de sua preferência).
- PARA O RECHEIO DE BRIGADEIRO:
- 1 lata de leite condensado
- 1 c/sopa de manteiga
- 3 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau peneirado
- 1 c/sopa rasa de farinha de trigo peneirada (opcional)
- PARA A GELEIA DE MORANGO:
Siga a receita no link http:// teresacintra.blogspot.com.b r/2014/02/ geleia-de-morango.html. Importante que seja feita com antecedência para ser usada gelada.
MODO DE PREPARO:
- PARA OS OVOS COM CASCA RECHEADA (ovos médios): Inicie os ovos apenas quando o recheio estiver pronto e frio (ou gelado).
- Pique o chocolate meio amargo em pequenos pedaços. Coloque em uma vasilha de vidro ou inox (não use plástico ou alumínio ou cobre). Reserve.
- Em uma panela coloque água e leve ao fogo. Quando começar a formar borbulhas desligue o fogo.
- Coloque a vasilha com o chocolate sobre a panela com a água aquecida. Dica: a vasilha deve encaixar na panela de maneira a não deixar escapar o vapor.
- Deixe o chocolate por 2 minutos sem mexer.
- Comece a mexer o chocolate de baixo para cima com o auxílio de uma colher, até o derretimento total do chocolate.
- Temperagem: O chocolate fracionado dispensa o processo de temperagem. Mas, se você optou por chocolate nobre, este é o momento de fazer este processo. Siga as orientações do fabricante.
- Espalhe o chocolate meio amargo derretido nas formas de acetado maiores. Escorra o excesso deixando a forma de cabeça para baixo sobre o chocolate até parar de escorrer. Raspe as bordas.
- Deixe-o de cabeça para baixo sobre papel manteiga ou tapete de silicone até a cristalização inicial (quando o chocolate para de escorrer, mas ainda é mole ao toque).
- Leve à geladeira por um 1 a 2 minutos, apenas para endurecer e poder fazer outra camada de chocolate.
- Repita os itens 7, 8 e 9 para que a casca do ovo fique mais grossa. Se ficar muito fina, irá quebrar ao ser manuseada. Na segunda camada capriche nas bordas e volte o ovo para a geladeira.
- Recheie os ovos maiores com brigadeiro (ou outro recheio de seu gosto) em temperatura ambiente ou gelado. Nunca use o recheio quente ou morno ou irá derreter a casca de chocolate. Dica: unte levemente a mão com manteiga, faça uma bola com o recheio, achate-o e vá colocando no ovo até completar a área a ser recheada. Não é para colocar o recheio até a borda. O objetivo é rechear a casca de chocolate. Caso você prefira o recheio mais mole, espalhe-o com o uso de uma colher ou espátula pequena.
- Cubra o recheio com chocolate meio amargo derretido. Escorra o excesso e raspe o excesso, deixando apenas uma capa sobre o recheio. Dica: o objetivo não é encher totalmente o ovo, mas cobrir o recheio para formar a casca de chocolate recheada.
- Coloque os moldes emborcados sobre o papel manteiga e leve novamente à geladeira para endurecer até que solte da forma (cristalização terminal). Dica: no total o ovo só deve ficar 20 minutos no máximo na geladeira, contando o tempo de cada etapa.
- Quando o molde ficar esbranquiçado é sinal que o ovo descolou da forma e pode ser desenformado. Bata com a forma sobre um papel manteiga ou tapete de silicone. Dica: Com uma tesoura de uso culinário ou uma faca de ponta fina, corte as arestas do contorno dos ovos. Seja rápida e evite manusear muito os ovos neste momento.
- Deixe os ovos descansarem sobre o papel manteiga ou o silicone cobertos com o molde, em local fresco. O tempo de descanso é para secagem final dos ovos e dura de 10 a 24 horas. Dica: ao ser retirado da geladeira os ovos transpiram pela mudança de temperatura e, se estiverem cobertos com o molde, as gotículas d'água ficarão sobre a forma e não sobre os ovos.
- Após o tempo de secagem, embalar os ovos em vasilhas forradas com papel manteiga, intercalando as camadas com mais papel manteiga. Vede bem a embalagem. Ou embrulhe individualmente cada metade com papel chumbo (próprio para ovos de chocolate). Dica: Como eu fiz para consumo próprio de minha família não embrulhei individualmente. Ah, não se esqueça de usar luvas ao manipular os ovos prontos, para não marcá-los com suas digitais. O mesmo vale para os auxiliares de cozinha. Isto não é frescura, principalmente se você for vendê-los. Os meus ficaram literalmente carimbados. kkkkkkkkk.
- PARA OS OVOS DE CHOCOLATE RECHEADOS E COM A CASCA DESENHADA (ovos pequenos e maciços):
- Derreta o chocolate branco com o mesmo processo feito para o chocolate meio amargo.
- Coloque o chocolate branco em um saquinho, faça um furo e desenhe as formas de acetado a seu gosto. Aqui a regra é soltar a imaginação e criar. Dica: Se preferir use um palito ou pincel.
- Leve à geladeira para endurecer.
- Cubra o desenho com o chocolate meio amargo. Escorra o excesso, virando a forma de cabeça para baixo. Leve à geladeira sobre papel manteiga para firmar. Dica: eu fiz este trabalho em forminhas de ovos pequenos e por isto não repeti o processo. Caso seu ovo seja maior repita a operação para a casca não ficar muito fina e quebrar.
- Recheie com geleia de morango ou brigadeiro, deixando espaço para cobrir com o chocolate.
- Cubra o recheio com chocolate meio amargo até a borda. Dica: O objetivo é rechear totalmente a casca do ovo.
- Cubra os moldes com papel manteiga e leve novamente à geladeira até cristalizar completamente. Não emborque o molde para não escorrer o recheio. Dica: no total o ovo só deve ficar 20 minutos no máximo na geladeira. Isto contando o tempo de geladeira de cada etapa.
- Quando o molde ficar esbranquiçado é sinal que o ovo descolou da forma e pode ser desenformado. Bata com a forma sobre um papel manteiga ou tapete de silicone.
- Deixe os ovos descansarem sobre o papel manteiga ou o silicone cobertos com o molde em local fresco. O tempo de descanso é para secagem final dos ovos e dura de 10 a 24 horas. Dica: ao ser retirado da geladeira os ovos transpiram pela mudança de temperatura e, se estiverem cobertos com o molde, as gotículas d'água ficarão sobre a forma e não sobre os ovos.
- Após o tempo de secagem, embalar os ovos em vasilhas forradas com papel manteiga, intercalando as camadas com mais papel manteiga. Vede bem a embalagem. Ou embrulhe individualmente cada metade com papel chumbo (próprio para ovos de chocolate). Dica: Como eu fiz para consumo próprio de minha família não embrulhei individualmente e nem juntei as metades.
- PARA O RECHEIO DE BRIGADEIRO:
"A farinha de trigo é opcional e só deve ser usada se todos os que irão comer o brigadeiro não tiverem problemas com o glúten. Caso você faça os ovos para revender ou dar de presente, não se esqueça de fazer uma observação no rótulo a este respeito. O objetivo da farinha de trigo é ajudar a encorpar o doce, sem que o mesmo corra risco de queimar (principalmente se você for iniciante na cozinha)."
- Em uma panela de inox com fundo triplo coloque o leite condensado com a farinha de trigo peneirada. Misture bem. Dica: se a farinha não ficar bem dissolvida no leite condensado irá formar grumos de massa.
- Junte os demais ingredientes.
- Leve a panela ao fogo brando até o ponto de brigadeiro. Mexa constantemente para não queimar.
- Retire do fogo e passe o brigadeiro para uma vasilha ou prato levemente untado com manteiga.
- Deixe esfriar totalmente para poder usar.
Siga a receita no link http:// teresacintra.blogspot.com.b r/2014/02/ geleia-de-morango.html, mas faça deixando alguns pedaços do morango. Importante que seja feita com antecedência para ser usada gelada.
A melhor hora de se trabalhar com chocolate é a degustação. Uau! É bom demais. kkkkkkkkkkkkkkkk. Amo esta etapa.
Os ovos pequenos ficaram como um delicioso bombom em forma de ovo de páscoa. É só trocar o molde e prontinho você tem bombons recheados para outras ocasiões. O recheio também pode ser mudado a seu gosto.
As cascas recheadas com brigadeiro dos ovos maiores ficaram deliciosas. Dica: Quem for vender, capriche mais no acabamento, principalmente nas bordas.
Infelizmente a fotógrafa estava mais interessada em comer que fotografar. Eu peço desculpas pelas fotos que seguem abaixo, mas meu nível de chocolate no sangue estava baixo. Rsrsrsrsrs.
Hummmm, hummmm, hummmm e mil vezes huuuummmmm!!!
Obrigada pela visita. Mil bjs a todos e até o próximo post!
A melhor hora de se trabalhar com chocolate é a degustação. Uau! É bom demais. kkkkkkkkkkkkkkkk. Amo esta etapa.
Os ovos pequenos ficaram como um delicioso bombom em forma de ovo de páscoa. É só trocar o molde e prontinho você tem bombons recheados para outras ocasiões. O recheio também pode ser mudado a seu gosto.
As cascas recheadas com brigadeiro dos ovos maiores ficaram deliciosas. Dica: Quem for vender, capriche mais no acabamento, principalmente nas bordas.
Infelizmente a fotógrafa estava mais interessada em comer que fotografar. Eu peço desculpas pelas fotos que seguem abaixo, mas meu nível de chocolate no sangue estava baixo. Rsrsrsrsrs.
Hummmm, hummmm, hummmm e mil vezes huuuummmmm!!!
Obrigada pela visita. Mil bjs a todos e até o próximo post!
BOM APETITE E BOA PÁSCOA!!!!!!
Não deixem de ver as outras receitas de ovo de páscoa no blog:
BOA SORTE E SUCESSO NOS TRABALHOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!