Translate

Menu

domingo, 18 de abril de 2021

GARRAFAS PINTADAS - ONDAS DO MAR

Bom dia, queridos visitantes e amigos. 
Faz bastante tempo que não posto meus trabalhos manuais e de reciclagem. Hoje irei corrigir esta falha. Vou postar mais um trabalho de reciclagem de garrafas.
Um par de garrafinhas para servir de galheteiro, pintadas com tema de água. 
Artesanato é um bom passatempo para enfrentar a quarentena imposta pela pandemia do covid-19. 
Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para coibir a disseminação da virose. Mas, não vamos nos abater. Vamos ocupar nossas mentes com atividades prazerosas em nossos lares. Então, mãos à obra.
tema marítimo; reciclagem; lixo é luxo; galheteiro;
Depois de pronto é só comprar ou fazer uma pequena bandeja para acomodar suas garrafas, enchê-las com azeite (ou óleo) e vinagre. Tenho certeza que sua mesa irá ficar mais alegre e descontraída com estas belezinhas.  

tema marítimo; reciclagem; lixo é luxo; galheteiro;
Material necessário:
  • Garrafas pequenas ou grandes dependendo do uso.
  • Balde com água e sabão para retirar o rótulo das garrafas.
  • Pano de limpeza + álcool líquido (o álcool gel deixa resíduo).
  • Pinceis de vários tamanhos e cerdas. Dica: Para o acabamento de verniz, use um pincel de cerdas macias para evitar marcar o trabalho.
  • Primer
  • Tinta branca látex, PVA ou acrílica a base d'água.
  • Tinta látex ou acrílica na cor azul em três tons contrastante. Minha sugestão: 
⟹ Tinta azul claro (baby ou azul capri)        
⟹ Tinta azul médio (royal ou azul indigo)        
⟹ Tinta azul escuro (marinho ou azul oxford)        
  • Nome impresso ou etiquetas prontas (Azeite e Vinagre) 
  • Cola branca
  • Verniz spray para as etiquetas
  • Verniz vitral
Passo-a-passo:
  1. Lave suas garrafas e tampas para retirar resíduos do líquido que continha.  
  2. Coloque-as em balde com água e sabão para retirar os rótulos. Alguns rótulos saem fácil sem precisar ficar de molho. Pule esta etapa. Mas, é importante retirar todo papel e cola.
  3. Deixe escorrer e secar bem, mantenha o gargalho para baixo. Dica: Eu gosto de lavar várias garrafas ao mesmo tempo. Isto facilita muito quanto aparece uma ideia para executar.
  4. Depois de secas, passe um paninho com álcool para finalizar a limpeza. Esta etapa é importante para retirar qualquer gordura (inclusive das mãos) ou vestígio de cola que tenha passado despercebido.
  5. Passe duas camadas de primer, intercalando tempo de secagem entre elas. Leia o rótulo do produto que você usa.
  6. Pinte as garrafas com tinta látex ou acrílica na cor branca. Basta uma camada. Deixe secar bem. Dica: Se a sua garrafa não for escura, pule esta etapa e passe para a próxima etapa. Como minha garrafa era escura, eu tive que usar o branco para eliminar qualquer interferência com a cor final.
  7. Faça o desenho na garrafa com um lápis grafite. Desenhe a mão livre ou imprima os desenhos abaixo. Depois é só decalcar na garrafa, riscando com lápis grafite no verso e, após posicionar o desenho na garrafa, contornar o mesmo com o lápis. O grafite no verso do desenho serve como carbono.
    Dica: antes de riscar veja se o tamanho é adequado à sua garrafa. Pode ser necessário aumentar ou diminuir o desenho. Afinal as garrafas possuem tamanho e largura diferentes. É importante, ajustar o desenho ao gargalo da garrafa.
  8. Pinte a garrafa com a tinta azul claro. Passe duas demãos intercaladas com secagem se for preciso. Deixe secar bem.
  9. Pinte com a cor média. Passe duas demãos intercaladas com secagem se for preciso. Deixe secar bem.
  10. Pinte com a cor mais escura. Passe duas demãos intercaladas com secagem se for preciso. Deixe secar bem. 
  11. Analise o resultado do trabalho e faça os consertos necessários. Dica: eu achei que o espaço entre a tampa e a pintura no gargalo não ficou legal. Estava aparecendo a cor original da garrafa (verde) e a pintura era em tons de azul. Então, na parte que estava exposta, passei primer, tinta branca e pintei com a cor azul escuro. Respeitando o tempo de secagem de cada etapa.
    Utilize a tampa como referência para saber até onde pintar. O rosquear da tampa, no processo de abrir e fechar a garrafa, pode danificar a pintura e esta área não deverá ser pintada.
  12. Com a cor branca, faça o reflexo da água nas gotas. Deixe secar.
  13. Para o galheteiro imprima ou pinte os nomes escolhidos. Eu preferi imprimir. Mas, você pode usar molde vazado ou etiquetas prontas.
  14. Impermeabilize a impressão caso ela não seja a Laser. A impressão jato de tinta, meu caso, mancha quando molhada com a cola ou verniz. Precisa ser impermeabilizada antes. Para isto use um verniz spray. Cuidado para não encharcar. Pulverize o verniz spray de um lado, deixe secar, vire o papel e repita o procedimento do outro lado. Deixe secar bem. Rasque o nome de maneira grosseira e cole com cola branca. Deixe secar.
    Dica: Se sua impressão for a laser ou usar etiqueta comprada pronta ou usar molde vazado, pule esta etapa. Outra ideia é colocar a primeira letra de cada nome em tamanho maior, ao invés de escrever o nome completo. A (para azeite) e V (para vinagre).
  15. Com a tinta azul na tonalidade certa faça o acabamento incorporando o papel à garrafa. Deixe secar bem.
    tema marítimo; reciclagem; lixo é luxo; galheteiro;
  16. Assine as garrafinhas no fundo ou na base das mesmas. Use tinta e pincel ou canetinha permanente.
    tema marítimo; reciclagem; lixo é luxo; galheteiro;
  17. Passe duas demãos de verniz vitral de sua escolha, intercalando o tempo de secagem entre elas. 
  18. Acomode as garrafinhas em uma pequena bandeja. Isto irá evitar que o azeite ou vinagre, caso escorram, sujem a toalha de mesa. Eu comprei esta bandejinha, na cor preta, para servir petiscos a muito tempo atrás. Acho que finalizou bem o conjunto. Dica: Você pode fazer sua própria bandeja de madeira e pintar em uma das cores do conjunto.
 👉 Cada processo feito nas garrafas deve ser repetido nas tampas. Limpeza, primer, pintura. Pinte com a mesma cor do gargalo. 
👉 Após cada etapa do trabalho, lave os pinceis com água para as tintas látex ou acrílica. Após usar o verniz vitral, limpe o pincel com solvente, aguarrás, querosene, acetona, o que você tiver.
Então? Gostaram? Se sim, junte algumas garrafas e comecem a trabalhar. 
tema marítimo; reciclagem; lixo é luxo; galheteiro;
Conservação e limpeza de suas garrafas:
Usem a sua imaginação e façam desenhos livres ou pesquise na internet. Lá vocês irão encontrar um mundo de sugestões e ideias. Aproveitem o momento e trabalhem.
Um dia, o isolamento social não será mais necessário. Neste dia, presentei seus amigos e familiares com as garrafinhas. Eles irão ficar sensibilizados em saber que foram lembrados em um momento tão crítico. Ou venda sua produção. 
Não deixem de me enviar o trabalho de vocês, irei postá-lo na atualização do blog. Para isto, coloque seu nome ou apelido.
Eu vou ficar aguardando notícias de vocês. Alguma sugestão de artesanato?
Façam, curtam e compartilhem a dica de hoje.
Beijocas a todos meus familiares, amigos e visitantes. 💋💋💋
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...). 
Voltem sempre.

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Obrigada pela visita!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!