Translate

Menu

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

ENVELOPANDO PORTA DE ARMÁRIO

APLICAÇÃO DE PAPEL ADESIVO EM MÓVEL DA COZINHA:

PAPEL ADESIVO EM ARMÁRIO DA COZINHA
Os móveis de minha cozinha possuem as portas brancas, com exceção de uma parte que recebe fórmica metalizada. Com o tempo e por conta de produtos de limpeza, o efeito metalizado ficou manchado e muito feio. Afinal, estes móveis possuem mais de 10 anos.
Hora de repaginar. Mudança total ou manter o estilo?
Venha descobrir qual foi nossa solução.  
A madeira continuava inteira. Era o acabamento que clamava por reforma. Então, fiquei na dúvida entre pintar ou trocar a fórmica. Pintar eu mesma poderia fazer. 
Quando a trocar a fórmica seria necessário um marceneiro. Não tenho os equipamentos necessários para tal. Além disto, seria necessário comprar uma folha de fórmica metalizada para usar apenas uma parte.
Foi quando vi uma propaganda de adesivos para decoração da marca TaColado. Eles possuem uma infinidade de padronagens e cores para várias aplicações e ambientes. Parede, geladeira, adega climatizada, móveis, azulejos, vidros (janela, box, divisórias, porta de vidro). O adesivo pode ter acabamento fosco, metalizado, brilhante, fluorescente, imitação de couro ou madeira. Além é claro dos revestimentos em 3D. 
Entrar no site oficial deles é uma verdadeira viagem ao mundo do "faça você mesmo". A vontade é sair comprando vários adesivos e envelopar a casa inteira. Mas, se é a sua primeira vez, eu sugiro que vá com calma. Escolha um armário e faça uma experiência. Foi o que eu fiz. 
Eu mudaria a cor, mas meu marido é um pouco conservador. Então mantivemos a mesma referência. Mas, esta técnica é maravilhosa para quem quiser mudar a cara dos móveis sem investir muito.
Quando meus filhos eram crianças, eu costumava encapar os cadernos e livros com papel contato. Naquela época ninguém falava em encapar móveis. Mas, isto foi há muito, muito tempo atrás.
Hoje existem vários trabalhos de envelopamento de armários, geladeiras e até carros. Uma forma prática e econômica de reformar o móvel ou eletrodomésticos sem precisar contratar mão-de-obra terceirizada. Ao estilo faça você mesmo. Apenas no caso de veículos é adequado que seja feito por profissionais terceirizados. Muitos detalhes e curvas.
O processo é muito parecido com o que fazíamos com os cadernos. Naturalmente, que em proporções muito diferentes.
ATENÇÃO:
👉 Antes de executar a técnica, leia toda a postagem e tire suas dúvidas. 
👉Imperfeições na superfície do móvel devem ser consertadas ou radicalmente minimizadas antes de começar o processo de envelopamento, independente da técnica. Se for preciso, use massa ou rejunte para nivelar a superfície e fechar "buracos", aguardando sua cura total. O envelopamento não irá tampar buracos ou arranhões fundos. Pelo mesmo motivo, não o aplique em superfície ásperas, crespas ou porosas.
👉 Nunca aplique o adesivo em eletrodomésticos que esquentam como fogão, fornos e churrasqueiras à gás ou elétricos. O calor derrete o vinílico, deformando o trabalho. 
Material necessário:
  • Desparafusadeira ou chave de fenda
  • Escada ou banco para acessar armários altos.
  • Papel adesivo para decoração (adesivo vinílico, papel contato ou outro papel adesivo).
  • Pano e produto de limpeza com ação desengordurante
  • Espátula de silicone grande e média (Não pode ser de metal ou plástico duro pois irá rasgar, marcar e/ou arranhar o papel vinílico. Ideal que seja aquela usada em rejunte).
  • Régua grande
  • Tesoura
  • Estilete bem afiado
  • Disposição e coragem
  • Esponja úmida e detergente neutro (para a segunda técnica).
  • Secador de cabelo (para usar na porta com aberturas no meio).
Passo a passo (PAP):
Primeira técnica:
  1. Escolha um adesivo que combine com o ambiente e a finalidade. Dica: Para móveis em áreas úmidas como cozinha, banheiro, lavabo ou área de serviço, escolha um adesivo vinílico.
  2. Meça a área a ser envelopada, somando as laterais das portas e deixando área de sobra para facilitar o manuseio e ajustes.  
  3. Com o auxílio de uma desparafusadeira retire as portas do armário. Se não tiver use uma chave de fenda. Dica: Se você tiver prática, o envelopamento pode ser com a porta no lugar. Isto mesmo, sem tirar a porta do armário. Muita gente faz assim. Mas, eu preferi não arriscar. Portanto, resolvi tirar a porta.
  4. Retire e guarde os parafusos e ferragens para posterior montagem das portas.
  5. Se as portas tiverem puxadores, estes deverão ser retirados e guardados para recolocação ao final do trabalho. Dica: Não era o meu caso. Os puxadores do meu armário não comprometem o serviço. Então foram mantidos.
  6. Limpe as portas para retirar poeiras, gorduras e outras sujeiras que possam comprometer a colagem. Deixe secar bem antes de começar. 
  7. Se o adesivo tiver desenho ou ranhuras é importante posicionar o papel de acordo com o efeito desejado. Dica: Meu adesivo imita aço escovado.
  8. Abra o rolo do adesivo sobre uma superfície plana, com a parte com o vinílico para baixo. Atenção ao desenho do papel. Dica: A borda inicial do rolo veio com problema. Nada que tenha atrapalhado. Mas, tive que considerar esta parte como excedente e não contar na marcação. 
    O papel que fica no avesso do adesivo vem com marcações para orientar o corte. Estas marcações são bem claras. 
  9. Coloque uma das portas sobre o papel e marque o tamanho desejado. Use um dos traços impressos no papel para se orientar.
    Dica: Deixe sobras para dobrar o papel nas extremidades da porta e poder fazer o acabamento. É melhor cortar as sobras depois do que fazer ementas.
  10. Risque o papel unindo os traços em uma linha reta. Use uma caneta e régua para facilitar.
  11. Corte o papel no tamanho necessário. Use tesoura ou estilete para fazer o corte.
    Dica: O corte com estilete e uma régua como guia é mais perfeito. Se esta for sua opção não deixe de proteger a superfície em que está o papel. O estilete é muito afiado e marca verniz, madeira e algumas pedras.
  12. O tamanho do papel deve ser maior que o objeto a ser envelopado, incluindo as laterais. É melhor cortar as sobras depois do que faltar material. Dica: Caso o papel adesivo seja menor, você terá que fazer emenda. Neste caso avalie a melhor estratégia para evitar que a emenda fique em destaque. 
  13. Vamos iniciar o processo de colagem do adesivo. Para facilitar, a porta deve ficar sobre superfície reta e um pouco mais alta. 
    Dica: Eu usei dois kits de guardanapo que coloquei sob a porta, elevando-a. Isto é opcional, serve apenas para facilitar o acesso e evitar de arranhar o papel quando for virar a porta para fazer as laterais e acabamentos finais. Este item não é essencial. Pode ser suprimido. 
  14. Destaque uma parte do papel que protege o adesivo. Aproximadamente 5 cm.
    Dobre esta parte para facilitar.
  15. Posicione o papel com a parte adesiva para baixo. O lado direito do adesivo deve ficar para cima. Importante respeitar o desenho ou listas do papel. Para que o papel não corra durante o processo, você pode fixar com fita crepe. Basta dois pedacinhos um de cada lado e longe do ponto em que irá começar a colagem. Dica: Por conta do tipo de puxador de minha porta, que mantive, eu comecei por esta parte. Se o seu puxador for diferente e ficar no meio da porta, retire-o antes de começar a montagem.
  16. Fixe esta parte na madeira, do centro para as laterais. Pressione levemente com o dedo para firmar. Dica: Eu cobri parte do puxador de metal. Esta parte excedente irei cortar com estilete mais adiante.
  17. Use uma espátula de silicone para alisar e firmar o papel. É de suma importância que esta parte esteja bem colada e sem rugas. Este será o guia para o restante da colagem. Se começar errado, terminará errado. Dica: Se não tiver esta espátula, use uma espátula de silicone de cozinha, ela é macia, maleável e firme o suficiente. Neste caso descarte o cabo. 
  18. Com o auxílio de uma régua comprida, vá empurrando o papel adesivo firme e lentamente, fazendo com que o papel de baixo vá deslocando e soltando do adesivo. A régua não tem o comprimento da largura da porta, então comece pelo centro e depois trabalhe as laterais. Evoluindo aos poucos. Sem pressa. Empurre com uma mão e puxe o papel de baixo com a outra.
    Dica: Caso não tenha régua comprida, use a espátula e trabalhe com calma e paciência, sempre do centro para as laterais. Como eu gosto de artesanato tenho várias espátulas de rejunte. São boas inclusive para decoupagem. 
  19. Use a espátula de silicone para alisar, eliminando bolhas. Indo do centro para os cantos e extremidades da porta. Neste momento não trabalhe as laterais da peça. Dica: Caso o adesivo enrugue ou forme muitas bolhas, levante-o com delicadeza e firmeza, tornando a colá-lo o mais esticado possível. É possível levantar a parte recentemente colada sem perder a sua aderência, para realizar correções. Mas, isto deve ser feito logo após a colagem, antes que o adesivo seque totalmente. Não demore em fazê-lo.
  20. Com o estilete corte o adesivo rente ao puxador. É hora de tirar o excedente nesta parte. Use o estilete o mais próximo possível do puxador.
    Com o estilete ou uma tesoura, corte a lateral do adesivo rente ao puxador.
    Puxe a parte do adesivo cortado.
    Finalize o acabamento, rente ao puxador, com a espátula de silicone.
    Dica: Se o seu puxador foi retirado, pule esta etapa e passe para a próxima.
  21. Inspecione o trabalho e detecte possíveis bolhas remanescentes. Use uma agulha de costura bem fina para furar as bolhas rebeldes. Pressione com o dedo e/ou espátula para a saída do ar e colagem destas áreas. Dica: faça esta etapa em ambiente bem iluminado. Com calma, procure as bolhas contra a luz, mude a posição da porta e do próprio olhar.
  22. Vire a porta do armário com o lado adesivado para baixo. Dica: Importante que seja colocado sobre algo macio para não arranhar o adesivo. Eu mantive os pacotes de guardanapos. Você pode usar uma toalha dobrada.
  23. Vamos começar a colar o adesivo nas laterais da porta. Comece pela parte que não irá ficar aparente. No meu caso foi a parte central que iria ficar rente ao meu teto, portanto, não iria aparecer.
  24. Com a tesoura, faça um corte reto no adesivo conforme a foto abaixo. Levante o adesivo o mais esticado possível.
    Alise com a espátula o melhor possível. Vire o excedente do adesivo para a parte posterior da porta.
  25. Repita a operação com as outras laterais da porta. Para um melhor acabamento na quina, cortei parte do excedente e dobrei sobre a lateral central (aquela que ficará rente ao meu teto e não irá aparecer. Isto irá proteger o canto e evitar que venha a descolar com o tempo. Se preferir, corte como nas bordas conforme explicado a seguir.
  26. Para um melhor acabamento, usei um pequeno pedaço de lixa grossa para "cortar" o excedente do vinílico nas bordas da porta. A lixa deve ser passada sobre a quina da borda da porta. Faça movimentos firmes em uma direção, uma ou mais vezes. Cuidado para não "lixar" o adesivo que não será eliminado. Depois é só puxar o pedaço a ser destacado do móvel. Dica: Você pode usar estilete no lugar da lixa. Mas, o movimento deve ser preciso e único para não ficar rebarbas.
  27. Repita o mesmo processo nas outras portas que serão envelopadas. Para as aberturas na porta central, veja o bônus no final da postagem.
  28. Ao terminar todo o processo de envelopamento, recoloque as portas no seu devido lugar. Fixe as ferragens nas portas. Use a desparafusadeira na posição de parafusar. Dica: Eu não troquei as ferragens, se quiser trocar a hora é esta.
  29. Em seguida, fixe as portas no móvel.
  30. Feche as portas e veja se precisa ajustar.
  31. Serviço finalizado. Compare o antes e o depois.
Segunda técnica de envelopamento: Usando espuma de detergente.
Técnica ideal para portas e eletrodomésticos grandes ou com muitas curvas. Esta técnica só deve ser aplicada em móveis de madeira se ele estiver protegido com acabamento impermeável como pintura esmalte, laca, verniz ou fórmica. Pode ser aplicado em móveis de aço ou alumínio. 
  1. Repita o PAP (passo-a-passo) anterior do item 01 até o 14.
  2. Sobre a parte macia da esponja de cozinha úmida, coloque algumas gotas de detergente neutro e espume. Passe a espuma sobre a superfície que irá receber o adesivo. Começando pela parte frontal.
    Dica: A espuma retarda a colagem do adesivo facilitando seu manuseio e possibilitando a sua retirada para esticar, retirando dobras, rugas e bolhas. Além disto, facilita o deslizamento do adesivo sobre a superfície onde será colado. 
  3. Posicione o adesivo sobre a superfície, ainda com o papel protetor.
  4. Retorne ao item 15 e siga conforme a técnica anterior até o item 31. Vá retirando o papel protetor do adesivo conforme for avançando. Use a régua comprida e a espátula com calma. Levante o adesivo para facilitar a retirada das rugas e bolhas maiores. Fure com a agulha as bolhas pequenas que permanecerem. Faça as laterais da porta conforme já explicado anteriormente. Finalize as bordas com a lixa.
Abrindo aberturas no papel adesivo:
Bônus para vocês que acompanharam a postagem até este ponto.
Vocês lembram dos orifícios de ventilação da porta central do meu armário? 
Elas serão abertas, depois de colar o adesivo em sua superfície e terminar todo o processo do envelopamento seja pela primeira ou pela segunda técnica.
  1. Localize as aberturas. Basta alisar a superfície com as mãos.
  2. Com um estilete faça um corte central, acompanhando a abertura. Não corte até as bordas do orifício. 
  3. Use o secador de cabelo na temperatura quente para moldar e esticar o vinílico de tal maneira a cobrir a parede lateral do orifício. Com a mão e um pano seco, vá alisando e empurrando o plástico até que ele venha a aderir totalmente. Dica: Este é um processo lento que requer muita paciência. Cuidado para não queimar as mãos. 
  4. Use a espátula para alisar bem as bordas. Assim que terminar um orifício faça o próximo com a mesma técnica. 
  5. Apare as bordas com a lixa ou estilete. Observe se há bolhas a serem furadas com a agulha.
  6. Com o calor e o esticamento do vinílico pode ocorrer o ressecamento da cola do adesivo. Isto pode ocorrer principalmente na curva da madeira onde o vinílico recebe maior tensão. Se ocorrer, aplique cola universal com um palito de dente na área a ser colada. Pressione a área com os dedos por alguns segundos. Ou coloque uma fita crepe na área até que a cola seque. 
  7. Caso o adesivo rasgue durante o processo e deixe pequenas áreas próximas à borda sem cobertura. Não se desespere. Prepare uma mistura de tinta metálica prata com preto até obter a cor do adesivo. Com um pincel macio pinte a falha. Dê uma ou duas demãos conforme for o caso. Deixe secar bem. 
  8. Outra opção é cortar uma faixa estreita do papel adesivo e colar na abertura. 
Compare o antes e depois desta porta. Não houve nenhuma mudança radical. Mas, que parece nova, isto parece. Amei, meu móvel ficou com cara de novo.😍
PAPEL ADESIVO EM ARMÁRIO DE MADEIRA
Considerações finais:
- Achei que o uso da espuma facilita muito o deslizamento do adesivo, diminuindo muito a incidência de bolhas. 
- A limpeza das portas envelopadas deve ser feita com detergente neutro e esponja macia. Nunca use produtos abrasivos ou pontiagudos na sua limpeza.
- A ideia de usar o secador de cabelos, veio de um vídeo de envelopamento de carro em que usavam um soprador térmico. No final deu super certo. Talvez para um resultado mais perfeito, faça o corte com o estilete depois de esticar o adesivo.

Gostaram da dica de hoje?
Se você quer mudar a cara de seus móveis ou eletrodomésticos, esta é uma dica bem charmosa, estilosa e super econômica. Uma maneira bem bacana de customizar aquele móvel arranhado, manchado e com cara de "lixo". Não se esqueça que tem lixo que é um luxo. Basta uma ideia, iniciativa e mãos-à-obra.
Gostou da ideia, mas não faz parte da turma do "faça você mesmo"?
Não tem grilo. Contrate uma firma especializada em envelopamento. As grandes cidades já contam com este serviço. Faça um orçamento prévio e coloque na balança qual é a melhor opção.

Se gostaram, façam e compartilhe a ideia. Vamos ajudar o meio ambiente reaproveitando e reciclando o que temos.
Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Beijocas a todos os amigos, familiares e visitantes.
    BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
    Obrigada pela visita!!! 
    Voltem sempre!!!

    Para quem se animar, abaixo alguns trabalhos (meus) para embelezar nossa casa:
    Eu gosto do artesanato como recurso de inovação, reaproveitamento e reciclagem. Aos poucos vamos criando novas decorações com baixo custo. Sempre unindo o útil ao agradável.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
    Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
    Um forte abraço!