Eu não sei vocês, mas eu adoro tudo que leva milho. Tem gosto de comida caseira feita no interior ou fazenda.
Às vezes, compramos milho verde apenas para comê-los cozidos no jantar. Quentinho com manteiga por cima. Huummm, é uma delícia.
Da última vez que fizemos isto, sobraram algumas espigas cozidas e resolvi aproveitá-las em outra receita. Então, adaptei uma receita de bolo de milho cremoso, só para usar este milho já cozido.
Obs: Esta receita não leva farinha de trigo.
Às vezes, compramos milho verde apenas para comê-los cozidos no jantar. Quentinho com manteiga por cima. Huummm, é uma delícia.
Da última vez que fizemos isto, sobraram algumas espigas cozidas e resolvi aproveitá-las em outra receita. Então, adaptei uma receita de bolo de milho cremoso, só para usar este milho já cozido.
Obs: Esta receita não leva farinha de trigo.
A receita que selecionei leva milho em lata e farinha de milho pré-cozida.
Com uma faca bem afiada cortei os grãos de milho das espigas cozidas e reservei.
Agora vamos à receita. Eu vou postar a receita como eu fiz, já com as alterações. Quem não tiver milho cozido na espiga, pode substituí-lo por milho em conserva, o de lata ou sachê.
INGREDIENTES:
- 01 lata de leite condensado
- 01 lata de milho com a água
- 01 lata de milho cozido cortado da espiga (medir na lata do milho em conserva)
- 01 vidro de leite de coco (200ml)
- 1 xíc/chá de leite (240ml)
- 06 ovos inteiros
- 1/2 lata de óleo de milho ou outro de sua preferência (use a lata do milho para medir)
- 2 c/sopa bem cheia de manteiga sem sal com 80% de lipídios (não precisa acrescentar sal na receita pois o milho em conserva é salgado.)
- 1 e 1/2 xíc/chá de açúcar
- 1 e 1/2 xíc/chá de farinha em flocos de milho (milharina, vitamilho, cuscuzmil...)
- 1 c/sopa bem cheia de fermento em pó químico
Dica: Caso você queira fazer este bolo e não tem milho cozido em casa, não tem importância é só usar duas latas de milho ao invés de só uma. Neste caso, escorra a água da segunda lata, para não ficar muito aguado.
MODO DE PREPARO:
1 - Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2 - Separe todos os ingredientes para o preparo da receita. Isto facilita o trabalho e evita o esquecimento de algum ingrediente.
3 - Bata no liquidificador o leite condensado, o milho em lata, o milho cozido, os ovos, a manteiga e o óleo até ficar bem homogêneo.
4 - Passe para uma vasilha e junte o leite de coco e o leite. Dica: é preciso passar para uma vasilha, pois o volume da mistura é grande para o liquidificador. Caso você venha fazer apenas meia receita, pode bater toda a receita no liquidificador.
5 - Misture, acrescente o açúcar e bata com um fouet ou batedeira.
6 - Junte a farinha em flocos de milho e por último o fermento.
7 - Unte as formas com óleo e polvilhe com farinha de milho.
Dica: Minha receita é uma receita grande e rendeu um tabuleiro retangular (26cm x 40cm) e uma forma de anel pequena (14cm). Você pode preferir fazer duas formas de anel de 25cm de diâmetro. Ou fazer apenas meia receita. Untei com óleo e polvilhei farinha de milho. Usei a farinha de milho usada para fazer cuscuz. Não fez o efeito que eu esperava. Sugiro o uso de fubá (que é mais fino) ou mesmo farinha de trigo (caso você possa fazer a substituição.
8 - Distribua a massa nas formas enfarinhadas. Se preferir use apenas formas de anel. Eu usei um tabuleiro porque o bolo seria para um encontro com várias pessoas e achei mais prático para partir.
9 - Leve as formas ao forno pré-aquecido a 200ºC. Passe a temperatura para 180ºC e deixe assar até dourar. O tempo de forno varia mundo, vai de 50 minutos a 1 hora, de acordo com o tipo de forno (doméstico, industrial, elétrico) e sua regulagem.
10 - Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
O bolo do tabuleiro deve ser cortado em quadrados ou retângulos. Arrume-os em um prato e sirva morno ou frio.
Agora só falta um bom e quente cafezinho e colocar a conversa em dia. E então, aceita um pedaço?
Super dica: Se você tem milho verde cozido e não quer fazer esta receita (ou outra) hoje, mas não quer perder este delicioso alimento, minha super dica é a seguinte:
- Corte os grãos da espiga.
- Coloque tudo em saco plástico. Se quiser pese ou meça em xíc/chá para saber a quantidade certa e facilitar na hora que for empregá-los. Separe por porções de acordo com o uso que planeja para o milho, já com a quantidade certa. Anote em uma etiqueta dia e peso.
- Leve ao freezer ou congelador.
- Quando quiser usar, basta retirar do freezer ou congelador e deixar descongelar antes de empregar. Se for usar em sopas e cremes, pode-se colocá-los direto do freezer na receita sem descongelar. O calor do cozimento irá fazer este trabalho.
- Uso sugerido: bolos, cremes, sopas, caldos, saladas...
Beijocas!!!!
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!