Almoço de domingo combina com prato único e especial. Afinal, domingo é dia de descansar, curtir a família e amigos. Nada de ficar presa na cozinha entre panelas e pratos.
Resolvi fazer um canelone com dois recheios. O primeiro recheio é de ricota e o segundo de pasta de queijo com salmão.
Coloquei os cannellonis recheados na mesma travessa. Cada sabor em lados diferentes para facilitar na hora de servir e saber o que escolher.
Você pode fazer a sua própria massa de cannelloni, mas eu preferi algo mais rápido e prático e usei uma massa já pronta. Só precisei fazer os recheios e o molho.
Como o recheio já leva queijo, resolvi fazer o molho de tomate. O que é uma questão de gosto pessoal, você pode usar molho branco ou molho de queijos.
INGREDIENTES:
MASSA:
- 1 pacote de massa para canelone (200g) ou massa caseira
- 3 litros de água
- sal a gosto
- azeite ou óleo
- 2 folhas de louro
RECHEIO DE RICOTA:
- 400g de ricota
- 2 c/sopa de requeijão
- 1 dente de alho amassado
- 3 c/sopa de azeite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xíc/chá de nozes ou castanhas picadas (opcional)
- 1 xíc/chá de rúcula fatiada (ou espinafre ou couve folha)
RECHEIO DE SALMÃO:
- 140 a 150g de queijo tipo cream cheese ou catupiry saborizado com salmão.
- 150g de queijo tipo cream cheese ou catupiry tradicional (sem sabor).
- 300g de queijo minas frescal ou queijo coalho ralado grosso
- 2 c/sopa de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Dica 1: Se quiser um gosto mais ativo do salmão, troque o cream cheese tradicional por outro de salmão. Caso você não encontre o cream cheese sabor salmão, misture um pedaço de salmão (defumado ou não) desfiado ao cream cheese e empregue-o. A quantidade do salmão vai depender do seu gosto, mas um pequeno pedaço é suficiente para dar gosto ao queijo. Como o prato ainda vai ao forno depois de preparado, o salmão não precisa estar cozido.
Dica 2: Se você não gosta de salmão faça o recheio com tomate seco.
MOLHO DE TOMATE:
- 2 c/sopa de azeite ou óleo
- 1 cebola pequena picada ou ralada
- 1 dente de alho amassado
- 1 lata de tomate pelado (400g) Dica: Eu usei a lata abaixo, mas você pode usar tomate fresco cortado em 4 (sem pele e sem sementes)
- Salsa, manjericão ou alecrim a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO:
MASSA:
- Em uma panela grande coloque a água, o sal, um fio de azeite ou óleo e as folhas de louro. Dica: a embalagem orienta colocar apenas 2 litros de água, mas eu achei pouco e acrescentei mais um litro. As folhas de louro eu coloco para dar um sabor especial à massa. Se você não gosta de louro, não precisa colocar.
- Leve a panela tampada ao fogo alto até começar a ferver.
- Diminua o fogo e acrescente a massa. Dica: Coloque uma a uma para evitar de quebrar ou grudar.
- Cozinhe a massa al dente, com a panela destampada ou semi-tampada, mexendo com cuidado de vez em quando para não grudar. Normalmente são 5 minutos de cozimento.
- Escorra a massa e procure separar os canelones enquanto ainda estiver quente.
- Recheie a gosto e monte o prato.
RECHEIO DE RICOTA:
- Em uma frigideira coloque o azeite e leve ao fogo brando.
- Coloque a cebola picadinha ou ralada.
- Junte o alho e deixe refogar um pouco.
- Acrescente a rúcula, mexa e retire do fogo. Dica: Como eu não tinha rúcula usei couve folha fatiada finamente (02 folhas). Outra boa opção é usar espinafre. Neste caso dê uma refogada para diminuir o volume. Lembre-se que a rúcula mucha mais rapidamente que a couve e o espinafre e deve ser misturada rapidamente e retirada logo do fogo.
- Amasse a ricota com um garfo e junte o refogado.
- Adicione o requeijão, as nozes ou castanhas. Dica: Se ficar muito grosso, acrescente aproximadamente 1/2 xíc/chá de creme de leite ou leite. Apenas para ficar com uma consistência boa para rechear os canelones. Deve ficar como uma pasta.
- Tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Recheie os canelones.
RECHEIO DE SALMÃO:
- Em uma vasilha misture todos os ingredientes.
- Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.
- Recheie metade dos canelones e monte o prato.
MOLHO DE TOMATE:
- Refogue no azeite a cebola.
- Acrescente o alho.
- Junte todo o conteúdo da lata na panela. Se desejar parta os tomates em pedaços menores.
- Deixe ferver um pouco para apurar. Lembre-se que como o prato ainda vai ao forno, o molho não deve estar muito grosso ou ficará muito ressecado. Dica: normalmente não é preciso adicionar água, mas se for necessário coloque com moderação. Molho aguado é de matar!
- Tempere a gosto com ervas, sal e pimenta-do-reino.
Dica: Eu gosto do molho de tomate com pedaços. Caso você prefira bata o molho pronto no liquidificador ou use um mixer para deixá-lo pastoso.
MONTAGEM DO PRATO:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC (forno industrial) ou 200ºC (forno doméstico).
- Recheie os canelones. No total a embalagem veio com 16 canelones. Eu recheie 08 com ricota e 08 com a pasta de salmão. Dica: Você pode usar uma colherinha pequena para rechear, ou usar as mãos, empurrando o recheio aos poucos com os dedos. Apenas tenha cuidado para não rasgar a massa. Caso venha a rasgar, é só enrolar como um rocambole e deixar a emenda para baixo.
- Em uma travessa refratária coloque um pouco de molho de tomate.
- Coloque uma camada de canelone, arrumando-os lado a lado. Dica: eu preferi arrumar tudo em uma mesma travessa, colocando os canelones com ricota de um lado e com salmão do outro. Você pode usar duas travessas pequenas, caso não queira correr o risco de misturar os sabores. Na foto abaixo é possível perceber a diferença entre os dois canelones. O com recheio de ricota e couve, apresenta algumas manchas esverdeadas visíveis na massa. O de salmão não tem manchas. Depois de colocar o molho, esta característica não será mais vista, por isto é importante a separação por lados.
- Cubra com uma camada de molho e ponha outra camada de canelone. Tenha cuidado para não misturar os lados dos recheios.
- Cubra tudo com o molho restante.
- Salpique queijo parmesão ralado a gosto.
- Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido de 180º C a 200ºC, por 30 minutos.
- Retire o papel alumínio e deixe mais 5 minutos para gratinar.
- Sirva quente.
Aqui em casa este prato fez o maior sucesso. Os dois sabores de recheio foram super aprovados.
Particularmente, eu achei o de salmão mais sofisticado e fino. Mas, o de ricota fica bem tradicional.
O uso da couve no lugar da rúcula não comprometeu em nada o gosto final do prato. Ao contrário, como a rúcula é um pouco amarga, algumas pessoas não gostam de usá-la. Meus filhos não perceberam a substituição. Ponto para a couve.
O legal é poder, a partir das receitas dos recheios, criar e experimentar novas combinações e sabores. Tomate seco, azeitonas. Atum ou anchova no lugar do salmão. O recheio de carne moída já é bem conhecido, mas que tal fazer um molho de milho para esta variedade?
Meninos e meninas, amantes da cozinha, bora soltar a imaginação e misturar sabores!!!!
Ultra-dica espetacular: Os recheios acima ficam maravilhosos para rechear barquetes ou tarteletes salgadas.
OBS: Para a ricota fiz a minha receita de ricota fresca caseira. Com dois litros de leite consegui 420g de ricota o que foi suficiente para a receita. Quem quiser fazer a sua própria ricota é só clicar no link http://teresacintra.blogspot.com/2014/07/ricota-fresca-caseira.html.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!