Domingo é dia de inovar no almoço. A escolha não poderia ter sido melhor: PAELLA.
Um típico prato da gastronomia de Valência, Espanha, que alcançou fama internacional. 😋😋
Basicamente é um prato de arroz com tempero a base de açafrão e páprica. A proteína utilizada no preparo pode ser frango ou coelho ou porco ou linguiça ou peixe ou frutos do mar ou vegetais ou mista. A escolha da proteína é que define o nome da Paella.
Os tipos de paella variam conforme as proteínas usadas em seu preparo. Cada tipo pode ter variações de acordo com a mistura escolhida dentro das características de cada uma.
- Paella Valenciana: é a original da cidade de Valência. Feita com carnes de caça ou frango ou coelho ou porco ou linguiça. Podendo ter um, dois ou mais tipo de proteínas.
- Paella Marinera: Originada na costa espanhola é feita tendo como proteína peixes e frutos do mar. Por este motivo é também conhecida como Paella de frutos do mar.
- Paella Mista: Na região da Catalunha, temos a Paella Mista, que mistura os dois tipos anteriores. Aqui as misturas podem ser variadas de acordo com o gosto de cada pessoa.
- Paella Vegana ou Paella Vegetariana: Variação mais recente para atender um público cada vez maior que opta por não comer proteína animal de qualquer tipo. Vegetais que podem fazer parte desta receita: brócolis, couve-flor, cenoura, pimentão, tomate, cenoura, salsão, berinjela, alho-poró, ... No preparo use água ou caldo de legumes.
Normalmente, em minha casa eu e meu marido cozinhamos. Ele fica com os pratos salgados e eu com os doces e sobremesas. Vez ou outra, invertemos os papeis. Nossos filhos raramente participam.
Nos finais de semana, ele sempre gosta de ousar e tentar pratos novos, mas que sejam práticos e fáceis de fazer. Para inspiração, segundo ele, uma boa cerveja gelada é essencial. Atenção, a cerveja não é para o prato. É para o cozinheiro. Hã, cozinheiro não, chef. Ele já alcançou o direito de ser chamado de "chef". Um chef autodidata.
Ele cozinhou, mas eu acompanhei e registrei todo processo. Hoje irei repassar para vocês os ingredientes e o modo de preparo. Vamos aprender como se faz?
Antes algumas considerações
➤ Foi utilizado um kit que vem com os frutos do mar congelados (anéis de lula, polvo picado, mexilhões e camarões). Como os camarões do kit eram pequenos, foi acrescentado alguns camarões grandes para enriquecer e valorizar a apresentação do prato. Existem vários kits no comércio. Ou você pode comprar os ingredientes em uma peixaria.
➤ Junto com o kit vem um sachê com mix de temperos. Se você não for usar o kit, prepare a mistura do tempero que deve conter: açafrão, páprica, sal, pimenta em pó, cravo em pó, colorau, curry. Existem supermercados que vendem a mistura pronta para Paella. Procure na parte de temperos ou peça orientação aos funcionários.
➤ A embalagem também vem com uma receita e modo de preparo da paella. Mas, o "meu" chef fez algumas alterações. É neste quesito que a experiência pessoal conta. Vou deixar a foto da receita original que vem com o kit. Comparem com a receita dele e observem que ele acrescentou ingredientes e temperos e mudou o modo de preparo.
➤ A panela própria para Paella é chamada de Paellera. Tipo uma frigideira com duas alças. As maiores vêm com 4 alças para facilitar o seu manuseio e deslocamento. Pode vir com ou sem tampa. São feitas de ferro fundido, aço ou alumínio, com acabamento polido ou antiaderente. Nenhuma destas panelas pode ser utilizada no microondas.
O diâmetro da panela varia de 20 cm a 130 cm de diâmetro, de acordo com o quantidade de porções. Cada porção equivale a uma pessoa. Os tamanhos maiores são destinados aos restaurantes. Veja a tabela abaixo:
Mas, só compensa comprar a paellera se você fizer o prato com frequência. Você pode usar uma frigideira grande e funda. Foi o que meu marido fez. Ele usou uma frigideira de 30 cm de diâmetro com a tampa de vidro outra frigideira que ficou bem encaixada. A tampa possui um pequeno orifício para a saída do excesso do vapor. Por ser de vidro é possível acompanhar o cozimento da paella sem precisar destampar.
➤ A paella deve ser preparada em fogo baixo (brando), permitindo que os alimentos sejam cozidos igualmente, sem queimar. A grelha do fogão (boca) deve ser compatível com o tamanho da panela/frigideira.
➤ A ervilha que usamos foi em conserva. Se
você optar em usar ervilha seca, esta deverá ser acrescentada junto com o arroz
para poder cozinhar. Se usar em conserva, acrescente apenas depois do arroz
cozido, escorrendo o líquido da conserva. Veja na receita o momento correto de adição.
Animados para aprender esta receita? Então, vamos aos ingredientes e ao modo de preparo.
PAELLA DE FRUTOS DO MAR ou PAELLA MARINERA:
INGREDIENTES:
Quantidade suficiente para 4 porções / 4 pessoas.
- Kit com frutos do mar variados (anéis de lula, polvo picado, mexilhões e camarões).
- porção extra de camarões grandes inteiros (opcional)
- suco de meio limão
- 1 xíc/chá de arroz cru parboilizado
- 2 c/sopa de azeite extravirgem
- 1 cebola pequena ou ½ cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 pacote de condimento para paella (vem no kit)
- 2 a 3 xíc/chá de água quente ou caldo de peixe ou caldo de legumes
- 80 g de ervilha verde em conserva (escorrida)
- pimentão vermelho e tomates cerejas a gosto. (opcional)
- pimenta-do-reino moída a gosto
- salsinha para finalizar (opcional)
- sal a gosto
MODO DE PREPARO:
- Descongele os frutos do mar, caso tenha optado em usar o congelado, e os camarões inteiros. Lave em água corrente e escorra se for preciso. Dica: A opção de usar o kit congelado é que já vem limpo, lavado e cortado. Mesmo assim, passe na água corrente para garantir. Outra dica: Se você optar em não usar o kit e comprar os frutos do mar em uma peixaria tome os seguintes cuidados: Apenas a lula e o polvo são cortados. A lula em anéis e o polvo em pedaços. No kit os mexilhões vêm fora da concha. Algumas pessoas gostam de preparar a paella com mexilhões ainda na concha. Escolha como lhe agrada. Os camarões grandes e pequenos devem ser mantidos inteiros, assim como os mexilhões. Não corte ou pique os camarões e mexilhões. Os camarões grandes permanecem com a casca e cabeça. Retire a cabeça e casca dos camarões pequenos ou compre o camarão descascado.
- Separe em duas porções: A primeira com os anéis de lula e o polvo. A segunda com os mexilhões e camarões. Dica: O tempo de cocção dos frutos do mar são bem variados. Por isso, serão acrescentados em tempos diferentes.
- Esprema o limão sobre os mesmos. Deixe por alguns minutos. Reserve.
- Lave e escorra o arroz. Reserve. Dica: a indicação é o arroz parboilizado, mas você pode usar o de sua preferência. Lembrando que o arroz comum (não parboilizado) pode ficar "grudado". Com o parboilizado fica mais soltinho.
- Pique a cebola e o alho, bem picadinho. Reserve. Dica: a quantidade vai da preferência de cada um. A indicação da receita pode ser aumentada de acordo com o paladar de sua família. Mas, não exclua ou diminua o alho e nem a cebola.
- Pique o pimentão vermelho em tiras e os tomates cerejas ao meio. Não precisa tirar as sementes dos tomates. Retire as sementes do pimentão. Reserve. Dica: O pimentão vermelho e os tomates são opcionais e serão usados na decoração do prato. Na ausência de tomates cereja, use o que tiver e corte em 4 ou 6 partes.
- Coloque a água ou caldo de peixe ou caldo de legumes para esquentar. Reserve. Dica: use o fogão ou microondas para este processo.
- Leve ao fogo uma frigideira grande e funda ou uma paellera. Dica: Escolha bem. Todo o processo será feito nesta panela/frigideira. O arroz aumenta de volume ao ser cozido e a frigideira deve permitir misturar os ingredientes com facilidade. E, depois de pronto, o prato não será transferido para outra vasilha. A frigideira ou panela do preparo irá do fogão à mesa.
- Coloque o azeite na frigideira. O fogo deve ser baixo (brando) durante todo o processo.
- Acrescente a cebola e em seguida o alho. Doure levemente o alho e a cebola no azeite.
- Junte os anéis de lula e o polvo.
- Refogue por 3 minutos.
- Acrescente o arroz lavado e escorrido.
- Espalhe o conteúdo do sachê sobre o arroz. Misture. Dica: se você optou pela ervilha seca, esta é a hora de acrescentá-la. Se a sua ervilha for a de conserva (lata), aguarde para sua adição.
- Despeje 2 xíc/chá de água ou caldo sobre a mistura. Dica: nesta receita foi usada água, mas se tiver caldo de peixe ou legumes o sabor fica mais ativo.
- Misture para uniformizar os ingredientes.
- Tampe em seguida e deixe cozinhar por 20 minutos. Dica: Se você optou pelo arroz comum ao invés do parboilizado, o recomendado são 10 minutos.
- Através da tampa acompanhe o cozimento do arroz.
- Após os 20 minutos, destampe e verifique a necessidade de mais água. Dica: não foi preciso. Mas isto pode variar de acordo com o arroz ou necessidade de cozinhar por mais tempo algum outro ingrediente da receita.
- Junte os camarões e mexilhões.
- Ponha a ervilha (aquela de conserva que deve ter sido escorrida).
- Misture de maneira uniforme.
- Procure deixar parte dos camarões graúdos na superfície. Decore com as tiras de pimentão vermelho e com os tomates cerejas partidos ao meio.
- Verifique a necessidade de pôr um pouco mais de líquido. Dica: Neste momento foi acrescentado mais ½ xíc/chá de água.
- Prove o tempero e corrija o que achar necessário. Um pouco mais de sal, páprica, pimenta do reino, açafrão, ... Dica: Se quiser um pouco mais de cor, junte 1 a 2 c/sopa de molho de tomate. Não usamos. É opcional.
- Tampe para cozinhar os últimos ingredientes acrescentados.
- Deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos.
- Sirva quente imediatamente após o preparo.
Este é um prato único. Mas, nada impede de servir uma saladinha leve antes.
Bebida para acompanhar: cerveja gelada, vinho branco, suco ou drinks diversos.
Esta é a hora da verdade.
A lula e polvo cozinharam bem e ficaram macios sem perderem sua textura.
O camarão e mexilhão, acrescentados no final do processo, também ficaram no ponto de cocção adequado. Cozidos e macios.
Quando você acrescenta o camarão no início junto com o polvo e lula, ele corre o risco de cozinhar muito e ficar borrachudo. Então, respeite o tempo de cozimento de cada ingrediente.
Vejam como o arroz ficou colorido, mesmo sem acrescentar molho de tomate à receita. Os tomates cerejas e o pimentão vermelho, cozinharam sem desmanchar.
Gente, sem mi mi mi, ficou DELICIOSO! FANTÁSTICO. 👍😋😋😋😋😃😍
Gente, sem mi mi mi, ficou DELICIOSO! FANTÁSTICO. 👍😋😋😋😋😃😍
Não deixem de fazer e experimentar este prato.
Se vocês gostaram, curtam e compartilhem.
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios, ..., devaneios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:
Bom Apetite!!!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus familiares, amigos e visitantes. Voltem sempre.
Teresa Cintra
Não deixe de ver outras receitas no blog com frutos do mar:
Para obter a receita é só clicar no nome ao lado da foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!