Cansado de comer pão no café-da-manhã? Ou sem ânimo de sair para ir até a padaria? Quer fazer algo diferente, mas que não seja trabalhoso e nem leve muito tempo?
Como?
Panqueca de Milho ou Panqueca Pernambucana, feita com a farinha de milho pré-cozida flocada, aquela mesma que você usa para fazer cuscuz.
Como eu utilizei o queijo parmesão na massa, não coloquei sal. Se você optar em não usar o parmesão, acrescente uma pitada de sal à massa.
👉Para fazer crepe com esta massa, é só não acrescentar o fermento na receita, e, colocar uma pequena porção na frigideira e espalhar bem para ficar fina e crocante.
INGREDIENTES:
- ½ xíc/chá de farinha de milho flocada
- 1 xíc/chá de leite integral (ou semidesnatado ou desnatado)
- 1 ovo
- 1 c/sopa de açúcar
- 1 c/sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 c/sopa de queijo ralado tipo parmesão
- ½ xíc/chá de farinha de trigo
- 1 c/chá de fermento químico (aquele usado em bolos)
- 1 pitada de sal (se não usar o parmesão)
MODO DE PREPARO:
- Em uma vasilha coloque a farinha de milho flocada com o leite. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. Dica: Importante para que a farinha absorva parte do leite e fique hidratada.
- Junte os demais ingredientes.
- Misture com um mix ou fouêt.
- Aqueça uma frigideira antiderrapante de tamanho médio. Dica: Para a primeira panqueca, eu gosto de untar levemente a frigideira com manteiga. O antiderrapante de minha frigideira não é confiável e agarra.
- Despeje a massa sobre a frigideira, espalhando para ficar uniforme. Se preciso use uma colher para igualar a massa. Dica: Coloque uma quantidade necessária para cobrir a superfície da frigideira sem deixar grossa.
- Quando o fundo assar, vire a panqueca de uma vez. Use uma espátula para facilitar o processo. Dica: Você percebe que cozinhou quando a massa fica firme e desgruda do fundo com facilidade.
- Distribua o recheio escolhido sobre a panqueca. Dica: Como era para o desjejum, optei por requeijão. Você pode usar o queijo de sua preferência. O ideal que é que seja cremoso ou derreta com o calor.
- Feche a panqueca ao meio, assim que dourar do outro lado. Dica: levante uma pequena parte da borda e observe se dourou.
- Passe para um prato e cubra com mel. Dica: O mel é opcional. Só o utilize se o recheio for neutro ou com sabor suave. Caso você tenha usado queijo com sabor forte (gorgonzola, roquefort, ...), não use o mel.
RENDIMENTO: 5 a 6 panquecas médias. Irá depender do quão fina ela ficar.
Agora é só passar aquele cafezinho e se deliciar com esta gostosura. Bom apetite!
SUGESTÕES PARA RECHEIO:
É importante que o recheio não brigue com o sabor da massa de milho. Aqui depende do paladar e criatividade de cada um.
Para fazer a panqueca de milho salgada, diminua o açúcar para 1 c/sobremesa e acrescente uma pitada de sal. Se o recheio for muito salgado, cuidado com o sal.
- Requeijão cremoso
- Queijos cortados finamente (queijo coalho, minas frescal, mussarela, prato, ricota, brie, cheddar, Ementhal, cottage, ...) a gosto
- Goiabada em barra cortada finamente (misture com fatias finas de mussarela ou queijo coalho e tenha uma versão da panqueca "romeu e julieta").
- Mel (opcional)
- Carne seca cozinhada e desfiada (ideal para a refeição da noite).
- Galinha cozinhada ou assada e desfiada.
Depois, me digam o que acharam e me enviem fotos. Vou colocá-las na atualização do link. Vou ficar aguardando.
No mais, um bom apetite. Aguardo vocês no blog, muito em breve.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Não deixem de ver outras receitas no blog:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!