Translate

Menu

sexta-feira, 10 de julho de 2020

GARRAFA PINTADA COM MOLDE VAZADO

porta azeite; pintura com molde vazado;
Hoje eu trago para vocês, mais um trabalho de reaproveitamento de garrafas. 
A técnica mais importante neste trabalho é a pintura com molde vazado. Não é difícil, mas requer paciência. Você só vê o resultado quando tira o molde. Eu garanto que vale a pena. Fica um mimo só.
reciclando garrafas
Se você nunca fez pintura com molde vazado, eu sugiro que faça um treino em alguma superfície, antes de pintar a garrafa.
Estude a melhor posição do desenho antes de começar a pintar.
Fixe o molde com fita crepe. 
A tinta a ser usada, não deve estar diluída para não escorrer por baixo do molde. Tem gente que usa o molde para desenhar na garrafa e depois pintar com pincel. Aí, vai da prática de cada um.
E, principalmente, espere o tempo de secagem de cada etapa antes de passar para a próxima.
MATERIAL:
  • garrafinhas de vidro pequena (pode ser de vinho, licor, suco, leite de coco, ...) com tampa ou rolha. Dica: eu estou usando uma garrafinha de azeite que já veio pintada de branco. Era uma edição especial e temporária.
  • água e sabão para lavar a garrafinha
  • álcool líquido e paninho de limpeza
  • Primer para vidro, plástico e metal
  • Tinta PVA (látex) ou acrílica palha ou areia
  • Tinta PVA (látex) ou acrílica na cor preta
  • Molde vazado no modelo escolhido
  • Guardanapo para decupagem com o motivo escolhido (apenas uma tira pequena)
  • Cola branca extra forte para artesanato ou Termolina leitosa caseira (receita AQUI) ou industrial
  • Verniz vitral incolor
  • Solvente para o verniz vitral
  • Pincel macio e pincel com cerdas firmes
  • Pedaço de espuma 
  • Luva descartável, opcional
  • Recipiente para água
  • Caneta preta permanente ou tinta PVA ou acrílica preta (para assinar o trabalho) 
  • Etiqueta pronta ou feita no computador e impressas a laser.
  • Tesoura
  • Fita crepe
PASSO-A-PASSO (PAP):
  1. Lave a garrafa e tampa com água e sabão e retire o rótulo. Enxague e deixe secar bem. Dica: alguns rótulos possuem uma cola bem aderente e pode ser necessário ficar de molho em água quente com sabão (ou detergente) para facilitar a sua retirada. Já outros rótulos saem melhor se estiverem secos. O rótulo da minha garrafa era um adesivo e saiu fácil.
  2. Limpe a garrafa e tampas com álcool e paninho de limpeza, para desengordurar e retirar todo resíduo de cola que tenha ficado.
  3. Como minha garrafa veio pintada da indústria, não passei primer na mesma. Mas, resolvi pintar a garrafa com um tom de areia clara. Deixe secar. Reserve. Dica: use tinta acrílica com rolinho para não marcar.
  4. Posicione o molde escolhido na garrafa. Escolha a melhor posição. Fixe com fita adesiva (crepe). Use a tinta sem diluir. Se ficar fluida irá escorrer por baixo do molde vazado. Umedeça a esponja, sem encharcar, e vá dando leves batidinhas sobre o molde. Se preferir, use um pincel. Dê outra demão, após secar a primeira. Passe para outro lado apenas quando terminar e secar o primeiro. Dica: Para facilitar tampe com fita adesiva as aberturas não desejadas. Eu usei o desenho abaixo em dois lados da garrafa, intercalando com outro desenho do mesmo molde. No lado em que irá colocar a etiqueta, o desenho deve ser menor. 
  5. Passe o primer na tampa de metal. Usei duas demãos, intercalando secagem, use o primer indicado para metal.
  6. Pinte a tampa de preto. Deixe secar bem. 
  7. Coloque a tampa na garrafa. Veja se o resultado final agradou.
    Dica: eu não gostei do resultado. Ficou uma parte do gargalo da garrafa aparecendo. Então, marquei com um lápis e passei primer nesta área. É importante não pintar a rosca, afinal esta garrafa não é apenas uma peça decorativa, ela será usada.
    Depois, pintei com a mesma tinta que passei na garrafa. Sempre esperando o tempo de secagem entre as demãos. Por fim, na parte do gargalo próxima à rosca, passei tinta preta.
  8. Na parte do gargalo, decore com uma tira de guardanapo para decupagem. Use cola branca diluída, cola para decupagem ou termolina leitosa. Dica: como era uma área pequena, usei cola branco diluída.
  9. Espere secar e passe uma camada de cola diluída sobre o guardanapo para proteger e impermeabilizar. 
  10. Enquanto espera que o guardanapo seque, finalize os desenhos com traços para simular o chão. Não precisa ser muito preciso, este é um trabalho rústico. Deixe secar.
  11. Escolha a etiqueta, ou imprima no computador. Corte a etiqueta escolhida com uma tesoura. Dica: eu usei uma pronta que vem com adesivo. Escolhi um tamanho que fosse adequado à garrafa. 
  12. Posicione a etiqueta na garrafa e cole-a. Dica: Esta etiqueta é para escrever com giz. Mas, como esta é uma garrafa para azeite, eu resolvi pintar o nome na etiqueta. Afinal, durante o manuseio o giz sempre sai. Aproveitei e reforcei o contorno que emita uma costura. Ficou rústico, dentro do objetivo do trabalho.
  13. Para dar um ar mais rústico, vamos salpicar a garrafa com a tinta preta. Para isto, use um pincel chato e de cerdas firmes. Dilua levemente a tinta para facilitar o processo. Hora de sujar os dedos. Com a ponta do dedo polvilhe a tinta sobre a superfície da garrafa. Vá movimentando a mão para não cair apenas em um lugar. Faça isso em todos os lados, tendo o cuidado de deixar secar cada um deles antes de passar para o próximo, para não borrar. Dica: Para não sobrecarregar, coloque pedaços de papel sobre os desenhos vazados. Se preciso, use fita adesiva nos papeis. Assim, se você não gostar do efeito final, fica mais fácil de corrigir.
  14. No final, retire o papel e veja o resultado final. Se quiser salpique um pouco nas demais áreas. Mas, tenha o cuidado de não exagerar. 
    garrafa azeite; artesanato com garrafas;
  15. Antes de passar para a etapa final, o envernizamento, observe o trabalho e veja se tem algo a ser corrigido. 
  16. Assine o seu trabalho no fundo da garrafa ou em uma das laterais.  
  17. Com um pincel de cerdas macias, passe duas demãos de verniz vitral em toda a garrafinha e na tampa. Apenas externamente. Não passe verniz na rosca do gargalo. Deixe secar entre as demãos de acordo com a recomendação do fabricante do verniz. Dica: Use o verniz de sua preferência. Lembrando que verniz à base d'água não possui longa durabilidade e sai nas lavagens.
  18. Deixe secar bem antes de usar. Deixe em local arejado e sem poeiras.
  19. Limpe o pincel com solvente imediatamente após o uso. Depois, lave com água corrente e sabão ou detergente neutro. Deixe-o secar com as cerdas para cima.
Gente, eu amei o resultado final. Ficou rústico, sem exagero. O tema foi o mesmo nos quatro lados. Mas, os desenhos foram alternados. Apenas dois lados, contrários, tiveram o mesmo desenho. O lado com a etiqueta, recebeu um desenho menor. O lado contrário à etiqueta, recebeu um desenho médio. Eu fiz desta maneira para ficar diferente e mais divertido.
molde vazado; garrafa azeite
Espero que vocês tenham gostado e façam suas garrafinhas. Este é apenas um exemplo de como reaproveitar e reciclar garrafas. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas. Escolha uma e mãos-a-obra.
Este período de quarentena por conta da pandemia por "coronavírus" é uma excelente oportunidade de tentar novas técnicas de artesanato. 
molde vazado;
Este é um trabalho fácil e gostoso de fazer. O mais demorado são os intervalos aguardando a secagem de cada demão. Dica: Você pode usar um secar de cabelos ou soprador quente para agilizar o processo. Mas, isto apenas para as tintas e colagens. NÃO use calor para agilizar a secagem do verniz. O verniz fica "melado" com o calor. 
👉Por ser finalizada com verniz vitral, sua garrafinha poderá ser utilizada no serviço de mesa. Coloque azeite e use sem medo. Para lavar veja os cuidados necessários no quadro abaixo. Para a limpeza no interior da garrafinha use uma escova apropriada para garrafas, do tipo usado em mamadeiras.
      
Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder assim que puder.📝📪
Não deixem de me enviar o trabalho de vocês, irei postá-lo na atualização do blog. Para isto, coloque seu nome ou apelido. 
Aguardo a opinião e sugestões de vocês para próximos trabalhos.
Beijocas a todos meus familiares, amigos e visitantes. 💋💋💋 Voltem sempre.
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Fiquem em paz e com muita saúde.
Para quem se animar: Façam, curtam e compartilhem a dica de hoje.
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!