Translate

Menu

quinta-feira, 20 de junho de 2019

NÁPOLES, ITÁLIA

Em nossa terceira parada pelo cruzeiro Costa Fascinosa, aportamos em Nápoles, no dia 07 de maio de 2018, às 13:30 horas, com o tempo nublado e temperatura oscilando entre 18°C e 23°C. Mesmo com o tempo nublado, o dia foi bem agradável para caminhar. ⛅ Apenas no final do dia começou a chover, o que não atrapalhou o passeio. 🌂☔
Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, depois de Roma e Milão. Um lugar com séculos de história e muitos monumentos para descobrir.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Um pouco da história para podermos compreender a magnitude da importância de Nápoles.
"Nápoles, ao sul da Itália, na região da Campania, foi fundada por colonos gregos nos anos 600 a. C., antiga Neapolis. Após o domínio romano (século IV a.C.), passou para domínio bizantino no século VI. No século VIII constituiu-se em ducado independente. Em 1139 passou a pertencer ao reino da Sicília, e, no final do século XIII, passou a ser a capital do reino. Em 1282 passou para a coroa de Aragão, sendo intitulada como reino de Nápoles. No século XVIII passou a ser independente. Em 1860 foi anexada ao reino da Sardenha e, em 1861, ao da Itália." 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Famosa por seus presépios natalinos é considerada a terra natal da Pizza e de vários papas (Bonifácio V, Urbano VI, Bonifácio IX, Paulo IV, Inocêncio XII). 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
O porto de Nápoles fica bem no coração da cidade, de onde se avista um dos seus atrativos histórico-culturais, o Castelo Nuovo.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Como toda cidade grande com uma grande diversidade de culturas, Nápoles exige um pouco mais de cuidado por parte do visitante. Carteiristas são frequentes. Portanto, cuidado com a bolsa e pertences, principalmente se for sair à noite. Felizmente, não tivemos nenhum dissabor durante nosso pequeno tour pela cidade. Evite transitar sozinho(a). Observamos em alguns lugares, a presença de lixo no chão, o que não tínhamos visto em outras cidades que visitamos. Também, mendigos e pedintes circulam por alguns pontos turísticos, principalmente igrejas.  Ou seja, é como muitas cidades grandes. Caótica com ruas estreitas e emaranhadas, meio desorganizada e suja em alguns setores, motoristas aflitos e ansiosos. Mas, em menor escala do que algumas cidades brasileiras. Então, não cheguei a ficar assustada. kkkkkkkkkkk.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Estão vendo a colina lá no fundo da foto abaixo? É o elegante bairro Vomero, e no seu topo o Castel Sant'Elmo, uma fortaleza medieval bem conservada e com adaptações posteriores. Construído no século XIV, foi totalmente refeito no século XVI
Estando a 250 metros acima do nível do mar, a partir de seus muros e terraços, oferece vista de 360º da cidade e do Vesúvio.   É considerado o melhor mirante de Nápoles
Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
O bairro Vomero, onde fica o castelo, é conhecido por suas ruas mais largas e arborizadas, com lojas refinadas, belas e bem conservadas casas de classe média e alta. Um lugar tranquilo e seguro, com bons restaurantes, bares e cafés e vistas maravilhosas de Nápoles. Merece uma visita. Infelizmente, este bairro residencial, ficou fora do nosso tour turístico. Uma pena.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Mesmo o centro da cidade sendo próximo ao porto, e podendo ser alcançado a pé, nós preferimos fazer uma das excursões oferecidas pelo Costa Fascinosa.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Optamos por: "Nápoles, una ciudade que merece la pena descubrir".
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Saindo do Porto dos Cruzeiros, na Piazzale Stagione Marittima, o Totem della Pace (Totem da Paz), uma escultura em aço com 12 metros de altura. Uma homenagem da cidade aos que partiram de Nápoles, para uma nova vida ou foram mortos no mar.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Totem della Pace; Piazzale Stagione Marittima
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Totem della Pace; Piazzale Stagione Marittima
O trânsito em Nápoles, como em toda cidade grande, pode ser bem caótico. Nestas horas é uma benção estar em um ônibus de tour com guia. Embora, um aplicativo de GPS no celular auxilia bastante, caso você prefira dirigir. 
Este é um ponto bem pessoal, eu particularmente não gosto de dirigir. Normalmente, prefiro passeios a pé, metrô ou ônibus. Raramente uso ônibus turístico. Mas, sendo um passeio curto de apenas algumas horas, em uma grande cidade, eu resolvi aderir ao tour turístico.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
A polícia napolitana possui vários quarteis em Nápoles. Abaixo, um deles. Estes quarteis são denominados de Caserma.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Aproveitei o percurso de ônibus para alguns registros. Abaixo, da Via Ammiraglio Ferdinando Acton, podemos observar o prédio do Núcleo Subaquático da Capitania do Porto (Capitaneria di Porto Nucleo Subacqueo) ⇒ é o prédio vermelho à esquerda.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Capitania de Nápoles; Capitaneria di Porto Nucleo Subacqueo;
Nesta área observamos várias embarcações pequenas talvez para uso pescatório, esportivo ou lazer. Ao fundo, à esquerda, a área verde é o Giardini del Molosiglio (Jardins Molosiglio). A palavra Molosiglio deriva do espanhol Molosillo e significa "pequeno cais".
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Giardini del Molosiglio; Jardins Molosiglio;
Giardini del Molosiglio, é um parque público com 21.000 m² de área, situado na via Anton. Foi projetado e construído em 1920, tendo passado por várias reformas ao longo dos anos. Este parque dá para o lado sul do Palácio Real, que iremos visitar mais adiante. 
O monumento na foto maior, é o Monumento al Fante. Uma homenagem aos soldados que morreram durante a primeira Guerra Mundial. Trata-se de uma coluna em granito rosa, rodeada por cinco segmentos em pedra, que representam as cinco batalhas da grande guerra. 
Na ponta da coluna do monumento, uma estrutura que lembra uma pira. Mas, não tenho certeza.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Monumento ao Fante; Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Giardini del Molosiglio; Jardins Molosiglio; Molosiglio
O edifício abaixo, na via del Chiatamone, número 62, bairro de Chiaia, foi desenhado por Vincenzo Compagnone e Michele Fontana e construído entre 1905 e 1907. 
Desde 1962 abriga a sede do jornal Il Mattino di Napoli (A Manhã de Nápoles) ou simplesmente, Il Mattino. Este jornal considerado o número 1 de Nápoles, foi fundado em 1892. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Il Mattino

Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;

Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Circulando pela via Partenope, na beira-mar, podemos observar uma curiosa construção medieval, em uma pequena ilha. Trata-se do Castel dell'Ovo (Castelo do Ovo, em português; Castrum Ovi, em latim). Localizado no bairro de Santa Lucia, em uma pequena ilha rochosa, denominada Ilhéu de Megáride, que está conectada ao continente por uma ponte.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Às margens do mar Mediterrâneo, este castelo é um dos mais antigo de Nápoles. Sua construção remota a antiguidade, bem antes da Idade Média.
Existem referências da construção de uma vila, onde fica o castelo, já na antiguidade, por volta do século I a.C. 
No século V, esta vila foi fortificada . Até o início do século XVI, serviu como palácio real dos soberanos de Nápoles. 
Hoje a fortaleza, oferece salões para eventos, amostras, exposições e convenções.
⇒ Curiosidade sobre o Castelo do OvoO seu nome vem de uma lenda da Idade Média, na qual um poeta e mago, teria escondido em um ovo mágico o segredo para manter a fortaleza em pé. Segundo a lenda, este ovo teria sido escondido em lugar secreto durante a construção do castelo.  
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Abaixo, o Consulado dos Estados Unidos em Nápoles (Consulate United States Of America), na Piazza della Repubblica, no bairro Chiaia.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;

Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;

Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Seguindo pela Via Francesco Caracciolo, podemos observar o cais do bairro Mergellina. Um terminal para balsas, catamarãs e pequenas embarcações, onde há a possibilidade de alugar embarcações.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
No cruzamento da Via Mergellina com a Via Orazio, o prédio vermelho é um restaurante de comida italiana, Lo Squalo
O simpático prédio ao lado do Lo Squalo, onde funciona uma farmácia e uma tabacaria no térreo, é a Estação Funicular Mergelina. Esta estação faz a ligação do bairro Mergelina com a parte mais alta do bairro Posillipo, um bonito bairro residencial nas colinas de Nápoles. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Como estávamos de ônibus, seguimos pela Via Orazio, uma via ascendente sinuosa e com muitas curvas fechadas.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Via Orazio;
Abaixo, podemos observar a baía de Nápoles, com o Vesúvio ao fundo. Pena que estava nublado e o não deu para ver o vulcão perfeitamente. Mas, dá para ver parte da colina que o forma.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Em algum momento, não sei precisar qual, mudamos de via e continuamos a subir a encosta de Posillipo. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
No alto da colina, paramos em um Mirante onde se pode ter uma espetacular vista do Golfo de Nápoles e da cidade, bem como o Vesúvio, Sorrento e a ilha de Capri, segundo informação de nossa guia. Mas, eu não  sei qual montinho ao longe é Sorrento e qual é a ilha de Capri. 😶 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Vesúvio é um super vulcão, adormecido desde 1944, com 1281 metros de altura. Morar aos pés do vulcão que pode ficar ativo de um momento para o outro, dá o que pensar. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;

Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Apesar do tempo nublado, valeu a subida para poder contemplar Nápoles por um inusitado ponto de vista. Se o tempo estive aberto, a vista seria de tirar o fôlego.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Na foto abaixo, podemos ver a praia Riva Fiorita, na parte mais baixa de Posillipo, onde só se chega de barco ou bote. A pé é preciso descer uma longa distância do alto da colina até o mar. Mas, a praia não é particular e é gratuita.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
O castelo vermelho é a Villa Volpicelli
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Pela ausência de varandas e pátios internos nos prédios, a maioria das coberturas são aproveitadas, para criar uma pequena área de convivência.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Um espaço para plantas e lazer, para uso nas estações da primavera e verão.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
O imponente prédio de seis andares, próximo ao paredão do penhasco, fica em frente a uma praça, a Piazza San Luigi, no bairro de Posillipo. Sua dimensão e formato curvo chama a atenção. 
Posillipo; Piazza San Luigi; Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Mirante;
Apesar de parecer colado ao paredão, este prédio residencial de classe média, fica bem afastado e, por trás do mesmo, passa uma rua, a Via Petrarca. A construção da praça e dos prédios data de 1925 a 1930.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo; Mirante;
Depois de nos deliciarmos com as vistas, voltamos ao ônibus e descemos a colina. Retornamos pela Via Orazio até o cruzamento da Via Mergellina com a Via Francesco Caracciolo.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo;
Fizemos a volta no Chalé do Ciro, onde fica uma pequena e simpática praça. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Posillipo;
Abaixo, Via Francesco Caracciolo, bairro Chiaia.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia;
Na próxima foto, o parque que vemos é a Villa Comunale di Napoli(antiga Villa Reale ou Real Passeggio di Chiaia, passando a Villa Nazionale e Villa Municipale). Um dos principais jardins de Nápoles, desde 1697. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia; Villa Comunale;
Nos anos de 1778 a 1780, a área da praia ao longo da costa foi convertida em uma caminhada real, um jardim urbano, por Carlo Vanvitelli e o botânico e jardineiro real Felice Abbate. Neste parque fica o aquário mais antigo da Europa (de 1872, pelo alemão Anton Dohrn).
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia; Villa Comunale;
No início do século XIX, por volta de 1807, o parque foi ampliado e reestruturado pelos arquitetos Stefano Gasse e Paolo Ambrosino.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia; Villa Comunale;
Entre 1997 e 1999, foi realizada uma nova e controversa reestruturação, por Alessandro Mendini
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia; Villa Comunale;
Durante o tour de ônibus, eu tinha a sensação de estar andando em círculos e passando por lugares já percorridos. 😵 Alguns prédios são bem parecidos, com pequenas alterações ou cor diferente.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia;
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia; Villa Comunale;
Na primeira foto abaixo, a estátua de Nicola Amore (1828 - 1894), advogado e político italiano, na Piazza Vittoria, que fica em frente a uma das entradas para o parque Villa Comunale di Napoli
A segunda foto, mostra uma estátua do Rei Umberto I da Itália (1878-1900), na via Nazario.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Chiaia; Villa Comunale; Piazza Vittoria;
Vocês se lembram do parque público, Giardini del Molosiglio, que mencionei anteriormente? Abaixo, no caminho para a Piazza del Plebiscito, uma temos uma breve apreciação em outro ângulo do mesmo parque. Parece bem menor do que tínhamos visto antes.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal;
Nosso próximo destino em Nápoles, foi a Piazza del Plebiscitotambém chamada Largo di Palazzo ou Foro Regio. Considerada a principal praça de Nápoles, não pode deixar de ser visitada. Além de prédios históricos e monumentos, a ampla praça é utilizada para várias atividades públicas e é carinhosamente denominada de "il salotto" (sala de estar) pelos napolitanos. Nela não circula veículos motorizados, apenas pedestres.    
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito;
Esta imensa praça de quase 25.000 m², foi construída em homenagem à unificação do Reino das duas Sicílias ao Piemonte, ocorrida no dia 21 de outubro de 1860.
Nesta praça estão importantes construções como:
  • Palazzo Reale; 
  • Basílica Real de San Francesco di Paola;
  • Palazzo Salerno;
  • Palazzo della Prefettura.
O Palazzo Reale (Palácio Real) é o prédio com o relógio. Construído em 1600, em estilo arquitetônico barroco italiano e neoclassicismo, trabalho do arquiteto Domenico Fontana.
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo Reale;
O palácio Real, foi residência do vice-rei espanhol, do vice-rei austríaco e dos reis da Casa de Bourbon. Em 1925 passou a ser a sede da Biblioteca Nacional Vitor Emanuel III, além, de um museu e escritórios (como o Conselho Regional de Turismo).
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo Reale;
O palácio e os aposentos reais foram restaurados e estão abertos para visitação. Se você tiver tempo, entre. E, se deixe encantar pelo pátio interior, a escadaria em mármore branco e rosado, as diversas salas históricas, o teatro da corte, a capela real e os jardins reais. 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo Reale;
No centro da fachada podemos ver os brasões reais e vice-reais. 
Com mais de 160 metros de extensão, a fachada conserva sua arquitetura original. Exceção para o pórtico que teve seus arcos fechados de forma alternada, na segunda metade do século XVIII, pelo arquiteto Luigi Vanvitelli
Após a segunda Guerra Mundial, novos reparos foram necessários.
Foram criados nichos que acolheram estátuas, oito no total, de antigos soberanos de Nápoles. São eles Rogério II da Sicília, Frederico II da Suábia, Carlos I de Anjou, Afonso V de Aragão, Carlos V de Habsburgo, Carlos III de Bourbon, Joachim Murat e Vítor Emanuel II. Na foto abaixo podemos ver com mais detalhe duas destas estátuas: Frederico II da Suábia, Carlos I de Anjou.
Infelizmente, não tivemos tempo para explorar o interior do prédio. (Tour em grupo é ...). 
Napoli; turismo; Europa; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo Reale;
Basílica Real de San Francesco di Paola (São Francisco de Paula) é uma deslumbrante igreja neoclássica em estilo similar ao Panteão de Roma. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Basílica Real de San Francesco di Paola;
A basílica fui encomendada em 1817 pelo Ferdinando I de Bourbon ("Rei Narigudo"), como o ex-voto pela reconquista do reino, sendo projetada pelo arquiteto italiano Pietro Bianchi (1787-1840). 
As colunatas foram projetadas como um tributo ao imperador. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Basílica Real de San Francesco di Paola;
Como a igreja só foi concluída em 1848, foi finalizada pelos seus aprendizes do arquiteto. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Basílica Real de San Francesco di Paola;
A basílica, com seu formado curvo que parece acolher o visitante. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Basílica Real de San Francesco di Paola;
Sua grande cúpula central, atrai os olhares pela grandiosidade e beleza.
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Basílica Real de San Francesco di Paola;
A estátua equestre é de Carlo III di Borbone (1716 - 1788), rei da Espanha, que conquistou durante o seu reinado, os reinos de Nápoles (1734 a 1759) e da Sicília (1735 a 1759). Conhecido como "governante iluminado" por se cercar de artistas, intelectuais e políticos. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Basílica Real de San Francesco di Paola; Carlo III;
O Palazzo de Salermo, projeto e construção do arquiteto Messina Francesco Sicuro, no passado, foi usado como alojamento para os cadetes reais. Atualmente, é sede do Comando das Forças Operativas do Sul.
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo de Salermo;
No lado contrário e com a fachada principal voltada para o Palácio de Salermo, fica o Palazzo della Prefettura. Ambos com construção muito similar.
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo della Prefettura;
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo della Prefettura;
Ao sair da praça do Plebiscito, se houver tempo, não deixe de tomar um cafezinho no tradicional e famoso Gran Caffé Gambrinus.
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo della Prefettura; Gran Gambrinus;
O endereço não podia ser mais emblemático. O café fica na parte posterior em uma das extremidades do Palazzo della Prefettura, com vista invejável para a praça. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Gran Caffé Gambrinus; Palazzo della Prefettura;
Mesmo com uma bela vista da Piazza del Plebiscito, é o seu interior que conquista pela esmerada decoração. Uma merecida pausa, em um ambiente refinado e elegante, antes de continuarmos o nosso passeio.
Napoli; experiência pessoal; Piazza del Plebiscito; Palazzo della Prefettura; Gran Caffé Gambrinus;
No centro histórico de Nápoles, na Piazza Trieste e Trentoperto da Piazza Plebiscito, da Via Toledo e da Galleria Umberto 1, podemos observar a Fontana del Carciofo, uma das fontes monumentais de Nápoles. Construída entre 1952 e 1957, foi restaurada em 2015.
A fonte possui em sua base uma grande bacia com um suporte no meio que sustenta uma pequena bacia de onde sai uma escultura em forma de corola floral, semelhante a uma alcachofra. Três pares de vasos dispostos em volta da fonte, complementam sua decoração.
Fontana del Carciofo; Piazza Trieste e Trento; Napoli; experiência pessoal;
Nesta mesma praça, com a fachada voltada para a fonte, fica a Igreja de San Ferdinando. Uma igreja católica em arquitetura barroca, construída a partir do ano 1622, sendo inaugurada em 1665, pelos Jesuítas. Arquitetos responsáveis: Cosimo Fanzago, Giovan Giacomo Di Conforto
Originalmente foi dedicada a São Francisco Xavier. 
Em 1767, com a expulsão dos jesuítas, passou a ser dedicada a San Ferdinando.
A parte inferior da fachada em pedra e mármore é mais trabalhada que a parte superior. Parecem ser de épocas diferentes. Veja a riqueza do detalhe do portal principal.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Não estava no itinerário do passeio. Mas, aproveitando que estava aberta, entramos para uma rápida espiadinha.
UAU!!!
Se seu exterior é simples e rústico, seu interior encanta pela conservação, riqueza de detalhes, afrescos e várias obras de arte. É uma igreja pequena em forma de cruz latina com uma única nave. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
A entrada é gratuita. Não deixe de entrar e observar cada detalhe. Como o piso que conduz ao altar maior.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Abaixo, a Capela Mor e seu altar principal em estilo barroco (1742 a 1743), trabalho do escultor italiano Domenico Antonio Vaccaro
Por trás do altar-mor fica uma belíssima tela do final do século XIX representando São Fernando, de Giuseppe Maldarelli
Mais acima, podemos observar uma tela a óleo de meados do século XIX, retratando o aparecimento de Cristo ressuscitado aos apóstolos, de autor desconhecido.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
A cúpula da Capela Mor com afrescos do início do século XX, com figuras alegóricas, anjos e outros elementos, por Giovanni Diana.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
A igreja possui quatro capelas laterais de cada lado ao longo do comprido corredor da sua nave. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Cada capela com decoração única em mármore, estuques, pinturas barrocas e estatuetas.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Na abóbada do corredor central o afresco intitulado TRIONFO DELLA RELIGIONE SULLE ERESIE" (Triunfo da Religião sobre Heresias), autoria atribuída a Paolo De Matteis (1695 a 1698).
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Merece destaque os dois órgãos de tubos, um de cada lado do corredor principal. O púlpito ao lado do órgão, na foto abaixo, é do século XIX.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Embora seja uma pequena igreja, os detalhes são muitos, bem ao estilo barroco. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Impossível não se encantar com o lindo presépio. 
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Uma preciosidade única que merece um olhar mais detalhado e demorado.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Saindo da igreja uma última foto, mostrando a porta de entrada principal pelo lado de dentro.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Igreja de San Ferdinando
Abaixo, ainda na Piazza Trieste e Trentopróximo ao Plebiscito e Galeria Umberto I, podemos ver uma das fachadas do Teatro Reade San Carlo ou simplesmente Teatro San Carlo
Inaugurado em 1737, em arquitetura neoclássica, pelos arquitetos Antonio Niccolini, Elisabetta Fabbri. Com 1444 assentos é considerado o teatro mais antigo da Europa em atividade ininterrupta e o maior teatro italiano da península. Famosa como casa de ópera, mas seu repertório vai além de peças de óperas, também apresenta concertos e danças. 
É possível fazer visita guiada. Infelizmente, não estava previsto em nosso tour.
O prédio avermelhado, adjunto ao teatro, é uma parte da lateral do Palácio Real.
Napoli; experiência pessoal; Piazza Trieste e Trento; Teatro Real de San Carlo
Ainda na mesma praça seguimos a pé para nossa próxima atração, a Galeria Umberto I, construída no final do século XIX (1887 a 1890), em arquitetura moderna com predominância do estilo Art Nouveau Italiano, projetada por Emanuele Rocco e Francesco Paolo Boubèe.
Napoli; experiência pessoal; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
Esta galeria é na realidade uma reestruturação e revitalização de vários prédios comerciais de uma área devastada por guerras e pelo tempo. Uma área que, no passado, foi importante centro comercial.   
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
Com a ousadia de cobrir as ruas, em que ficavam os prédios, com uma estrutura de ferro e vidro, criou-se o primeiro Shopping Center do mundo. A intenção era proteger a área das chuvas ocasionais, sem perder a oportunidade em criar um monumento compatível aos já existentes nas proximidades. Como a praça do Plebiscito, o Teatro de San Carlo, entre outros.
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
São quadro andares, com lojas de marcas de luxo, cafeterias, restaurantes e lojas de souvenir. Os prédios são todos trabalhados com lindos entalhes e pinturas.
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
Impossível não olhar para cima e admirar a grandiosidade da estrutura metálica, no estilo arquitetura industrial, seus detalhes e acabamentos. Uma estrutura que permite o aproveitamento da luz diurna. Pena que o dia estava nublado. Deve ser maravilhoso quando o tempo está aberto, com o céu azul e sem nuvens.
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
A galeria possui 4 entradas cada qual em uma rua diferente. As vias são: Via Toledo, Via Santa Brigida, Via San Carlo (principal e ao lado do Teatro San Carlo) e Via Giuseppe Verdi. 
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
Estas entradas formam dois largos corredores cobertos que se cruzam no meio, formando uma cruz com um amplo espaço circular no ponto de encontro, sendo este coroado por uma linda cúpula de vidro e ferro. A entrada que vemos abaixo fica na Via Santa Brigida.
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
No centro da Galeria, abaixo da cúpula principal, no átrio central, o chão é decorado com um lindo trabalho em mosaico com os 12 signos do zodíaco. Este é um lugar imperdível. A entrada é gratuita e aberta 24 horas. Você só paga o que comprar ou consumir.
⇒ Uma pequena curiosidade: A galeria, foi cenário em um livro do americano John Horne Burns, que retrata uma Nápoles recém libertada pelos aliados durante a 2ª Guerra Mundial. Guerra em que ele atuou como soldado.
Napoli; Galeria Umberto I; Arte Nouveau italiana
Abaixo, um pequeno trecho da Via Chiaia entre a Piazza Trieste e Trento e a Piazza del Plebiscito.
Napoli;
Retornarmos ao nosso ônibus até nossa próxima parada. No caminho algumas maravilhas despertaram a minha curiosidade. 
Napoli;
Como o Castel Nuovo (Castelo Novo) mais conhecido como Maschio Angioino, cercado por cinco robustas torres cilíndricas. 
O castelo é de origem medieval e renascentista e foi construído por Carlos I de Anjou, em 1266, depois de ter derrotado os suevos. Em meados do século XV, foi remodelado por Afonso I de Aragão, alterações mantidas até os dias atuais.
A fachada principal, no lado oeste, é cercada por três torres: 
  • Torre de S. Giorgio ou "forana" (à esquerda)
  • Torre de Mezzo (a do meio)
  • Torre de Guardia (à direita)
Napoli; Castel Nuovo; Maschio Angioino;
Este é o maior castelo de Nápoles, situado bem próximo do Porto e do centro da cidade, nas proximidades da Galeria Umberto I, projeto do arquiteto francês Pierre de Chaule.
Entre as torres do meio e a da direita, fica a entrada principal, dominada por um rico e trabalhado arco de mármore como celebração à entrada triunfal, em Nápoles, de Afonso I de Aragão (1443). Arcos, colunas, nichos, estátuas de vários escultores, como Laurana, Sagrera, Gagini, Isaia da Pisa, decoram este espaço.
Napoli; Castel Nuovo; Maschio Angioino;
Na fachada posterior do castelo, no lado leste, podemos observar as duas torres restantes:
  • Torre dell'Oro
  • Torre Beverello
Outrora, este lado visualmente confuso e "poluído", foi banhado pelo mar. Talvez, por este motivo, os construtores da época não tenham se preocupado com o seu aspecto visual.
No lado norte, entre a Torre Beverello e a Torre de S. Giorgio, podemos observar um imenso paredão, cortado por inúmeras janelas.
Napoli; Castel Nuovo; Maschio Angioino;
Este castelo que inicialmente serviu de residência da realeza, passou a fortaleza, e nos dias atuais é parcialmente ocupado pelo Museu Cívico. Uma área do castelo é reservada para eventos particulares.
Não paramos para entrar. Mas, quem conheceu o interior do castelo em outras visitas, informou que não é muito interessante.
Napoli; Castel Nuovo; Maschio Angioino;
Abaixo, a Piazza Municipio, próxima ao Castelo Novo e terminal de cruzeiros.
Napoli; Piazza Municipio;
Nesta praça fica a Fonte de Netuno, de 1601, por Giovanni DomenicoEsta antiga fonte foi instalada inicialmente perto do Arsenal no porto. Tendo sido desmontada, transferida  e remontada em várias ocasiões. A última transferência foi em 2014 para esta praça em frente do Palazzo San Giacomo (prefeitura).
Napoli; Piazza Municipio; Fonte de Netuno; Palazzo San Giacomo;
Na parte central e mais elevada da fonte, está Netuno, deus marinho da mitologia grega, com seu tridente. 
Napoli; Piazza Municipio; Fonte de Netuno; Palazzo San Giacomo;
Minha vontade era parar em cada construção e desvendar sua história. 
Se o seu objetivo por compras, Nápoles possui várias ruas voltadas ao comércio. Como a Spaccanapoli (souvenirs), Via Toledo (marcas famosas)Via Poerio, Piazza dei Martiri, Via Calabritto, Via dei Mille e Via Filangeri.
Napoli;
Mas, o tempo era muito curto para compras ou esmiuçar cada esquina e cada prédio de Nápoles. Tínhamos que nos ater na programação do tour.
Napoli; Napoli; Napoli;
Esta foi a última parada em nosso tour, Piazza del Gesù Nuovo
Piazza del Gesù Nuovo; Napoli;
No centro desta praça, fica o imenso Obelisco Guglia dell’Immacolata ("Espiral da Imaculada"), dedicado à Imaculada Conceição
Construído para invocar a proteção da Imaculada contra a Peste Negra, que assolou várias cidades europeias no período da idade média.
Esta intrigante obra de 34 metros de altura, de 1746, em mármore, no estilo barroco, foi construída pelos padres jesuítasProjeto de Giuseppe Genoino, execução de Giuseppe Di Fiore e do arquiteto jesuíta Filippo D'Amato, esculturas de mármore de Matteo Bottiglieri e Francesco Pagano. No ápice do obelisco, a escultura em cobre da Imaculada.
Napoli; Guglia dell'Immaacolata;
Nesta praça, na via Benedetto Croce, fica o Complesso Monumentale di Santa Chiara (Complexo Monumental de Santa Clara), praticamente em frente à Igreja del Gesù Nuovo. Um patrimônio religioso de enorme importância arquitetônica, histórica e cultural. 
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Igreja del Gesù Nuovo.
Este complexo medieval, construído de 1310 a 1340, pelo Rei Roberto d’Angiò e sua esposa, Sancia di Maiorca, sobre terreno ocupado pelas antigas termas romanas, é formado por:
  • Igreja gótica ((Santo Ostia ou Sagrado Corpo de Cristo, depois Basílica de Santa Chiara); 
  • Mosteiro duplo com claustro: Ordem dos Franciscanos (convento) e das Clarissas (mosteiro);
  • Museu dell'opera Francescana (nos antigos quartos das freiras) - arqueologia, arte e peças sacras.
  • Escavações arqueológicas → Banhos Romanos - Descobertos após os bombardeiros de 1943.
O complexo monástico foi, por vários séculos, a sede da Universidade de Nápoles, tendo abrigado personalidades ilustres como Tomás de Aquino e o filósofo Giordano Bruno. Também foi sede da Ordem Dominicana durante o Reino de Nápoles.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara;
O tempo em Nápoles, que estava nublado a maior parte do dia, piorou. Uma fina chuva começou poucos minutos depois de chegarmos ao Complexo. Não. Não desistimos. Seguimos para conhecer um pouco do complexo. 
Basílica de Santa Chiara (Santa Clara) é a maior igreja em estilo gótico da cidade. 
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Esta construção sofreu várias avarias, remodelações e alterações ao longo de sua existência, pela ação do tempo, guerras, terremotos, inundações e pilhagens.  Mas, foram os ostensivos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial que praticamente a destruiu.
Resumindo:
Construída inicialmente sob a direção de Gagliardo, e posteriormente, por Lionardo di VitoEm 1742, a igreja foi radicalmente modificada para o estilo barroco, com acréscimo de revestimentos e estátuas em mármore pelo arquiteto Domenico Antonio VaccaroEm 1943, a igreja foi atingida por bombardeiro aéreo. Sua reconstrução e restauração ficou a cargo de Mario Zampino, que recuperou o estilo gótico original. Em 1953, a igreja foi reaberta para o culto.  
Sua fachada é bem simples, com uma grande rosácea com vitral acima da entrada principal e pórtico com três arcos ogivais, elementos presentes no auge do período gótico. 
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
O pórtico ogival central, precede a portal principal que dá acesso ao interior da igreja.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Ao entrar a amplitude do ambiente é impactante. São 130 metros de comprimento, 20 metros de largura (fora a sacristia) e 40 metros de altura. 
A igreja possui uma única nave retangular, sem transepto, ladeada por 20 capelas, 10 de cada lado, abertas por arcos góticos. Não registrei todas as capelas apenas algumas que irei postar mais abaixo.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
O altar principal é bem simples complementado com um grande crucifixo de madeira.
Pode parecer fúnebre e sinistro, mas antigamente era comum manter no interior das igrejas os restos mortais de reis, nobres e religiosos importantes. Por esta razão podemos observar vários monumentos funerários cotumbas góticas com dosseldatados entre os séculos XIV e XVII.
No presbitério ficam os monumentos funerários da família real da casa capetiana de Anjou (Dinastia de Anjou). 
No centro, atrás do altar mor, podemos observar o Monumento funerário do rei Robert de Anjou (1275-1343), o "Sábio", filho de Carlo II de Anjou. O trabalho dos irmãos florentinos Pacio Bertini e Giovanni Bertini (1343) é colossal e possui 15 metros de altura.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
No centro, o túmulo de Roberto de Anjou, considerado um dos maiores complexos de escultura gótica funeral italiano. 
À esquerda do túmulo de Robert de Anjou, fica o monumento fúnebre de Maria di Durazzo (1328-1366), nome de batismo Maria d'Angiò, também conhecida como Maria de Calábria, trabalho do escultor, Maestro Durazzesco.
À direita, o monumento fúnebre de Carlo de Anjou, Duque da Calábria, trabalho mestre Tino di Camaino
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Próximo ao monumento de Carlo de Anjouà direita do presbitério, ao lado da entrada para a sacristia, fica o Monumento fúnebre a Maria de Valoisobra do grande mestre Tino di Camaino. Neste espaço um frade franciscano caminha para a sacristia.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Na primeira capela à esquerda, fica o túmulo pós-Segunda Guerra Mundial de Salvo D'Acquisto. Um tributo ao soldado italiano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se sacrificou para salvar 22 civis de serem executados por soldados alemães.
Salvo D'Acquisto; Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Capela de São Francisco de Assis em estilo barroco do século XVIII, sofreu poucas avarias durante os bombardeiros de 1943. É a sétima capela à esquerda. Nesta capela ficam dois sarcófagos da família Del Balzo
A escultura de São Francisco de Assis, de 1616, é obra de Michelangelo Naccherino. Os medalhões de mármore, do início do século XVII, retratam membros da família Del Balzo. A abóbada é ricamente ornamentada com decorações barrocas e afrescos de Belisário Corenzio retratando momentos da vida de São Francisco.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Detalhe barroco do mulo de Filipe da Calábria, também conhecido como Filipe de Nápoles das Duas Sicílias e da Espanha, Duque de Calábria, na lateral da Capela dos Bourbons, décima capela à direita. Filipe da Calábria, era filho de Carlo III, tendo morrido aos 30 anos por varíola. 
O sepulcro foi projetado pelo arquiteto barroco italianos Ferdinando Fuga e executado pelos mestres de mármore Giovanni / Stefano Attigiati. As estátuas dos dois meninos (anjos? Não vi as asas) com o pergaminho são de Giuseppe Sanmmartino
Neste mesmo espaço tem uma pintura maravilhosa do século XVI de Gerolamo Macchietti, intitulada como "A incredulidade de São Tomás". Infelizmente, minha foto ficou sem nitidez e tive que apagar. 😥Snif, snif, snif.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Para variar, os vitrais sempre me encantam. Impossível não parar alguns minutos para observar sua beleza, cores e efeito de iluminação. Belíssimos.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Na saída, ladeando a porta de entrada por dentro, mais dois monumentos funerários.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
À esquerda, de quem sai da igreja, fica o Monumento fúnebre a Agnese e Clemenza de Durazzo, século XV.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
Abaixo, o que restou do monumento funerário de Antonio Penna, à direita de quem sai da igreja. Restam apenas o dossel (datado entre 1407 a 1411) e o parte do afresco da Trindade (século XIV) que já existia no local antes do monumento funerário. O sarcófagoobra de Antonio Baboccio da Piperno, foi transferido em 1627 para a segunda capela à direita. 
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara
O campanário (torre sineira) da Basílica de Santa Chiara, com três níveis, foi construído a certa distância da igreja, no século XIV. Parece que era costume na idade média.
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara; torre sineira;
Tendo desabado durante o terremoto de 1456, foi reconstruída e restaurada sucessivamente até 1604, em estilo barroco. Apenas sua base em mármore é original.
⇒ A entrada para a igreja é gratuita. Mas, o claustro e museu são pagos. As termas romanas (banhos romanos) não estavam abertas para visitação. Nós não tivemos tempo de explorar o claustro e o museu do complexo. Quem visitou achou bem interessante. Talvez, em outra visita à cidade, quem sabe?...
Napoli; Complesso Monumentale di Santa Chiara; Basílica de Santa Chiara; torre sineira; campanário
Da Basílica de Santa Chiara, seguimos para a Chiesa del Gesù Nuovo (Igreja do Jesus Novo) também conhecida por SS. Major da Trindade (Trinità Maggiore). 
Um importante e belíssimo exemplo do barroco napolitano, construída pelos jesuítas, entre os anos de 1584 e 1601, aproveitando uma construção pré-existente dos príncipes de Salerno, o Palazzo Sanseverino
O Palazzo de Sanseverino, construído para Roberto Sanseverino por Novello da San Lucano, data de 1470.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
O prestígio dos Sanseverino sofreu altos e baixos em vários momentos históricos de Nápoles. Tendo, o palacete, sido confiscado, devolvido e novamente confiscado, sendo finalmente vendido aos jesuítas em 1584. 
Os jesuítas não perderam tempo e no mesmo ano iniciaram a transformação do palacete em Igreja, tendo sido concluída em 1725.
A fachada rústica, austera e inusitada, foi reaproveitada do antigo palacete mantendo as pedras em forma de diamantes, que lembram pequenas pirâmides. Segundo lendas locais, as pedras possuem magia capaz de atrair energia positiva para os moradores. Na minha opinião, não acho que os Sanseverinos tenham sido beneficiados pelas pedras. Eles perderam a moradia, outros bens e prestígio em vários momentos. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Na realidade dizem que muitas pedras possuem marcas e sinais em sua superfície. Eu só fiquei sabendo disso depois. Então, não procurei por tais sinais. Que pena!!!
Não foi apenas a fachada que se manteve da construção original. O portal de mármore renascentista também foi reaproveitado, sendo enriquecido, em 1695, com duas colunas, um frontão, quatro anjos e o Brasão de armas dos Jesuítas (IHS).
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Considerando o exterior do prédio, eu esperava algo mais simples, rústico e limpo. Mas, eu estava totalmente enganada. A fachada exterior da igreja não nos prepara para a beleza e grandiosidade do seu interior. Fiquei estupefata.
😮😍
Por trás da sua fachada sóbria, esconde-se uma preciosidade do barroco napolitano, com uma suntuosa decoraçãoem estilo renascentista e barroco, com mármore de várias cores, vários afrescos bíblicos, detalhes em ouro, ..., é tanta coisa que é difícil enumerar.  
A igreja tem uma das maiores coleções de pinturas e esculturas barrocas napolitanas. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Inicialmente, a construção ficou a cargo de Giuseppe Valeriano e Pietro Provedi.
Em decorrência de incêndio em 1639, Cosimo Fanzago, realizou várias obras de restauração.
Em 1717, Ferdinando Fuga reforçou todo o complexo.
A igreja, em forma de cruz grega (cruz com os quatros braços do mesmo tamanho), possui três naves. 
Na extremidade oposta da entrada principal, na nave central, fica a capela-mor. 
Exuberante! Extraordinária! 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Com a expulsão dos jesuítas de Nápoles (1767), a igreja passou para a Ordem Franciscana. Foi nesta época que passou a ser conhecida comTrinità Maggiore.
Em 1804, os jesuítas foram reintegrados no reino, mas novamente expulsos pelos franceses, entre 1806 e 1814. Retornando em 1821, com a volta dos Bourbons. Em 1848 e 1860, os jesuítas foram expulsos novamente, só retornando em 1900.
Observem um dos nichos na laterais da área do abside, é o espaço reservado ao coro.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
A partir do século XIX, a igreja passou a ser dedicada à Imaculada Conceição. Fato que justifica a linda imagem da Imaculada Conceição, sobre um globo de mármore, ladeada pelas estátuas de São Pedro e de São Paulo, na capela-mor (abside). 
O altar-mor, de 1857, é projeto do jesuíta Ercole Giuseppe Grossi, sendo a execução de Raffaele Postiglione.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Toda a igreja é ricamente decorada com muitos detalhes em mármore, estátuas, estuques, relevos, lustres, afrescos, pinturas, mosaicos, ... 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barrocaNão poderia deixar de registrar as abóbadas e cúpula da igreja. Que trabalho minucioso e detalhado. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
A cúpula original da igreja, localizada no centro do transepto, foi destruída no terremoto de 1688, tendo sido substituída no século XVIII (+ 1786), durante a reconstrução do telhado pelo engenheiro Ignazio di Nardo. A original foi substituída por uma estrutura em cimento armado, rodeada por 12 janelas, e decorada com estuque com tema geométrico em perspectiva. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
As abóbadas, são ricamente decoradas com estuques e afrescos. Os afrescos do italiano Massimo Stanzione, narra a vida da Virgem Maria. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
As capelas laterais, 5 de cada lado, foram sendo concluídas ao longo dos anos. São todas muito bem trabalhadas, mas irei postar apenas algumas.
Na nave lateral esquerda, próxima da capela-mor, fica a capela de San Francesco de Jerome (São Francisco de Jerônimo), que foi apóstolo de Nápoles na segunda metade do século XVI.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Esta capela foi encomendada pela família Ravaschieri
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
No centro desta capela há uma escultura de San Francisco de Jerome, trabalho de Francesco Jerace.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Na parede lateral da capela, podemos observar um enorme trabalho em madeira onde estão entalhados mais de 70 bustos.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
A parede oposta ao painel de madeira, possui outro trabalho de entalhe, mas estava isolada para reforma. Abaixo, um zoom para mostrar a riqueza deste painel. Não consegui descobrir o nome do artista deste intrigante trabalho. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Seguindo pela nave lateral esquerda, chegamos à Capela do Crucifixo e São Ciro ou Capela da Crucificação. Na urna funerária está o corpo de São Ciro.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Em seguida, chegamos na Capela de Santo Inácio de Loyola (transepto esquerdo), projetada e executada por Cosimo Fanzago, Costantino Marasi e Andrea Lazzari.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Esta capela, importante por ser dedicada ao fundador da Companhia de Jesus (jesuítas), dá acesso para a sacristia. 
As estátuas (David e Jeremias) e os lados do altar (1643-1654), são de Cosimo Fanzago
O retábulo central de 1715, trabalho de Paolo De Matteis, retrata Maria com Jesus, entre Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Acima do retábulo podemos ver três pinturas. A primeira, do século XVI, de autor desconhecido, retrata a Virgem com o Menino e Santa Ana. 
A tela central e a da direita, de 1643-1644, são de Jusepe de Ribera e retratam a Glória de Santo Inácio e o Papa Paulo III aprovando a Regra de Santo Inácio, respectivamente. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
A última capela do lado esquerdo é a Capela dos Santos Mártires, decorada em mármore na segunda década do século XVII por Costantino Marasi, com esculturas de San Esteban e San Lorenzo (1613) de Girolamo D'Auria e Tommaso Montani.  O retábulo central, que representa a Virgem Maria, o Menino e os Santos Mártires, é de autoria de Azzolino. Os afrescos são atribuídos à Corenzio e são da primeira década do século XVII. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Na nave lateral direita, próxima da capela-mor, fica a capela do Sagrado Coração. Nas paredes laterais, imensos afrescos de Belisario Corenzio, 1605.
 Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
A capela seguinte é a Capela de San Francisco de Borja, com obras do século XVIII, visto as originais terem sido destruídas no terremoto de 1688.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
No transepto à direita, fica a Capela San Francesco Javier (São Francisco Xavier), pregador na Índia. As telas são dLuca GiordanoAs esculturas de San Ambrosio e Sant'Agostino (1621), são de Cosimo Fanzago. Os detalhes decorativos em mármore são dGiuliano Finelli, Donato Vannelli e Antonio Solaro
À esquerda do altar, uma discreta porta leva ao oratório de San Giuseppe MoscatiUma pequena sala com manuscritos, fotos, relatos, rosários e móveis do quarto/sala de estudo do santo, que contam parte de sua história, trabalho e beatificação.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Na penúltima capela à direita fica a Capela da Visitação ou Capela de San Giuseppe Moscati, o santo médico que, no início do século XX, dedicou-se aos pobres. O altar guarda a urna com os restos mortais de San Giuseppe Moscati, canonizado em 1987.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Nesta capela, uma estátua em bronze de San Giuseppe Moscati (1880- 1927), do escultor Luigi Sopelsa, é altamente venerada pelos napolitanos. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barrocaNapoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Para os ritos religiosos, a igreja conta com dois imensos órgãos de tubos instaladas em uma caixa barroca, situados em uma posição elevada na área do abside. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Apenas um dos órgãos, restaurado em 1989, funciona. 
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Abaixo, o púlpito ricamente trabalhado.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Como em toda igreja, encontramos vários pontos para devoção e orações individuais.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
São tantos detalhes e histórias, que fica impossível registrar tudo.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Em todas as capelas, podemos observar lindas pinturas de pintores desconhecidos e consagrados como Girolamo Imparato (Capela da Natividade), Azzolino (Capela dos Santos Mártires)Massimo Stanzione (Capela da Visitação), entre outros.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Vários confessionários em madeira entalhada, estão espalhados por toda a igreja.
O pavimento da igreja, merece destaque pelo lindo e original trabalho de marchetaria com pedras coloridas (mármore), que demarcam vários túmulos.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Ao sair da igreja, a contra parede da entrada principal, não deixa nada a desejar. Sobre os quatro pilares que suportam a cúpula figuram os frescos dos Quatro Evangelistas.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Acima do portal um grande fresco intitulado "Expulsão de Heliodoro do Templo de Jerusalém", trabalho do pintor barroco italiano, Francesco Solimena
Imperdível! Visita obrigatória em Nápoles. Entrada gratuita, mas convém verificar horário de abertura.
Napoli; Palazzo Sanseverino; Chiesa del Gesù Nuovo; Igreja barroca
Para finalizar a postagem e o dia, mais uma bela fonte de Nápoles. A Fontana di Monteoliveto, na Piazza Monteoliveto, bem próxima à Piazza Gesù Nuovo. Pena que estava rodeada por lixo.
Fontana di Monteoliveto; Napoli;
Trata-se de uma fonte barroca tardia, do século XVII. 
O prédio por trás da fonte era o antigo Convento Monteoliveto construído no século XVI. Em 1860, passou a abrigar um quartel, a Caserma Pastrengo.
Fontana di Monteoliveto; Caserma Pastrengo; Napoli;
De volta ao ônibus, agora com destino ao cruzeiro. 🚌🚌🚌
Ufa, que alívio que deu para ver tantas coisas, mesmo com o tempo nublado. Durante o passeio, em alguns momentos tivemos uma chuva fina, quase um chuvisco. Nosso passeio terminou bem na hora que a chuva ficou mais intensa. Sorte nossa.
Napoli;
O que eu não vi e gostaria de ter visto: 
- Capela de Sansevero onde está o "Cristo Velato" (Cristo Velado), escultura em mármore de 1753, por Giuseppe Sanmartino. 
A Catedral de Nápoles ou Duomo di Napoli ou Duomo de San Gennaro ou Duomo di Santa Maria Assunta.- O interior do Teatro San Carlo. Só passamos pelo lado de fora, rapidamente.  
- Museu Arqueológico Nacional, onde ficam os tesouros de Pompeia e Herculano, além de outras preciosidades. 
- Pompeia e Herculano. 
- Igreja San Lorenzo Maggiore, do ano de 1235, em arquitetura gótica.  
- Piazza Dante.
 Zarpamos de Nápoles a bordo do navio Costa Fascinosa às 20:00 horas. 
Nosso próximo destino: CATÂNIA, Itália. 🚢
Enquanto, isso ... Vamos aproveitando a vida no cruzeiro.

Eu amei conhecer Nápoles, seu povo, sua história e curiosidades. O tempo foi curto e corrido, mas deu para ver muita coisa.
Mas, eu teria amado passar uma ou duas noites em Nápoles. A cidade é um encanto e tem muito a oferecer aos turistas.
Espero que vocês também tenham apreciado esta postagem.
Se gostaram não deixem de curtir e compartilhar.
⇨ 😎Viajando e sempre aprendendo. Muitas informações da postagem, foram conseguidas in loco, nos folhetos informativos dos monumentos, com os guias ou através de pesquisas na internet ("Santo Google" 🙌). 😉 
Aguardem a próxima postagem  CATÂNIA, Itália.

Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:  
FAÇAM A MALA e BOA VIAGEM!!!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus familiares, amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!