Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ROCAMBOLE DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE MORANGOS

ROCAMBOLE COM MASSA DESENHADA

No último final de semana eu não resisti e comprei duas caixinhas de morangos. Tão vermelhos e cheirosos. Impossível não comprá-los.
MORANGOS
Com uma das caixas resolvi fazer um licor. Algo que há muito tempo eu não faço. Ainda não postei a receita, pois está ainda em processo de confecção, mas prometo que assim que ficar pronto posto a receita com as fotos. Aguardem.
Com a outra caixa resolvi fazer uma sobremesa muito comum na região em que nasci e cresci, mas pouco usual aqui no nordeste: Rocambole. Por aqui, pelo menos em Recife, é mais comum o bolo de rolo que é um tipo de rocambole com a massa bem fininha, sendo o recheio tradicional a goiabada.
Hoje irei fazer o rocambole tradicional, do tipo daquele que eu comia em minha infância. A massa será de chocolate, o recheio de brigadeiro branco com morangos e para dar um toque especial, um pouco de creme de avelãs com chocolate.
ROCAMBOLE COM MORANGOS

INGREDIENTES:
Massa:
  • 4 ovos
  • 3/4 de xíc/chá de açúcar
  • 1 xíc/chá de farinha de trigo
  • 1 c/sopa rasa de amido de milho
  • 1 c/sopa rasa de fermento em pó
  • 4 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau
  • essência ou extrato de baunilha a gosto (opcional)
Recheio 1: Brigadeiro branco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 c/sopa de manteiga
  • essência ou extrato de baunilha a gosto
  • 1/2 caixinha de creme de leite (100ml)
Recheio 2:
  • Creme de avelã com chocolate
Recheio 3:
  • Morangos
MODO DE PREPARO:
Massa:
  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Separe os ingredientes. Dica: use os ingredientes em temperatura ambiente.
  3. Unte uma assadeira retangular com manteiga. Cubra o fundo com papel manteiga e unte-o também. Reserve.
  4. Peneire junto a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento. Reserve.
  5. Bata as claras em neve em velocidade alta.
  6. Junte as gemas uma a uma, batendo sempre.
  7. Acrescente o açúcar e bata bem por aproximadamente 10 minutos.
  8. Desligue a batedeira e junte a mistura de farinha. Mexa suavemente para não perder o volume das claras em neve. Use uma colher ou um fouêt. Reserve.
  9. Prepare a decoração do rocambole: (etapa opcional, caso não queira fazer a decoração do rocambole com desenhos, pule este item e passe para o próximo).
► Tire uma parte da massa do rocambole (ainda sem a adição do chocolate).
► Use a massa sem colorir ou tinja-a na cor desejada usando corante alimentício em pó, gel ou líquido.
► Use esta massa para desenhar sobre o papel manteiga colocado na assadeira. Dica: Se quiser desenhe no papel manteiga antes de colocá-lo na assadeira. Tenha o cuidado de colocar a face desenhada virada para baixo para não contaminar ou manchar a massa. Como a minha decoração foi bem simples, não desenhei no papel.
ROCAMBOLE DESENHADO
► Coloque a assadeira no forno pré-aquecido por 1 minuto. A massa não deve corar apenas pré-assar ligeiramente.
ROCAMBOLE DESENHADO
► Tire do forno e cubra com o restante da massa  com o chocolate. Asse conforme explicado abaixo.

     10.  Na  massa restante  do rocambole,  acrescente o  chocolate em pó e misture delicadamente. Dica: Se quiser um efeito tipo mármore, misture grosseiramente o chocolate, sem deixar a massa totalmente homogênea.
     11. Cubra a decoração feita como ensinado no item 9 com a massa com chocolate. Tenha muito cuidado nesta etapa.
Dica: Deixe a massa se espalhar naturalmente sobre a decoração. Dê pequenas pancadinhas com a forma sobre o balcão para nivelar a massa.
     12. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 a 30 minutos. Dica: o tempo varia de forno para forno, sugiro que você faça o teste do palito. O rocambole não deve secar muito ou irá quebrar ao enrolar, ele sequer deve dourar, assim que o palito sair limpo retire-o do forno.
   
Recheio 1
  1. Coloque em uma panela o leite condensado e a manteiga.
  2. Leve ao fogo brando até soltar do fundo da panela. Mexa constantemente para não queimar.
  3. Desligue o fogo e junte a baunilha e o creme de leite.
  4. Passe para uma vasilha e cubra com filme plástico. Dica: para evitar que forme uma crosta grossa na superfície do recheio, o filme plástico deve ser colocado em contato direto com o mesmo.
  5. Depois que esfriar conserve em geladeira até o momento de usar.
Recheio 2:
     Eu usei o creme de avelã comprado pronto, mas você pode fazer brigadeiro de chocolate e acrescentar amêndoas ou nozes trituradas.

Recheio 3:
  1. Lave os morangos em água corrente. 
  2. Retire as folhas e antes de retirar os cabinhos coloque-os em água com vinagre por 5 minutos.
  3. Escorra os morangos e enxugue-os.
  4. Corte as partes machucadas ou esbranquiçadas.
  5. Pique os morangos no tamanho desejado.
     MORANGOS
  6. Conserve em geladeira até o momento de usar.
MONTAGEM:
Dica: é importante iniciar a montagem do rocambole com ele ainda quente para facilitar no momento de enrolar. Para isto, tenha os recheios já preparados, gelados ou em temperatura ambiente.
  1. Deixe os recheios sobre a mesa ou bancada onde fará a montagem. Dica: Eu usei outra assadeira de igual tamanho para ajudar na hora de desenformar o rocambole. Na realidade, eu usei o fundo de outra forma. Irei descrever mais a frente sobre isto.
  2. Ao retirar o rocambole do forno, cubra a superfície com uma folha de papel manteiga ou papel toalha. Coloque outra assadeira (use o fundo) ou uma bandeja sobre o mesmo e vire imediatamente em um movimento rápido e firme para não quebrá-lo. Dica: Se for preciso solte as laterais do rocambole com o auxílio de uma faquinha afiada.
  3. Retire imediatamente o papel manteiga onde foi feita a decoração do bolo. Dica: Este lado será a parte que ficará aparente no bolo, sendo necessário virar novamente o rocambole para passar o recheio do outro lado. Para isto recoloque o papel manteiga novamente sobre o bolo. Coloque a assadeira virada sobre o rocambole e vire novamente. É importante manter o papel manteiga sob o rocambole, pois ele irá ajudar no momento de enrolá-lo. Algumas pessoas preferem usar uma toalha limpa para isto, mas o papel faz o trabalho com perfeição e não será necessário lavá-lo depois. 
    ROCAMBOLE DESENHADO
  4. Recheie o rocambole com o brigadeiro branco.
  5. Sobre o primeiro recheio espalhe os morangos picados e o creme de avelã em uma das extremidades da massa. Além de facilitar no momento de enrolar, irá concentrar o recheio no miolo do rocambole.
    MORANGOS
  6. Enrole imediatamente usando o papel manteiga para ajudar no processo. Dica: Se as extremidades estiverem muito secas, corte-as para facilitar na hora de enrolar o rocambole. 
  7. Corte as extremidades (as pontas) para um melhor acabamento e apresentação.
  8. Passe para uma bandeja para rocambole. Dica: Caso você tenha optado fazer o rocambole sem o desenho na massa, cubra-o com uma cobertura de chocolate, glacê real, chantili ou polvilhe açúcar de confeiteiro.
     MORANGOS
Esta sobremesa pode ser servida sozinha ou com sorvete de creme.

Modéstia à parte a sobremesa ficou divina.
ROCAMBOLE DECORADOS
Nem as pontas que cortei para dar acabamento ao rocambole escaparam. No final não sobrou nada apenas a bandeja suja e vazia.

É maravilhosa a sensação de fazer algo tão delicioso e que agrada a todos. Não deixem de tentar e depois me digam o resultado final.
ROCAMBOLE

Mil bjs.

OBSERVAÇÃO: 
O método que empreguei para desenhar a massa foi o método japonês. Ele deixa o desenho com uma definição melhor por pré-assar a massa. Caso você queira usar várias cores para fazer desenhos mais elaborados, faça o processo por parte. Coloque primeiro a cor que ficará por cima e pré-asse por 1 minuto. Coloque a outra cor e pré-asse por mais 1 minuto e assim sucessivamente.

Outro método para desenhar a massa é o método americano. Neste método a assadeira é colocada na geladeira por 15 minutos para firmar a massa usada para desenhar, antes de passar para as demais cores ou colocar a massa de fundo. Este método eu usei quando fiz o Bolo de cerejas e chocolate branco. Caso você queira ver a receita da massa para este processo e como fazer é só acessar o link ao lado: (http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/12/bolo-de-cerejas-e-creme-de-chocolate.html)


BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!