Mais uma receita com morangos, esta delícia silvestre, mas tão frágil e perecível.
Se você não for usá-los imediatamente, faça uma geleia ou uma compota.
Para a geleia, eu já postei a receita. Quem quiser é só ver no link: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/02/geleia-de-morango.html
Para a compota a receita embora fácil requer um pouco de paciência e envolvimento no processo. Todas as etapas precisam ser rigorosamente respeitadas, principalmente no que diz respeito ao tempo.
INGREDIENTES:
- 1/2 kg de morangos rijos e inteiros
- 260 g de açúcar branco (refinado ou granulado)
- Suco de um limão
- Lave os morangos e coloque-os num recipiente com água e vinagre durante alguns minutos.
- Escorra os morangos e retire as folhas verdes e o cabinho. Dica: Não corte o cabinho totalmente para que o morango mantenha a sua forma durante o cozimento. Descarte os morangos amassados e estragados.
- Numa panela de inox com o fundo grosso (triplo) coloque os morangos inteiros, cubra com o açúcar e regue com o suco do limão. Reserve por 12 a 24 horas sem mexer nos morangos para não machucá-los. Dica: você pode substituir o suco de limão por 1 c/chá rasa de ácido cítrico.
- Passado o tempo de descanso leve a panela ao fogo até levantar fervura. Assim que começar a ferver diminua a chama, conte 3 minutos e desligue o fogo.
- Cubra a panela com um pano e espere esfriar totalmente.
- Retorne ao fogo e quando ferver diminua a chama e conte 3 minutos. Desligue o fogo, cubra a panela com um pano e espere esfriar totalmente.
- Repita a operação mais uma vez, deixando cozinhar por mais 3 minutos. Nesta altura a calda deverá estar mais grossa. Dica: Caso a calda ainda esteja muito rala, depois desta etapa, retire os morangos e deixe apenas a calda para apurar um pouco mais.
- Envase em vidro higienizado e esterilizados. Não importa se novos ou reciclados.
- Se for para comercializar, não deixe de pasteurizar os frascos prontos por 10minutos. Providencie rótulos com as informações pertinentes ao produto.
- Se o consumo não será em curto espaço de tempo, coloque a compota em uma linda vasilha e bom apetite.
Versão ligth: use adoçante para forno e fogão na mesma proporção que o açúcar. Faça a receita do mesmo modo.
Coma puro, sobre pudim de leite, bolo, torta, com creme de leite, sorvete... Enfim, do jeito que preferir.
Servidos?
►Relembrando: Os morangos são altamente nutritivos além de saborosos. São ricos em várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (cobre, iodo, potássio, magnésio e silício), omega-3 e fibras. Entretanto, são contra-indicados para quem sofre de cálculo renal (presença de ácido oxálico) e alguns casos de alergia e intolerância alimentar (4% dos adultos e 8% das crianças possuem alergia alimentar e o morango é o vilão mais frequente). Únicas contra-indicações que encontrei.
Mil bjs e fiquem em paz.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver:
GELEIA CASEIRA DE UVA
GELEIA DE MORANGO
GELEIA CASEIRA DE MARACUJÁ
FLAN DE CHOCOLATE
MOUSSE DE MARACUJÁ NA TAÇA
GELEIA CASEIRA DE UVA
GELEIA DE MORANGO
GELEIA CASEIRA DE MARACUJÁ
FLAN DE CHOCOLATE
MOUSSE DE MARACUJÁ NA TAÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!