Translate

Menu

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

RECUPERANDO CADEIRAS DE PLÁSTICO

CADEIRA DE PLÁSTICO REFORMADA:

antes e depois; RECICLAGEM DE CADEIRAS; REFORMA DE CADEIRAS

Esta cadeira já havia sido pintada alguns anos atrás. Com o tempo começou a descascar e revelou uma cor original bem diferente e muito evidente. Ficou horrível. Como a estrutura geral estava bem conservada ficou resolvido que compensava recuperar a cadeira ao invés de substituí-la. 
Como? Com uma nova pintura. 

Eu escolhi a cor branca para a pintura final. Mesmo que você prefira outra cor é preciso pintar primeiro com o branco para usar como base. Fica bem mais fácil usar cores de base clara para evitar sombreamento e melhor realce do que for colocado em seguida. Colagem de tecido, decoupagem, pintura artística ou simplesmente pintar com uma única cor. Como esta cadeira fica em um apartamento alugado e o gosto do inquilino varia muito de um para outro, não foi feito nenhum tipo de arte. Apenas recuperei a cadeira mantendo a mesma cor.
A tinta que eu usei foi tinta acrílica, mas existem no mercado local tintas próprias para plástico que dispensam o uso do primer. Gosto da tinta acrílica por ser a base de água e, portanto, menos tóxica. A esta tinta ainda pode-se acrescentar corantes, criando assim cores diversas e na quantidade desejada. Sai bem mais barato comprar uma cor de base e fabricar suas próprias cores.
Faça um tour pela seção de tintas de uma grande loja de material de construção em sua cidade. Você irá ficar maravilhado com a quantidade de produtos e cores existente. É preciso conter o impulso de sair comprando um pouco de cada produto. 
Com relação ao primer, existem várias marcas no mercado. Você pode optar pelo primer específico para plásticos (pet e acrílicos) ou usar um que seja universal. Existe algumas marcas em spray que facilitam muito o seu uso, mas requerem espaço próprio para serem aplicados.. Veja o que melhor se encaixa na sua realidade e no bolso. No final todos fazem o mesmo efeito.
PRIMER
O importante é aplicar o primer em toda a extensão da área que será pintada. Como no meu caso era apenas uma cadeira, eu optei em usar o primer líquido para pet (destes vendidos em casas de artesanato em frascos de 100ml).
No caso de usar tinta spray ou primer spray, procure pintar em área arejada e que não tenha outros móveis por perto. A tinta spray deixa algumas partículas em suspensão que podem se assentar em outros objetos, paredes ou chão. Este problema é contornável se o objeto a ser pintado é pequeno. Mas, uma cadeira é um objeto grande e vai ser difícil controlar esta situação. Como eu não tenho uma área assim, pois moro em apartamento, resolvi não usar spray apesar da facilidade que ele fornece.
O verniz eu usei o acrílico a base de água. Escolha o verniz que melhor adéqua ao seu trabalho e principalmente à tinta usada. Em caso de uso de tinta a base de óleo ou spray o verniz não é necessário.
verniz acrílico
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Cadeira de plástico
  • Lixa d'água grossa e fina
  • Selante primer para plástico ou selante universal primer
  • Trincha pequena de cerdas macias
  • Tinta acrílica branca a base de água
  • Pinceis em tamanhos diversos.
  • Verniz acrílico incolor a base de água
  • Fita adesiva.
PASSO A PASSO:
  1. Lixe toda a cadeira com uma lixa grossa. Não se preocupe se não conseguir tirar toda a tinta anterior.
  2. Passe a lixa fina nos lugares onde a pintura anterior descascou para suavizar as bordas. Dica: esta etapa é importante para evitar que a pintura fique grosseira nesta área e venha a comprometer o acabamento final do trabalho.
    pintando cadeira plástica
  3. Se a cadeira estiver suja, lave-a com sabão e água. Enxague bem e deixe secar totalmente.
  4. Passe álcool em toda a área que será pintada, para tirar qualquer sujeira que tenha ficado. Deixe secar.
  5. Se não for pintar os pés, proteja os mesmos com fita adesiva.
  6. Não importa qual a técnica ou tipo de tinta usada (de pincel ou spray), sempre forre a área onde irá trabalhar. Este cuidado irá facilitar a limpeza posterior.
  7. Passe uma camada de primer em toda a cadeira usando a trincha. Dica: Se você estiver trabalhando em uma área aberta pode optar pelo primer em spray. Dê uma mão e deixe secar pelo tempo indicado no rótulo do produto. Podem ser necessário 12 a 72 horas de acordo com o produto usado (alguns são de secagem rápida). Após o uso feche bem o frasco e limpe imediatamente a trincha ou pincel utilizado no trabalho. 
    primer
  8. Após o tempo de secagem do primer dê uma demão com a tinta acrílica branca em toda a área a ser pintada da cadeira (assento, encosto, costas). Se sua cadeira já é branca ou de uma tonalidade clara, você pode pintar direto com a cor escolhida. Caso a tinta esteja muito grossa, dilua com um pouco de água (tinta acrílica a base de água). Deixe secar. Dica: Nesta etapa, eu usei um rolinho de espuma. Pode-se usar uma trincha macia (para não deixar marcas do pincel) ou mesmo usar uma tinta spray própria para plástico (ex: ColorGin para plásticos) ou não. Sendo tinta spray para plástico, o primer é dispensável. Como eu realizo os meus trabalhos em casa, gosto de usar tinta acrílica por ser a base de água e menos tóxica. 
  9. E nunca se esqueça da regra de ouro da pintura: As demãos devem ser finas para evitar que a tinta escorra deixando marcas no trabalho. É melhor dar outra demão, após a secagem da primeira, para obter um melhor acabamento.
  10. Dê a segunda demão e espere secar. 
  11. Verifique o resultado da segunda demão. Se for necessário dê outra demão com a tinta acrílica branca. Dica: entre uma demão e outra é muito importante esperar a secagem total da tinta. Sendo um único objeto, pode-se agilizar o processo com o uso de um secador de cabelos. Este é um recurso que gosto de recorrer. Sempre fico ansiosa em terminar o trabalho.
  12. Caso queira este é o momento para aplicar sua arte. Como o meu objetivo era apenas recuperar a cadeira e uniformizar a sua cor. Não apliquei nenhuma arte, mas imaginei várias alternativas para não deixar a cadeira toda branca. Enfim... Dica: Você pode aplicar várias técnicas neste momento decoupagem, pintura, colagem de tecido. Lembrando que cada técnica possui um passo-a-passo próprio. Pesquise na internet antes de tomar a decisão final. 
  13. Quando o resultado do trabalho lhe agradar e após secar bem a tinta, passe uma camada de verniz acrílico sobre a peça para proteger a pintura e facilitar a sua limpeza diária. Se necessário, deixe a primeira demão secar e passe uma segunda. Dica: Ao passar o verniz a impressão é que a pintura está toda manchada. Não se preocupe. Tanto a tinta como o verniz, quando ainda úmidos, dá a ideia que não está funcionando bem. Mas, ao secar a cor fica uniforme.
    cadeira repintada.
  14. Retire a fita adesiva do pé e trabalho finalizado.
  15. Lave todo o material usado e feche bem as respectivas tampas da tinta e verniz.
Virão como é super fácil recuperar uma cadeira? Nunca mais jogue uma cadeira fora, o planeta agradece.
antes e depois; RECICLAGEM DE CADEIRAS; REFORMA DE CADEIRAS

Eu gostei do resultado final, apenas lamentei não poder fazer "algo" mais. Fica pra próxima.
E vocês? O que acharam?

Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder assim que puder. 📝📪
Não deixem de me enviar fotos dos trabalhos de vocês, irei postá-los na atualização do blog. Para isto, não esqueça de colocar o seu nome ou apelido que desejar.
Aguardo a opinião e sugestões de vocês para próximos trabalhos.
Beijocas a todos meus familiares, amigos e visitantes. 💋💋💋 Voltem sempre.
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).

Para quem se animar: Façam, curtam e compartilhem a dica de hoje.
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!
Outros trabalhos no blog que talvez você goste:





 PAPEL ADESIVO EM MÓVEL DE MADEIRA DA COZINHA

4 comentários:

  1. muito bom ....com excelente didática ,dá para entender tudinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laly.
      Sua pg no face está linda.
      Um forte abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. gostei da idéia e das explicações. muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maryam-Lu.
      Obrigada pelo carinho e pela visita.
      Volte sempre, um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!