REPAGINANDO QUADRO MAGNÉTICO e LIXEIRA DE METAL:
Chega um momento que nossas crianças, não são mais crianças. Cresceram e se tornaram adultos.
Hora do lindo quarto que acompanhou sua infância e adolescência, ser repaginado para uma nova fase em suas vidas.
Bastou pintar apenas algumas peças, como o quadro magnético e a lixeira da bancada de estudo. Saindo do rosa infantil para o neutro e atual preto e branco. Uma simples mudança de cor que alterou muito o resultado final.
- quadro magnético
- lixeira de metal
- lixa para metal ou escova de aço
- convertedor de ferrugem
- tintas esmalte sintética secagem rápida nas cores desejadas (eu optei pelas cores preta e branca)
- pincel largo e fino para o convertedor
- pincel e rolinho de espuma para a tinta esmalte
- pano para limpeza
- jornais ou plástico grande
- querosene, aguarás ou outro solvente para tinta esmalte sintética
- pedaço de feltro ou material similar (eu usei manta de bitim)
- cola silicone líquida
PASSO-A-PASSO (PAP):
- Retire o quadro magnético da parede e limpe-o para retirar toda a poeira. Se necessário, passe um pano ou esponja com detergente neutro, enxague e seque bem. Ou simplesmente, use um paninho para retirar a poeira.
- Observe o estado do quadro de aviso e da lixeira. Se for necessário, lixe as áreas enferrujadas com a lixa ou escova de aço apenas para retirar o excesso de sujeira e a ferrugem solta. Deixe a superfície lisa e uniforme. Dica: Não precisa retirar toda a ferrugem, o convertedor de ferrugem fará isto por você.
- Passe um pano de limpeza em toda a área para retirar os resíduos lixados. Se necessário lave o quadro e a lixeira, secando com um pano limpo ou deixe em um local ventilado até ficarem bem secas.
- Forre o local de trabalho com jornais ou plástico grosso. Dica: Eu sempre uso uma velha cortina que guardo apenas para este uso.
- Passe o convertedor de ferrugem com o auxílio de um pincel (estreito ou largo de acordo com a área a ser tratada) nos locais com ferrugem. Dê duas demãos intercalando secagem. Se o seu quadro não tiver ferrugem, pule esta etapa. Dica: Este produto irá agir como fundo para a pintura e irá neutralizar a ferrugem. Eu passei nas duas peças.
- Assim que o convertedor estiver seco passe a primeira camada de tinta esmalte. Eu comecei para cor preta, que foi a cor escolhida para o fundo. Usei pincel fino para as áreas estreitas (laterais e próximo das flores) e rolinho de espuma para as partes mais largas e externas. Dica: Não deixe a tinta escorrer para a pintura não ficar grosseira. Se a tinta estiver muito "grossa", dilua-a com um pouco de solvente específico para a tinta.
- Deixe secar bem e passe a 2ª demão de tinta. Dica: Como a tinta, mesmo sendo de secagem rápida, é preciso pintar um lado, esperar secar para poder virar a peça e pintar o outro lado.
- Após secar a 2ª demão de tinta, observe se há necessidade de mais uma demão. Dica: Eu dei 3 demãos ao todo, sempre intercalando período de secagem.
- Enquanto espera as demãos de tinta do quadro magnético secarem, repita os mesmos passos com a lixeira de metal. Sim, para ganhar tempo, pinte as duas peças ao mesmo tempo.
- Pinte com um pincel as flores ou outro detalhe do quadro com uma cor contrastante. Eu escolhi o branco. Espere secar bem e dê quantas demãos for necessário (2 a 3).
- Revise o trabalho de pintura e corrija as falhas. Gente, eu amo o contraste do preto com o branco. Acho super bacana e charmoso. Atemporal! 😍
- Finalize a lixeira. Corte um círculo no feltro. Use a própria lixeira como molde, contornando-a com um lápis de cor contrastante. O feltro irá proteger o piso e a pintura da lixeira de possíveis arranhões. Dica: na realidade eu não usei feltro. O feltro é uma fibra natural. O que usei foi manta de manta de bidim que é sintética feita de poliéster + garrafas PET recicladas. Muito usada em jardinagem e construção civil. Para que o feltro não fique aparecendo por baixo da lixeira, corte o círculo um pouco menor que o fundo.
- Cole o feltro com a cola de silicone líquida. Coloque um peso no fundo da lixeira para facilitar a aderência. Espere a cola secar.
- Posicione o seu trabalho na bancada de estudo.
Prontinho! Trabalho concluído.
ATENÇÃO: Eu usei tinta esmalte sintética, mas pode ser usado tinta spray. Basta seguir as recomendações do fabricante e pintar em local arejado.
Dica preciosa: Sempre limpe seus pinceis e rolinho após cada etapa de uso.Espero que tenham gostado.
Se gostaram, façam e compartilhe a ideia. Vamos ajudar o meio ambiente reaproveitando e reciclando o que temos.
Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Beijocas a todos os amigos e visitantes.
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Obrigada pela visita!!!
Para quem se animar, abaixo alguns trabalhos (meus) de reciclagem ou reaproveitamento de materiais que foram resgatados do lixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!