A conservação dos temperos verdes, após sua colheita, é algo que parece extremamente complexo.
As dicas que encontramos são as mais variadas possíveis.
- Colocar em um copo com água,
- Guardar na geladeira,
- Congelar picadinha em saco plástico retirando todo o ar presente,
- Picar e desidratar (vale para o coentro, salsa, alecrim, manjericão). Esta técnica não serve para a cebolinha verde.
Atualmente, tenho em minha varanda alguns vasos com os temperos verdes que mais aprecio: manjericão, coentro, cebolinha, alecrim. Retiro as porções que me interessa, apenas o que irei usar. Mas, em certo momento, a muda adquire um crescimento e plenitude que não permite a sua manutenção por muito tempo no vaso. É preciso colhe-la e plantar nova muda. Aí vem o dilema, como conservar os temperos verdes recém-colhidos e mantê-los o mais próximo do estado fresco, conservando suas características originais?
Depois de pesquisar muito na internet, encontrei um método que me agradou bastante. Segui as orientações e aprovei. Trata-se da conservação do cheiro verde através do congelamento em óleo ou azeite.
Material necessário;
- Temperos verdes frescos.
- Tesoura de cozinha ou faca de legumes e verduras.
- Azeite ou óleo.
- Tábua para picar os temperos.
- Caçambas de gelo.
- Sobre uma tábua, pique os temperos. No caso do manjericão e do alecrim, apenas desfolhe, retirando os cabinhos. É importante que a tábua usada seja exclusiva para verduras e hortaliças. Nunca use tábua de carne para evitar o risco de contaminação cruzada.
- Espalhe os temperos picados ou desfolhados sobre as caçambas de gelo.
- Cubra com óleo ou azeite. Eu preferi usar o azeite. Não cheguei a testar com o óleo para ver o resultado. Mas, deixo para quem quiser tentar.
- Leve as caçambas ao congelador ou freezer até congelar. Depois de congelado, você pode desenformar e colocar os "gelos" de temperos em saquinhos ou potes plásticos. O importante é mante-los no congelador ou freezer até o seu uso. Eu preferi deixar nas próprias caçambas, cobrindo-as com um plástico e retirando os temperos apenas no momento de usá-los.
Vejam como ficam os temperos depois de congelados e desenformados. O melhor é que o azeite volta a consistência original rapidamente e ainda fica aromatizado. E o tempero mantem suas características, mantendo seu frescor, sem alterar o gosto e sua aparência. Se você quiser usá-lo como decoração de pratos, sem cozinhá-lo, é só lavá-lo em água corrente para tirar o azeite e empregar em seguida.
Caso você vá usá-lo em saladas, o azeite pode ser usado no molho da salada. Ele já está aromatizado e vai dar um sabor especial. Hummm... delícia!
Eu fiz duas caçambas de tempero. Uma de manjericão e outra de coentro com cebolinha verde. Você pode fazer como achar melhor. Congelando os temperos isolados ou com outros, conforme seu gosto pessoal.
Gostaram da dica? Esta é a melhor forma de conservação de temperos verdes por um tempo maior que achei. Realmente funciona. Não deixem de tentar. É super prática e fácil.
BOM APETITE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!