Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

COLANDO PASTILHA SOBRE CERÂMICA

REFORMA RELÂMPAGO DA COZINHA
CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA; ALICATE PARA QUEBRAR PASTILHA DE VIDRO; ANTES E DEPOIS; REFORMA NA COZINHA; FAÇA VOCÊ MESMO; REFORMA EM CASA; PASTILHA DE VIDRO

OLÁ!!!
Aqui estou eu em mais uma reforma. Desta vez na minha cozinha que estava achando sem cor e sem graça. Como eu não queria mexer nos móveis e nem no granito, sobrou a cerâmica. A original (branco gelo) dá um ar triste e impessoal na cozinha. (Boa desculpa para quem quer arrumar reforma. kkkkkkkkkkkkk).
Aí começou o dilema (que adoro): o que fazer? Eu e meu marido começamos a levantar algumas alternativas.
  • Arrancar e substituir a cerâmica? Muita sujeita e trabalho. Eu já vinha desenvolvendo a ideia de fazer eu mesma a alteração, mesmo não tendo prática como pedreira. Descartei esta ideia assim que surgiu.
  • Pintar a cerâmica original com outra cor? Hum, mais interessante que a primeira ideia, com a vantagem de poder pintar novamente se não agradar.
  • Colar outra cerâmica ou pastilha por cima da velha? Adorei esta ideia, a pintura me pareceu algo com pouco glamour. rsrsrsrsrsrsrs.
Depois que resolvemos o que seria feito, partimos para uma pesquisa das diversas opções no mercado. Visitamos algumas lojas com variedade de cerâmica e pastilha. Qual? A variedade é grande. Várias cores, combinação de cores, tom sobre tom, mistura de elementos e texturas, com estampas diversas... Uma mais linda que a outra. Verdadeira miscelânea de cores e "preços". 



Depois de olharmos várias opções chegamos a conclusão que como nosso granito é preto e os armários brancos o melhor seria uma cor que combinasse com o espaço e fosse clara para não escurecer muito. Para quem cozinha a claridade é importante. Por outro lado, eu não queria abrir mão de minhas "ferramentas de cozinha" ao alcance. Meu suporte e seus badulaques iriam ficar. 
Optamos por pastilha de vidro em cor única. O espaço da aplicação já tem muita informação. Compramos algumas cartelas para ver como iriam ficar in loco. Pedimos a opinião de nossos filhos. E venceu a cor verde (cor que adoramos) da colortil. Que bom!!! Esta pastilha estava em oferta na loja Ferreira Costa. Cada cartela custou R$ 9,90. Compramos 13 cartelas. A pastilha que compramos vem colada em tela plástica na sua parte posterior que não deve ser retirada ao aplicá-la. Esta tela facilita a aderência e o alinhamento das pedrinhas. Talvez você encontre pastilhas que venham com o lado direito colado em papel. Este tipo requer alguns cuidados para a retirada deste papel após o assentamento e antes da argamassa secar. Verifique antes como fazer.


MATERIAIS:
argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento;
  • Pastilhas em quantidade suficiente.
  • Argamassa branca
  • Óculos de proteção e luvas de borracha/couro e máscara  
  • Limpador CleanMax PortoKoll para limpeza final da obra (se necessário)
  • Cortador de pastilha de vidro tipo lápis e querosene em pequena quantidade.
  • Recipiente plástico ou de metal para preparar a argamassa.
  • Balança e recipiente para medir a argamassa e água.
  • Fita crepe adesiva e/ou fita durex
  • Espátula de plástico ou borracha + Espátula dentada ou desempenadeira dentada para pastilha. (eu usei a primeira opção)
  • Material para cortar pastilhas de vidro se necessário. (cortador de vidro manual tipo lápis com ponta diamantada + óleo de corte (ou querosene) + alicate para cortar cerâmica e pastilhas. Dica: material importante para o caso de sua parede for de dimensão que precise cortar uma fileira de pastilhas para poder encaixar.
  • Selador para impermeabilizar e evitar fungos e algas no caso de argamassa a base de cimento e aplicação de pastilhas em área externa e úmida. Procure um que seja da mesma marca da argamassa.
PASSO-A-PASSO:
► Resolva o que irá fazer e onde, convença o marido (filhos, esposa, pai, mãe...) e providencie os materiais. Algumas dicas importantes ao adquirir os materiais.
  1. Compre a quantidade certa de pastilhas. Meça a altura e largura do espaço onde irá aplicar a pastilha. Se não souber como calcular peça ajuda aos vendedores eles são peritos nesta área.
  2. Pastilhas de vidro, mesmo as coloridas, possuem transparência. Use uma argamassa clara para o assentamento e rejunte.
  3. Para áreas secas a argamassa pode ser à base de cimento. Em áreas molhadas use argamassa acrílica com aditivos anti-fungos, anti-algas e impermeabilizantes. Nós compramos uma argamassa flexível que a embalagem indicava para áreas internas, externas e piscinas. Ao chegar em casa e ler as explicações no verso descobri que era a base de cimento. Conclusão depois que ocorrer a secagem total teremos que aplicar um selador para impermeabilizar e evitar fungos e algas. O que seria desnecessário com a argamassa acrílica. Fica a dica: leiam o rótulo no verso e vejam se é a melhor opção. 
  4. O limpador CleanMax PortoKoll só será usado após o trabalho finalizado e bem seco. Eu não comprei e não senti necessidade, talvez pelo tamanho da área escolhida.
  5. Os óculos de proteção, luvas de borracha e máscara são para evitar inalação e contato direto com a poeira na hora de preparar a argamassa e no seu manuseio durante a colocação. Eu usei uma luva de silicone, mas o ideal é de borracha. Também é importante o uso dos óculos de proteção e luvas de couro se houver necessidade de cortar algumas pastilhas para complementar as quinas e cantos. Nem sempre o espaço disponível é compatível com uma pastilha inteira.
► Tire os objetos próximos ao local do trabalho. Retire também as varas de alumínio e tampas de tomadas.


Se necessário desparafuse as tomadas da caixa. Caso você seja um pouco "atrapalhada e com certa tendência a acidentes" desligue a eletricidade da cozinha. 

► Limpe a área retirando sujeira, gorduras e poeiras. Faxinão (a empregada agradece a preferência). Deixe secar bem antes de começar.
► Proteja o granito e armários próximos com fita crepe adesiva. Etapa opcional e não obrigatória. Dica: eu coloquei a fita crepe que deve ser retirada com a argamassa ainda mole para não correr o risco de ficar presa na mesma. Depois, na hora do rejunte a sujeira aconteceu de qualquer maneira. Como meus armários são de fórmica e o balcão é de granito, a limpeza foi sem traumas maiores. Então, eu não achei que fez muita diferença. 
► Prepare a argamassa conforme as instruções no verso da embalagem. 
  1. Importante que a diluição seja feita na proporção indicada. Eu achei mais fácil preparar a argamassa em pequenas quantidades (400 g de argamassa + 100 ml de água) e ir renovando à medida da necessidade. Coisa de iniciante. Sempre limpando as peças sujas antes de preparar a nova porção. Para isto usei uma pequena balança que tarei com o recipiente plástico (vazio). Depois acrescentei a argamassa (400 g) e em seguida a água (100 ml = 100 g). Misturei com uma colher velha que uso apenas para meus artesanatos. Você pode usar um palito de picolé, um pedaço de madeira qualquer, quem sabe aquela agulha de tricô que perdeu a sua gêmea?
  2. Deixe a argamassa descansar pelo tempo indicado na embalagem. Se a sua argamassa for igual a minha = 10 minutos.
  3. Nunca use a argamassa depois do tempo indicado para uso. No caso da minha este tempo era de 2 horas e 30 minutos. Mais um motivo para ir preparando aos poucos.
  4. Não se esqueça dos itens de proteção individual (óculos, máscara e luvas).
► Antes de iniciar a colocação das pastilhas veja se será necessário cortar alguma fileira. Verifique também como ficará o corte na altura das tomadas. Providencie os cortes necessários. Veja no final da postagem como eu fiz. 
► Forre a bancada da cozinha com jornais ou plástico. Impossível não fazer sujeira. 
► Aplique a argamassa sobre a parede. Espalhe com a espátula (ou com a desempenadeira com o lado não denteado). Em seguida tire o excesso com a espátula denteada (ou com a desempenadeira com o lado denteado). Dica: Se a sua parede for muito grande, faça por partes para não correr o risco de secar a argamassa antes da aplicação da pastilha. É mais fácil começar por baixo e ir subindo. Isto irá evitar que a pastilha de cima escorregue.
► Coloque as placas de pastilhas alinhadas sobre a argamassa. Coloque as demais placas procurando acompanhar o alinhamento da placa inicial. Dica: Caso você tenha que cortar alguma pastilha em algum canto, decida qual o melhor lado para a ementa. Procure colocar do lado que fica menos aparente e que não atraia os olhares de quem entra na cozinha. O melhor é que fique o mais discreto possível.
CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA; REFORMA COZINHA; COLOQUE VOCÊ MESMO A PASTILHA EM CASA;
► Coloque sobre as placas de pastilhas um pedaço de madeira e bata com um martelo de borracha (não use o martelo comum para evitar trincar as pastilhas). Isto é importante para as pastilhas aderirem de maneira uniforme na argamassa e evitar que fique uma área mais alta que a outra. O excesso da argamassa irá sair entre as pastilhas. Dica: Depois que a argamassa secar é impossível relocar as pastilhas. Preste bastante atenção ao alinhamento.
► Para um melhor acabamento próximo à tomada, eu resolvi soltá-la da parede desparafusando-a. O cantinho onde serão colocadas as pastilhas cortadas eu deixei para fazer depois desta etapa concluída e seca. Por isto, tirei o excesso de argamassa desta área para não comprometer sua colocação. O mesmo vale para a área da tomada.
► Retire os excessos da argamassa com a espátula sem dente.
► Antes de secar a argamassa totalmente retire a fita crepe de proteção. 
► Rejunte as pastilhas com a própria argamassa. Use a espátula sem dente. Retire o excesso com a mesma espátula.
► Espere o tempo indicado na embalagem da argamassa usada e limpe o excesso de massa com uma bucha umedecida (lado macio) em movimentos circulares. 
► Espere a secagem total da argamassa (mínimo de 24 horas) e coloque as pastilhas cortadas nos cantos para finalizar o trabalho. Siga o mesmo passo-a-passo usado anteriormente. Se você tiver prática, pode fazer esta etapa junto com as placas. Mas o nivelamento das pedras soltas (para cortar elas são descoladas da tela original) não é muito fácil. Requer paciência, pois elas saem com muita facilidade do alinhamento. Ainda bem que fica em um cantinho bem discreto. Dica: Um truque que só descobri depois é colocar palito de fósforo ou de dente partido ao meio entre elas para manter o distanciamento adequado. Algumas pessoas usam pedaços de papelão na espessura do alinhamento. Depois que a argamassa do assentamento secar é que fazem o rejunte. Esta dica teria facilitando bastante o meu trabalho. rsrsrsrsrsrsrsrsrs. Fica pra próxima. 
► Faça o acabamento em volta das tomadas, fixe-as na caixa e reponha a tampa.
► Como eu fiz a aplicação das pastilhas nos dois lados do fogão, comecei pelo lado menor que serve de apoio e depois passei para o lado maior onde fica a pia. O processo é o mesmo. A única diferença é o tamanho.
► A bagunça é grande, mas o resultado irá compensar. Escolha um dia de calmaria na cozinha ou o decrete como o "dia de comer fora!" ou quem sabe use o recurso infalível do SOS (Sobras de ontem sortidas) esquentados no forno micro-ondas. Aquele aparelho que você tinha que comprar por ser indispensável, mas só o usa eventualmente para esquentar leite e fazer pipoca. 
► Depois que providenciar a limpeza final (eu não precisei do limpador CleanMax PortoKoll) avalie o resultado do trabalho e faça as correções necessárias (as possíveis). Veja se há falhas no rejunte, a necessidade de complementar o trabalho com alguma pastilha cortada para um melhor acabamento dos cantos e ao redor das tomadas.
► Marque o local das varas de aço e faça os orifícios. Mais sujeira. Dica: O ideal é usar uma broca fina e furar no encontro das pastilhas. Furar no meio da pastilha de vidro irá quebrá-la e o resultado será desastroso. Uma boa dica é colocar fita adesiva nas pastilhas. Pode ser fita crepe ou durex. Eu usei durex, pois minha fita crepe tem pouca aderência em vidro.
► Coloque as varas no lugar.
► Limpe novamente, mas só use água e sabão se a argamassa estiver bem seca. Caso contrário use uma bucha (lado macio) úmida.
► Passe o selador no rejunte bem seco, após 72 horas do assentamento das pastilhas. Apenas se você tiver usado o rejunte a base de cimento, como no meu caso. Na aplicação utilize máscara, óculos de segurança e luvas de borracha. O produto é pronto uso, não precisa diluir. Aplique com o auxílio de um pincel, removendo imediatamente o excesso que escorrer. O ideal são duas demãos no mínimo, intercalando 2 horas de secagem. Secagem total depois de 24 horas de aplicado. Faça em um final de semana que irá viajar.
► Distribua seus "brinquedos" a seu gosto. Dica: Eu aproveitei e mudei algumas coisas de lugar. Coloquei o porta temperos à esquerda de quem cozinha, separando-o dos demais utensílios. Não sei se o porta papel toalha ficou no melhor lugar (próximo da pia). Vou esperar alguns dias e ver o resultado.
CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA; REFORMA COZINHA; COLOQUE VOCÊ MESMO A PASTILHA EM CASA; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento;
argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA; REFORMA COZINHA; COLOQUE VOCÊ MESMO A PASTILHA EM CASA;

CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO:

Técnica que serve para este trabalho e outros como os trabalhos de mosaico.
MATERIAL:
CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA
  • pastilhas de vidro
  • cortador de vidro manual tipo lápis com ponta diamantada 
  • óleo de corte (ou querosene)
  • alicate para cortar cerâmica e pastilhas
  • lápis e régua
  • pano para apoiar a pastilha e evitar que ela escorregue durante o corte
  • óculos de proteção
PASSO-A-PASSO:
  1. Meça o tamanho do corte necessário e com um lápis risque em um pedaço de papel, cartolina ou tecido com a largura que você deseja que sua pastilha tenha.
  2. Solte as pastilhas da tela, mas não retire o fundo branco das mesmas. 
    CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA
  3. Posicione a pastilha com o lado liso para cima na linha marcada e pingue uma gota de óleo de corte ou querosene. Use o conta-gotas que acompanha o cortador. Dica: caso você vá cortar várias peças coloque o querosene no interior do corpo do cortador. É só desenroscar no lado contrário da ponta diamantada e com o conta-gotas introduzir o querosene ou óleo de corte. Depois é só colocar novamente a rosca. Alguns cortadores possuem o corpo transparente o que facilita visualizar o líquido no seu interior.
  4. Espalhe o óleo com o dedo ou cotonete ou palito de dente.
  5. Posicione a régua sobre a pastilha fixando bem. É a régua que irá conduzir o cortador durante o corte. 
    CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA
  6. Use o cortador lápis para marcar a pastilha. Faça um movimento firme em uma única direção com velocidade e pressão constante. Evite ficar indo e vindo com o cortador, isto faz o corte ficar irregular e pode danificar a ponta do seu cortador.
    CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA;
  7. Coloque os óculos de proteção e luvas. Com o alicate quebre a pastilha posicionando o local da marcação adequadamente. Dica: eu tentei cortar com a parte lisa da pastilha para cima e para baixo. Tive melhor resultado colocando a parte lisa para baixo.
    CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA; ALICATE PARA QUEBRAR PASTILHA DE VIDRO
  8. O corte não ficou muito reto, mas como seria colocado no canto e finalizado com rejunte o resultado final não foi ruim. No caso eu usei a parte mais larga. A parte estreita eu guardei para próximos trabalhos.
    CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA; ALICATE PARA QUEBRAR PASTILHA DE VIDRO
  9. Corte quantas peças forem preciso ou um pouco mais.
    CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; MOSAICO; DECORAÇÃO DO LAR; REFORMA EM CASA; DICA; CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA; ALICATE PARA QUEBRAR PASTILHA DE VIDRO
    Dica: as primeiras tentativas são frustrantes. Não desanime, é só pegar o jeito certo. Vejam na foto abaixo as minhas primeiras tentativas. Um horror.
  10. Quando terminar, não se esqueça de espanar o pano no lixo para eliminar os caquinhos e farpinhas de vidro. Dica: Você pode usar papel no lugar do pano. Depois é só jogar o papel com as casquinhas de vidro no lixo, sem nenhum risco. Mas eu acho que o papel não faz uma boa aderência e a pastilha pode sair do lugar na hora de ser marcada com o cortador.
"ESTE TRABALHO DEVE SER EXECUTADO POR ADULTOS. VIDRO CORTA; CORTADOR E ALICATE PARA VIDRO PODE MACHUCAR; ARGAMASSA/REJUNTE NÃO É MASSINHA DE MODELAR INFANTIL." 
Que tal um pouco do antes e depois só para comparar?
CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA; ALICATE PARA QUEBRAR PASTILHA DE VIDRO; ANTES E DEPOIS; REFORMA NA COZINHA; FAÇA VOCÊ MESMO; REFORMA EM CASA; PASTILHA DE VIDRO
CORTANDO PASTILHAS DE VIDRO; argamassa portoKoll; cerâmica colortil; espátulas para rejunte e assentamento; CORTADOR DE VIDRO MANUAL TIPO CANETA; ALICATE PARA QUEBRAR PASTILHA DE VIDRO; ANTES E DEPOIS; REFORMA NA COZINHA; FAÇA VOCÊ MESMO; REFORMA EM CASA; PASTILHA DE VIDRO
Depois de finalizado, vem a satisfação maravilhosa de saber que foi você quem fez. Não tem preço!!! 
Por falar em preço vejam como saiu barato este mimo em minha cozinha. Naturalmente, que muitos materiais eu já tinha e não estão relacionados na lista abaixo. Os valores podem diferenciar dependendo da região que vocês moram. Nos dias atuais uma pesquisa de mercado é sempre bem vinda.

Antes de fazer a sua reforma faça uma pesquisa no mercado e veja as diversas opções de materiais. Tenha cuidado para não se empolgar e comprar sem avaliar o custo final e o efeito desejado. Caso você e seu marido resolveram assumir a execução da obra, leia com atenção o passo-a-passo acima e pesquise outros na internet. Tire as dúvidas antes de começar. Vejam alguns sites interessantes que eu visitei.

  1. Algumas pessoas preferem colar com cola e depois usar o rejunte. Para quem quiser ver esta opção o site da ConstruFácilRJ ensina como fazer é só clicar AQUI.
  2. Outra opção bem bacana é a pastilha adesiva com ou sem textura feita em resina de poliuretano, que só é encontrada na internet. Pelo menos, eu não achei no mercado local de Recife. Sai um pouco salgado, pois além do preço por cartela tem o frete. Além disto, estas pastilhas tem uma vida útil que varia de 2 a 5 anos de acordo com o local da aplicação e cuidados diários de limpeza. Maiores detalhes vejam neste site da VAICOMTUDO.
  3. Para quem quiser um trabalho mais artístico e fazer na parede um lindo mosaico, não deixe de visitar o site da ALEM DA RUA
  4. Falta inspiração? Visite RECICLAR E DECORAR.
Espero que tenham gostado.
Mil bjs e um abraço carinhoso a todos meus amigos, visitantes e seguidores.

Para quem se animar: 

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

6 comentários:

  1. Parabéns! Um excelente trabalho. E vc se diz amadora? Pra mim foi "coisa" de profissional! Adorei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é único lugar que encontrei que explica como cortar pra fazer os cantos...

      Excluir
    2. Olá, Garr.
      Sei o que é isto. Quer fazer algo e não encontrar explicações completas e claras. É por isto que gosto de postar o pap com fotos. Inclusive as fotos que possíveis falhas. Não é tão fácil cortar as pastilhas de vidro em casa, pelo menos não como algumas postagem mencionam. O importante é persistir e tentar até conseguir.
      Boa sorte em seus trabalhos.

      Excluir
  2. Excelente explicação e o resultado valorizou muito a sua cozinha, parabéns!

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!