PRATO NATALINO DECORADO COM DECOUPAGEM e CRAQUELÊ
Sem ideias para decorar a mesa da ceia ou presentear no natal?
Faça a decoração e os presentes artesanalmente e surpreenda a todos.
Uma excelente dica são os pratos decorados com decoupagem. Presente que pode ser apenas para decoração ou uso no serviço de mesa basta seguir cada etapa com carinho e paciência. Naturalmente, que escolher adequadamente a maneira de finalizar o trabalho fará a grande diferença final.
São tantos guardanapos, cada um mais lindo que o outro, que esta talvez seja a decisão mais difícil de tomar. Na dúvida faça todos. Simples assim. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
- Prato em vidro transparente incolor e liso (duralex)
- Guardanapo para decoupagem com o tema natalino
- Tinta látex ou acrílica na cor branca ou bege.
- Tinta látex ou acrílica na cor vermelha (ou prepare sua tinta com corante líquido e tinta branca).
- Corante em gotas para tinta na cor ocre, vermelha e preta.
- Termolina leitosa ou Cola branca extraforte (rótulo azul) diluída ou cola para decoupagem
- Cola branca extraforte (rótulo azul)
- Um pincel fino e outro largo
- Um rolinho de espuma
- Recipiente com água (para lavar os pinceis)
- Tesoura para recortar o guardanapo
- Plástico grande, jornal ou outro material para forrar a mesa de trabalho.
- Pedaço de pano de limpeza
- Álcool líquido
- Um pedaço de saco plástico (limpo e seco)
- Fita adesiva crepe
- Tinta dourada para dar acabamento ao trabalho (opcional)
- Verniz vitral (sempre incolor)
PASSO- A-PASSO:
- Forre sua mesa de trabalho ou bancada com plástico ou jornal. Dica: eu uso uma cortina velha, tipo blackout, que guardo para este fim.
- Lave e seque o prato.
- Limpe bem com o pano de limpeza e o álcool para tirar qualquer vestígio de gordura. Dica: Não use álcool gel.
- Abra o guardanapo escolhido sobre uma superfície.
- Separe as películas do guardanapo com cuidado. São três películas bem finas e frágeis. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
- Hora de preparar o prato para colar o guardanapo. Lembre-se que todo o trabalho será feito no fundo do prato. Emborque o prato e passe com um pincel largo a termolina leitosa (ou cola branca diluída) sobre o fundo do prato. Dica: eu usei termolina leitosa caseira, receita já postada anteriormente (http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/termolina-caseira.html).
- Coloque a figura em cima com cuidado para não rasgar ou enrugar muito. Coloque o guardanapo o mais esticado possível. Dica: A parte do direito do desenho deve ficar voltada para o prato, com o avesso para cima.
- Retire as rugas e bolhas: Sobre o guardanapo ainda úmido coloque um pedaço de plástico e, com movimentos circulares, passe um rolinho de espuma (ou trouxinha de pano) com cuidado. Dica: Os movimentos devem ser firmes, porém sem muita força. Sempre de dentro para fora. Assim você irá diminuir as rugas e bolhas no papel, evitar de rasgá-lo e garantir que desenho fique bem colado. Retire o plástico com cuidado.
- Deixe secar bem ou use um secador de cabelo (ou soprador) antes de passar para a próxima etapa.
- Com um pincel largo e macio passe a termolina leitosa ou cola diluída por cima do guardanapo, cobrindo todo o papel, inclusive as bordas. Passe duas demãos intercalando secagem. Dica: Deixe a cola secar bem para dar prosseguimento ao trabalho. Depois que secar, irá ficar transparente e sem manchas.
- Dê uma demão de tinta branca ou bege ou marfim sobre o guardanapo para que a cor vermelha que usaremos no craquelado e no fundo do prato não "apague" o desenho do guardanapo. Dica: use algum resto de tinta de trabalho anterior. O importante é que seja clara e o tom não comprometa o resultado final. Isto é, não basta ser clara, tem que ser neutra. Nada de usar cores como azul claro, rosa claro, verde claro..., que irão alterar o vermelho do guardanapo e das partes claras.
- Limpe o contorno do desenho retirando a tinta que tenha borrado.
- Corte pedaços da fita crepe e circunde o desenho deixando um pequeno espaço do vidro aparecendo, formando um aro. Veja do outro lado como deve ficar. Quando menor os pedaços de fita, mais redondo o circulo ficará.
- Pinte o aro de vidro entre o desenho e a fita crepe com a tinta dourada. Dê duas demãos de tinta intercalando secagem entre si. Verifique o resultado no lado de dentro do prato e veja se há necessidade de mais uma demão ou não.
- Dê mais uma ou duas demãos de tinta branca (bege ou marfim) sobre o desenho e o aro dourado. Espere secar bem.
- Retire a fita crepe delicadamente.
Se necessário corte com uma faca de ponta as arestas e imperfeições observadas. Cuidado para não cortar demais. Dica: para evitar de cortar além do necessário, eu usei um prato de sobremesa para me guiar no corte. Ao terminar observe os dois lados do prato para ver o resultado final. Faça as correções que julgar necessárias. A parte da orla do prato até o momento continua sem pintura.
- Prepare a tinta vermelha: Em um frasco coloque tinta branca PVA ou acrílica, junte corante vermelho em gotas e misture bem. Acrescente uma ou duas gotas de corante preto para fechar o vermelho. Reserve. Dica: o corante preto é opcional apenas para o caso de você não querer um resultado muito vivo. Não coloque muito. Eu escolhi o vermelho por ser uma cor muito usada no natal, mas dependendo do guardanapo você pode usar verde (como os pinheiros) ou branco (como a neve). Lembre-se que a cor pintada diretamente sobre o guardanapo, não pode ser escura ou contrastante com o desenho ou irá apagá-lo. Por este motivo que pintamos primeiro o guardanapo com uma cor clara.
- Hora de trabalhar a orla do prato: Passe uma camada bem generosa de cola branca extra-forte para artesanado em toda orla do prato.
- Quando formar uma fina película sobre a cola, sem que seque totalmente, inicie a pintura com a tinta vermelha sobre a cola. Use um pincel macio ou uma esponja com a tinta vermelha (nem muito grossa e nem muito fina). Uma única camada de tinta. Para melhor acabamento, do trabalho, pinte a área central com a tinta vermelha, o que irá impedir que as áreas fiquem delimitadas pelo volume de tintas. Dica: Não force o pincel ou a esponja. Nem fique indo e vindo com o pincel ou esponja. O objetivo é cobrir toda a superfície da cola com a tinta, sem misturá-las.
- Ao terminar de cobrir a cola com a tinta, use um secador de cabelo em temperatura quente e inicie a secagem. Você irá perceber que a medida que a pintura secar, irá rachar, formando o craquelado. Espere secar totalmente.
- Depois que o vermelho estiver bem seco e pelo lado do direito não se visualize a cola (que fica transparente depois de seca), passe a tinta dourada sobre todo o trabalho (caso queira deixar o fundo todo dourado) ou apenas no aro externo do prato. Dê duas demãos de pintura com intervalo de secagem entre elas. O dourado irá preencher as rachaduras da tinta anterior e formar o craquelê pelo lado direito do prato.
- Eu ia deixar o fundo totalmente dourado, mas achei muito exagerado e resolvi dar uma demão de vermelho. Uma única demão com o rolinho de espuma (não com o pincel) deu um efeito bem interessante. O vermelho cobriu parcialmente o dourado deixando um brilho bem bonito, além de ter coberto algumas imperfeições. Gostei muito do resultado final. Deixe secar totalmente.
- Valorize o seu trabalho: assine-o. Dica: Use tinta fosca para artesanato e um pincel bem fino ou uma caneta com tinta permanente na cor de sua preferência. Eu usei uma caneta permanente para CD/DVD preta. Pode ser preta, marrom, branca, dourada, prateada, cobre...
- Faça o contorno externo do prato com a tinta dourada. Detalhe opcional, mas que dá um lindo acabamento ao trabalho.
- Hora de finalizar o trabalho com o verniz. Como este trabalho é para inaltecer a noite de natal, eu resolvi que ele deveria fazer parte dos utensilhos de serviço de mesa deste momento tão especial. Usei verniz vitral incolor que tem a necessidade de solvente próprio para diluição e limpeza dos pinceis. Dê duas demãos intercalando período de secagem.
Prontinho, trabalho terminado!
- Mantenha os pinceis sempre limpos utilizando o solvente indicado pelo fabricante.
- Como cada etapa tem o seu tempo de secagem e isto leva algumas horas, o ideal é fazer vários pratos ao mesmo tempo. Desta maneira quando você terminar o último prato é o momento de começar a próxima etapa com o primeiro. E você não corre o risco de ficar agoniada e atropelar o tempo de secagem. Você irá precisar de um lugar para deixar os pratos secarem. A única exceção é na hora de fazer o craquelê, pois a cola não poderá estar seca.
- Para a secagem de cada etapa pode-se usar o secador de cabelo ou o soprador artesanal. A única exceção é o verniz na hora de finalizar: o calor do secador ou soprador pode deixar o verniz "peguento" (melado ao toque). Mas, se o seu secador tiver a opção de temperatura fria ele poderá ser usado mesmo para o verniz.


Obrigada pela visita!!!
Outros trabalhos com garrafas e vidros:
parabens pelo seu trabalho Deus abençoe suas maõs
ResponderExcluirObrigada DChiquinha.
ExcluirUm abraço.