Translate

Menu

terça-feira, 28 de abril de 2015

GARRAFAS RECICLADAS- Pintura em branco e preto

GARRAFAS DECORATIVAS PINTADAS:
garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.lixo é luxo

Dizem que todo mundo tem uma mania. A minha é guardar coisas para reciclar. Caixas, latas, guardanapos decorados, tampas, pedaços de fitas, restos de lã, botões, e..., garrafas e vidros vazios. Sempre acho que servirão no futuro. Quem faz artesanato sabe o que é isto.

Não chego a ser um caso patológico de acumuladora, por conta de alguns controladores que tenho em casa.
Vez ou outra, eu recebo um ultimato de minha empregada: "Se a senhora não vai usar é melhor jogar fora. A despensa está ficando entulhada". Comentário que sempre ganha o apoio de meu marido e filhos. Rsrsrsrsrsrsrs. O pior é que eles sempre têm razão. Mas..., jogar fora? Não depois de tanto tempo juntando. 
Então, reuni coragem e comecei a trabalhar minhas garrafas.
O primeiro passo foi separar as garrafas. Eu preferi usar três garrafas diferentes no tamanho, largura e forma.


O segundo passo foi decidir o que o que fazer. Pintura, colagem de pedrarias, barbantes, decoupagem (guardanapo, tecido). Nossa são tantas as possibilidades, uma verdadeira viagem. 
Uma ideia seria deixar do jeito que estava e usá-las como candelabro. Bastava encaixar as velas, acendê-las e deixar a parafina escorrer pelas garrafas criando um lindo efeito. Como minhas garrafas eram de vidro colorido, o contraste com o branco da vela ficaria bem bacana.
Dica: Se você optar por este uso e, a vela for mais fina, que o gargalho da garrafa, basta colocar algumas voltas de fita crepe na ponta da vela e encaixá-la normalmente.
Mas, e o contrário acontecer (a vela ser mais grossa que o gargalho) basta desbastar a ponta da vela com uma faca afiada ou estilete.
Por fim, eu decidi pintá-las. 
Depois das minhas latinhas bem coloridas (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/11/latas-recicladas.html), optei por algo mais discreto. Algo com apenas duas cores: preto e branco. Acho a combinação destas duas cores bem atual e chique.
Enquanto as ideias iam amadurecendo, eu preparei as garrafas para o trabalho passando primer em todas elas. Isto por que eu iria usar restos de tinta branca de parede que ainda tenho em casa. Tinta, esta, que não é própria para vidro.
Em seguida eu pintei o fundo em branco, e já gostei do resultado final. Eu até que poderia deixar desta maneira, mas não. Eu queria pintar algo mais. Algo diferente em cada garrafa, mas que ao mesmo tempo tivesse uma ligação. Afinal é um trio. As ideias foram surgindo aos poucos, garrafa por garrafa. A primeira garrafa foi com a ajuda e inspiração de minha filha. Foi ela quem riscou direto na garrafa (ainda apenas com o primer). Eu gostei tanto do desenho que com medo de perdê-lo, passei uma caneta permanente para realçá-lo. E só depois, pintei a garrafa com o fundo branco.
Era um desenho abstrato que lembrava parte de uma folhagem com seus ramos e folhas se emaranhando. Foi daí que resolvi fazer as outras duas garrafas, seguindo este tema, mas com desenhos bem diferentes.
Para a segunda garrafa, eu fiz uma árvore frondosa com folhas, flores e alguns animais (pássaro e borboletas). Este desenho eu não fiz a mão livre, procurei algumas ideias na internet. Imprimi a que gostei e transferi para a área de trabalho.
Já a terceira, eu resolvi fazer algumas ramagens a mão livre. Diferente da primeira, pois os ramos estão mais visíveis. 
Abaixo eu descrevo como fiz cada garrafa. Espero que ajude vocês.
garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco;
GARRAFAS PINTADAS PARA DECORAÇÃO:
MATERIAIS:
  • 3 garrafas vazias 
  • Álcool líquido (não use o gel)
  • Primer para vidro
  • Recipiente com água
  • Pincel largo e fino
  • Rolinho de espuma pequeno com bandeja
  • Tinta branca latéx (PVA) ou acrílica a base de água
  • Tinta preta latéx (PVA) ou acrílica a base de água (ou faça a sua tinta misturando a tinta branca com corante líquido ou pó preto)
  • Verniz acrílico solúvel em água
  • Estilete, lápis e borracha
  • Fita crepe
  • Luva plástica ou borracha
PASSO-A-PASSO:
  1. Lave as garrafas em água corrente e sabão, retirando o rótulo e todo o vestígio da cola. Dica: Algumas garrafas precisam ficar de molho para soltar o rótulo. Outras o rótulo sai melhor se estiver seco.
  2. Seque as garrafas e limpe-as com álcool para retirar vestígios de gorduras ou sujeiras que dificultarão a aderência do primer.
  3. Passe duas demãos de primer para vidro, intercalando secagem de 4 horas entre si. Passe o primer com pincel. Use luvas de borracha ou plástico. Dica: Evite ficar indo e voltando com o pincel, para não formar grumos na pintura. Isto ocorre porque o primer ainda não está totalmente seco. 
  4. Após a segunda demão espere pelo menos 24 horas para começar a pintar o fundo. Dica: Tenha paciência nesta hora, vá fazer outra coisa.
  5. Com o rolinho de espuma pinte as garrafas com a tinta PVA ou acrílica branca. Dê duas a três demãos de tinta, sempre intercalando secagem entre elas.
    Dica: Como minhas garrafas eram coloridas precisei de três demãos.
  6. Com um estilete ou faca de ponta afiada, dê o acabamento na boca da garrafa.
  7. Faça os desenhos nas garrafas: 1ª Garrafa: Desenhe a mão livre com um lápis grafite direto na garrafa. Dica: como eu já contei, esta garrafa foi desenhada por minha filha. Eu só precisei reforçar o desenho com uma caneta permanente. 
    2ª Garrafa: Eu escolhi um desenho da internet. 
    É só digitar o tema escolhido e colocar em imagens que irá surgir uma grande variedade de opções. Alguns desenhos são grátis e outros são vendidos. Escolha o desenho e faça a transferência para a garrafa usando um carbono. Se você faz artesanato para venda, não se esqueça de manter a autoria do desenho. Este desenho eu consegui no link abaixo, fiz algumas pequenas alterações ao transpassar o desenho para a garrafa. http://www.tattoopinners.com/pin-desenhos-criativo-animal-letras-numero-ptaxdyndns/static.mercadoshops.com*arvore-dos-sonhos_iZ11XvZxXpZ1XfZ130965871-78080575447-1.jpgXsZ130965871xIM.jpg/ 
    Dica: Caso você não tenha carbono, risque o verso do desenho com um lápis grafite e depois fixe o desenho com fita adesiva na garrafa e contorne-o com o lápis ou uma caneta sem tinta. Não se prenda às minucias do desenho. Depois, os pequenos detalhes serão incorporados à pintura. Realce o desenho com uma caneta permanente.
    garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco;
    3 ª Garrafa: Resolvi arriscar e fazer um desenho a mão livre. Dica: Desenhe direto na garrafa ou faça um esboço em um papel. Primeiro eu fiz os traços das ramagens e depois fui completando com as folhagens. Apesar de ter desenhado direto na garrafa, copiei o desenho com um papel de seda para repassar para quem quiser. Aumente o nº de ramos de acordo com o tamanho da garrafa. 
  8. Com a caneta permanente contorne todo o desenho de cada garrafa.
  9. Com a tinta PVA ou acrílica preta e um pincel macio preencha os desenhos com cuidado.
    Dê duas demãos se for preciso intercalando secagem entre elas.
    garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
  10. Faça o acabamento que julgar necessário no gargalo da garrafa. Use fita adesiva para isolar a área que não desejar pintar.
  11. Observe o desenho e complemente-o se achar necessário. Dê o seu toque pessoal à pintura. Dica: Eu acrescentei mais algumas folhagens e flores na segunda garrafa. As flores pequenas eu fiz usando o cabo do pincel. Os traços das folhas e o miolo das flores, eu usei a tinta branca. Eu ainda fiz uma grama baixa contornando a garrafa, apenas para tirar a ilusão da árvore estar flutuando. 
    garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
  12. Faça o mesmo com a terceira garrafa. Depois de pintar com a tinta preta, veja se precisa de mais folhas ou não. Faça os traços das folhas com a tinta branca.
    garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
  13. Espere secar bem.
    garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
  14. Antes de envernizar, assine o seu trabalho. Dica: Use uma caneta permanente ou tinta e pincel.
  15. Passe duas demãos de verniz acrílico nas garrafas, intercalando período de secagem entre elas.
    lixo é luxo; garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
  16. Quando estiver bem seca use sua garrafa como desejar. Sobre um móvel, na cristaleira, como vaso para plantas (naturais ou artificiais). Juntas ou separadas.
garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
Este é um trabalho decorativo e a limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido. 
Gostaram? Espero que sim. 
garrafas; decoração, reciclagem, pintura em garrafas; reaproveitamento; artes; reciclagem de garrafas; faça você mesmo; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; pintura preto e branco; lixo é luxo
Agora que tal juntar algumas garrafas e começar a trabalhar? 
A internet está cheia de ideias que te ajudarão a decidir sobre o tema e técnica. Faça uma rápida pesquisa e bom trabalho. Eu vou ficar aguardando notícias de vocês.

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!
Outros trabalhos com garrafas e vidros:






25 comentários:

  1. legal gostei faço varios tipos de decoraçõe com garafas tem com areia colorida barbante guardanapo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adorando trabalhar com garrafas. Elas passam por uma linda transformação, né?
      Obrigada, pela visita Alberto. Volte sempre.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde
      Amo artesanato mais nunca trabalhei com garrafas,são lindas lindo trabalho.

      Excluir
  2. Lindissimas, amei.
    Tenho algumas garrafas, vou tentar fazer.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tide, faça sim. Além de reciclar e embelezar o ambiente, este trabalho é uma verdadeira terapia.
      Não deixe de postar as fotos do seu trabalho.
      Um abraço e boa sorte.
      TCintra

      Excluir
  3. Lindo trabalho parabéns ! Experimente usar verniz vitral. Poderá lavar com 72 horas depois. Lava normal como vasilha. Use o solvente, uma colherinha daqueles bem pequenas e misture em 30 ml do verniz." serve para limpar o pincel tbm " Porque o verniz é muito grosso e assim, vai passar com mais facilidade . Estique bem o verniz sempre no mesmo sentido; Fica liiindoo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como estas garrafas eram apenas para decoração usei o verniz acrílico. Mas, nas outras garrafas que fiz depois, usei o verniz vitral. Agradeço a dica e a visita. Um abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Denise, se fizer não se esqueça de enviar fotos de suas garrafas para o meu email.
      Irei colocá-las em uma atualização do blog.
      Bjs.

      Excluir
  5. Qual seria o melhor Pincel para fazer o preenchimento? Estou com uma grande dificuldade em achar um bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando.
      Use um pincel redondo fino para os traços mais finos (nº 0 ou 1).
      Para o preenchimento irá variar conforme a figura a ser pintada. Eu preferi usar um pincel chato nº 6 ou use um número um pouco maior. Normalmente, para o preenchimento são necessárias duas demãos com secagem intercalada. Ou a pintura ficará muito grossa e pode escorrer.
      Para as flores feitas com pontos de tinta eu usei o cabo de um pincel. Teste primeiro em um papel e veja se está no tamanho desejado. Para cada pingo é necessário molhar o cabo na tinta.
      Com relação a marca ou ao tipo de cerda, eu sou bem tranquila com relação a isto. Uso tanto as de cerdas naturais como as sintética das marcas condor, tigre, acrilex, gölier. O importante é vc achar o que melhor se adapta à sua maneira de pintar. Cada pessoa tem um estilo próprio, mesmo quando faz a mesma técnica.
      Se vc sempre faz trabalhos manuais vale a pena investir em pinceis diferentes (tamanhos e cerdas). Se não, compre pequenas quantidades e coloque na balança o custo e benefício. A medida que vc adquirir gosto, naturalmente irá comprando mais. É algo viciante. Às vezes, eu me vejo escolhendo pinceis sem nem precisar.
      Espero ter ajudado.
      Um forte abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Lindos seus trabalhos,também sou igual a você,meu marido reclama muito, mais guardo assim mesmo,só ando sem animação para fazer minhas Artes,tenho várias garrafas já limpas e preparadas para fazer, esse ano vou ver se me animo. Bjos Dayse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayse!
      Tem dias que também me sinto desanimada e sem inspiração. Nestes momentos eu não insisto. Paro, relaxo e pesquiso na internet em busca de inspirações. Ou simplesmente pego um livro e ponho a literatura em dia.
      Mas, minhas garrafas ficam lá, em um cantinho, bem guardadas e esperando a sua transformação.
      O importante é não desistir.
      Fico aguardando notícias sobre o seu trabalho.
      Bjs e um 2016 cheio de alegrias, sucesso e grandes realizações.

      Excluir
  7. Olá....gostei muito do seu blog....gostaria de saber se vc comercializa suas garrafas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita.
      Fiquei muito feliz com sua visita e carinho.
      Com relação a sua dúvida, eu não comercializo meus trabalhos. Faço como distração e para enfeitar minha casa ou presentear amigos.
      À primeira vista parece complicado. Mas, não é. As técnicas são bem simples. É só seguir o pap.
      Bjs.

      Excluir
  8. Faço garrafas decoradas e também são muito lindas , com muito zelo e limpeza.....já vi vários post , mas nenhum igual ao seu . Está de parabéns ....lindas garrafas . Se quiser posso enviar para vc umas técnicas desenvolvidas por mim . Visite a página no Facebook Laly- Arteira ou wwww.facebook.com/tutupirouartes .Tenho outro email de contato lalysocial@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laly.
      Estive em sua página no facebook.
      Lindos os seus trabalhos com talheres e garrafas.
      Gostaria sim de aprender novas técnicas. Garrafas é o que não nos falta, né? kkkkkkkkkkkk. Ficarei aguardando.
      Um forte abraço e sucesso em seus trabalhos.

      Excluir
  9. Teresa, amei as garrafas, comecei fazendo algumas com revistas o ano passado, este ano descobri na internet novas técnicas, gostaria muito de mostrar meu trabalho pra vc, pra dizer se estou no caminho certo... rsrsrs
    Vc é muito talentosa, parabéns por esse lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficarei feliz em ver o seu trabalho.
      Amo artesanato e principalmente a reciclagem.
      Envie as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com
      Bjs e sucesso nos trabalhos.

      Excluir
  10. desde Argentina excelente tus trabajos...felicitaciones...

    ResponderExcluir
  11. olá ! Tereza achei seu trabalho lindíssimo, arrisco fazer, alguns trabalho em garrafas, como estou iniciando , não postei nada, mais fiquei encantada com os seus, achei engraçado tudo que vc falou é como penso, parece até que vc estava falando por mim. vc é uma pessoa muito especial, observei isso. parabéns! bjs

    ResponderExcluir
  12. achei taooo lindo que salvei suas garrafas pra tentar fazer uma pois como vc disse no começo eu guardo um monte e minha filha e marido vive mim chamando atenção agora quero decorar elas e doar para um bazar que conheço onde eles vende o que doamos para arrecadar dinheiro e cuidar de idosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta
      Fico feliz que tenha gostado.
      Achei linda sua atitude de doação. Uma ideia maravilhosa.
      Fica a vontade para copiar o que quiser.
      Um forte abraço e sucesso em seu trabalho e ações.
      Teresa Cintra

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!