Este pudim é uma adaptação do tradicional pudim de leite. Uma forma simples de torná-lo mais nutritivo e com novo sabor.
O sabor dominante é o da laranja. A cenoura não é percebida, irá apenas tornar o pudim mais nutritivo e emprestar a sua coloração.
Este pudim agrada todos os paladares. É ideal tanto para os amantes de sobremesa doce e que normalmente não gostam de frutas e legumes (como no caso de crianças e adolescentes), como para os que buscam receitas mais nutritivas e saudáveis.
- 1 lata de leite condensado de boa qualidade
- a mesma medida de suco de laranja (+ 5 laranjas)
- 1 cenoura média (100 g)
- 4 ovos inteiros
- 2 c/sopa de amido de milho (rasas)
- 1 c/chá de essência de laranja (opcional)
- 1/2 xíc/chá de água (100 ml)
- 1/2 xíc/chá de açúcar (75 g)
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Prepare a calda: Coloque a água e o açúcar em uma forma tipo anel e leve ao fogo alto até derreter o açúcar e caramelizar.Eu gosto da minha calda mais clara, mas algumas pessoas preferem mais moreninha.Cuidado para não queimar. Retire do fogo e espere amornar antes de usar. Reserve. Dica: esta quantidade de calda é pequena apenas para facilitar a desenformar o pudim. Se preferir pode-se fazer um pouco mais de calda.
- Descasque a cenoura e pique-a.
- Bata no liquidificador a cenoura com o suco de laranja.
- Junte o leite condensado, os ovos, o amido e a essência e bata bem. Dica: algumas pessoas não gostam de usar essência por achar o sabor artificial. Neste pudim o seu uso pode ser totalmente dispensado. Caso queira intensificar o sabor da laranja, sem usar a essência, acrescente raspas de laranja.
- Despeje a mistura sobre a calda morna. Dica: eu achei que minha forma estava muito grande e resolvi trocá-la por uma menor.
- Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1h a 1h10min.
- Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira antes de desenformar.
- Desenforme o pudim sobre uma bandeja, travessa ou prato. Vejam como eu deixei a calda bem clarinha e consegui manter a cor natural do pudim.
DICA:
- Nunca desenforme seu pudim ainda morno sob o risco de quebrá-lo ou rachar. O ideal é que ele fique na geladeira até ficar bem gelado e firme.
- Se você for servi-lo como sobremesa no almoço, sugiro que o faça na noite anterior e só o desenforme no dia seguinte. Se for servi-lo no jantar, você pode fazê-lo pela manhã e desenformá-lo antes de servir.
- A precipitação em desenformar o pudim não irá alterar o seu sabor, mas com certeza o visual não será tão bonito e apetitoso.
- A essência de laranja é opcional e pode ser substituída por 1 c/chá de raspas de laranja ou essência de baunilha. Ou, simplesmente, não usá-la. Algumas pessoas preferem sem essência alegando que a mesma deixa sabor artificial.
Gostaram?
Não deixem de fazer, experimentar e compartilhar. 😋😋😋
Depois, me digam o que acharam e me enviem fotos. Vou colocá-las na atualização do link. Vou ficar aguardando.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
OBS:O prato de sobremesa com estampa de margaridas é artesanal. O passo-a-passo você encontra no linK: http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/prato-decorado-com-decoupagem.html.
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver:
FLAN DE CHOCOLATE
MOUSSE DE MARACUJÁ NA TAÇA
MANJAR BRANCO
FLAN DE CHOCOLATE
MOUSSE DE MARACUJÁ NA TAÇA
MANJAR BRANCO
Adorei!
ResponderExcluirVou fazer. O passo a passo e perfeito para iniciante.
Olá Marília.
ExcluirFico contente que tenha gostado. Faça e depois diga o que achou. Um abraço.