Este pudim é uma adaptação do tradicional pudim de leite. Uma forma simples de torná-lo mais nutritivo e com novo sabor.
O sabor dominante é o da laranja. A cenoura não é percebida, irá apenas tornar o pudim mais nutritivo e emprestar a sua coloração.
Este pudim agrada todos os paladares. É ideal tanto para os amantes de sobremesa doce e que normalmente não gostam de frutas e legumes (como no caso de crianças e adolescentes), como para os que buscam receitas mais nutritivas e saudáveis.
- 1 lata de leite condensado de boa qualidade
- a mesma medida de suco de laranja (+ 5 laranjas)
- 1 cenoura média (100 g)
- 4 ovos inteiros
- 2 c/sopa de amido de milho (rasas)
- 1 c/chá de essência de laranja (opcional)
- 1/2 xíc/chá de água (100 ml)
- 1/2 xíc/chá de açúcar (75 g)
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Prepare a calda: Coloque a água e o açúcar em uma forma tipo anel e leve ao fogo alto até derreter o açúcar e caramelizar.Eu gosto da minha calda mais clara, mas algumas pessoas preferem mais moreninha.Cuidado para não queimar. Retire do fogo e espere amornar antes de usar. Reserve. Dica: esta quantidade de calda é pequena apenas para facilitar a desenformar o pudim. Se preferir pode-se fazer um pouco mais de calda.
- Descasque a cenoura e pique-a.
- Bata no liquidificador a cenoura com o suco de laranja.
- Junte o leite condensado, os ovos, o amido e a essência e bata bem. Dica: algumas pessoas não gostam de usar essência por achar o sabor artificial. Neste pudim o seu uso pode ser totalmente dispensado. Caso queira intensificar o sabor da laranja, sem usar a essência, acrescente raspas de laranja.
- Despeje a mistura sobre a calda morna. Dica: eu achei que minha forma estava muito grande e resolvi trocá-la por uma menor.
- Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1h a 1h10min.
- Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira antes de desenformar.
- Desenforme o pudim sobre uma bandeja, travessa ou prato. Vejam como eu deixei a calda bem clarinha e consegui manter a cor natural do pudim.
DICA:
- Nunca desenforme seu pudim ainda morno sob o risco de quebrá-lo ou rachar. O ideal é que ele fique na geladeira até ficar bem gelado e firme.
- Se você for servi-lo como sobremesa no almoço, sugiro que o faça na noite anterior e só o desenforme no dia seguinte. Se for servi-lo no jantar, você pode fazê-lo pela manhã e desenformá-lo antes de servir.
- A precipitação em desenformar o pudim não irá alterar o seu sabor, mas com certeza o visual não será tão bonito e apetitoso.
- A essência de laranja é opcional e pode ser substituída por 1 c/chá de raspas de laranja ou essência de baunilha. Ou, simplesmente, não usá-la. Algumas pessoas preferem sem essência alegando que a mesma deixa sabor artificial.
Gostaram?
Não deixem de fazer, experimentar e compartilhar. 😋😋😋
Depois, me digam o que acharam e me enviem fotos. Vou colocá-las na atualização do link. Vou ficar aguardando.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
OBS:
O prato de sobremesa com estampa de margaridas é artesanal. O passo-a-passo você encontra no linK: http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/prato-decorado-com-decoupagem.html.
O prato de sobremesa com estampa de margaridas é artesanal. O passo-a-passo você encontra no linK: http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/prato-decorado-com-decoupagem.html.
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver:
FLAN DE CHOCOLATE
MOUSSE DE MARACUJÁ NA TAÇA
MANJAR BRANCO
FLAN DE CHOCOLATE
MOUSSE DE MARACUJÁ NA TAÇA
MANJAR BRANCO
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





Adorei!
ResponderExcluirVou fazer. O passo a passo e perfeito para iniciante.
Olá Marília.
ExcluirFico contente que tenha gostado. Faça e depois diga o que achou. Um abraço.