Translate

sábado, 23 de agosto de 2014

ARROZ DE BRÓCOLIS

Hoje eu resolvi postar uma receita bem básica e trivial: Arroz de brócolis.
Apesar de ser uma receita bem fácil e prática, muita gente tem receio de fazer com medo de não acertar. Mas, a verdade é que não há como errar. 

Existem duas maneiras básicas de se fazer o arroz com brócolis.
1ª - A primeira é cozinhando o arroz separado da maneira usual. À parte, cozinhe os brócolis em vapor por 7 minutos e escorra. Pique o brócolis bem miudinho. Depois faça um refogado usando azeite, alho, sal e os brócolis cozidos no vapor e picadinho. Depois é só juntar os brócolis refogados com o arroz. Misture bem e sirva em seguida. Super simples e sem complicação.
ARROZ
2ª - A segunda maneira é cozinhando os dois ingredientes juntos. Mas, neste caso os brócolis não devem ser adicionados junto com o arroz logo que este for usado. Ele será acrescentado quando o arroz estiver iniciado seu cozimento. 


Como a primeira receita é por si só elucidativa, irei detalhar apenas a segunda maneira de se fazer o arroz de brócolis. Existem algumas variantes que podem ser feitas nesta opção que irei detalhar no modo de preparo.  Sugiro que você leia toda a receita primeiro e vai entender o que acabei de explicar. Escolha a forma que melhor lhe agradar.

INGREDIENTES:
  • 2 xíc/chá de arroz 
  • 4 xíc/chá de água quente ou caldo de legumes
  • 1 maço de brócolis
  • 2 dentes de alho (ou mais)
  • 1/2 cebola picada ou ralada
  • Sal a gosto
  • 1 c/chá de bicarbonato de sódio (opcional)
MODO DE PREPARO:
  1. Lave e escorra o arroz. Reserve.
  2. Lave os brócolis, escorra e seque.  Pique o brócolis. Dica: Você pode usar as flores e as folhas. O talo também pode ser aproveitado, mas neste caso esta parte deverá cozinhar desde o momento que adicionar o arroz por ser mais dura (retire a pele do talo com uma faca e pique-o). Pique tudo bem miudinho. Você pode deixar alguns boques de flores para cozinhar inteiros e usá-los depois para enfeitar o prato.
  3. Deixe os brócolis reservado enquanto começa o arroz. Dica: algumas pessoas gostam de adicionar bicarbonato de sódio ao brócolis para manter o verde bem vivo e evitar de escurecer durante o cozimento. Este passo é opcional. Lembre-se que o sódio, em qualquer forma de apresentação, não é recomentado para quem tem hipertensão. 
  4. Em uma panela coloque o azeite e refogue o alho em fogo alto.
  5. Junte a cebola e deixe que a mesma fique algo transparente e macia. Djca: não deixe a cebola torrar.
  6. Acrescente o arroz que já deve estar lavado e seco. Refogue tudo até que o arroz comece a estalar levemente.
  7. Despeje a água quente (ou caldo de legumes) sobre o arroz. Dica: Algumas pessoas batem a água com as folhas dos brócolis no liquidificador e temperam com um cubo de caldo de legumes ou galinha. Aquecem esta água e a usam para cozinhar o arroz. É uma boa forma de aproveitar ao máximo esta verdura em sua totalidade.
  8. Diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por 5 minutos.
  9. Antes que o arroz termine de secar a água e cozinhar (após os 5 minutos iniciais), junte os brócolis, mexa tudo e aguarde o término do cozimento do arroz. Verifique e corrija o sal. Dica: O arroz estará cozido quando toda a água secar. Se a sua panela for de fundo grosso (fundo triplo), tenha cuidado para não queimar o arroz. Estas panelas são maravilhosas, mas continuam o processo de cozimento mesmo depois do fogo desligado.
  10. O ideal é que o arroz fique "al dente". Dica: Para esta receita eu gosto de usar o arroz parabolizado, fica mais soltinho. 
Sirva o arroz quente para acompanhar carnes vermelhas, aves ou peixes.
Este é um prato simples e muito nutritivo que vale a pena fazer. Uma ótima forma de oferecer verduras para as crianças e adolescentes.
A quantidade de brócolis pode ser aumentada de acordo com o gosto e aceitação dos comensais. Aqui em casa eu tenho que ir devagar. Um gosta, o outro não, o outro mais ou menos... kkkkkkkkkk. E a gente vai dosando e acostumando o paladar aos poucos.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!