Domingo ficamos sem ajudante em casa, então é dia de fazer algo prático, rápido e saboroso. Afinal ninguém que passar o seu dia de descanso trabalhando, não é mesmo?
E se este dia for domingo dos pais, aí é preciso realmente uma receita que compense e satisfaça a todos. Os restaurantes ficam lotados nestas datas e a qualidade do atendimento costuma cair um pouco.
Um ótimo dia para comer macarrão. E lá fomos nós, eu e meu marido, para a cozinha brincar de mestre cuca. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ainda bem que nossos filhos adoram nossas experiências e invenções.
- Molho de tomate:
- 2 a 3 c/sopa de azeite ou óleo de boa qualidade
- 1 cebola pequena picada ou ralada
- 2 dentes de alho amassado ou picado
- 1 lata de tomate pelado
- 1 e 1/2 lata de água quente (usar a lata do tomate pelado como referência)
- 1 c/café de sal
- Tempero de sua preferência a gosto (salsa, manjericão, pimenta do reino...)
- Recheio:
- 200g de queijo muzarela ralado grosso
- 50g de queijo gorgonzola
- Requeijão cremoso ou catupiry o necessário.
- 1 c/café de ervas finas desidratadas (mix de tomilho, sálvia, manjerona, manjericão, alecrim, orégano secos)
- 1 pacote de macarrão ninho
- Queijo parmesão ralado a gosto
MODO DE PREPARO:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Prepare o molho de tomate: Refogue a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver amolecida, acrescente a lata de tomate pelado picado e todo o seu caldo. Acrescente o sal. Tempere a gosto (sal, salsa, manjericão, pimenta do reino). Junte a água quente e deixe ferver um pouco. Reserve. Dica: Não é para diminuir o volume do líquido, pois o macarrão será cozido neste molho. O molho fica aguado e irá engrossar no forno.
- Prepare o recheio do ninho: Misture todos os ingredientes. Acrescente o queijo cremoso na quantidade necessária para formar uma pasta. Reserve. Dica: não precisa salgar, pois os queijos já são salgados.
- Monte o prato: Em uma travessa refratária coloque metade do molho.
- Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar no forno pré-aquecido por 35 minutos. Dica: coloque o lado brilhante do papel alumínio em contato com o alimento. Além de grudar menos no alimento este lado propaga melhor o calor facilitando o cozimento.
- Retire o papel alumínio, regue os ninhos com o molho da travessa, polvilhe queijo parmesão ralado e leve para gratinar por mais 10 minutos. Dica: se achar necessário coloque um pouco mais de molho.
Sirva como prato único ou acompanhado de um bom prato de carne. Nossa sugestão é filé fatiado com molho de vinho do porto e Champions. Para beber: cerveja ou vinho, suco de uva para os adolescentes e crianças. Como sobremesa: bolo bicolor de chocolate e baunilha.
Incrível como a massa fica bem cozida e saborosa. Todo o sabor do molho é absorvido pela massa durante o cozimento. Todos adoraram a receita.
Esta receita foi feita baseada na receita do site "PANELATERAPIA", tendo sofrido pequenas alterações na maneira de fazer o molho (não a quantidade) e o recheio. (http://www.panelaterapia.com/2011/09/ninhos-recheados-ao-forno.html). É um blog que vale o passeio por suas páginas e receitas. Uma verdadeira viagem gustativa. A receita original teve os ninhos recheados com queijo e presunto e o molho foi feito com aqueles saches de molho pronto. Como eu sempre prefiro o molho caseiro, fizemos o nosso próprio molho.
Foi realmente um domingo bem saboroso. Espero que vocês tenham gostado e façam a receita. O recheio do ninho pode ser variado de acordo com o seu paladar e ingredientes disponíveis na despensa e geladeira. Vale todo tipo de combinação. O mais importante é o molho ficar bem ralo para poder cozinhar o macarrão no forno.
Beijocas!
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!