Translate

Menu

terça-feira, 15 de abril de 2014

CHEESECAKE

Eu adoro bolo, doce e queijo. E, combinar tudo isto em uma única receita não é coisa do outro mundo. É cheesecake.
BOLO DE QUEIJO; SOBREMESA; LANCHE; CREAM CHEESE
Trata-se de uma sobremesa norte-americana, originada em Nova York. Daí o nome New York Style Cheesecake.

O mais difícil foi encontrar uma receita do cheesecake original. A internet está cheia de receitas adaptadas, feitas com leite condensado e gelatina. Mas a receita original, o verdadeiro cheesecake não leva nenhum destes dois ingredientes. Gelatina? Isto é um sacrilégio. A base da receita original é o cream cheese (creme de queijo).
Depois de muito procurar encontrei um site que dizia ter encontrado a receita original do cheesecake. Coloquei o link no final deste post para quem quiser ver.
Como era um site estrangeiro, além de traduzir os ingredientes, ainda tive que converter as medidas para as que usamos no Brasil. Libras e onças para gramas. Polegadas para centímetros. Temperatura do forno de fahrenheit (ºF) para célsius (ºC).
Também tinha que achar um substituto para o "Graham Cracker", que é uma bolacha de trigo torrada com leve toque de canela. Este tipo de biscoito é muito usado na culinária norte-americana como base para muitas tortas, sobremesas e bolos. No Brasil, muitos fazem a substituição do Grahm Cracker pelo biscoito Maria. Mas, eu não acho que a troca seja justa e satisfatória. Então, resolvi testar usando biscoito cream cracker integral, acrescentando um pouco de canela à mistura.
Na minha opinião acho que ficou muito bom e compensou toda a trabalheira. 
Quem quiser conferir, é só testar a receita abaixo:
INGREDIENTES:
- Crosta de biscoito:
  • 10 a 12 unidades de biscoitos cream cracker integral
  • 2 1/4 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher sobremesa de açúcar cristal (ou refinado)
  • Canela em pó a gosto (opcional)
  • Pitada de sal
- Massa do Cheesecake:
  • 600gr de cream cheese em temperatura ambiente
  • 127gr de açúcar
  • 21gr de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de creme de leite sem soro em temperatura ambiente
  • 2 ovos inteiros em temperatura ambiente
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha 
MODO DE PREPARO:  
- Prepare a forma onde será assado o cheesecake:
  1. Forre externamente uma forma redonda alta, de 18cm de diâmetro, com papel alumínio duplo (isto é, duas camadas) base e lateral externa. Isto é importante para evitar que o cheesecake venha a queimar e/ou rachar.
  2. A forma não precisa ser untada na base pois a crosta é bem amanteigada. A lateral pode ser levemente untada antes de colocar a massa do cheesecake.
- Prepare a crosta do cheesecake:
  1. Esmigalhe o biscoito (bolacha) em uma tigela. Se preferir use o processador.
  2. Misture a farinha de biscoitos com a manteiga (que pode ser derretida para facilitar a mistura), o açúcar, o sal e a canela. Misture bem até ficar bem homogêneo, mas com aspecto arenoso, sem liga.
  3. Coloque esta mistura na forma já preparada, formando uma camada plana, apenas no fundo. Procure compactar bem a crosta. 
  4. Leve a forma à geladeira por 15 minutos.
  5. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  6. Tire a forma da geladeira e leve ao forno pré-aquecido, até a massa de biscoito ficar firme. Tenha o cuidado para não queimá-la (+ 15 minutos).
  7. Depois de assada a crosta de biscoito, retire a forma do forno e deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio.
- Prepare a massa do cheesecake:
  1. Em um processador ou batedeira (com batedor de metal) coloque o cream cheese com o creme de leite. Eu usei a batedeira em velocidade média. Bata bem até que fique bem macio e leve, tendo o cuidado de raspar as laterais da tigela para que fique uma mistura bem homogênea. Esta etapa leva em média 3 minutos.
  2. À parte, misture a farinha de trigo e o açúcar.
  3. Reduza a velocidade do processador ou batedeira para baixa e acrescente a mistura da farinha com o açúcar e em seguida a baunilha. Bata bem.
  4. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, um de cada vez. Nesta etapa não bata demais para não criar muito ar na massa. Bata o necessário apenas para misturar os ovos.
  5. Despeje a mistura sobre a crosta de biscoito. 
  6. Coloque a forma, ainda forrada externamente com papel alumínio, dentro de uma assadeira maior e coloque água fervente nesta assadeira até a metade da forma. Assar em banho-maria ajuda a evitar que o cheesecake rache durante o seu cozimento. 
  7. Leve ao forno pré-aquecido à 200ºC por aproximadamente 45 minutos.
  8. Em seguida, reduza a temperatura do forno para 180ºC e continue assando o cheesecake por mais aproximadamente 30 a 45 minutos. O cheesecake deve ficar bem definido, mas ainda um pouco vacilante no centro, isto é, ao se sacudir a forma, o centro se movimenta ligeiramente. O Cheesecake pode estar levemente corado ou branquinho. Não espere ficar "moreninho" ou irá queimá-lo. 
  9. Desligue o forno, mas não retire o cheesecake de lá. Espere aproximadamente uma hora, com a porta do forno entreaberta, para retirá-lo. Este é outro cuidado para evitar rachaduras no cheesecake.
  10. Depois que retirar o bolo do forno, retire o papel alumínio que envolvia a forma por fora, e espere esfriar totalmente antes de colocar na geladeira.
  11. Desenformar quando estiver bem gelado. Se for preciso, passe uma faca ao redor da borda do cheesecake para descolar da assadeira. Isto pode ser desnecessário pois normalmente as bordas do cheesecake desgrudam da forma depois que está assado. 
Dicas: 
- Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Não use nada gelado.
- O cheesecake pode ser servido sem cobertura. Ou, se preferir, com uma cobertura de geleia de frutas vermelhas (morango, amoras, framboesas ou mirtilos).
- É importante o uso de cream cheese na receita. Não use requeijão no lugar. No Brasil a melhor marca é Philadelphia, mas existem outras marcas no mercado.
- O tempo do forno pode variar de um modelo para outro, se é elétrico ou a gás, se é doméstico, semi-industrial ou industrial. O meu forno é do tipo doméstico à gás e o tempo total foi de 1h e 30 minutos para a massa do bolo.
BOLO DE QUEIJO; SOBREMESA; LANCHE; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO
- Para cortar o cheesecake sem muito estrago, use uma faca bem afiada e comprida aquecida em água quente. Não esqueça se secar a faca, em uma toalha limpa ou papel toalha, no momento de partir o pedaço, afinal ninguém quer um pedaço do cheesecake molhado, né?

Agora se me dão licença, eu e minha família temos um compromisso muito importante. Nós temos um delicioso Cheesecake nos aguardando para degustação.
BOLO DE QUEIJO; SOBREMESA; LANCHE; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO
Ops! Já devoraram boa parte do bolo. É melhor eu ir logo, antes que termine sem nada. kkkkkkkkkkkkkk.
Aceitam um pedaço? 
BOLO DE QUEIJO; SOBREMESA; LANCHE; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO
O cheesecake vai bem no café da manhã, como sobremesa depois do almoço ou jantar, entre as refeições como um pequeno e agradável lanche. Enfim, em qualquer horário. Então o que vocês estão esperando? Façam logo esta delícia e surpreenda sua família e amigos.

Para quem quiser ver a receita original o link é http://www.ninerbakes.com/2011/10/04/the-best-original-new-york-style-cheesecake/ . Adaptei a receita às nossas medidas e ao tamanho de minha forma. A minha forma tinha 18cm de diâmetro e a original 25.

Beijocas!!!!
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos,
                   Teresa Cintra

6 comentários:

  1. Olá .....obrigado pela dica da bolacha !

    ResponderExcluir
  2. o seu cheesecake ficou aerado, o original a massa é compacta, você teria alguma dica para deixar ela compacto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A aeração não prejudicou a textura do cheesecake. Era ocorreu por conta da batedeira que usei em todo o processo. Mas, no momento de acrescentar os ovos, você pode tentar misturar com um fouet ou espátula. Este é o momento que forma mais ar na massa.
      Ao colocar a massa na forma, bata com a forma sobre o balcão para romper as bolhas de ar formadas. Pequenas batidas são o suficiente.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Teresa Cintra.

      Excluir
  3. Tbm gostei da dica da substituiçao do graham cracker,mas achei complicado o cheese cake tem receita maia pratica e simples! Mas obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esta é uma versão tradicional do cheesecake. Naturalmente, que hoje existem várias adaptações. O importante é não esquecer que cheesecake significa bolo de queijo. E todo bolo é assado.
      Receitas que não vão ao forno e que levam gelatina, está mais para torta, mousse ou flan. Não é bolo.
      Um abraço e obrigada pelo carinho e visita.
      Volte sempre!
      Teresa Cintra

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!