Translate

Menu

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

KIT PARA VINHO COM DECOUPAGEM

decoupagem em kit para vinho; reciclagem; decoupage
Ganhamos há alguns anos um kit para vinho com o formato de uma garrafa, composto por 2 peças: um saca-rolha com abridor e um abridor de lacre. 
RECICLAGEM

Sempre gostei deste nosso kit porta saca-rolha, ele é prático além de possuir um certo charme e elegância.
Não sei se pelo anos de "vida" ou se pelo calor de Recife, a garrafa que servia como recipiente para o kit, começou a ficar algo melada e pegajosa. Tentei de tudo sem sucesso. Lavei, passei álcool, mudei o lugar em que era guardado. Nada dava certo.  
RECICLAGEM

Como não queria me desfazer deste pequeno mimo, resolvi reciclar o kit com decoupagem.
Isto mesmo decoupagem. Seria inicialmente uma tentativa. Se desse errado, a solução seria desfazer do recipiente e ficar apenas com o kit. Mas, se desse certo não apenas iria manter todo o kit, como ele ficaria com um visual novo e personalizado. 
Fiquei bem animada e providenciei o material. Na realidade já os tinha, só tive que agrupá-los, escolher o guardanapo que iria usar (tenho alguns guardados) e começar a brincadeira.
Eu resolvi fazer este post para que vocês vejam como é possível reciclar e aproveitar praticamente tudo. Então vamos aos materiais necessário e a técnica empregada.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Kit para vinho
  • Kit de chave de fenda
  • Tinta látex ou acrílica branca
  • Tinta látex ou acrílica salmão ou outra cor clara
  • Cola branca extra forte para artesanato
  • Rolo de espuma pequeno
  • Pinceis de vários tamanhos
  • Recipiente com água
  • Lugar para misturar a tinta
  • Guardanapo para decoupagem com motivo de vinho e uvas. Eu tinha dois lindos guardanapos com o tema. Difícil escolha. Fiquei com o segundo. Espero ter sido uma boa escolha.
    RECICLAGEM
  • Tesoura
  • Tinta acrílica metálica dourada
  • Verniz acrílico a base de água
  • Estilete
  • Jornais para forrar a bancada de trabalho

PASSO-A-PASSO:

  1. Com a chave de fenda estrela, desparafuse as dobradiças da tampa e guarde com cuidado para não perder.
    RECICLAGEM

    RECICLAGEM
  2. Desmonte todo o kit de vinho.
    RECICLAGEM
  3. Prepare a tinta para fazer a base. Como a garrafa é vermelha e o guardanapo fino, a pintura é obrigatória ou o desenho não ficará muito visível. Como eu só tinha tinta látex para fazer a base e esta tinta não se fixa no plástico, fiz uma mistura com cola extra forte, na proporção de 50%. Se ficar muito grossa acrescente um pouco de água, apenas para facilitar sua aplicação.

  4. Passe duas demão de tinta branca com o rolinho de espuma em toda a garrafa, intercalando um período para secagem. Como eu sou do tipo apressada usei um secador de cabelos para agilizar o processo. Fica a dica. 

    RECICLAGEM
  5.  Dê pelo menos uma demão com a cor escolhida. Se for usar tinta látex, misture-a com cola. Eu escolhi uma cor salmão bem clarinha, apenas para diminuir o branco, caso ficasse alguma parte sem guardanapo.
    RECICLAGEM
  6. Abra o guardanapo sobre uma superfície. A mesma figura se repete por quatro vezes. Corte a parte que irá usar. Antes de cortar, coloque o guardanapo sobre a garrafa e veja a melhor forma de aplicá-lo. Corte a parte que irá usar com uma tesoura ou com as mãos. Para este trabalho resolvi cortar com a tesoura. Como a garrafa tem um parte cilíndrica com o mesmo diâmetro, achei que ficaria bem interessante envolver toda a garrafa com o desenho. Para a área do gargalo, iria completar com o cacho de uvas, para isto cortei algumas uvas em pequenos agrupamentos. 
    RECICLAGEM
  7. Separe as camadas do guardanapo com cuidado para não rasgar. São três camadas bem finas e frágeis. Despreze as brancas. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
    RECICLAGEM
  8.  Com um pincel largo e macio passe a cola diluída a 50% (metade cola e metade água) sobre a superfície escolhida. Coloque o guardanapo sobre a cola com cuidado para não rasgar. Como a área é grande, e o guardanapo não poderá ser muito manuseado, a minha dica é ir passando cola aos poucos. Como o desenho que escolhi iria ter continuidade na outra parte da garrafa, resolvi fazer a colagem com a garrafa fechada. Isto foi fácil por conta de pequenos imas no seu interior. 
    RECICLAGEM
  9. Deixe secar e cole os cachinhos de uva nos espaços em branco.
    RECICLAGEM
  10. Deixe secar e faça o acabamento da rolha e do lacre. Para a rolha colei um pedaço do guardanapo na cor marrom e para o lacre usei a tinta acrílica dourada.
    RECICLAGEM
  11. Deixe secar bem e passe mais uma camada de cola diluída sobre o guardanapo. Se você fizer este processo antes da secagem do papel, ele pode romper, sendo necessário a sua retirada para substituição. 
  12. Depois de bem seco, separe as duas partes usando um estilete. Corte com cuidado exatamente nas junções das duas metades da garrafa. Como o guardanapo é bem fino, é possível ver esta junção.
    RECICLAGEM

    RECICLAGEM
  13. Resolvi deixar a parte que iria receber as dobradiças unidas. Aí vai de acordo com o gosto pessoal de cada um.
    RECICLAGEM
  14. Personalize a garrafa do seu jeito. Pequenos toques de cor ou sombras aqui e acolá. Eu preferi usar o dourado para dar um pouco de brilho e para contornar internamente a borda da garrafa.
    RECICLAGEM
  15. Hora de remontar a garrafa recolocando as peças retiradas e as dobradiças. Atenção ao colocar as dobradiças para não colocá-las ao contrário.
    RECICLAGEM

    RECICLAGEM

    RECICLAGEM
  16. Com o estilete, corte o lugar em que a dobradiça aparece. Cuidado para não cortar demais.
    RECICLAGEM

    RECICLAGEM
  17. Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico para proteger o trabalho. Pode ser brilho, semi-brilho ou fosco, fica ao critério de cada um. É necessário passar pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem.

RECICLAGEM
RECICLAGEM

RECICLAGEM

RECICLAGEM

Prontinho! Trabalho finalizado. Gostei muito do resultado final. Achei que ficou melhor do que era. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quanta modéstia! E vocês o que acharam?

RECICLAGEM



2 comentários:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!