Ganhamos há alguns anos um kit para vinho com o formato de uma garrafa, composto por 2 peças: um saca-rolha com abridor e um abridor de lacre.
Sempre gostei deste nosso kit porta saca-rolha, ele é prático além de possuir um certo charme e elegância.
Não sei se pelo anos de "vida" ou se pelo calor de Recife, a garrafa que servia como recipiente para o kit, começou a ficar algo melada e pegajosa. Tentei de tudo sem sucesso. Lavei, passei álcool, mudei o lugar em que era guardado. Nada dava certo.
Como não queria me desfazer deste pequeno mimo, resolvi reciclar o kit com decoupagem.
Isto mesmo decoupagem. Seria inicialmente uma tentativa. Se desse errado, a solução seria desfazer do recipiente e ficar apenas com o kit. Mas, se desse certo não apenas iria manter todo o kit, como ele ficaria com um visual novo e personalizado.
Fiquei bem animada e providenciei o material. Na realidade já os tinha, só tive que agrupá-los, escolher o guardanapo que iria usar (tenho alguns guardados) e começar a brincadeira.
Eu resolvi fazer este post para que vocês vejam como é possível reciclar e aproveitar praticamente tudo. Então vamos aos materiais necessário e a técnica empregada.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Kit para vinho
- Kit de chave de fenda
- Tinta látex ou acrílica branca
- Tinta látex ou acrílica salmão ou outra cor clara
- Cola branca extra forte para artesanato
- Rolo de espuma pequeno
- Pinceis de vários tamanhos
- Recipiente com água
- Lugar para misturar a tinta
- Guardanapo para decoupagem com motivo de vinho e uvas. Eu tinha dois lindos guardanapos com o tema. Difícil escolha. Fiquei com o segundo. Espero ter sido uma boa escolha.
- Tesoura
- Tinta acrílica metálica dourada
- Verniz acrílico a base de água
- Estilete
- Jornais para forrar a bancada de trabalho
PASSO-A-PASSO:
- Com a chave de fenda estrela, desparafuse as dobradiças da tampa e guarde com cuidado para não perder.
- Desmonte todo o kit de vinho.
- Prepare a tinta para fazer a base. Como a garrafa é vermelha e o guardanapo fino, a pintura é obrigatória ou o desenho não ficará muito visível. Como eu só tinha tinta látex para fazer a base e esta tinta não se fixa no plástico, fiz uma mistura com cola extra forte, na proporção de 50%. Se ficar muito grossa acrescente um pouco de água, apenas para facilitar sua aplicação.
- Passe duas demão de tinta branca com o rolinho de espuma em toda a garrafa, intercalando um período para secagem. Como eu sou do tipo apressada usei um secador de cabelos para agilizar o processo. Fica a dica.
- Dê pelo menos uma demão com a cor escolhida. Se for usar tinta látex, misture-a com cola. Eu escolhi uma cor salmão bem clarinha, apenas para diminuir o branco, caso ficasse alguma parte sem guardanapo.
- Abra o guardanapo sobre uma superfície. A mesma figura se repete por quatro vezes. Corte a parte que irá usar. Antes de cortar, coloque o guardanapo sobre a garrafa e veja a melhor forma de aplicá-lo. Corte a parte que irá usar com uma tesoura ou com as mãos. Para este trabalho resolvi cortar com a tesoura. Como a garrafa tem um parte cilíndrica com o mesmo diâmetro, achei que ficaria bem interessante envolver toda a garrafa com o desenho. Para a área do gargalo, iria completar com o cacho de uvas, para isto cortei algumas uvas em pequenos agrupamentos.
- Separe as camadas do guardanapo com cuidado para não rasgar. São três camadas bem finas e frágeis. Despreze as brancas. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
- Com um pincel largo e macio passe a cola diluída a 50% (metade cola e metade água) sobre a superfície escolhida. Coloque o guardanapo sobre a cola com cuidado para não rasgar. Como a área é grande, e o guardanapo não poderá ser muito manuseado, a minha dica é ir passando cola aos poucos. Como o desenho que escolhi iria ter continuidade na outra parte da garrafa, resolvi fazer a colagem com a garrafa fechada. Isto foi fácil por conta de pequenos imas no seu interior.
- Deixe secar e cole os cachinhos de uva nos espaços em branco.
- Deixe secar e faça o acabamento da rolha e do lacre. Para a rolha colei um pedaço do guardanapo na cor marrom e para o lacre usei a tinta acrílica dourada.
- Deixe secar bem e passe mais uma camada de cola diluída sobre o guardanapo. Se você fizer este processo antes da secagem do papel, ele pode romper, sendo necessário a sua retirada para substituição.
- Depois de bem seco, separe as duas partes usando um estilete. Corte com cuidado exatamente nas junções das duas metades da garrafa. Como o guardanapo é bem fino, é possível ver esta junção.
- Resolvi deixar a parte que iria receber as dobradiças unidas. Aí vai de acordo com o gosto pessoal de cada um.
- Personalize a garrafa do seu jeito. Pequenos toques de cor ou sombras aqui e acolá. Eu preferi usar o dourado para dar um pouco de brilho e para contornar internamente a borda da garrafa.
- Hora de remontar a garrafa recolocando as peças retiradas e as dobradiças. Atenção ao colocar as dobradiças para não colocá-las ao contrário.
- Com o estilete, corte o lugar em que a dobradiça aparece. Cuidado para não cortar demais.
- Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico para proteger o trabalho. Pode ser brilho, semi-brilho ou fosco, fica ao critério de cada um. É necessário passar pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem.
Prontinho! Trabalho finalizado. Gostei muito do resultado final. Achei que ficou melhor do que era. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quanta modéstia! E vocês o que acharam?
Boa sorte e sucesso nos trabalhos!
Alguns trabalhos com garrafas e vidros:
Puxa, ficou lindo msm!!! Parabéns! Obrigada por curtir o Arte&fato ;)
ResponderExcluirObrigada, Babu. Seu blog é ótimo. Um abraço.
Excluir