Não tem nada mais repulsivo do que ver seres humanos maltratando animais. Não importa o tamanho do animal. Seja de passarinho a cavalo, o animal merece respeito e carinho. Ninguém é obrigado a criar animais, isto é uma opção que deve ser encarada com responsabilidade e comprometimento. Somos os seres racionais da questão e tomamos atitudes irracionais com relação aos animais.
E quanto o maltrato tem como desculpa a necessidade de sustento? Será que justifica o sacrifício de um cavalo, que deveria estar circulando na zona rural e não na cidade grande?
O que vemos com frequência são animais subnutridos e muitas vezes feridos pelo uso abusivo de varas e chicotes. Como se não bastasse o estresse dos grandes centros urbanos, entre carros, caminhões e ônibus, este pobres animais são constantemente açoitados até a exaustão.
Nem sempre estes animais são usados para transporte de mercadorias. Boa parte das vezes são apenas meio de diversão de seus usuários, que sequer respeitam o limite de cansaço dos animais.
Não são apenas os animais que são desrespeitados, os demais moradores da cidade também sofrem com o descaso dos ditos "donos" destes animais. Sujam as ruas e ainda circulam pelas calçadas com a maior tranquilidade sem o menor respeito e consideração com os demais.
Segundo a prefeitura de Recife isto está perto de acabar.
O Projeto de Lei 30/2013, que proíbe o uso de veículos de tração animal entrará em vigor em 1º de março na cidade de Recife. Um grande passo na defesa destes animais. Caberá a toda a sociedade a fiscalização desta lei, para que não seja apenas mais uma sem efeito.
E como resolver a situação social dos que usam estes animais, perguntarão alguns? A resposta me parece bem simples e prática: Carroças puxadas por bicicletas. Um mecanismo que poderá ser adaptado facilmente em qualquer oficina. Vejam alguns modelos que encontrei na internet e e que são boas alternativas para o problema:
O que pode parecer um transtorno pela mudança de postura e ausência do uso do animal, irá com certeza trazer benefícios a estes indivíduos. Afinal irão poupar com os cuidados necessários com o mesmo (área de guarda, descanso, vacinas, veterinários, alimentação, cuidados higiênicos...). É tudo uma questão de costume e deixar a imaginação do povo agir para criar soluções mais humanas e racionais.
http://www2.recife.pe.gov.br/recife-ficara-livre-dos-veiculos-de-tracao-animal/
(A maioria das fotos aqui postadas são de minha autoria. Outras foram tiradas da internet. Caso alguém se sinta prejudicado ou queira seu nome vinculado às suas fotos, é só postar um comentário abaixo.)
(A maioria das fotos aqui postadas são de minha autoria. Outras foram tiradas da internet. Caso alguém se sinta prejudicado ou queira seu nome vinculado às suas fotos, é só postar um comentário abaixo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!