Translate

Menu

domingo, 13 de junho de 2021

BANDERINHAS JUNINAS

Junho de 2021, mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Data especial no nordeste brasileiro. Mês das quadrilhas juninas, comidas típicas de São João, fogueiras e muita animação. Principalmente, no interior do estado.
Entretanto, por conta da malfadada da Covid-19, as festanças e guloseimas estão restritas aos lares. 
Mas, não é por isto que iremos entregar os pontos. Vamos entrar no clima e festejar com alegria, comidas típicas e forró. Sem grandes públicos, apenas os moradores da casa.
Ano passado fiz algumas bandeirinhas de São João que coloquei na varanda. Na mesa uma toalha vermelha e alguns pratos típicos. Apenas para os 4 moradores da casa. Este ano irei repetir a experiência, aproveitando as mesmas bandeirinhas.
As bandeirinhas foram de TNT, material que eu tinha em casa. Mas poderia ter sido algodão ou outro tecido. O importante é variar nas cores ou usar alguma estampa bem chamativa e colorida.
decoração junina;
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • TNT em cores variadas 
  • tesoura
  • alfinete
  • papel, régua e lápis
  • cordão de sisal ou barbante
  • pistola de cola quente com refil
  • animação é São João
  • fita adesiva
PASSO-A-PASSO (PAP):
  1. Escolha a área que irá colocar as bandeirinha, calcule a metragem do cordão necessário para a mesma. Deixe uma margem de segurança para que não fique muito esticado.
  2. Decida o tamanho de sua bandeirinha. Pode ser pequena, média ou grande, mas deve ser proporcional ao espaço. Se for muito pequena não irá destacar. E, se for muito grande, irá incomodar as pessoas.
  3. Se quiser faça um molde em papel ou jornal.
  4. Dobre o TNT, coloque o molde sobre o mesmo e corte.
    Dica: Para o TNT não escorregar, usei alfinetes para fixar e facilitar o corte. Como cortei sem molde, fiz o corte de retângulos.
    Depois cortei a ponta de um dos lados formando a bandeirinha.
  5. Repita o processo com todas as cores.
  6. Com a cola quente, cole o cordão em cada bandeirinha. Deixe um espaço para dobrar o TNT sobre o cordão, cobrindo-o. 


  7. Cole uma bandeirinha ao lado da outra, mas não muito perto. Importante alternar as cores.
  8. Repita a operação até finalizar todas as bandeirinhas.
  9. Estude a melhor forma de pendurar as suas bandeirinhas. Eu optei em prender com fita durex. Não gosto da ideia de furar a parede com pregos. Primeiro fixei uma ponta e contornei a varanda, deixando formar uma suave curva. Finalizei cruzando o meio da varanda como restante das bandeirinhas.
Falando sério, o resultado ficou muito mimoso e alegre. 
decoração junina
DECORAÇÃO JUNINAS;
Parece uma coisa boba, mas no ano passado resolvemos fazer o jantar na varanda. O cardápio não poderia ser outro. Comidinhas típicas de São João. Foi ótimo, uma maneira divertida de sair da rotina e apurar os laços familiares. Bom demais. Este ano iremos repetir a dose. 😋😋😋
Como eu não tinha uma toalha com desenhos típicos de festa junina, usei um grande pedaço de TNT vermelho para cobrir a mesa. Deu super certo. Se é pra improvisar que seja. 😂😂😂
Que quiserem complementar a decoração, faça alguns balões de São João, pendure alguns chapéus de palha na parede (ou na cabeça). Pegue alguns gravetos de madeira e simule uma fogueira (só não vá acender dentro de casa), simule o fogo com tirinhas de TNT ou papel crepom vermelho. 
Agora é só começar a "festança".
Espero que vocês tenham gostado e façam em suas casas. Muitas vezes fazemos artesanatos para presentear ou vender, enfeites para festas de terceiros, e nem sempre temos tempo de cuidar de nosso próprio espaço. Vamos aproveitar este momento e investir em nosso lar e nossos afetos mais importantes, nossa família.
Se vocês fizerem alguma decoração na casa de vocês, me enviem as fotos. Vou colocá-las na atualização do link. ✉📧
Obrigada pela visita. 🙋🙋
Mil bjs carinhosos e um forte abraço aos meus amigos e seguidores. 
Fiquem na paz. Que Santo Antônio, São João e São Pedro protejam o seu lar e sua família.
Até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...) 😚💋💋.

BOAS FESTAS e BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver e fazer algumas das gostosuras do blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!