Translate

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

CASINHA DE BISCOITO DE MEL COM ESPECIARIAS

🎅BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL 🎅

Quem celebra o natal com a presença de crianças não pode deixar de fazer a casinha de biscoitos crocantes. Faz o maior sucesso. Além de enfeitar a mesa, a casinha encanta a todos. Nem precisa ser muito elaborada.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
Para o natal de 2016, eu resolvi repetir o sucesso da casinha de biscoito de 2013. Mas, queria um modelo diferente. EntĂŁo comecei a remexer meus "arquivos pessoais".
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
Mexendo em alguns ĂĄlbuns de fotos antigas (adoro este passatempo) encontrei uma foto de 1995, de um bolo que fiz com esta temĂĄtica. A torre quase desabando pelo peso do glacĂȘ. Cai ou nĂŁo cai, eis a questĂŁo. kkkkkkkkkkkkkkkkk. É nestas horas que agradeço nĂŁo ter escolhido engenharia como profissĂŁo. Mas, deixando minhas duvidosas habilidades como construtora de lado, atĂ© que minha casinha ficou simpĂĄtica. kkkkkkkkkkkkkkk. Vejam a foto abaixo.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
Nem me lembrava mais. Meu filho tinha 1 aninho e minha filha nem tinha nascido. Foi um bolo inspirado em uma revista de Marta Ballina. Como nĂŁo sou de jogar fora minha revistas de culinĂĄria e artesanato, depois de muita procura, encontrei a revista. FESTAS INFANTIS de MARTA BALLINA, nÂș 2, lançada no Brasil em outubro de 1995. E lĂĄ vou eu, de novo, dar uma de engenheira. Um dia acerto. kkkkkkkkkkkkkkk. Vejam abaixo a fonte de minha inspiração. ATENÇÃO: Peço a todos que exerçam o espĂ­rito do Natal e evitem comparaçÔes com a minha tĂŁo humilde casinha.
É, nĂŁo dĂĄ pra comparar. Mas, o importante Ă© criar coragem e arriscar.
Mesmo usando os moldes da revista, fiz algumas alteraçÔes na casinha. Para quem quer fazer e nĂŁo tem a revista, aĂ­ vĂŁo os moldes. Ampliem atĂ© o tamanho desejado ou sigam o tamanho sugerido por Marta Ballina. No molde cada quadradinho tem 1 cm x 1 cm. Faça as aberturas para as portas e janelas como vocĂȘ preferir. A ilustração Ă© apenas uma sugestĂŁo.
A original Ă© uma linda capela com duas torres, com os telhados e torres cobertos de glacĂȘ. Eu optei por uma Ășnica torre que no final transformei em chaminĂ© (basta nĂŁo colocar o telhado da torre) onde coloquei um pequeno papai-noel. TambĂ©m diminui a quantidade do glacĂȘ. Nas ementas das paredes coloque confeitos ou cubra com glacĂȘ real para dar o aspecto de neve. Neve no nordeste brasileiro? SĂł se for de açĂșcar. HOHOHOHOHO!
As pequenas guloseimas sobre o telhado e paredes da casinha de biscoito, atrai os olhares e curiosidade das crianças que anseiam por iniciar a sua demolição. Mas, só depois de cear.
Comparem as 3 casinhas feitas em anos distintos, cada qual feita de uma maneira diferente.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
Na de 1995 feita com o mesmo molde da de 2016, eu usei uma quantidade maior de glacĂȘ real para simular a neve. Em compensação usei menos confeitos. TambĂ©m, naquele ano, cortei os biscoitos sem vazar as janelas e portas. Depois de assar os biscoitos, ainda com a massa quente Ă© que fiz os cortes. JĂĄ na casinha de 2016, eu optei em fazer as aberturas para as janelas e portas antes de assar. Acho que as aberturas da casinha de 1995 ficaram melhor definidas se comparadas Ă  casinha de 2016. Isto ocorre, porque a massa sempre incha um pouco ao assar, fechando e deformando ligeiramente os orifĂ­cios.
O importante Ă© que se for assar a massa antes de cortar as janelas e portas, nĂŁo deixe o biscoito esfriar. O biscoito sai macio do forno e somente ao esfriar Ă© que endurece. Se vocĂȘ fizer qualquer corte com ele frio e endurecido, corre o risco de quebrĂĄ-lo.
Na parede de fundo da casinha, eu nĂŁo fiz as aberturas das janelas laterais.
Outra diferença da casinha de 1995 para a de 2016 Ă© que a Ășltima nĂŁo apoiei sobre o bolo. Coloquei em uma travessa e espalhei guloseimas ao redor. Vale colocar biscoitos, balas, confeitos de bolo, jujubas, bombons, docinhos de festa, ... Enfim, o que quiser.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
E por Ășltimo, transformei a torre maior em chaminĂ© e retirei a torre menor. Na chaminĂ© da casinha de 2016, coloquei um pequeno enfeite de Papai Noel. Como ele nĂŁo Ă© comestĂ­vel Ă© importante limpĂĄ-lo antes e envolver a parte que fica em contato com o biscoito em filme plĂĄstico ou papel alumĂ­nio. Ou vocĂȘ pode modelar em massa comestĂ­vel (pasta americana, pasta de leite ninho) ou bombom em forma de Papai Noel.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
A casinha de 2013 por ser a mais simples, Ă© a mais fĂĄcil de fazer. Ideal para quem nĂŁo tem muita paciĂȘncia para esperar que o glacĂȘ das paredes sequem antes de colar cada telhado.
đŸ˜©Para evitar que o biscoito amolecesse, eu fiz a montagem da casinha prĂłximo do horĂĄrio marcado para os convidados. Na agonia contra o tempo colei a lateral da casa em posição errada em relação Ă  parede anterior e posterior. Colei por trĂĄs e nĂŁo ao lado. Como o telhado era do mesmo comprimento da lateral, ele ficou sem encostar na inclinação da parede da fachada e dos fundos. O mesmo aconteceu com a parede lateral do andar superior. Fato que sĂł constatei no momento que colei os telhados de baixo e a parede lateral superior da casa. Fiquei com medo de despencar tudo e aumentei a quantidade de glacĂȘ na colagem. Pura tolice. Percebi que o glacĂȘ, mesmo seco, nĂŁo iria aguentar o peso. AlĂ©m dos confeitos, ia ter uma chaminĂ© em cima. E o telhado, sem ter onde ser apoiar, iria ruir antes da hora. A solução foi desmanchar a parte feita. Com cuidado para nĂŁo quebrar o biscoito e fazer a montagem do inĂ­cio. Para quem estava com pouco tempo... Que agonia. Gastei tempo (que nĂŁo tinha) e o glacĂȘ. NĂŁo dĂĄ para reaproveitar o glacĂȘ depois que seca. Mesmo molhando ele nĂŁo cola mais. Tive que raspar tudo e jogar fora. E como nĂŁo tinha tempo para fazer novo glacĂȘ, fiz uma decoração minimalista. O que importa Ă© o espĂ­rito do Natal.  
🎅 HOHOHOHOHOHOHO!!!🎅 
Cada convidado trouxe um prato. E aos poucos a mesa foi se enchendo.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
No final uma linda e farta mesa. DelĂ­cias doces e salgadas. Uma gostosura atrĂĄs da outra. DifĂ­cil de decidir o que estava melhor.
Ter a famĂ­lia reunida nesta data Ă© super especial.
Os doces saíram de minha cozinha: Cheesecake com geleia caseira de uva, bolo de chocolate com mousse e cobertura de chocolate (as cerejas frescas são puro charme da decoração), salada de frutas (que não aparece na foto abaixo) e a casinha de biscoito de mel e especiarias. Também providenciamos um chutney de manga com torradas e um suculento tender assado. Os demais itens da ceia foram contribuiçÔes da família.
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
Até o Papai Noel veio cear. Casa que tem crianças e biscoitos ele sempre aparece.
E para terminar, a brincadeira foi: DEMOLIÇÃO DE CASINHA. A minha não! A de biscoitos. kkkkkkkkkkkk. Nesta brincadeira não tem idade limite, participa quem quiser. No início todos são bem educados e só pegam uma balinha aqui, outra acolá.
Aí, alguém decide quebrar literalmente o padrão e liberar geral. A chaminé, seguida pelo telhado, é a primeira a dançar.
É biscoito que não acaba mais. Não tem mais volta. O resultado da brincadeira fica todinho na travessa.
Pelos momentos vividos, vale cada esforço e estresse.
EntĂŁo, que tal fazer a sua casinha de biscoitos?
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
A internet tem vĂĄrios modelos de casinha de biscoito e diversas maneiras de decorar. O bĂĄsico irei postar abaixo. Espero que vocĂȘs se animem e façam.
INGREDIENTES:
BISCOITO:
  • 200 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 250 g de açĂșcar mascavo ou demerara ou cristal
  • 250 g de mel ou melaço
  • 2 ovos
  • 2 c/chĂĄ de bicarbonato de sĂłdio
  • ½ c/chĂĄ de cravo moĂ­do
  • ½ c/chĂĄ de noz moscada moĂ­da
  • 1 c/chĂĄ de canela em pĂł
  • raspas de 1 limĂŁo
  • ½ c/chĂĄ de sal (se utilizar a manteiga sem sal)
  • 7 a 7 ½ xĂ­c/chĂĄ de farinha de trigo
GLACÊ REAL:
  • 1 clara de ovo
  • 250 g de glaçĂșcar ou açĂșcar de confeiteiro
  • 1 c/chĂĄ de cremor tĂĄrtaro
  • ½ c/chĂĄ de ĂĄcido cĂ­trico ou suco de limĂŁo ou gts de vinagre branco
  • ½ c/chĂĄ de essĂȘncia a gosto (baunilha, mel, amĂȘndoas...)
COMPLEMENTO:
  • moldes da casinha 
  • papel manteiga
  • tabuleiros
  • saco de confeitar
  • bicos de confeitar
  • balas, jujubas, confeitos e chocolates a gosto
MODO DE PREPARO:
BISCOITO:
  1. Separe e meça os ingredientes.
  2. Coloque em uma vasilha o cravo moĂ­do, a noz moscada moĂ­da e a canela em pĂł. Misture.
  3. Junte o bicarbonato de sódio e as raspas de limão, misturando a cada adição. Reserve.
  4. Em uma pequena panela coloque o mel e o açĂșcar. Misture e leve ao fogo mĂ©dio atĂ© começar a ferver.
  5. Desligue o fogo assim que ferver, espere amornar e junte a manteiga. Misture bem.
  6. Junte as especiarias reservadas. Misture.
  7. Acrescente o sal apenas se utilizou a manteiga sem sal.
  8. Misture ligeiramente os ovos e junte-os Ă  mistura de mel. Misture. Dica: neste momento a mistura de mel deve estar fria.
  9. Por Ășltimo, acrescente a farinha de trigo. Dica: Para nĂŁo empelotar e ficar difĂ­cil de misturar, vĂĄ acrescentando a farinha xĂ­cara por xĂ­cara. Dependendo do tamanho do ovo utilizado vocĂȘ irĂĄ usar 7 xĂ­c/chĂĄ ou 7 ½ xĂ­c/chĂĄ.
  10. A medida que a massa for ficando pesada, passe-a para uma bancada enfarinhada e amasse atĂ© formar uma bola de massa. NĂŁo bata a massa para nĂŁo ativar o glĂșten da farinha o que deixa o biscoito muito duro.
  11. Passe a massa para uma vasilha e cubra com um plĂĄstico.
  12. Leve a massa Ă  geladeira para descansar por 30 minutos.
  13. Enquanto espera, recorte os moldes da casinha escolhida em cartolina, papel cartĂŁo ou papelĂŁo. Reserve.
  14. PrĂ©-aqueça o forno a 180° C. 
  15. Prenda com fita adesiva um pedaço de papel manteiga no balcĂŁo (ou mesa). Polvilhe ligeiramente com farinha de trigo. Coloque um pedaço da massa. Aperte-a para espalhar um pouco. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa. Cubra tudo com um plĂĄstico. Dica: A fita adesiva no papel manteiga irĂĄ evitar que ele se mova durante o processo. A farinha polvilhada no papel e na massa impede que esta grude ao ser esticada.
  16. Abra a massa com o auxílio de um rolo de massa até a espessura aproximada de 0,5 cm.
  17. Retire o plĂĄstico de cima, posicione os moldes e corte com o auxĂ­lio de uma faca de ponta. Retire o excesso de massa. A sobra de massa pode ser novamente amassada e aberta para cortar outras partes da casinha.
  18. Solte o papel manteiga da mesa e coloque-o sobre o fundo de uma assadeira.
  19. Asse em forno prĂ©-aquecido a 180° C, por 15 a 20 minutos. Fique atenta para nĂŁo queimar. As peças devem ficar ligeiramente douradas e despregarem do papel. Ao pressionar o dedo sobre o meio da massa, esta deve estar macia.
  20. Deixe as peças esfriarem bem antes de serem usadas ou guardadas.
GLACÊ REAL:
  1. Peneire o açĂșcar. Dica: Eu usei o glaçĂșcar da UniĂŁo.
  2. Coloque o açĂșcar e a clara de ovo na tigela da batedeira. Acrescente o cremor tĂĄrtaro, o ĂĄcido cĂ­trico e a essĂȘncia. Dica: O cremor tĂĄrtaro irĂĄ evitar a cristalização do açĂșcar e ajudar na secagem do glacĂȘ para fixar e sustentar a casinha e as balas usadas na decoração. A essĂȘncia e o ĂĄcido cĂ­trico sĂŁo opcionais.
  3. Ligue a batedeira e bata bem por aproximadamente 10 minutos, atĂ© ficar bem consistente. Dica: Misture com uma colher antes de ligar a batedeira para nĂŁo levantar poeira de açĂșcar ao bater.
  4. O ponto Ă© quanto a mistura nĂŁo cai da colher ao ser virada para baixo.
    Dica: O tamanho da clara empregada irĂĄ interferir na consistĂȘncia desejada do glacĂȘ. Para uma boa fixação das paredes, telhado e decoração da casa o do glacĂȘ nĂŁo deve ser mole e nem muito duro. Caso seu glacĂȘ fique mole, acrescente um pouco mais de açĂșcar peneirado e bata mais. Se tiver ficado muito duro, acrescente um pouco de clara de ovo ou suco de limĂŁo.
  5. Empregue-o imediatamente ou guarde-o em recipiente hermeticamente fechado ou sacos plĂĄsticos sem ar. Dica: O contato com o ar resseca o glacĂȘ. Durante o trabalho, o glacĂȘ que nĂŁo estiver no saco de confeitar deve ser coberto com uma toalha levemente Ășmida para nĂŁo ressecar. O glacĂȘ que nĂŁo foi usado imediatamente, deve ser novamente batido antes de ser empregado.
  6. Caso queira tingir seu glacĂȘ use corantes alimentĂ­cios em gel. Separe o glacĂȘ em porçÔes e tinja cada uma na cor desejada.
MONTAGEM DA CASINHA:
  1. Coloque o glacĂȘ em um saco de confeitar com o pico pitanga ou perlĂȘ. Eu usei o perlĂȘ.
  2. Sobre um pedaço de papel manteiga coloque a base da casinha.
  3. Comece a montar a casinha colando as paredes sobre a base e entre si. Use bastante glacĂȘ para colar as paredes na base e entre si. Espere secar para colocar os telhados. 
    Dica: Antes veja a posição correta das paredes entre si e com relação ao telhado. O telhado deve ser apoiado em trĂȘs paredes e nĂŁo apenas em uma. Eu nĂŁo observei com cuidado e terminei tendo que refazer esta parte. Pode ser exagero meu, mas fiz um reforço de glacĂȘ por dentro da casinha apenas por segurança.
  4. Espere o glacĂȘ firmar bem para poder passar para a parede que irĂĄ formar o andar de cima e servir de apoio para o telhado superior. Espere secar bem.
  5. Cole o telhado com bastante calma. Primeiro coloque o telhado do andar de baixo e espere secar. Em seguida, coloque a parede lateral do andar superior. Dica: Foi nesta hora que vi a besteira que tinha feito. O meu telhado tinha a mesma medida da parede lateral. Era para colar a lateral da casinha exatamente na lateral da parede de frente e fundo. Ao invĂ©s disto eu cole por trĂĄs da parede para nĂŁo aparecer a emenda. Precisei usar bastante glacĂȘ para garantir que nĂŁo desmoronasse. Vejam como o telhado ficou mais curto sem tocar na parede anterior e posterior. Correndo o risco de desabar com algum movimento brusco. Fiquem atenda a este detalhe ao montar a casinha. Foi neste momento que percebi que nĂŁo tinha como prosseguir. Desmanchei e refiz tudo, desta vez colando a parede lateral ao lado da fachada, na sua espessura e nĂŁo por trĂĄs. Adeus glacĂȘ usado.
  6. Cole o telhado superior seguindo os mesmos cuidados. 
  7. Enquanto espera o telhado superior secar, monte as paredes da chaminé e espere secar bem.
  8. Cole a chaminĂ© sobre o telhado superior com glacĂȘ.
  9. Decore a casinha a gosto. Contorne as aberturas e cole confeitos e jujubas com glacĂȘ. Use o bico pitanga ou o perlĂȘ de acordo com a decoração desejada. Com o glacĂȘ faça pontas para baixo nas beiradas dos telhados para imitar neve. Dica: Eu queria fazer mais detalhes na casinha, mas usei tanto glacĂȘ para fazer as emendas com o medo do telhado cair que nĂŁo sobrou muita coisa. Tudo porque colei a lateral da casinha sem atentar para o tamanho do telhado. kkkkkkkkkkkkk. Fica a dica. Outra dica Ă© fazer a decoração das paredes e telhados antes de colĂĄ-los. É muito mais fĂĄcil de contornar e fazer mais detalhes na decoração. SĂł deixe a neve caindo para o final.
    BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
  10. Com cuidado, transfira a casinha para uma travessa em que serĂĄ servida ou coloque-a sobre um bolo. Eu coloquei em uma travessa e espalhei biscoitos (os que nĂŁo usei na casinha, mas poderiam ser outros), confeitos e balas.
  11. Coloque um pequeno Papai Noel na chaminé.
    BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
    BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
  12. Posicione a sua casinha na mesa em que serå servida a ceia, juntamente com outras guloseimas doces. Dica: Se sua mesa não comporta todos os pratos. Faça uma mesa auxiliar para os doces e sobremesas.
  13. No momento da demolição é só dar o comando e sair de baixo. A casa serå demolida. kkkkkkkkkkk.
As sobras coloque em um frasco com tampa. Coma estes pedaços no café da manhã ou da tarde do dia 25. A magia do momento permanece e o sabor do biscoito também.
Bom, esta postagem jĂĄ estĂĄ muitoooooo loooooonga! EntĂŁo, fico por aqui. Obrigada pela visita e paciĂȘncia. 😍😍😍😍
BISCOITO CROCANTE DECORADO COM GLACÊ REAL; natal; casa de biscoito
Beijocas!!! 😘😘😘😘
Quem fizer depois diga o que achou da receita.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Queridos visitantes deixem o seu comentĂĄrio que irei responder o mais rĂĄpido possĂ­vel.
Caso vocĂȘs fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocĂĄ-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!