Translate

Menu

sábado, 13 de maio de 2017

GARRAFAS RECICLADAS - Esmalte sintético branco e preto

GARRAFA DECORATIVA - CONTRASTE PRETO E BRANCO

Técnica que já descrevi anteriormente AQUI! 
Hoje irei usar duas cores contrastantes que adoro: Preto e branco.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; GARRAFAS; RECICLAGEM; pintura em garrafas; arte com garrafas; reutilizando garrafas; lixo é luxo; garrafa com esmalte sintético; passo-a-passo

Eu resolvi fazer estas garrafas para aproveitar duas latinhas de tinta esmalte de trabalhos anteriores. E, gostei tanto do resultado final, que resolvi dividir com vocês.
No comércio tem boas marcas de tinta, vale a pena conferir preço antes de comprar. Mas, eu sugiro que compre uma de secagem rápida para agilizar um pouco o processo. Como a quantidade de tinta usada é pequena, você pode usar restos de tintas de projetos anteriores. O importante é que a tinta não seja a base de água.
Esta é uma técnica que não requer prática em pintura, mas necessita de muita paciência para executar cada passo e esperar o tempo de secagem de uma etapa para outra.
A pintura é feita no interior da garrafa. Para que o efeito fique mais bonito e bem nítido, é preciso ir colocando a tinta aos poucos, deixando-a escorrer pelo gargalo da garrafa.
Desta vez comecei com a cor mais escura e deixei a cor mais clara para o final. Achei que o resultado ficou melhor. A tinta branca não "apaga" a tinta preta que já está seca e o contraste fica bem nítido.
É preciso deixar secar a primeira cor antes de introduzir a segunda, para que não fiquem mescladas.
Como é uma técnica demorada, eu sempre faço mais de uma ao mesmo tempo. Vejam o meu antes e depois.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; GARRAFAS; RECICLAGEM; pintura em garrafas; arte com garrafas; reutilizando garrafas; lixo é luxo; garrafa com esmalte sintético
Use sua garrafa na decoração de sua casa como vaso para flores secas, artificiais ou naturais com água. Nunca use garrafa com o interior pintado para guardar alimentos ou bebidas para consumo humano ou animal. Seu uso é exclusivamente decorativo.
MATERIAIS:
  • esmalte sintético preto (secagem rápida)
  • esmalte sintético branco (secagem rápida)
  • solvente para esmalte sintético
  • pinceis de tamanhos variados
  • álcool líquido e pano de limpeza
  • jornal (bastante)
  • luva descartável

PASSO-A-PASSO:
  1. Retire o rótulo, lave (exterior e interior) e seque a garrafa. Deixe virada para baixo até escorrer toda a água.  Depois coloque álcool líquido dentro da garrafa, movimente o álcool em todo o interior e escorra-o. Finalize passando um paninho limpo com álcool no exterior da garrafa.
  2. Forre o local de trabalho com bastante jornal ou papelão e use luvas descartáveis. Mesmo a pintura sendo no interior da garrafa, a sujeira é grande.
  3. Com cuidado e usando um pincel ou um recipiente com bico fino e longo com tinta preta, vá despejando a tinta pela parede interna do gargalo da garrafa. Não coloque muita tinta para não cobrir totalmente a parede interna da garrafa. É preciso que fique áreas sem tinta para receber em outra etapa a cor branca. Dica: Evite diluir a tinta. Caso ela esteja muito grossa, coloque pouco diluente. O diluente deixa a tinta muito fluida, escorrendo muito rápido e não aderindo o suficiente no vidro.
  4. Quando parte da tinta tiver chegado na base da garrafa, vire-a com o gargalo para baixo e deixe escorrer o excesso da tinta sobre um copo ou jornal.
  5. Depois, vire novamente a garrafa para sua posição original e deixe a tinta secar bem. Dica: Mesmo sendo uma tinta de secagem rápida é preciso esperar em torno de 24 horas para a tinta secar bem. Dependendo da umidade e temperatura do ar, este tempo pode ser bem maior. Isto pela pouca ventilação no interior da garrafa. Deixe de ser agoniada e vá fazer outro coisa.
  6. Coloque a segunda cor no interior da garrafa. No meu caso foi a tinta branca. Deixe a tinta escorrer e rode a garrafa para fazer uma cobertura total do interior. Dica: Neste momento você pode colocar mais tinta que anteriormente. Afinal, você deverá cobrir toda a parte interna da garrafa com esta segunda cor. Como a tinta preta já está seca elas não irão se misturar.
  7. Faça o mesmo com as outras garrafas.
    Dica: Você pode deixá-las, deitadas, sempre rodando-as de tempo em tempo, para cobrir toda a área interna. Não esqueça de pôr um calço em cada lado para evitar que as garrafas rolem e caiam.
  8. Quando a cobertura estiver do seu agrado, vire as garrafas com o gargalo para baixo, sobre jornais, para escorrer o excesso de tinta.
  9. Vire novamente as garrafas com o gargalo para cima e espere a secagem final da segunda tinta.
  10. Com um paninho umedecido no solvente limpe o lado externo da garrafa e a ponta do gargalo. (Impossível não fazer sujeira). Use o solvente de sua preferência que pode ser thinner, aguarrás, querosene ou outro. Dica: Caso você não tenha nenhum ou seja alérgica aos solventes químicos, faça a limpeza com acetona ou removedor de esmalte de unha hipoalergênico. Acredite, dá certo.
    ARTESANATO; DECORAÇÃO; GARRAFAS; RECICLAGEM; pintura em garrafas; arte com garrafas; reutilizando garrafas; lixo é luxo; garrafa com esmalte sintético
  11. Prontinho, garrafas terminadas e prontas para uso decorativo. A pintura com esmalte sintético dispensa proteção de verniz na finalização do trabalho.
    ARTESANATO; DECORAÇÃO; GARRAFAS; RECICLAGEM; pintura em garrafas; arte com garrafas; reutilizando garrafas; lixo é luxo; garrafa com esmalte sintético
Gostaram? Então não deixem de fazer e compartilhar. Eu irei ficar aguardando as garrafas de vocês. 

Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).

4 comentários:

  1. como ja falei na 1ª vez.volto a repatir vc. e altamente qualificada tem mãos de fadas parabéns!!1

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho, também coleciono garrafas, e faço umas coisinhas....
    Bjs, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mirtes, amo reciclar garrafas. Embora ultimamente tenho feito poucos trabalhos.
    Obrigada pela visita, volte sempre.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!