Delicioso bolo de coco, ideal para comemorações especiais ou almoço de domingo com a família e amigos.
Esta receita não é minha. É de minha irmã Vera Cintra que gentilmente cedeu a receita e autorizou a sua divulgação no blog. Obrigada, Verinha pelo carinho e desprendimento. 💓
O bolo não leva recheio. Mas, fica bem molhadinho por conta da calda que é absorvida pela massa já assada do bolo, deixando com a sensação de ter sido recheado.
Eu fiz o bolo para o almoço do dia das mães. Quem provou, aprovou e repetiu. 😋😋😋 Não sobrou nem uma migalhinha para o café da manhã do dia seguinte. Este é o melhor termômetro para verificar a aprovação de uma receita e deixar quem fez muito feliz. 😃😃😃
Fiz pequenas adaptações na receita original, mas a essência principal não mexi. Apenas acrescentei coco ralado na massa do bolo e cobertura.
Também, diminui a quantidade de creme de leite da cobertura. A receita original leva duas latas sem soro, coloquei apenas uma. Por conta da temperatura da cidade em que moro (Recife) ser muito elevada, a manteiga da cobertura ficou mole rapidamente. Diferente da minha cidade natal, onde minha irmã ainda mora, que é bem mais fria, principalmente no inverno.
A calda (de acordo com a receita original) no início parecia ser muita, mas o bolo absorveu tudinho.
Eu preparei o bolo com a calda na véspera do evento. Depois de assar o bolo e banhar com a calda, cobri a forma e deixei na geladeira até o dia seguinte. Aí, desenformei e decorei o bolo. Deixei o bolo pronto na geladeira até o momento de ir para o almoço na casa de minha sogra.
INGREDIENTES:
- 2 xíc/chá de farinha de trigo peneirada
- 2 xíc/chá de açúcar
- 5 gemas
- 5 claras
- 1 xíc/chá de leite fervendo
- 1 c/sopa de fermento químico em pó
- 50 g de coco ralado (não tem na receita original, portanto, é opcional.)
- ½ litro (500 ml) de leite
- 3 c/sopa de açúcar refinado
- 1 vidro de leite de coco
COBERTURA:
- 300 g de manteiga sem sal em ponto pomada
- 3 xíc/chá de açúcar refinado
- 2 gemas
- 1 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha (a receita original são duas latas, mas achei que iria ficar muito mole)
- 50g de coco ralado fino (não tem na receita original)
- coco ralado
- cereja em calda
BOLO:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma. Dica: Eu usei uma forma desmontável redonda com 23 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura. Mas, se você tiver uma forma um pouco mais alta é o ideal. O bolo cresce bem e se ficar no limite da forma fica um pouco difícil quando tiver que acrescentar a calda. Forre o fundo da forma com papel manteiga, encaixe o aro, corte o excesso do papel manteiga, unte toda a forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Veja a seta vermelha indicando o papel manteiga colocado.
- Bata as claras em neve e reserve.
- Bata as gemas com o açúcar na batedeira.
- Junte o coco ralado (opcional) e bata ou misture com uma colher.
- Leve o leite ao fogo ou ao microondas. Desligue assim que começar a ferver.
- Acrescente a farinha de trigo e o leite fervendo alternadamente. Dica: Coloque ⅓ da farinha, misture. Acrescente ½ do leite fervendo, misture. Repita a operação até terminar os ingredientes. O primeiro e último ingrediente a ser misturado deve ser a farinha de trigo. Para não espalhar muita farinha de trigo em sua cozinha ao usá-la, misture inicialmente com uma colher e finalize na batedeira. Bata o suficiente para ficar bem mistura. Não bata em excesso para não ativar o glúten da farinha.
- Adicione o fermento e mexa.
- Por último, junte as claras em neve com uma colher ou espátula. Não use mais a batedeira. Dica: Misture ½ das claras em neve à massa. Depois, em movimentos delicados, acrescente o restante das claras.
- Despeje a massa na forma preparada anteriormente. A massa fica bem aerada, tipo um pão de ló.
- Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito.
- Quando o bolo estiver quase assado, misture os ingredientes da calda. Reserve. Dica: eu usei açúcar cristal, mais o ideal é o refinado para facilitar sua dissolução.
- Retire o bolo do forno e, ainda quente e na forma em que foi assado, fure-o com um garfo ou uma faca. Dica: Como a forma que usei é desmontável, coloquei-a sobre uma bandeja para evitar que a calda ao ser colocada vazasse pelo aro. Vazou apenas um pouquinho, melando a bandeja, mas não escorreu. Acho que vale este cuidado para diminuir a sujeira durante o processo.
- Sobre o bolo quente, despeje a calda sobre o mesmo. Espere a calda ser absorvida. Não precisa desenformar o bolo e nem cortá-lo em camadas. A calda vai penetrar lentamente pela massa que é bem aerada e pelos orifícios feitos anteriormente.
- Cubra a forma com uma tampa ou filme plástico e leve à geladeira até o momento de desenformar e cobrir. Dica: Eu deixe na geladeira a noite toda. O bolo só seria servido no dia seguinte no almoço. A cobertura fiz apenas na manhã seguinte um pouco antes de desenformar o bolo que foi afogado na calda. Ai, que ansiedade. Espero que no final dê tudo certo. Não vou ter tempo de preparar outro. Rsrsrsrsrsrsr.😔
- Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até formar um creme esbranquiçado.
- Junte o creme de leite e bata mais um pouco.
- Acrescente o coco ralado (opcional). Dica: Caso ache que a mistura ficou mole, deixe-a por 30 minutos a 1 hora na geladeira para firmar um pouco. Foi o que eu fiz. Por conta da alta temperatura climática da cidade onde moro, a manteiga fica mole rapidamente sendo necessário deixar a cobertura na geladeira para firmar um pouco. Pelo mesmo motivo usei apenas uma lata de creme de leite (sem soro).
- Desenforme o bolo no prato ou bandeja em que será servido. Tire o aro, coloque bandeja ou prato sobre o bolo, vire-o em um movimento único e rápido. Retire o fundo da forma e o papel manteiga. Dica: O bolo absorveu a calda colocada no dia seguinte. Ufa, que alívio! 😌 A parte superior ficou um pouco úmida, mas sequei o excesso com um papel toalha. Consegui desenformar o bolo sem traumas. Optei por deixar a parte superior para baixo e o fundo (que estava mais liso) para cima.
- Cubra o bolo com uma camada caprichada da cobertura. Não precisa ficar lisinho. Com o verso de uma colher eu arrepiei a superfície do bolo, deixando-a com alguns picos. Dica: Não usei a cobertura toda, fiquei com medo de que durante o trajeto até a casa de minha sogra, a manteiga da cobertura amolecesse novamente e escorresse.
- Decore com o coco ralado e as cerejas em calda. Dica: O ideal é usar coco ralado grosso. O que eu tinha era fino, mas não comprometeu o resultado final e nem o sabor.
- Mantenha o bolo na geladeira até o momento de servir.
Nem precisa de uma data especial para ser comemorada. Este bolo é um bom motivo para uma pequena reunião familiar ou de amigos.
Vejam como, mesmo sem recheio, o bolo fica bem molhadinho.Hummm... que delícia! O meu pedaço eu já garanti. 😋😋😋 Tchau, tchau balança. KKKKKKKKKK.
Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje. Não deixem de fazer e compartilhar.
Se vocês fizerem esta receita, me enviem as fotos. Vou colocá-las na atualização do link.
Beijocas a todos visitantes, amigos e familiares!!! 😚💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!