Translate

Menu

terça-feira, 2 de junho de 2015

GARRAFAS RECICLADAS II - Mosaico casca de ovo, decoupagem e pintura

GARRAFAS DECORADAS COM CASCA DE OVO E OUTRAS TÉCNICAS
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; ARTESANATO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; DECOUPAGEM; DECORAÇÃO; MOSAICO; RECICLAGEM; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.

Já tinha visto esta técnica antes, mas ainda não tinha feito nada com a mesma.
Como estou com várias garrafas acumuladas e esperando serem recicladas, resolvi arriscar.
Afinal de contas a matéria prima é bem em conta: Garrafa de vinho (ou suco ou azeite) e cascas de ovos. Se não desse certo o que iria perder? Fora o tempo, a perda seria mínima. 
Então tá, eu vou tentar e postar para vocês o passo-a-passo e como ficou.
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; ARTESANATO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; DECOUPAGEM; DECORAÇÃO; MOSAICO; RECICLAGEM; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
Não achei difícil, mas precisa de muita paciência para ir colando as cascas de ovos, uma por vez. 
Pra quem faz mosaicos até que é bem fácil. Não precisa "quebrar azulejos ou vidros".
Você pode utilizar cascas de ovos de galinha (mais comum), pata, codorna ou outros. 
Ovo de gansa, pata, galinha e codorna - foto retirada da internet
Antes de começar com a técnica propriamente dita, eu vou ensinar como preparar as cascas de ovos. 
Não basta tirar os ovos. É preciso retirar as películas internas da casca, que se não forem eliminadas causaram mau cheiro e bolor (mofo) com o tempo.

PREPARANDO AS CASCAS DE OVOS PARA O TRABALHO:

  1. Lave as cascas em água corrente, retirando sujeiras e resto do ovo.
  2. Coloque as cascas em uma vasilha com água fria por 15 a 30 minutos. Dica: Não precisa aquecer a água e nem coloque água sanitária, sabão ou detergente na água, isto é desnecessário. Em ovos recém-quebrados esta etapa (cascas de molho) costuma ser dispensado, pois a película interna sai facilmente. 
  3. Com os dedos e delicadamente puxe a película interna retirando-a. Caso ela não saia totalmente, puxe outra ponta até sair tudo. Dica: se estiver difícil de puxar a película, quebre uma pequena ponta da casca do ovo com cuidado para facilitar o trabalho. 
  4. Passe o dedo na parte interna da casca. Se estiver lisa é por que a película não saiu totalmente. Molhe o dedo na água e friccione levemente, mas com firmeza para eliminar o restante da película. Lave as cascas em água corrente e passe novamente o dedo por dentro. Quando sentir a casca com textura áspera é sinal que a película saiu totalmente.
  5. Coloque as cascas para secarem por no mínimo 12 horas sobre uma superfície lisa, espalhadas e com a face interna para baixo. Desta maneira a água irá escorrer mais facilmente. Dica: o tempo parece muito, mas como as cascas de ovos são porosas é estritamente necessário que seja obedecido. 
  6. Depois de secas as cascas estarão prontas para serem guardadas ou usadas.
As cascas podem ser usadas em sua coloração natural (branca ou coloridas) ou serem pintadas antes ou após a colagem. Isto irá variar de acordo com o efeito final que você deseja para o seu trabalho.
Para a técnica de hoje eu vou usar cascas de ovos de galinha na cor branca.

GARRAFA DECORADA COM CASCA DE OVO
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage

MATERIAIS:
  • Garrafa de vidro (de vinho, cerveja, azeite, suco ou outras)
  • Cascas de ovos (brancas) limpas e sem película 
  • Primer para vidro
  • Tinta PVA ou acrílica branca
  • Tinta PVA ou acrílica na cor desejada (fundo para a garrafa 1)
  • Termolina leitosa industrial ou caseira (receita AQUI). Se preferir use cola branca diluída.
  • Cola branca extra forte (rótulo azul) para artesanato
  • Verniz vitral incolor
  • Guardanapos para decoupagem (para as garrafas 1 e 2)
  • Verniz vitral amarelo e vermelho (para a garrafa 3)
  • Solvente (para o verniz vitral)
  • Fita crepe
  • Pinceis planos de vários tamanhos
  • Palito de churrasco, dente ou hashi
  • Rolinho pequeno de espuma
  • Recipiente para água
  • Caneta preta permanente ou tinta PVA ou acrílica preta (para assinar o trabalho)
PASSO-A-PASSO:
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; ARTESANATO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; DECOUPAGEM; DECORAÇÃO; MOSAICO; RECICLAGEM; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.

PARA TODAS AS GARRAFAS: Esta primeira etapa é fácil, mas leva um tempo considerável para ser concluída. É preciso paciência para esperar a secagem após cada passo. Por este motivo, eu gosto de preparar o maior número possível de garrafas.
  1. Prepare as cascas de ovos conforme as orientações acima. Reserve.
  2. Lave e retire os rótulos das garrafas. Deixe secar. Dica: alguns rótulos possuem uma cola bem aderente e pode ser necessário ficar de molho em água quente com sabão (ou detergente) para facilitar a sua retirada. Já outros rótulos saem melhor se estiverem secos.
  3. Limpe as garrafas com álcool para retirar vestígios de sujeira.
  4. Passe duas demãos de primer para vidro nas garrafas, intercalando secagem entre elas. Deixe secar em área sem poeira por 24 horas.
  5. Passe duas demãos de tinta PVA branca, marfim ou areia nas garrafas, intercalando período de secagem entre elas. Dica: eu usei tinta PVA na cor branca. Mas, você pode usar tinta acrílica se preferir. A cor deve ser branca ou outra bem clarinha. O importante é que combine com o guardanapo escolhido e não "apague" o desenho do mesmo.
  6. Deixe secar bem antes de passar para a próxima etapa.
GARRAFA 1: Técnica empregada: colagem de casca de ovo e decoupagem.
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage
  1. Selecione uma das garrafas pintadas com a tinta branca.
  2. Delimite com a fita crepe a área onde será feita a decoupagem. Pinte a área onde será colada a casca de ovo com a cor escolhida para o fundo. Eu escolhi uma tonalidade entre o marrom e laranja, fazendo a mistura da tinta branca com corante marrom e amarelo até chegar à cor que queria. Dê duas demãos intercalando secagem. Deixe secar bem e retire a fita crepe com cuidado. Dica: Na área prevista para a decoupagem não será colado a casca de ovo e nem pintada com a cor escolhida para o fundo. Isto para que o desenho do guardanapo fique bem visível. Lembrando que a tinta ao secar clareia um pouco.
  3. Escolha o guardanapo que irá usar e corte-o no tamanho necessário.  
  4. Retire as películas brancas do guardanapo.
  5. Veja a melhor maneira de colar o guardanapo na garrafa. 
  6. Posicione o guardanapo na garrafa, levante uma das pontas, passe termolina leitosa na garrafa e cole por etapas ate circular toda a garrafa.
  7. Com a termolina ainda úmida, coloque um plástico sobre a garrafa e passe um rolinho de espuma ou paninho sobre o plástico. Faça movimentos circulares com uma leve pressão. Esta etapa é importante para minimizar rugas no guardanapo.
  8. Espere secar bem e passe uma camada de termolina leitosa sobre o guardanapo para impermeabilizar. Deixe secar bem antes de passar para o próximo passo. Dica: A termolina pode ser substituída por cola branca diluída. Tanto a termolina como a cola branca ficam transparentes após a secagem.
  9. Com uma lixa, estilete ou faca de ponta afiada, dê o acabamento na boca da garrafa. Nesta garrafa eu usei uma lixa. Dica: Este cuidado é extremamente importante para os trabalhos que irão ser usados com a tampa e armazenamento de bebidas. Esta parte final do gargalo sem tinta ou produtos químicos irá evitar possível contaminação do líquido armazenado. E, em caso de tampa de rosca, facilitar o fechamento da garrafa.
  10. Comece a colar as cascas de ovos na garrafa.
    Passe cola branca para artesanato (extra forte) em um pequeno pedaço da garrafa. Posicione um pedaço da casca de ovo, sobre a cola. Use um palito de churrasco (ou de dente ou um hashi) para facilitar o trabalho. Basta molhar a ponta na cola e pinçar o pedaço da casca. 
  11. Pressione com o dedo a casca para colar bem a achatando no lugar. Não se preocupe com o trincado, este efeito é esperado.
  12. Comece a colagem das cascas nas bordas próximas ao guardanapo, gargalo e base da garrafa.
    Procure colocar nestas áreas pedaços com uma dos lados retos, para fazer o contorno.
    Depois vá preenchendo os espaços do meio até cobrir tudo com as cascas de ovo. 
  13. Escolha os pedaços de casca de ovo de acordo com o seu gosto, menores ou maiores. Sendo que os maiores deverão ser pressionados com o dedo para uma melhor fixação. Se quiser, ao trincar após serem pressionados, os cacos da casca, poderão ser ligeiramente afastados (com o palito) para realçar o efeito de mosaico. Pelo mesmo motivo é importante colar as cascas deixando um pequeno espaço entre elas.
  14. Quando terminar, deixe a cola secar bem em local ventilado e sem poeiras. Dica: esta garrafa era de suco com tampa plástica de rosca. Como a cor da tampa era branca sem desenhos eu optei em deixá-la assim. Se você quiser pode pintá-la e colar casca de ovo. Neste caso, antes de pintar e colar as cascas, use primer para pet (plástico) ou metal conforme o material de sua tampa.
    casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage
  15. Assine o trabalho com tinta ou caneta permanente.
  16. Passe verniz vitral incolor em toda garrafa para impermeabilizar e proteger o trabalho. Pode ser usado outro tipo de verniz. Mas, lembre-se que, dependendo do verniz empregado, a garrafa será apenas decorativa. Caso você queira usar a garrafa para colocar bebidas (licor, água, suco, azeite, vinagre...,) ou colocar arranjos naturais com água, o ideal é usar um verniz que seja resistente à água e possa ser lavado sem prejudicar o trabalho artesanal. Dica: o verniz vitral como toda tinta ou verniz que exige solvente, deve ser utilizado em área ventilada. Use máscara e luvas durante o seu manuseio. 
    casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage
  17. Lave o material logo após o uso principalmente os pinceis. Os pinceis usados com o primer, cola ou termolina leitosa devem ser lavados em água corrente. O pincel usado para o verniz vitral requer o uso de solvente ou aguarrás. Durante o uso destas substâncias tenha sempre um recipiente com água (para os que são diluídos em água) ou solvente (para os que são diluídos em solventes).
GARRAFA 2: Técnica empregada: colagem de casca de ovo e decoupagem. Aqui a diferença está no fundo branco e na decoupagem feita sobre a casca de ovo.
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage
  1. Selecione uma das garrafas pintadas com a tinta branca.
  2. Cole as cascas de ovo (brancas) em toda a garrafa. Faça como ensinado na garrafa 1. Comece pelo gargalo para garantir um bom acabamento. Passe cola branca em pequenas áreas e vá colando os pedaços de cascas, pressionando-as para assentarem bem sobre a garrafa. Como na garrafa anterior, use o palito de churrasco com a ponta ligeiramente umedecida na cola para facilitar o transporte de casca até a garrafa. Dica: garrafas finas que possuem uma curvatura mais acentuada requerem pedaços menores de cascas de ovo para facilitar a adesão das mesmas. Coloque vários pedaços em uma área e enquanto a cola ainda estiver úmida, pressione esta área com os dedos.
  3. Ao terminar, deixe a cola secar totalmente antes de passar para a próxima etapa.
  4. Faça a revisão do gargalo. Raspe com uma lixa ou estilete ou faquinha a ponta do gargalo. Dica: isto é importante para o caso de se utilizar a garrafa para guardar alimentos como, azeite, óleos, sucos, licor, que não deverão entrar em contato direto com o artesanato feito. Em caso de garrafa com tampa de rosca, toda a parte da rosca deve estar livre de tinta para um bom fechamento.
  5. Escolha o guardanapo para decoupagem. Floral, animal, frutas..., o tema de sua preferência. Eu escolhi um floral com borboletas coloridas.
  6. Corte as partes que irá colar com a tesoura grande. Com uma tesoura menor de ponta, corte próximo ao contorno das figuras.
  7. Destaque as películas do guardanapo. Você irá usar apenas a que contem o desenho.
  8. Posicione a figura na garrafa e escolha o melhor local para a colagem.
  9. Passe termolina líquida ou cola branca diluída no local escolhido e cole a figura.
  10. Com a termolina ou cola ainda úmida, coloque um plástico sobre a figura e pressione com movimentos circulares usando um paninho ou rolinho de espuma.
  11. Faça o mesmo com outras figuras escolhidas. Dica: Como a garrafa não é plana espere secar antes de fazer a colagem na parte de trás. Isto irá evitar danificar a colagem que ainda está úmida.
  12. Depois de colar as figuras maiores, preencha os espaços com flores avulsas e borboletas. Complete as folhagens com flores/folhas que complementem a figura.
    Cole algumas borboletas voando entre as folhagens. Lembre-se de colocar o plástico e comprimir com o paninho sempre que colar uma figura. Espere secar entre uma colagem e outra.
  13. Quando estiver tudo bem seco, passe uma camada de termolina líquida ou cola diluída sobre as figuras para impermeabilizar.
  14. Deixe secar totalmente em local arejado e sem poeiras.
    casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; GARRAFAS; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
  15. Assine o trabalho com tinta ou caneta permanente. Eu usei com caneta preta permanente.
  16. Passe verniz vitral incolor em toda garrafa para proteger e impermeabilizar o trabalho. Pode-se usar outro verniz. Mas, dependendo do verniz usado, a garrafa será apenas decorativa. Caso você queira usar a garrafa para colocar bebidas (licor, água, suco, azeite, vinagre, óleo...,) ou colocar flores naturais com água, o ideal é usar um verniz que seja resistente à água e possa ser lavado sem prejudicar o trabalho artesanal. Dica: o verniz vitral como toda tinta ou verniz que exige solvente, deve ser utilizado em área ventilada. Use máscara e luvas durante o seu manuseio. 
    casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; GARRAFAS; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
  17. Deixe a garrafa secar bem em ambiente arejado e livre de poeiras. O verniz cristal seca rápido, mas o cheiro demora um pouco para sair. 
    casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; GARRAFAS; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
  18. Lave o material logo após o uso principalmente os pinceis. Os pinceis usados com o primer, cola ou termolina leitosa devem ser lavados em água corrente. O pincel usado para o verniz vitral requer o uso de solvente ou aguarrás. Durante o uso destas substâncias tenha sempre um recipiente com água (para os que são diluídos em água) ou solvente (para os que são diluídos em solventes).
GARRAFA 3: Técnica empregada: colagem de casca de ovo e pintura com tinta vitral colorida (amarelo e vermelho).
  1. Selecione uma das garrafas pintadas com a tinta branca. Eu escolhi uma garrafa de vinho espumante (champanhe) por ter um gargalo longo e um formado bem diferente das duas outras garrafas. Gosto de fazer trios que combinem, mas que tenham personalidade própria.
  2. Cole cascas de ovo (brancas) em toda a garrafa. Use cola branca. Faça como ensinado na garrafa 1 e 2. Deixe secar bem antes de passar para a próxima etapa.
  3. Lixe ou raspe a parte do gargalo superior com uma lixa, estilete ou faquinha afiada. 
  4. Assine a garrafa com tinta ou caneta permanente. Eu assinei minhas garrafas no fundo, mas você pode assinar onde quiser.
  5. Escolha as cores de sua preferência. Eu escolhi pintar minha garrafa com amarelo, alaranjado e vermelho. Usei tinta vitral vermelha e amarela. O alaranjado eu consegui mesclando estas duas cores. Esta tinta requer solvente ou aguarrás para usa diluição e limpeza dos pinceis. Faça esta etapa em ambiente arejado e use luvas e máscaras durante o manuseio. 
  6. Eu comecei pintando o gargalo com a tinta amarela até uma altura que achei interessante. Se achar que a tinta está espessa, use o solvente em pouca quantidade no pincel. Para não manchar o solvente com a tinta, coloque um pouco do mesmo em um recipiente e junte a tinta. Não deixe muito ralo. Dica: use um pincel chato com cerdas macias para não deixar marcas. 
  7. Passe para a tinta vermelha, pintando o fundo, mas tendo o cuidado de deixar uma faixa branca entre as duas cores. Dica: Espere secar para passar para a próxima cor. Isto irá facilitar o manuseio da garrafa, quando for pintar o fundo. A tinta seca rápido, mas não deve estar pegajosa para não ficar marcada com os seus dedos.
  8. Preencha o espaço com a cor alaranjada feita com a mistura das duas cores em um recipiente à parte. Misture com cuidado até o tom desejado. Pinte a faixa entre as duas cores anteriores.
  9. Limpe o bico do gargalo com solvente para retirar o verniz vitral da parte do vidro sem trabalho.
  10. Deixe a garrafa secar bem em local bem ventilado e arejado. 
  11. Passe uma segunda demão de tinta vitral na garrafa. Deixe secar bem.
    casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; GARRAFAS; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
  12. Se desejar passe mais uma demão de tinta. Não precisa passar verniz sobre esta pintura. A tinta vitral é um tipo de verniz e dispensa o uso do verniz no final do trabalho.
Agora é só escolher um local para expor suas garrafas ou colocá-las em uso para armazenar licor, azeite, água ou o que você preferir. Bom proveito!!!
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; GARRAFAS; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
 IMPORTANTE SABER:


Gostaram? Então comece a juntar suas garrafas e deixe o ambiente mais limpo e bonito.
casca de ovo; reciclagem de garrafas; mosaico; artesanato; verniz vitral; decoupagem; decoração; faça você mesmo; decoupage; GARRAFAS; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
Mas, nem só de garrafas vive o artesanato com casca de ovos. Na internet tem vários trabalhos que merecem uma consulta e visita. Vejam alguns link de pessoas que fazem maravilhas com este material tão comum em nossas cozinhas e tão pouco valorizado.
Mãos na massa e divirtam-se. Eu amei esta experiência e já estou colecionando mais garrafas e cascas de ovos. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Este é um vício que não tem fim. 

Mil bjs e até a próxima postagem.

11 comentários:

  1. Trabalhosas, porem lindas... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente passo a passo. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu adoro divulgar o que faço e principalmente o pap.
      Obrigada pela visita.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Muito lindo seus trabalhos, parabéns. E ainda ensina o que não é muito fácil de se ver....

      Excluir
    3. Obrigada pelo carinho, Rosilene.
      Minha intenção e difundir a técnica. Adoraria ver mais pessoas reciclando garrafas.
      Bjs e volte sempre.

      Excluir
  3. lindo suas garrafas!parabéns

    ResponderExcluir
  4. Amei lindas d+++++++++,e tudo bem explicado 😍😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e carinho, Jocelice.
      Um abraço e sucesso em seus trabalhos.

      Excluir
  5. Maravilhoso, obrigada pelas dicas. Adorei muito bem detalhado.

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!